Poema de Sabedoria
Ai, tô sofrendo de amor!
E hoje dirigindo pelas ruas percebi os primeiros sintomas; passar por um lugar e lembrar dos momentos q passamos, ir ao lugar onde sempre jantamos, me surpreender a cada dia com seu talento, saber q foi você quem sempre esteve ao meu lado, nos melhores e piores momentos, lembrar o carinho , o amor, os sorrisos, os mimos, as brigas, os conselhos, a sabedoria, a paciência, a dedicação...È sim, to sofrendo mesmo de amor, não por qualquer amor, ou mais um amor, mas sim o amor certo pra se sofrer, e sofrer não por não existir mais amor, mas pelo aperto que da em pensar em ficar longe da representação física dele..
Nem fui e já to sentindo falta do que tive aqui do meu lado, de acordar as 3 da manhã, entrar no seu quarto dizendo que estou passando mal e ouvir sua voz num misto de sono e preocupação dizer:
- Vem cá filha, deita aqui, eu cuido de vc!
Te amo mãe!
Somos livres para escolher nossas ações, mas seremos prisioneiros de nossas consequências.
Podemos assistir a injustiça bater à nossa porta e perceber, infelizmente, que em algumas ocasiões não há absolutamente nada a fazer. Todos sabemos que ao cometer 1 único erro o julgamento, a decepção e as consequências são muito maiores do que a felicidade, realização e recompensa de 100 acertos.
Em momentos ruins, sem pensar, até podemos deixar passar pela cabeça a estúpida e ridícula ideia de fazer uma grande besteira, um erro com quem amamos ou consigo mesmo. Que essas ações mal pensadas passem – e nunca mais voltem a se repetir. Por que a vida, por mais complicada que seja, se resume em aprendizado e superação!
Nós não nascemos andando, não nascemos falando, nem compreendendo o mundo ao nosso redor. O que devemos fazer é nos dedicarmos para conquistar a cada dia que passa, a própria SABEDORIA, sabendo como levá-la conosco após cada situação, complicada ou não, que é colocada em nosso destino justamente para deixar essas marcas... Nada é por acaso!
O que não podemos, em hipótese alguma, é perder o ânimo, o bem do espírito, a nossa capacidade de amar, de se superar, viver e principalmente APRENDER!
Quer uma vida melhor? Seja uma pessoa melhor!!
As pessoas costumam julgar as mudanças umas das outras, sem saber o que as levou a tal mudança!
Lugares, pessoas, costumes, as vezes por estarmos presos a essas coisas nos impedimos de crescer como deveríamos. Não é egoísmo é amor-próprio, devemos aprender a enxergar que nem sempre o melhor pra nós está aonde a gente quer que esteja.
Folhas velhas precisam cair pra que novas folhas cresçam, não tenha medo de mudar pelo que vão achar ou falar de você, se for pra sua evolução mude, livre-se das folhas velhas e seja uma nova árvore, sem esquecer de solidificar suas raízes na verdade, após isso é só aguardar que novos frutos virão
CONHECIMENTO
Dias sentado, parado de lado
Olhando pela janela, professor discursando.
Sua matéria querida na aula lecionando.
Pessoas falando, pessoas brigando,
Pessoas ouvindo, pessoas pensando.
Toca o sinal... A matéria já foi dada.
Conhecimento absorvido nada após disso.
Conhecimentos vazios que logo são esquecidos.
Todo dia revendo o que já nos foi dito.
Olhando pela janela escapo desse mundo.
Mundo do qual tudo é imposto a todos.
Vou para outro onde todos vivem em seu todo.
Conhecimentos vazios já não existem mais.
Pois conhecimento verdadeiro,
só a experiência trás.
Viver, errar, acertar.
Ganhar, perder, se machucar.
Chorar, sorrir, levantar.
Conhecimento vazio já não existe.
Existe apenas uma existência completa.
Existência que aprende como quer,
transformando o que sabe em memorias,
assim como obras de arte,
Que nos contam historia apenas com imagens
Conhecimento completo, sem duvida divino.
Não é imposto, não é para todos.
Apenas para os livres, do fardo da lógica.
