Poema de Mario Quintana Sonhos
O Amor
Palavras não são capazes de descrever o amor que sinto...
As vezes, palavras ditas ou escritas não são suficientes para descrever um sentimento, um amor...
Algumas coisas não tem explicação, apenas vivemos, apenas sentimos, simplesmente amamos....
Mundo Mecânico
O mundo se mecanizou, trabalho, estudos, repetimos as mesmas atividades todos os dias, em meio a essa "robotização" falta tempo pra sermos nós mesmos. Quanto tempo faz que você não se pega pensando sem nenhuma preocupação? Apenas curtindo a vida, curtindo simples mas vitais sensações? Qual foi a última vez que pisou descalço na areia de uma praia? Qual foi a última vez que tomou um banho de chuva (não acidentalmente)? Ou sentiu o sol da manhã arder prazeirosamente a pele do seu rosto?
A busca incessante por uma vida melhor acaba nos fazendo ver a vida passar diante dos nossos olhos, espectadores de nossas próprias histórias, onde poderíamos ser os protagonistas.
Não conhecemos ninguém, somos robôs do lado das esposas, amigos, vizinhos e colegas de trabalho, nossa rotina nos permite ver apenas a ponta do iceberg, cada pessoa é praticamente um universo a ser explorado, fonte imensurável de amizade, amor e calor humano, o mundo precisa de mais contato....precisamos nos humanizar novamente....afinal o termo humano é muito mais que um termo meramente biológico.
Amor Teórico
Você vive um amor teórico?
Que palavras não são capazes de descrever o amor, isso estamos cansados de saber, mas minha intenção aqui não é descrever o amor, nem eu seria tão pretencioso em pensar que eu conseguiria tal façanha.
Quem aqui conhece alguém que se enche de belas palavras e discursos poéticos pra descrever o que sente mas tal amor só existe no discurso? Não é capaz de qualquer sacrifício ou ato de bondade com o parceiro(a), as belas palavras são o que são, apenas palavras, as atitudes são outras completamente diferentes do que a boca diz, fique de olho, atitudes valem muito mais, usamos todas as nossas armas contra uma crítica, mas somos imunes a um elogio....
Uma data qualquer
Antes eu acreditava na renovação de um novo ano, isso me dava forças pra mudar algumas coisas, melhorar, fazer promessas e evoluir, hoje considero apenas uma data qualquer e sei que nada mudará.
Antes o carnaval me enchia de alegria, mas hoje sei que é apenas uma data qualquer, e sei que se eu quiser me diverti eu não preciso estar no carnaval.
Antes eu achava o dia das mães e dos pais uma data especial e gostava de homenagear meus pais, hoje sei que é uma data qualquer, feita apenas pra se comprar mais e alavancar as vendas do comércio.
Antes as férias de verão me davam vontade de ir a praia e rios e me divertir, mas hoje sei que é uma data qualquer, e se eu quiser posso ir o dia e a hora que quiser a praia e com muito menos pessoas, pra que férias de verão?
Antes eu achava o meu aniversário uma data especial, tempo de reflexão e alegria, mas hoje sei que é uma data qualquer, e reflexão e alegria não tem datas pra acontecer.
Antes eu achava o círio de Nazaré tempo de fé e esperança, hoje acho uma data qualquer, que fé e esperança não tem data pra acontecer.
Antes eu achava o Natal uma data especial, cheia de amor e esperanças, hoje acho uma data qualquer, importante, claro, afinal ele consegue unir toda a família numa grande confraternização, mas sei que não precisa de Natal pra confraternizar.
Mesmo que saiba que as coisas boas não acontecem apenas nos dias ditos especiais, nos encontraremos, nos amaremos e nos confraternizaremos numa "data qualquer".
A senhora na janela
O dia já passou, não há mais o que fazer
A senhora se debruça na janela
Cabelos brancos e a pele enrrugada denunciam sua idade
Roupas desgastadas denunciam sua simplicidade
Olha o horizonte, como se pudesse ver algo a mais
Muito mais do que apenas o sol se esvaindo
Olha as crianças brincando, perde-se em seu pensamento
Assim como o sol, nasceu, foi jovem como as crianças
Assim que o sol se põe, sua vida vai junto, mas antes, abre um belo sorriso....
PÁSCOA !!!
A Páscoa deve ser mais do que uma prerrogativa para descanso, comilança e farra.
