Poema de Pablo Neruda Crepusculario
Uma grande mulher é tão imperceptível quanto um relâmpago (solitário) que eclode em plena luz solar.
Um grande homem possui ideias consistentes, atitudes coerentes e vozes transcendentes, de modo que essas três vertentes interagem entre si e são absolutamente dependentes umas da outras.
Gosto das mulheres promíscuas: elas seduzem os homens, os usam de todas as formas possíveis, destroem grande parte de suas fortalezas e depois pranteiam demagogicamente dizendo que foram implacavelmente enganadas por eles.
Uma pessoa se envergonha por errar alguns cálculos matemáticos, por morar em uma casinha modesta, por se expor a um público múltiplo e contestador e por andar nas ruas trajando vestes singelas e esfarrapadas, mas não se contrai nenhum pouquinho por ofender os mais velhos, por incitar piadas de mau gosto contra criaturas frágeis, por fingir ser aquilo que não é e tampouco por mentir e manipular seus semelhantes. Destarte, não faz o que deve ser feito por timidez e realiza o que não deve ser realizado por extroversão.
A força mais expressiva de um ser humano é a sua alma. Por isso, os seres milenares dedicam-se integralmente e exclusivamente a ceifa de tal preciosidade, reunindo todas as energias possíveis para desbravar esse território e tomá-lo, austera e implacavelmente.
Persistência é coisa de ser humano comum. Criaturas diferenciadas são inconversíveis, imparáveis, retilíneas, inconvertíveis e cabalmente imutáveis.
O inconsciente é capaz de transformar um valente leão em uma acanhada lagartixa. Qualquer criatura sem segurança está morta por dentro e aniquilada por fora.
A maior de todas as belezas não é a lapidação estética da casca, mas sim a regeneração intrínseca do espírito.
Quem se preocupa em duelar com o próprio semelhante têm a mente atrasada. Grandes entendimentos brigam por universos invisíveis: estes que estão além das consciências casuais.
Ao entregar uma semente verdadeira ao universo, ele automaticamente plantará uma árvore em seu coração que germinará ramos capazes de edificar colossalmente uma imponente floresta nas profundezas infinitas da sua essência, tornando seu princípio vital um aquário de recifes gloriosos que culminará na intensificação de suas potencialidades inventivas e na aceleração plena de suas genialidades criativas.
Um líder deve ter o lúdico poder de moldar as criaturas a sua volta para torná-las originalmente criativas e amplamente interdependentes.
O maior milagre da administração é fazer todos se sentirem dentro do alvo principal: como uma flecha sinergicamente integrada e conectada.
A grande façanha de um líder é conhecer seus liderados e posteriormente ceifar o que de melhor há em cada um deles.
Levar vantagens no mundo dos negócios é coisa de tolo. Um líder não é nada sem a sua vigorosa reputação.
Um administrador desperta poderosamente seus atributos ao povoar sua consciência de inacabáveis incertezas.
Administrar é contemplar o caos regularmente sem deixar de enxergar a esperança em cada tragédia encontrada.
Gerenciar a si próprio, ou outros e as informações: eis a tarefa desafiadora e entusiasmante de um virtuoso administrador.
O homem que conseguir mesclar sensatez, coragem e perseverança verá o sucesso circulando livremente na palma de suas mãos.
