Poema o Homem Certo
É a hora do fracasso que define um homem. Alguns se comportam como covardes. Outros aceitam. Outros se rebelam, mas sem dignidade. E outros não podem deixar de destruir tudo pra ter outra vida.
É raro um homem que é bom como filho e obediente como jovem ter a inclinação de transgredir contra seus superiores; não se sabe de alguém que, não tendo tal tendência, tenha iniciado uma rebelião. O cavalheiro dedica seus esforços às raízes, pois, uma vez que as raízes estão estabelecidas, o Caminho daí brotará. Ser um filho bom e um jovem obediente é, talvez, a raiz do caráter de um homem.
O que é a verdade para uma mulher? Desde o início, nada foi mais alheio, repugnante e hostil à mulher do que a verdade – sua grande arte é a mentira, sua preocupação máxima é a mera aparência e beleza. Confessemos nós, homens: reverenciamos e amamos precisamente esta arte e este instinto na mulher.
Quando um homem sente em si uma grande ambição, não pode deixar de realizá-la, porque justamente nesse caso é que se deve aplicar o querer é poder.
O que representa o homem não é seus bens, dinheiro, patrimônio e sim o que faz em seus momentos de incertezas.
É irracional o ser humano ter consciência de sua finitude e, mesmo assim, conduzir sua vida como se fosse infinita.
"Um homem pode fugir de tudo, menos do olhar de Deus, ele tudo vê, e ninguém sai sem pagar a conta".
São dois os motivos que fazem um homem e uma mulher bonita se aproximarem: para se amarem ou para brigarem; logo é impossível uma amizade entre eles.
O raciocínio nunca fará um homem corrigir uma má opinião que, por raciocínio, ele nunca adquiriu.
Não existe um homem frio ao ponto de não amar alguém, e não existe um amor perfeito que não vá magoar ninguém.
Só o conhecimento da ciência da vida, permite ao homem fugir das paixões negativas que proliferam lá fora.
A guerra esmagou todas as suas sutilezas e mostrou-lhe visões surpreendentes de brutalidade que o ensinaram a ser humilde. Esses pensamentos encheram-no de tristeza, que ele considerou ser o destino inevitável do homem.
Vão nos atacar com todas as suas forças. Mas vamos lutar até o último homem. Não vamos desistir. Nunca.
Eu sempre fui fã dos Racionais MCs, nas minhas andanças pelas ruas de São Paulo ouvia o som de Homem Na Estrada.
O homem deve proteger as árvores, os rios e os animais, primeiro por dignidade e depois porque sem os quais, ele, se sobreviver, também fica desprotegido.