Ela deve concretizar a celebração da passagem para a vida, levando-nos a alguma passagem para algo que signifique mais vida na dimensão do plano de Deus em nós.
Veja no âmago de seu ser, como há idéias que saltitam com o objetivo:
- de romper certo comodismo para praticar algo tão importante para a saúde, ou para o espírito, ou para as relações;
- de romper com o orgulho bobo que nos distancia das pessoas para dar espaço à alegria de conviver;
- de romper com a indiferença e egoísmo que deixa tanta gente no sofrimento para se sentir co-criador(a) da vida com Deus;
- de romper com certas atitudes anti-sociais que podem até oferecer satisfações passageiras, mas com certeza corrompe estruturas sólidas que sustentam a vida.
Celebrar a Páscoa é ter coragem de abrir mão das “vantagens” que o mal proporciona, e evitar o medo de SER OUTRO, pois quando aceitamos Jesus Cristo Ressuscitar em nós tudo se transforma e cresce, seremos outro.
No fim dos tempos muitos ressuscitarão em Cristo. E nosso SIM a esta ação Divina se dá num processo contínuo e evolutivo de mudanças em nosso agir frente à vida a cada dia. É como o subir a uma montanha: a cada passo amplia-se a visão do mundo e sente-se mais atraído ao próximo patamar.
Páscoa é a passagem espiritual do Deus da vida nos chamando a uma nova dimensão, a ser mais, a ser melhor a cada dia.
Que esta Páscoa gere em sua mente uma força dinamizadora capaz de criar novas estratégias de vida, atitudes significativas e duradouras de onde brotem saúde e paz consigo e com os outros.
Feliz Páscoa!
Mário Joaquim Batista
Reputação
Difícil de ser construída
Para isto é preciso milhares
de tijolos de boas ações
Já para derrubá-la
basta um sopro de difamações
e verás a tua reputação cair
como um castelo de cartas.
Tatuagem
Marca na pele
de pessoas que
acreditam
que serão imortais
e terão para sempre
a pele de quando
se é jovem.
Amar-te é querer-te cada vez mais
É achar motivos p não te deixar em paz
É larga toda uma vida p fica contigo
É jamais pensar em ser só teu amigo
Amar-te é te querer todos os dias
É quere teu bem por toda vida
É te proteger de todo perigo
É jamais pensar em ser só teu amigo
Amo-te além de tuas frescuras
Além do sofrimento
Além de tuas ternuras
Amo-te além do meu pranto
Ah se você soubesse
Quanto amo teu encanto
Amar-te é te querer todos os dias
É quere teu bem por toda vida
É te proteger de todo perigo
É jamais pensar em ser só teu amigo
Amar é querer tua companhia
É pensar em ti todos os dias
É fugir da minha realidade
Amar a ti é amar de verdade
Amo-te além de tuas frescuras
Além do sofrimento
Além de tuas ternuras
Amo-te além do meu pranto
Ah se você soubesse
Quanto amo teu encanto.
Lutar
Lutar é minha vida, é meu destino
É minha busca, meu despertar
Em querer ser divino
Nessa vida tão solar
Que a vitória seja certa
E a derrota improvável
E de força impetuosa
O triunfo seja inabalável
Mantenha a fé firme e a mente aberta
Ande pela Terra, mas olhe para as estrelas
E busque sua glória que outrora foi encoberta
Confie em ti e somente em ti
Lute pelo que ama e defenda seus ideais
No fim, o resultado será belo como um Diamante.
Os lábios se tocam,
Os olhos se fecham e o que eu chamava de “meu mundo”
Já não tenho mais controle.
O que era dois se torna apenas um
Numa viajem profunda dos sentimentos
Em um mundo que agora chamado de
Amor!
Pense para não pensar
Pense em mim como um vulcão: Incontrolável...
Pense em mim como uma tempestade: Muda sem avisar...
Pense em mim como uma lei de Newton: Toda ação tem uma reação...
Pense em mim como o efeito borboleta, que diz que um simples bater de asas de uma borboleta do outro lado do mundo, pode provocar o caos: Um simples gesto errado seu, pode ocasionar o mesmo...
Cuidado com o que você faz, por que, senão a unica coisa que você poderá fazer a meu respeito, será: Pensar.
CAREZZEVOLE CULLA DEL MIO CUORE
Naufraga in un oceano di emozioni
afferro con forza
il timone della mia anima,
mollo gli ormeggi
e navigo
tra i mari calmi del tuo ricordo,
carezzevole culla
del mio cuore.
