Poema de Pablo Neruda Crepusculario
Minha maior alegria é poder passear livremente de bolsos vazios por milimétricas vinte e quatro horas diárias.
Se quiser ser um genuíno escultor, ouça atentamente as pessoas a sua volta e execute com cem vezes mais perfeição e detalhes tudo o que elas lhe disseram.
Como eu poderia encontrar a felicidade em um reino onde a essência é infinitamente menor que as ilusões?
O líder deve ser um homem honrado: nunca quebrar promessas, jamais negligenciar ideias e, em hipótese alguma, permitir que injustiças aconteçam a sua volta.
Se quiser ter uma visão verdadeira, esqueça o mundo exterior e olhe apenas para dentro do seu próprio coração.
Todo progresso provém da curiosidade e da dúvida. O homem não é nada sem uma consciência questionadora.
O adultério é uma das condutas mais baixas do ser humano. É uma atitude nojenta e alienada que faz o homem perder sua credibilidade com o próximo e consigo mesmo.
Pensar é por a mente na dimensão mais sublime que existe, fazendo a imaginação e o sonho despertar o que de melhor há na complexa consciência humana.
Não há idiotice maior do que repetir os erros do passado. É como se uma pessoa propositalmente trocasse seus formosos e límpidos sonhos por macabros e pútridos pesadelos.
O livre-arbítrio é a comprovação máxima de que Deus é justo, leal, sábio e benevolente com as suas amadas criaturas.
Princípios são como sonhos: é necessariamente impreterível torna-los reais no subconsciente mais lídimo do coração.
Algumas pessoas são mimadas por excelência: ninguém pode contrariá-las, instigá-las e questioná-las, sendo suas almas pertencentes a uma bolha imune a qualquer tipo de contrariedade. A estas faltou, dentre outras coisas, a palmada da mãe, o grito violento do pai e a fúria desenfreada do irmão.
A alegoria de um homem generoso pode ser observada claramente em suas ações cotidianas: uma alma poderosa pratica integralmente aquilo que prega.
Pessoas desalmadas precisam ser deixadas para trás até que estejam prontas para recuperarem suas genuínas naturalidades e suas peculiares originalidades.
o ser moderno é vastamente enganado por reflexos que ele mesmo criou, dado que passeia por um oásis fantasiosamente real que fora materializado por seus cristalizados e cauterizados olhos.
Minhas feridas são absolutamente incuráveis: a chama do meu coração não permite jamais que elas sejam cicatrizadas.
