Poema Quase de Pablo Neruda

Cerca de 105927 frases e pensamentos: Poema Quase de Pablo Neruda

Todas as coisas são de tal natureza que, quanto mais abundante é a dose de loucura que encerram, tanto maior é o bem que proporcionam aos mortais. Sem alegria, a vida humana nem sequer merece o nome de vida. Mergulharíamos na tristeza todos os nossos dias, se com essa espécie de prazeres não dissipássemos o tédio que parece ter nascido conosco.

Erasmo de Roterdã
ERASMUS, D. Elogio da Loucura. eBooksBrasil.com, 2002.

Cumpre evitar crer em quimeras, mas, quando algo é universalmente comprovado e tem a singularidade do que foi descrito, cumpre baixar a cabeça, fechar os olhos e dizer: não entendo como os mundos flutuam no espaço; podem assim haver coisas também na Terra que eu não entenda.

A virtude de mostra mais não naquela que se furta a nunca ser seduzida, mas na bastante certa de si para se expor a tudo sem nada temer.

O espírito do homem é feito de maneira que lhe agrada muito mais a mentira do que a verdade. Fazei a experiência: ide à igreja, quando aí estão a pregar. Se o pregador trata de assuntos sérios, o auditório dormita, boceja e enfada-se, mas se, de repente, o zurrador (perdão, o pregador), como aliás é frequente, começa a contar uma história de comadres, toda a gente desperta e presta a maior das atenções.

Erasmo de Roterdã

Nota: in Elogio da Loucura

Daí você se pega lembrando de inúmeros fatos agradáveis e únicos que nunca aconteceram, o que é isso?! Loucura?! Tudo é relativo, prefiro acreditar que em um universo paralelo isso aconteceu.

Quando você fica ao lado de uma pessoa bonita, você não se torna mais bonita por isso. Quando você fica ao lado de uma pessoa rica, você não fica mais rica por isso. Agora, quando você fica do lado de uma pessoa feliz, isso é contagiante. A felicidade contagia nosso coração.

Há pessoas que não sabem, ou não se lembram, de raspar a casca do riso para ver o que há dentro.

Machado de Assis
Gazeta de Notícias, 26 jan. 1885.

Nas tentações, combata com coragem!
Nas quedas, humilhe-se, mas não desanime!

Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades.

Meu Deus, abençoado são aqueles que têm fé e creem em Ti.
Sem deixarem a razão de lado e não se deixarem levar por um fanatismo induzido.

"Um desenhador sabe que chegou á perfeição,quando não tem nada mais para adicionar,nem nada mais para retirar."

E dos olhos, lagrimas ardidas, sofridas, doídas, de uma alma corrompida que já não tem perdão.

Eu sou o ceifador, despedaçador, mutilador, retalhador. Eu sou os dentes na escuridão, as garras na noite. É minha a força, e a luxuria, e o poder! Eu sou Beowulf.

Agradeço à força maior que está em todos os lugares e dentro de cada um, que move todo o universo e faz da gente um ser único e incomparável.

Tem pessoas que erram e depois distorcem tudo para que os outros se sintam culpados. Mas ninguém engana a Deus!!!

Fé é isso: é certeza, é convicção. Não ver mas acreditar, criar asas e voar. É Passar por cima da tempestade e sair do lugar que limita a visão, é ver com os olhos do coração.É confiar em Deus e descansar sem medo e mesmo vivendo dias de chuva acreditar que virá o Sol e que um lindo arco íris surgirá!

Que ver um monte de gente se afastar de você, te achar chato e insuportável? Comece a falar a verdade. Apenas isso. Fale a verdade em todos os sentidos da vida. Nada cria mais inimigos, do que o simples fato de falar a verdade.

Antes de tudo, dizei-me: haverá no mundo coisa mais doce e mais preciosa do que a vida?

Erasmo de Roterdã
"Elogio da Loucura". eBooksBrasil.com, 2002.

[...] bastará olhar-me de frente para logo me conhecer a fundo, sem que eu me sirva das palavras que são a imagem sincera do pensamento. Não existe em mim simulação alguma, mostrando-me eu por fora o que sou no coração.

Erasmo de Roterdã
ERASMUS, D. Elogio da Loucura. eBooksBrasil.com, 2002.

Que o seu chegar seja mais que um simples chegar. Que seja o símbolo de um tempo de demoras e permanência. Que nossa fome de amor seja sempre saciada nos olhares dos quais nos serviremos. Que seja assim!