L'amore vero è l'amore impossibile
l'amore sincero è quello invisibile
ti sta accanto ma non lo vedi
grida ti amo ma non lo senti.
L'amore vero sussurra il tuo nome
tra le labbra
e ti rispetta tenendoti a giusta distanza
si rifiuta di sognare
non si illude con un sorriso
e non vuole nemmeno sperare
di sfiorare il tuo dolce bel viso.
L'amore vero non si racconta
nemmeno al migliore amico
l'amore casto lascia sempre un'impronta.
L'amore vero è quello che sa fingere
indossando sempre una maschera
pur di non fartelo capire.
L'amore vero non pretende nulla
ti fa dimenticare dove vivi
ti fa capire che solo per lei respiri.
L'amore vero è l'amore onesto
è quello che non chiederà mai
è quello che per la vita rimpiangerai.
Dall'amore vero nulla pretendi
perchè l'amore più bello
è quello che non ti aspetti
è quello che appare improvvisamente
irrompe nella tua vita
e incolpevole ti dona un innocente sorriso.
L'amore vero non è mai egoista
per lui è importante solo che tu esista.
Sì, l'amore vero non lo puoi sempre svelare
a volte si scontra con la morale
e stringendo i denti nemmeno a lei
lo puoi raccontare
nemmeno a lei che senza volerlo
ti ha fatto innamorare.
Ti manderò un bacio con il vento
e so che lo sentirai,
ti volterai senza vedermi ma io sarò li
Siamo fatti della stessa materia
di cui sono fatti i sogni
Vorrei essere una nuvola bianca
in un cielo infinito
per seguirti ovunque e amarti ogni istante
Se sei un sogno non svegliarmi
Vorrei vivere nel tuo respiro
Mentre ti guardo muoio per te
Il tuo sogno sarà di sognare me
Ti amo perché ti vedo riflessa
in tutto quello che c'è di bello
Dimmi dove sei stanotte
ancora nei miei sogni?
Ho sentito una carezza sul viso
arrivare fino al cuore
Vorrei arrivare fino al cielo
e con i raggi del sole scriverti ti amo
Vorrei che il vento soffiasse ogni giorno
tra i tuoi capelli,
per poter sentire anche da lontano
il tuo profumo!
Vorrei fare con te quello
che la primavera fa con i ciliegi.
- Ontem a noite o mundo acabou para mim - disse ela. Para você não?
- Acabou sim, para mim também.
- Quando duas pessoas se amam, o mundo acaba para elas.
- Não para sempre. Apenas por um instante. Por uma meia hora ou por uma noite.
- Para nós o mundo vai acabar todas as noites.
- Só porque nos amamos.
"TERRAS CATARINAS"
Lembro dos campos nevados
das poças congeladas
que meus pés de menino
insistiam em pisar
até quebrar
até congelar
até saciar...
Lembro da mata em setembro,
das flores do Jacatirão
da ameixeira torta
de tantos frutos
já cansada
quase morta...
Lembro da velhinha de pés descalços,
descendo a montanha faceira
um balaio de aipim na cabeça
como se peso não houvesse
como se ver os netinhos
fosse-lhe o céu prometido...
E tudo pra ela era fácil:
Raio era "a luz do céu"
trovão um boa noite de deus...
Os ventos de Junho e Julho
tinham que existir
para quebrar os galhos das árvores
que queimariam no fogão
para ferver a agua
para fazer o mate
que nos reuniria
em volta da quente chapa
e o calor das pessoas
era mais quente que o fogo...
Lá na Serra Catarina
de onde me sorri uma menina
que há muito tempo se foi...
(M. J. Ventura, Macapá, AP, 2006)
Te envio poemas de meu punho em letra
Te envio canções pra que você entenda
Te envio minhas fotos pra que você me veja
Não estamos juntos, mas tenho certeza.
Quando adormeço, sonho com o teu olhar de desejo,
ao acordar revelo o meu sonho,
ao te encontrar realizo do meu eterno desejo e
faço de ti a minha doce Rainha.
Céleres, as estrelas caem do céu.
Tu as recolhes, uma a uma,
– ó segadora de luzes.
Ilumina com elas a noite
de tua cabeleira longa.
E fica assim, imóvel, risonha,
diante de mim deslumbrado
– mito cintilante do amor.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp