Poema para um Lider

Cerca de 290721 frases e pensamentos: Poema para um Lider

Um conto conta o conto
descontado de outros
contos contáveis.


Na contagem dos contos,
subtrai-se o supérfluo
no resumo
do que realmente conta.
✍©️@MiriamDaCosta

Assim, ela externou o seu desejo mais profundo:


— Deem-me um mundo de caneta e papel,
onde eu possa escrever,
e vos darei um universo de palavras.


Riram. Risos fáceis, largos,
e alguém, com gosto de deboche
na boca, interrogou:


— E que diabos fazemos com palavras?
Os risos cresceram, ecoaram como pedras ocas.


Até que ela respondeu:


— Eu sei!
São só palavras.
Mas quando ditas com alma,
tocam fundo,
como vento na chama.
São só palavras,
mas bordam silêncios,
desatam nós antigos,
selam destinos sem retorno.
São só palavras,
mas algumas ficam,
e viram abrigo
no peito que abriga.


“São só palavras”,
dizem os distraídos
ou os insensíveis.
Mas quem sente o peso delas
sabe do que são feitas:
de lume,
de lâmina,
e de laços infinitos.


São só palavras,
e ainda assim estremecem
como o toque súbito
de uma lembrança
na pele arrepiada da memória.
Carregam silêncios ancestrais,
promessas nunca ditas,
e às vezes,
orações disfarçadas de verso.


São só palavras,
mas movem marés interiores,
resgatam alguém do abismo
ou empurram, sem aviso.
Frágeis como sopro,
constroem catedrais
dentro de quem ouve.


São só palavras,
e mesmo sem cor ou matéria,
pincelam a alma de quem as recebe:
ferem ou curam,
prendem ou libertam.


São só palavras…
e por serem só isso,
tudo nelas é possível.


Entre olhares cabisbaixos e curiosos,
os risos cessaram.
E deram lugar a uma campanha improvável
de arrecadação de canetas e cadernos,
nunca antes vista na pequena aldeia.


Já se falava em mutirão, em paredes,
em mesas, em um espaço onde os escritos
pudessem respirar e ser lidos em voz alta.


Porque, afinal, quando alguém compreende
o peso das palavras, o mundo começa
a pedir caneta e papel..
✍©️@MiriamDaCosta

"Analogamente a um sistema de monitoramento de acesso, a emoção deve ser compreendida pela identificação precisa do estímulo que a desencadeia. Sob a perspectiva da neurociência, a emoção não constitui uma entidade autônoma ou um módulo isolado, mas sim uma resposta biológica integrada ao processamento cerebral.


A premissa de que a análise isolada da expressão facial permite inferir significados emocionais universais configura um equívoco teórico e conceitual. Embora enraizada em paradigmas culturais, essa visão é contestada por evidências neurocientíficas que refutam o reducionismo da 'face como espelho direto da emoção'.


Portanto, a emoção não se restringe a rótulos nominais ou manifestações corporais externas. Ela é um constructo desenvolvido através da interação social e da aprendizagem coletiva; é a categorização cognitiva de sensações interoceptivas que o indivíduo aprende a nomear e a operacionalizar com base em modelos sociais repetidos e internalizados pelo cérebro."

Minha tese central, baseada a partir de Heráclito propõe que a impermanência não é um defeito do mundo, mas a sua lei fundamental. Ao dizer que "não se pode pisar duas vezes no mesmo rio", o filósofo argumenta que a identidade das coisas (incluindo a nossa) é um processo, e não algo estático.


Muitas vezes sofremos porque tentamos "congelar" momentos, pessoas ou situações que deveria não mais fazer parte da nossa vida. No entanto, a mudança nos ensina que a vida é um fluxo contínuo, ou seja, ela não para e nem tão pouco estará igual antes. Ora, o rio muda! Nós também mudamos a cada segundo (através de novos pensamentos, células que morrem e nascem, ou aprendizados).

Portanto o conflito surge apenas quando resistimos a essa correnteza. Aceitar a mudança não é desistir do controle, mas aprender a nadar conforme a maré da existência.

Havia um homem chamado Tomás que vivia em um reino governado por uma Lei Perfeita. O rei desse lugar era justo e santo; ele nunca deixava um crime sem punição.


Tomás, porém, era um homem falho. Ele tinha um "Livro de Registros" onde cada erro, cada pensamento ruim e cada negligência sua eram anotados. Pela lei daquele reino, o acúmulo daquelas falhas tinha uma sentença única e definitiva: a prisão perpétua (a Condenação).


Tomás vivia angustiado. Ele tentava fazer coisas boas para "apagar" as páginas, mas logo percebia que, enquanto tentava ser bom, acabava cometendo novos erros. Ele se sentia como Paulo no capítulo 7 de Romanos: "O bem que prefiro fazer não faço, mas o mal que não quero, esse faço".


Certo dia, o Príncipe do Reino, que era o filho do Rei e o único que nunca havia errado, chamou Tomás ao tribunal. O Príncipe fez algo inacreditável:


A Substituição: O Príncipe pegou o Livro de Dívidas de Tomás e escreveu o seu próprio nome na capa.
A Sentença: O Príncipe foi para o tribunal e pagou a pena de Tomás, sofrendo o castigo que o livro exigia.
A União: O Príncipe disse a Tomás: "De agora em diante, você e eu somos um só perante meu Pai. O que é meu é seu, e o que era seu foi pago por mim".


No dia seguinte, o carrasco do reino (a Lei) bateu à porta de Tomás. Ele trazia um papel de condenação. Mas, antes que Tomás pudesse tremer de medo, o Príncipe apareceu e mostrou o Livro. Onde antes estava o nome de Tomás, agora estava o selo: "PAGO".


O Príncipe olhou para o carrasco e disse: "Não há mais nenhuma condenação".
O carrasco teve que ir embora. Ele não podia prender Tomás, não porque Tomás fosse perfeito, mas porque a lei não pode punir duas vezes o mesmo crime. Como o Príncipe já havia sido punido, Tomás estava legalmente livre.

-'Chega de sonhar', ele me disse. 'Vê se cresce menina!'
Peguei uma canetinha preta e desenhei um ponto bem grande na cara dele.
Disse furiosa: 'Olha no espelho!'. Ele olhou. 'Mas o que é isso?' - perguntou curioso.
-'É um ponto. Tô dando um ponto final em você'.
Depois de uma pausa de ambos, continuei:
- 'mas i, olha lá - o ponto tá virando um buraco negro no universo e tá sugando você todinho para dentro dele'.

- isso é o que acontece com quem quer acabar com meus sonhos!

Sussurrar no teu ouvido
Apenas um pouco do amor que tenho.
... assim, quem sabe, te desperto dessa dúvida toda.

⁠Trazer um pouco de sabedoria e luz para nossos dias é uma tarefa diária, um compromisso que assumimos conosco mesmos e com o mundo. É através desse cultivo que podemos transformar nosso cotidiano em uma jornada significativa, repleta de aprendizados, crescimento e conexões verdadeiras.

- Edna Andrade

“Toda fé cega é um túmulo cavado para a própria razão.”


Naldha Alves

Amor que Transcende

"Existe um amor que não cabe nas regras,
não entende de tempo nem de distância.
É alma que reconhece, coração que insiste,
desejo que não se apaga.

Mesmo no silêncio, ele fala.
Mesmo na ausência, ele arde.
É conexão que desafia a lógica
e insiste em ser eterno."

— Naldha Alves

"Toda fé cega é um túmulo cavado para a própria razão."


Naldha Alves(@naldhaalves)

Por vezes, falar é doença e não falar adoece.


A natureza exige equilíbrio (um pouco de cada) e a mentalidade social exige diplomacia (jeito adequado).


A vida oferece a manha da arte para seguir em paz interna.


Onde para parecer normal é necessário se fazer de louco.

Moniquinha é Moniquinha é sem vice-versa.

Moniquinha é um furacão silencioso no olhar e serenidade ao falar.

Moniquinha é a forma mais pura feita em ouro, é delicada como a flor do jasmim.

Moniquinha dobra o vento, seca o mar e, num toque de deusa, faz tempestade virar calmaria.

Moniquinha, suas reminiscências são gráficos que marcam as lutas travadas e vencidas, quietinha e tranquila.

Moniquinha é cultura, é arte, é história a ser escrita.

Moniquinha é passado, é futuro, é o presente.

Moniquinha é charmosa e marcante, é beleza em pessoa, é divina de alma.

Moniquinha é flor do jardim, é brisa do mar, é luz do luar...

Moniquinha é única e singular, exclusiva, sem igual, é rara e excepcional.

Moniquinha é o começo, é meio e não tem fim…

Chega um tempo da vida em que percebemos que já não dá para viver de brincadeiras. A vida está cada vez mais difícil e agressiva. Percebe-se que desistir daquilo que provocamos não é solução, porque a vida não espera por ninguém.

A única coisa que muitas vezes não entendemos é que não estamos em competição com outras pessoas, mas sim com o tempo. E o tempo não pára, não recua e não espera.

Se você cometeu um erro e já reconheceu, disse que vai mudar ou que já mudou e não pretende repetir, não fique tentando aprovação o tempo todo. Isso desgasta a mente.


Porque, no fundo, às vezes a pessoa não quer realmente te ajudar. Ela volta a falar do mesmo problema do passado só para te provocar, esperando que você responda mal. Depois usa isso como argumento para dizer: “Está vendo? Você não mudou, por isso não vou ajudar.”


Muitas vezes, essas pessoas procuram apenas motivos para se justificar, para “tapar a cara”, mas a verdade é que nunca tiveram a intenção de ajudar.


Infelizmente, essa situação acontece em muitas famílias.⁠

Aprendi que crescer dói,
mas desistir custa muito mais caro.
Seguimos firmes, um dia de cada vez.

A vida é uma constante perda.


Nascemos como um grão de areia… envolto em amor e placenta, aquecido… amado. nove meses depois, por motivos biológicos, nossa mãe nos joga em um mundo frio e colorido, tanta coisa nova, tanta sensação intrigante, não mais a placenta, mas somos encobertos pelo amor e segurança de nossos pais.


Anos mais tarde, agora em um mundo estranho e cinza, estamos confusos sobre para onde ir, com quem ir… Temos muitas dúvidas sobre como fazer, o que fazer e com quem fazer.


Agora, anos no futuro, estamos em um mundo solitário e frio. Sabemos quem somos, e sentimos muito longe de todo amor, muito distantes de tudo… Não conseguimos sentir o calor, não conseguimos sentir o amor.


Com o passar dos dias, nosso corpo fica frio e logo perde todo o calor, deixando para trás apenas a memória de quem esteve conosco… E nos instantes finais se percebe que nunca mais voltará a sentir o calor de sua mãe… e ao completo frio… você se entrega.

A jornada mais longa começa com um passo,
O verão nos dá a paisagem, o abraço.
Mesmo quando a vida não é calma,
O amor é bússola que acalma a alma. - Frase da música O sol nasce no horizonte dj gato amarelo

O sol nasce no horizonte do mar,
O vento sopra e vem me chamar.
Cada onda traz um novo caminho,
E o verão abre espaço pro meu destino. - Frase da música O sol nasce no horizonte dj gato amarelo

Freud dizia que "somos capazes de nos defender de um ataque, mas jamais de um elogio."

Existem pessoas que chegam não sei de onde, vem através não sei do que, por onde, como, que com uma simples palavra mostra a alma inteira, o coração todo. Nessas horas ficamos indefesos...indefesos diante da sinceridade, diante da transparência, diante do afeto. Por isso amo os reflexos do meu espelho, os diferentes reflexos, que constituem um prisma divino de cores e formas...VOCÊS.
Deus abençõe a cada um./ God bless./ Salaam Aleikum.

Flávia Abib