Poema Guardador de Rebanho
Ao falar de liderança eclesiástica fixe primeiro seus olhos no rebanho e procure discernir o que as ovelhas precisam ouvir, não o que planejou pregar pela importância do tema; mas, sim, pela necessidade dos seus corações.
Deus é nosso Criador e nos elegeu como Seu rebanho. Não somos nossos, mas d'Ele, criados para viver em Sua presença e propósito. Somos ovelhas amadas, cuidadas e protegidas em Seu pasto.
Liderança eclesiástica é uma combinação de estratégias espirituais para o rebanho, mediante a competência, zelo e fidelidade de seus ministros, onde o pasto é o campo de atuação, crescimento e edificação das ovelhas, sendo conduzidas pessoal e publicamente aos seus ministérios e às suas realizações em família.
Os falsos espíritos do Século XXI podem ser vistos dentro do chiqueiro de porcos, próximo do rebanho, onde se manifestam os falsos profetas.
Um método fácil de ganhar mais almas, para o rebanho de Cristo, é falar como Deus cuida do Seu pasto, através da Bíblia.
No rebanho da igreja há a presença de escândalos, fofoqueiros, decepções e contendas, porque a sua liderança é covarde por não usar a verdade como disciplina de Deus.
Pela estatística vemos, no senso de justiça, pastores e ministérios isolados do rebanho, por causa da crise interior de suas almas.
Um rebanho conduzido por líderes que vivem de acordo com sua mente, vontade e doutrinas da própria convicção humanas é, de fato, cego, pobre e infeliz.
Pastores que não gostam de perder ovelhas é aconselhável descerem do muro para guiar um só rebanho: aquele que ama a verdade.
Faça parte de uma liderança que ama e sabe se relacionar com todas as ovelhas do rebanho por meio do amor, da mansidão e da sabedoria, porque assim os seus relacionamentos, a sua reputação e os seus ministérios podem ser honrados e reconhecidos por todos, através de um espírito brando, humilde, sábio e justo.
Pastores ousados, promissores e talentosos são aqueles que estimulam o rebanho no envolvimento dos dons, abrindo espaço para novos membros exercerem seus ministérios.
Pastorear o rebanho de Deus não é abrir espaço para membros se assentarem nos bancos da igreja como ouvintes, e sim, permitir que seus dons sejam usados como recursos de crescimento da igreja.
A liderança que mantém um gráfico de crescimento qualitativo e quantitativo do seu rebanho é apta para visualizar o futuro promissor do corpo de Cristo naquela região.
Ministros que disciplinam parte do seu rebanho com más intenções, preservam a integridade, a santidade e a autoridade de seus ministérios para que não sejam contaminados por oportunistas financeiros e gananciosos.
O problema da igreja brasileira é que têm estrelas demais e poucas conseguem iluminar o rebanho com a luz de Cristo.
Pastores ou líderes que perdem parte de seu rebanho precisam aprender o que significa Psicologia Pastoral e treinar seus membros a como confiarem neles por meio de apoio espiritual, reconhecimento e responsabilidades públicas.
Retirada de ovelhas do rebanho: influências do mundo, falta de compromisso com Deus, deixar de ler e praticar as Escrituras, se relaxar na adoração, comunhão e serviços santos e o interesse dos pastores apenas pelo microfone, pelas aulas e pelos púlpitos da sua congregação, deixando de cuidar, treinar e usar os seus dons e habilidades em seus ministérios.
Se deseja que o rebanho do Senhor cresça, apareça e seja edificado, leia e pratique as Escrituras, treine pessoas, delegue responsabilidades, mostre serviços, crie ministérios, apoie missões, ore por tudo e encoraje a todos a imitarem o altruísmo, a unidade, a perseverança, o amor e a empatia de Cristo pelas Suas ovelhas para que todos andem, vivam e ajam com sabedoria e sejam cheios do Espírito Santo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp