Poema sobre Educação da Escola
Vamos celebrar a falta de opinião do povo brasileiro, pois graças a isso nos tornamos eleitores, é crítico.Noentanto,é a mais pura e única verdade sobre nossa nação, esse tabu não vai se quebrar tão cedo. A grande questão é que estamos muito mais preocupados com nosso status no facebook do que com a situação de nosso país.
Enchemos nosso ego futebolístico com copas, enfatizamos coisas que tem a capacidade de ocultar nossa miséria social, isso é Brasil, somos a única nação que tem orgulho de sua ignorância.
PARA MEUS ALUNOS QUE ACHAM QUE ESTOU MENDIGANDO SEU RESPEITO E PIRRAÇAM, PERTURBANDO A AULA DOS OUTROS.
Obediência forçada não é virtude. Não quero merecer seu respeito, e nem poderia pretender se mesmos seus pais não o têm. Esta é a prova de que educação escolar não substitui a familiar. Afinal, o céu não é feito de respeitados, mas sim de respeitadores.
Nunca trate uma pessoa mal, às vezes essa pessoa te ver uma única vez e leva para a vida toda aquela imagem de você.
Muitas vezes temos que apenas sentar e ouvir, o que dizes o professor não precisa ser levado como veracidade absoluta. Precisas buscar mais informações e procurar compartilhar o que aprendeu, isso é ser educado e também praticar a ética.
"São nos fracassos onde aprendemos as verdadeiras lições que nos ensinam o caminho do sucesso."... - Ricardo Fischer -.
E o que podemos aprender com isto? Nada! Falta escolas, professores bem remunerados e motivados, enfim, falta educação. Não podemos aprender nada.
Por mais difícil que seja manter viva uma semente de paz, tolerância, respeito e senso crítico nas crianças, num mundo em que tudo parece estar de cabeça pra baixo, vale a pena. Todo esforço neste sentido sempre valerá a pena. O que dizem sobre "o mundo que queremos amanhã começa com nossas ações hoje" não é clichê, é a mais pura verdade.
Nesse cabo de guerra entre bem e mal, vence aquele que se fizer mais presente na vida daqueles que depois de nós, terão um mundo inteiro pra gerir.
Brasil campeão em um campeonato, ostentar um título. Enquanto isso, derrotado em suas primordialidades, qual seja, educação, saúde e segurança. É valido pensar...
O educador não se norteia pela capacidade de convencer, mas pelo despertar das possibilidades que permitem a cada um encontrar a própria resposta.
Se me dessem o PODER, eu pegaria uma boa parte de educadores e pediria um teste vocacional, ahhh se eu pudesse, quem não ama educação, eu mandaria correr atrás de outro sonho. Se eu não fosse educadora, eu mandaria para outro lugar.Não é justo baratear a educação e tampouco a desvalorizar, não é justo quem não entende de ser humano, "educar" seres humanos.
A corrupção existe sem o aval da justiça, mas se perpetua quando há cumplicidade daqueles que a servem.
O fogo é um precioso aliado do homem, mas é perigoso para uma criança que não sabe utilizá-lo. O mesmo se passa com relação a certos conhecimentos. Na escala da humanidade, os homens são crianças; olhem o nosso mundo e constatem o quanto ainda nos falta educação.
Alguns alunos precisam de muito mais do que o conteúdo. Militância à parte, quem se recusa a agregar valor à prática está no lugar errado.
Não há coisa melhor do que ensinar e aprender. O ser humano já nasce com isso, só basta aperfeiçoar. O que torna, ainda mais, a educação o pilar essencial do mundo, a área que forma as outras.
EDUCAR é ampliar o leque de alternativas para quem não o consegue perceber em todas as suas dimensões. INDUZIR é subestimar a capacidade alheia de fazer as próprias escolhas perante todo o elenco de possibilidades.
- Relacionados
- Poemas sobre a Educação
- Poemas de Paulo Freire sobre educação, escolas e mais
- Frases pedagógicas de motivação escolar para acreditar no poder da educação
- Poemas de Amor de Florbela Espanca
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
