Poema sobre verdade
Todo aquele que coloca a verdade à frente de seus passos terá o mundo inteiro contra ele, pois que não finge ser o que não é, nem finge acreditar no que os demais fingem ser. A humanidade se esmera no uso de suas máscaras, e declara guerra aberta a quem não se deixar enganar por elas, expondo a face que ela faz de tudo para esconder. Que não se diga então que apenas a verdade grosseia incomoda: por mais delicada que se faça, a simples rejeição à mentira já dá causa a sistemático combate pelos que têm nela sua maior aliada.
Entre o incômodo de uma mentira educada e uma verdade deselegante, o silêncio pode ser a melhor alternativa.
É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade, apenas reunindo as partes que interessa sejam ditas. O melhor que se pode fazer nesse sentido é não esquecer que meia verdade, na maior parte das vezes, é uma mentira inteira!
Uma acusação ainda não é verdade — é apenas suspeita ao vento. Sem prova, ela carrega mais incerteza do que culpa. Devemos cultivar prudência para não julgar antes da hora. Pois a justiça começa no cuidado com a verdade.
A lembrança, a dor e a saudade — a distância não acalenta a perda. Na verdade, ela nunca foi parte de você, não lhe pertence. Passou e se foi, como o vento que se perde no oceano, para bem longe.
Quem se exausta em discussões não está preparado para ouvir a verdade nem para colocá-la em prática. A discussão não edifica, apenas alimenta o tolo. É uma ignorância tumultuada que acolhe os fracos de entendimento; mas onde há sabedoria, não há espaço para competir na ignorância, nem para confrontar o desentendido pela falta de conhecimento da verdade.
Fato é verdade: o homem não entra na vida da mulher para simples jogos. Quando a partida não tem valor, o jogo acaba — o homem não tem tempo a perder.
Aquele que se julga importante e se acha superior para menosprezar o semelhante, na verdade, é apenas um balde vazio. O que o preenche é a tristeza, o orgulho, a ambição e a inveja; o ódio corrói o pouco de bom que ainda resta na vida que escolheu viver.
Na verdade, você não perdeu nem se libertou: apenas desapegou do que foi criado pelos pensamentos, pelas fantasias e desejos. Cuidado com as criações da mente — ela viaja em tal velocidade que pode enganar até os sentimentos mais calados.
Na verdade, você não perdeu nem se libertou: apenas se desapegou do que foi criado pelos pensamentos, fantasias e desejos. Cuidado com as invenções da mente — ela corre em tal velocidade que pode enganar até os sentimentos mais silenciosos.
Olha nos meus olhos e fala a verdade: sou forte, nada vai me surpreender. Quem está na linha de frente não pode esperar ajuda de ninguém.
Ainda que a verdade seja dita, o mundo vai duvidar, mesmo que tenha sido retirada das areias do tempo. Como acreditar na verdade quando ela não revela a origem? Envolta em mistérios, permanece no silêncio onde faltam esclarecimentos.
Quando conhecemos a verdade, há quem tente embrulhar a realidade para distorcê-la. Mas o que é verdadeiro jamais permanecerá enterrado; pode até demorar, mas um dia virá à tona a verdade vive e sempre se revela.
A humanidade é conduzida e manipulada para que jamais conheça, por inteiro, a verdade e a verdadeira história de si mesma. A internet, embora revele fragmentos e ajude a clarear certos pontos, ainda nos entrega apenas migalhas diante do banquete da realidade. O céu continua sendo um sonho distante, porque não compreendemos a origem nem os mistérios da criação.
Não há como esconder o sol, a lua e a verdade. O clima pode mudar, a situação pode estar contra, mas o sol brilha, a lua brilha e a verdade sempre será revelada.
Na verdade da vida vivida, o povo não tem segurança nem direção, precisa se agarrar a algo para não cair.
