Poema de Mario Quintana Sonhos
18/06
Ame hoje a sua Pátria
e louve cada sinal
que a identifique,
A sua Pátria merece
o seu amor sem limite.
Quinta-feira em Rodeio
Sobrevoou a minha casa
o Canário-da-telha,
Enquanto coloquei
o Hino ao Frei Bruno
para tocar e o Sol
começou a raiar,
É Quinta-feira em Rodeio,
não vejo a hora da gente
virar a se encontrar,
Você nasceu para mim
e eu nasci para te amar.
Simbolização
Quando te derem algo
para vestir ou carregar
sempre será mais
fácil vir a te marcar,
Em regra este tipo de identificação
vem por meio da imposição
e alcança mais de um;
Não sei se estamos
em outros tempos
e as coisas podem mudar,
Depois de tudo que eu já vi
essa situação pode ocorrer
até mesmo sem a gente
saber ou até mesmo notar,
É preciso unir e se atentar.
Cabelos de Prenda
Os cabelos de uma prenda
devem ser bem cuidados,
e sobretudo perfumados,
os cabelos de uma prenda
podem ser como ela quiser
e podem até mesmo ser
curtos porque o comprimento
dos cabelos jamais definem
a feminilidade de uma mulher.
Se for uma prenda veterana
de cabelos longos em especial
se usa um elegante coque
para mostrar quem é quem
manda como um fino toque
de quem conhece todos
os passos e ritmos percorridos
que a lapidaram como mulher.
Os cabelos de uma prenda
sempre são capazes de capturar
o coração de um gaúcho
como se pega um peixe no rio,
por isso devem receber
o devido trato sempre fio a fio.
19/04
Ser bom para uns
não significa que
você é bom para outros,
A unanimidade não existe,
na verdade o quê existe
é a circunstância,
Somente a constância
é que te fará superar
qualquer desaventurança.
Sexta-feira em Rodeio
O Canário-da-telha
tem cantado que em breve
você virá para Rodeio
para viver a nossa história
de amor que hoje em silêncio
cresce e será sem fim,
Estou certa que você virá para mim.
Indígena
Todo indígena é o povo
originário desta Pátria
que alguns hoje desconhecem
a sua existência,
enquanto muitos chegaram,
aqui ele já estava
como Pindorama fincada
com todas as suas Nações,
idiomas, culturas e costumes
que pela colonização
foram ignorados, zombados,
brutalmente perseguidos,
apagados e exterminados.
Não importa da onde você veio,
o importante é que busque saber
quem foram os primeiros
e onde estão os seus herdeiros.
Porque se você quer de fato
aprender a sobreviver,
Somente é com eles que você
de verdade vai nesta vida aprender.
#DiadosPovosIndígena
Ode ao Marrom
Logo ao acordar
Sempre muito cedo
Sinto me apertar
No buraco do medo
Muito me incomoda
O que sai mas não sai
Passando pela roda
Nesse eterno vai-não-vai
Uma cor esquisita
Um som engraçado
Uma breve visita
Acabei cagado
Você é minha grande heroína, possui poderes incríveis que me fascinam!
Com seu sorriso você é capaz de me deixar encantado, e com seu olhar eu fico completamente hipnotizado.
Com seu toque você me faz suspirar, e com as suas palavras eu fico sem ar pra respirar.
Uma guerreira, tem forças para vencer diariamente grandes barreiras, tem coração nobre, mente brilhante e uma alma pura como um diamante.
Confio no Exército Brasileiro
Confio profundamente
no meu Exército Brasileiro
na defesa da nossa Pátria
que tem na parte mais sublime
da sua alma a pedra
fundamental e espiritual
dos heróis e mártires
da Batalha dos Guararapes.
O nosso Exército garante
este gigante território
se dedicando dia e noite
a mais desafiante
das artes militares: a arte da paz
porque somente através dela
é que se possibilita avançar mais.
Nada e ninguém quebra
a minha confiança
no nosso Exército porque
quando se trata de defender
o nosso território e nossa
gente aconteça o quê acontecer,
sempre será o Exército Brasileiro
que ficará do nosso lado,
e disso nunca irei me esquecer.
Olho à minha volta buscando te encontrar...
Não a vejo desde aquele dia
Em que roubaste meu coração com apenas um olhar...
Falar contigo foi tão fácil, tão leve
Na sua voz tinha tanta alegria, tanta paixão
Que foi impossível não ficar fascinada...
