Poema Quase de Pablo Neruda
A vida é uma estrada tão longa que se você conseguisse andar a 1000 km por hora iria perder mais da metade de tudo o que você viu. E não iria enxergar metade do que poderia ter visto.
Sei tanto quanto você sabe, porém você não tem noção do que eu tenho conhecimento sobre o que você acha que sabe.
O TEMPO
O Tempo que passou, não volta. O que volta mesmo é a nossa vontade de viver o tempo que passou. Então, faça valer a pena cada minuto vivido hoje, e guarde apenas o que for bom e inesquecível.
Empresta-me algumas palavras, podem ser sem sentido, soltas, sem frases montadas , não as quero para tocar, quero cada uma delas, para esquecer. Empresta- me algumas frases de verão, coisas de areia de praia, , sem memória,sem futuro. Empresta-me algumas idas e vindas. Empresta-me retorno ao quarto ,onde os pensamentos e sentimentos repousam para o regresso . Empresta- me a saudade que não veio me visitar, e eu lhe em presto meus versos , meus meios risos, meus muitos ruídos.
Não existe em mim simulação alguma, mostrando-me eu por fora o que sou no coração. Sou sempre igual a mim mesma, de tal forma que, se alguns dos meus sequazes presumem não passar por tais, disfarçando-se sob a máscara e o nome de sábios, não serão eles mais do que macacos vestidos de púrpura, do que burros vestidos com pele de leão.
Dizei-me por obséquio: um homem que odeia a si mesmo poderá, acaso, amar alguém? Um homem que discorda de si mesmo poderá, acaso, concordar com outro? Será capaz de inspirar alegria aos outros quem tem em si mesmo a aflição e o tédio?
Mas, na minha opinião, o homem é tanto mais feliz quanto mais numerosas são as suas modalidades de loucura, contanto que não saia da espécie que nos é peculiar e que é tão espalhada que eu não saberia dizer se haverá, em todo o gênero humano, um só indivíduo que seja sempre sábio e não tenha também a sua modalidade.
Dança comigo me envolve em teus braços e em delírios eu decido que quero ser sua amada nessa valsa de amor nesse embalo de amar entre no seu coração e me permita entrar me entrego pra você te dou meu coração seremos somente nós eternizando essa canção
Você tem o direito de correr atrás da felicidade, mas não a aprisione quando a encontrar, senão ela poderá ir embora para buscar a liberdade, pois é desta inseparável.
A vida é para ser vivida, não para ser compreendida. Pode-se tocar em alguns pontos de apoio, ilhas em meio a um oceano de incerteza. E querer colocar a vida em um cabresto, represá-la é debalde; não funciona e não resolve, apenas causa mais inquietação e sofrimento.
O grande problema que se tem diante da vida é que se deseja que ela se defina da maneira que quer, isto é, que tudo aconteça da forma que se planeja e pensa. Como se sabe, isto é uma grande falácia, pois tudo muda rapidamente e não se controla tudo. Sempre existe algo que escapa à vigilância.
Conviver não é uma tarefa fácil. É algo que exige muita compreensão, muito jogo de cintura, muita experiência. Cada pessoa possui uma visão de mundo que acredita ser a ideal. Aí que reside todo o problema, o xis da questão: é preciso saber ceder, mas conservando aquilo que se julga ser o mais importante, mantendo a personalidade.
Duro com duro, não faz bom muro. Assim, é preciso saber recuar, repensar posições, evitar atritos. É algo que se adquire com o tempo, não pode ser ensinado, mas pode ser aprendido, desde que, se esforce para este intento.
Durante a vida, se está em constante construção. Lapidando algo, criando outra coisa, demolindo aquilo que se julga não ser mais necessário, reforçando o que se acredita importante. Nada é definitivo; a única constante é a mudança que acontece onde menos se espera, em algumas ocasiões.
Na vida, tudo muda, sempre mudará. Mas é preciso deixar uma trilha do que se fez, seja certo ou errado, que tenha sido coroado de êxito ou foi um fracasso. Evitar cair na mesma armadilha. Nem só de vitórias se fazem os grandes homens.
A vida pode ser sofrimento, luta, briga, embate, crueldade. Mas também pode ser prazer, aliança, união, bondade. Depende do que se tem a mão, das circunstâncias que se apresentam, de qual música está tocando e do talento que está disponível. A vida é cheia de surpresas; é bom estar preparado para a maioria delas, ainda que isto seja sabidamente impossível.