Espada de prata
A coroa de prata
Segue a irmã
A espada sonata
A espada imortal
Maior que um clã
Mancha o vitral
O elmo de ouro
Ao sol reluz
É luz do tesouro
Reis sucumbem
Fazem os deuses
Que as terras inundem
Marchando e matando
A estrela do dia
A espada voando
Os homens do mar
Doce ironia
Na água a tombar
O homem dos céus
Bebe o vinho
E cospe o mel
No inferno sozinho
Clama os tronos
Herdeiro de Chronos.
Ilusões
Líder da felicidade
Prisioneiro da tristeza
Idoso sem idade
O mais feio da beleza
Se seus olhos não abrir
Sua mente há de confundir
O bem e o mal
Imperfeição animal
Não mate sua sede
No calor de uma chama
Ou caia na rede
E odeie quem ama
O vinho que o esquenta
Pode o embriagar
Sua caminhada ficar lenta
Seu mundo a se desfigurar.
A vida tem me ensinado que devo caminhar e não olhar
Para trás. Não importa o contexto, as dificuldades,
os obstáculos, se estou feliz ou não, a regra è uma só…
Seguir em frente!
Todo momento se faz eterno
Em tudo o que se move há encanto
E a vida circula afoita sem fatigar
Ela existe em todo grão que se atreve
E cada gota d’água tem o seu mar
Há sabedoria em embalagens de chiclete
E atitude nas sementes que aprendem a voar
Há rumores em grandes desertos
Mesmo que o vento os desfaça e se vá
E se os anos se arrastam ou correm
E a felicidade não os quer contar
É porque todo momento se faz eterno
Dentro do brilho de cada olhar
E foi no meu silêncio que encontrei
A dúvida, só ela, nada mais,
Pois hoje ao saber tanto, nada sei…
A ponte da vida
Aos passos vagos e curtos
O homem na longa travessia
Enfrenta todos os vultos
Das ideias ele se sacia
As pontes da própria mente
Que ligam o gênio presente
Em sua genialidade total
Essa tão viva e também fatal
Ele atravessa a árdua ponte
As dificuldades do caminho
Endurecerem sua fria fronte
Fazem da água o vinho
O filósofo cumpre seu destino
Eleva-se ao saber divino
À outra margem tendo chegado
Vive então do bem dourado.
Há preconceito com Nordestinos.
Há preconceito com pessoas Negras..
Há preconceito com analfabeto...
Mas não há preconceito se um dos 3 for Rico !!
Hoje, lendo e refletindo compreendo que todos nós, ou pelo menos quase todos, temos conhecimento de que não somos perfeitos; temos nossos defeitos, crises e problemas; porém na maior parte do tempo não compreendemos realmente isso.
Estamos sempre buscando justificar de alguma forma nossos erros. Nossos vizinhos são chatos, nossos colegas de trabalho são idiotas, as pessoas são grossas e nossos colegas de classe são histriônicos; dessa forma buscamos sempre culpar as pessoas pela nossa incapacidade de lidar com nossas limitações.
Quem realmente olha suas próprias atitudes de forma imparcial? Quem realmente se põe na pele do próximo? Quem realmente se declara culpado e desculpa-se?
Estamos sempre aspirando nos comparar aos deuses, mas ao mesmo tempo que possuímos espíritos fortes, possuímos também corpos fracos, limitados e defeituosos perante à grandeza dos seres perfeitos que nos julgamos ser, corpos que suportam muitas dores durante uma vida; dores essas que enfraquecem nossos espíritos.
Eu acredito em espíritos, não em fantasmas à vagar por entre os vivos, mas na força imensurável que possuímos dentro de nós, uma força que muitas vezes transcende essas limitações que julgamos possuir, uma consciência capaz de ascender à uma forma superior de sabedoria.
Quando formos capazes de compreender tal espírito e aceitarmos que sem essa força nossos corpos são apenas um amontoado de carne, ossos e vísceras; então talvez sejamos realmente capazes de domar as rédeas de nossas vidas, superando todas as adversidades; você pode ter um corpo fraco e doente, mas enquanto possuir uma vontade de ferro, você será um campeão em meio à ovelhas.
O clarão que me cegou
No vale da sombra da morte, onde a felicidade inexiste, se encontra a minha alma, perdida em meio às portas que não se abrem. Meu rosto se encontra ensanguentado em meio aos escombros de meus pensamentos, que insistem em não irem embora.
Tudo por causa da luz que vi, e que não mais verei. Tudo por causa do arco íris preto e branco, tudo por causa das lágrimas da dor que contrastam com a essência da minha felicidade.
Nada mudará, estarei preso eternamente nas algemas desse labirinto barrento e cheio de malignidades. Oh prisão sem muros, oh deuses invisíveis, pra onde levaram a minha pequena esperança?
A síntese sagaz da vida nasce na cachoeira congelada, onde a neve cai por toda a noite e o frio toma conta do meu ser. Neste lugar, nem mesmo a formosura da aurora boreal é capaz de sensibilizar minha face.
É cruel ver o brilho com meus próprios olhos e não poder tocá-lo, nem apreciá-lo. Esse feixe somente aparece nesse vale de mil em mil anos, por isso, essa era a minha única oportunidade, não mais terei vida quando a sublimidade suprema da beleza voltar a figurar por aqui. Oh deuses, façam de mim um de vós, para que eu possa ser imortal e ver novamente tamanha harmonia.
Prefiro se extinguir, a não poder mais contemplar a única coisa sempar desse lago triste e melancólico. Que eu me embriague com o cálice da morte e que o ceifeiro venha me buscar, pois, não mais existo.
Eu amo a Bíblia.
Eu levo a Bíblia.
Eu creio na Bíblia.
Eu leio a Bíblia.
Eu pratico a Bíblia,
porque a Bíblia é a sabedoria de Deus.
Na dúvida eu sempre escolho o silêncio..
Ele esclarece minhas dúvidas, elucida
meus pensamentos e ainda me mostra quem
são realmente as pessoas...
O ovo no qual se encontra um ser, se transforma em larva (lagarta). Durante esse período, de sutilização da matéria, com a duração necessária do Ser, o ser come mais, para se desenvolver e guarda energias. Nesse período, a larva produz fios de seda ou matérias próximos, que se prendem à superfície onde ela se encontra. Apesar de não ser o casulo, esses fios de seda tem como finalidade abrigo contra os predadores.
Ao inicio da fase de pupa, depois de várias mudanças na pele, o ser usa esses fios para construir o real casulo. É nesta terceiro momento que acontecem as grandes mudanças. A larva fica em estado de total repouso por um período que varia de uma semana a um mês e os tecidos do seu corpo sofrem modificações. Quando a borboleta nasce, ela rompe o casulo e abre as asas.
O processo do homem ao Ser Humano, do insensível ao Sensível, do ser de caos e desespero ao Ser de Paz e Sabedoria, Equivale, é como o da lagarta(larva) à Borboleta.
O homem tem basicamente quatro vidas: A primeira vida, na infância, faz tudo o que o pediatra recomenda aos pais dele.
A segunda vida, da adolescência à maioridade faz tudo aquilo que o manual da perdição recomenda: comer de maneira errada, consumir bebidas alcoólicas, fumar e ter relações sexuais sem proteção. Ou seja, faz tudo aquilo que realmente gosta de fazer.
A terceira vida começa a fazer tudo aquilo que não gosta de fazer: comer de maneira saudável, parar de beber, de fumar, de se relacionar sexualmente com qualquer pessoa e dormir mais.
A quarta vida faz tudo aquilo que o geriatra prescreve e seus filhos os obrigam a fazer: usar fraldas, comer sem sal, sem açúcar, sem gordura.
Bem, a quarta vida só acontece com os que viveram a primeira e a segunda vida de maneira razoavelmente bem.
Uma das coisas que perseguem e atemorizam o “animal” humano é o risco de morrer por nada e – pior – morrer sozinho.
É por isso que as pessoas não ousam destoar do modo de viver da coletividade onde estão inseridos. E, quando o fazem, isto acontece sempre em segredo, como fosse ignomínia detestável, um “pecado”. Mas, há pecado maior do que crer-se melhor ao destoar do coletivo, como um Rei sem coroa? E mais: como um Rei-filósofo, sem coroa e sem a Razão?
(Extraído de "O ser humano e seus estábulos": http://wp.me/pwUpj-1Km)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
- Frases de Sabedoria
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria
- Frases de malandro cheias de sabedoria e esperteza
- Sabedoria Oriental
