Poema para Professor
Se eu fosse o Professor Girafales, sabem o que eu diria? Que vocês se colocaram entre a mulher que eu amo e eu. Sim, ela também me ama, porque temos um compromisso de ternura. E tenho certeza do amor dela, e ela do meu. E vocês o que fazem? Querem separar dois corações que batem ao mesmo tempo quando estão juntos? Assim, olha! Ah, mas o que vocês não sabem que para o amor não há barreiras... Todas se rompem! E vocês o que fazem? O quê? Vocês vão agora querer impedir que duas almas gêmeas que tanto se desejam fiquem juntas? Está certo. Eu vou ser o mensageiro do amor, sem me importar com as pancadas que eu vou receber. Porque ninguém, absolutamente ninguém vai impedir a luta, a luta que eu vou travar, com o objetivo de unir essas duas almas! E é por isso que o coração, que o coração bate forte! Tenho dito! Nada vai me deter! Nada!
Já se foi o tempo em que tentava ensinar algo a alguém. Antes eu tentava entender, tentava ajudar, compreendia "tadinho, é imaturidade". Hoje, perdi a paciência. Saí do jardim de infância e fui direto pro mestrado: pra estar comigo, tem que entender do assunto.
Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender.
Sou o que sou hoje porque meus pais me ensinaram a ter responsabilidade. Ser responsável é assumir a si próprio.
O professor sempre se impacienta, quando tem de explicar qualquer coisa mais de uma vez; o livro não, o livro exige apenas a boa vontade de quem estuda.
Jesus Cristo ensinou que o homem não só recebe e experimenta a misericórdia de Deus, mas é também chamado a «ter misericórdia» para com os demais. «Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia» (Mt 5,7)
Sabe quando a gente tem um objeto na estante que já não transmite mais a mesma beleza? Aquele objeto empoeirado, que fica ali na estante, contaminando os outros objetos, mas que não tiramos porque ele nos trás algumas lembranças de quando ainda não tinha poeira. Pois bem, quando a gente tira esse objeto empoeirado, a estante fica bem mais bonita. E a lembrança? - A lembrança? A lembrança não é objeto. A lembrança não é palpável.
A natureza nos ensina que o fruto não depende apenas do cuidado com a árvore, mas na paciência de esperar que ela cresça e amadureça.
Desde muito pequenos, somos ensinados que mentir é ruim, que nos torna más pessoas. Mas essa é exatamente a primeira mentira. As mentiras nos ajudam a vencer nossos medos. Projetam uma imagem esculpida de nós mesmos para os outros. Em resumo, as mentiras nos ajudam a viver.
Ensinemos aos outros como se não o fizéssemos, apresentando coisas desconhecidas como apenas esquecidas.
O modo mais eficaz de tornar os pobres inofensivos é ensiná-los a querer imitar os ricos. Esse é o veneno com que o capitalismo cega.
"Por que falar romanticamente de educação no dia do professor se o dia a dia em sala de aula não é nada romântico, até mesmo para um apaixonado pela profissão?"
O ensino deve inspirar os estudantes a descobrir por si mesmos, a questionar quando não concordarem, a procurar alternativas se acham que existem outras melhores, a revisar as grandes conquistas do passado e aprender porque algo lhes interessa.
A primeira escola que ensina amor, união, relacionamento e respeito é a família instituída por Deus.
Fomos abençoados com uma aliança eterna com Deus por meio do seu Filho... que nos ensinou a mais linda das lições... onde amando uns aos outros de todo o nosso coração... respeitando e sendo harmoniosos uns com os outros... conhecemos o verdadeiro amor de Deus...
- Relacionados
- Poemas sobre professor para celebrar educadores
- Frases de aluno para professor: gratidão e reconhecimento
- Textos de Paulo Freire que resumem suas ideias pedagógicas
- Citações sobre professor que reconhecem a importância da profissão
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- 83 frases carinhosas para transmitir sentimentos positivos
- Mensagens de agradecimento aos professores: textos que celebram a dedicação