Tinha tanto de mim nos seus detalhes
Que nem pensei nos empecilhos
Só no teu sorriso e mais nada.
inspiração, angustiada é a sua volta, tuas mãos trêmulas sem saber o que por no papel. O aleatório soa agradável neste momento, o momento no qual toda luz sentida vai se esvaindo aonde todo calabouço parece sem fim, as pedras que aqui foram postas sem propósito algum, agora teriam, suas mãos foram postas em uma mesa, foram espancadas sem parar e eu sei que dói escrever pois toda chuva que caiu sobre elas ardia cada vez mais, mas você não reclamava e apenas escrevia, contrariando tudo e todos até o momento que te silenciaram. Ei me diga se algum dia você se sentiu extremamente sufocado e não conseguia gritar por ajuda, me diga o quão dolorido foi você arranhar sua garganta com as próprias unhas, me diga que você ainda pode me ouvir...
Acho que, aquelas foram realmente suas últimas palavras e eu joguei os dados porém só você viu os números que lhe aguardavam.
Com amor, Alguém especial.
um velho bar, eu via a vida passar diante dos meus olhos e me perguntava a todo o momento o dia que tudo estaria acabado, me via sempre acorrentado em minha própria mente e ela era sempre muito dispersa quando eu tentava manter meu foco, ela acabou criando uma certa vida? Ela me sussurra coisas e eu apenas digo elas, ela tem uma voz doce, creio que já me acostumei tanto com ela que já não é mais um incomodo grande porém acho que ela vai ficar me prejudicando enquanto eu viver.
Ela sempre foi uma pessoa ácida nas suas palavras, me assusta as vezes... pensar com coerência é difícil, é errado romantizar isso? me sinto tão perdido com essas linhas tortas que ela desenha. Como eu te odeio mas ao mesmo tempo te respeito, à vivência com algo que você não sabe explicar é uma experiência estranha.
Ei, você sabe que as coisas nem sempre vão ser essa confusão certo? uma hora a água não fica tão agitada, nessa hora sua razão volta junto com seu senso, não deixa ela te abraçar sempre, você sabe como ela é carente porém não recuse sempre, escuta ela as vezes... fica bem.
trilhando algo que nem sequer é uma garantia, abrindo mão do que lhe é sagrado, desejando um coração puro e com esperanças para no fim esmaga-lo com suas próprias mãos, andando sem seu amigo pela noite que lhe acalma nas profundezas do seu abismo, olhe pra mim e diga que nada disso é real, que nada disso é um truque seu para me manter preso nessa droga de lugar. Olhe...por si só, como é revoltante sua volta a este recinto que um dia foi sua casa, sempre tudo é melancólico e sem vida? por que escrever sobre coisas que você sequer vivência para descrever?
O luto, a tristeza, a angústia, a mágoa tudo isso é algo que no seu céu cinzento te faz ser o que é, sem um teto, sem um espaço, sem um mundo. Tudo é sempre tão triste né? seu amigo ainda volta hoje pra você? eu espero que sim, ele é uma boa pessoa, uma pessoa com esperanças e desejos... você realmente quer sugar isso dele né? sua inveja é distorcida e incerta, você escreveu tão forte que a folha rasgou, seus punhos cerraram e sua raiva tomou conta do seu ser e em meio a tamanho devaneio e mobília quebrada, sua mente ainda é a mesma né? a mesma que sempre dizia pra si mesmo o quão insignificante você é pro mundo injusto lá fora, seu medo de pessoas é algo realmente perturbador...você sequer consegue conviver com alguém? o que te faz pensar que é um merecedor?
Não olhe mais pela porta pra me dizer que é a última vez, que é apenas um jogo, que é apenas seu jeito... no fundo você sabe que eu não quero seu mal.
Olhe para si, em meio ao devaneio mais profundo e distorcido da sua mente, procurando por respostas impossíveis de serem respondidas de uma forma coesa e com certezas. Tudo nesse bendito mundo é sem explicação, nós humanos achamos que temos controle de tudo porém não. Nós somos apenas as peças comuns e sem propósitos, entretanto apesar de tudo isso que escrevo ser uma grande ironia ao destino certeiro que todos nós temos... que é a morte. Viva do seu jeito, sem ligar pra tudo que a sociedade impõe visando ser o jeito certo de achar a felicidade. Não existe um jeito certo ou errado, existe apenas escolhas.
Julgar ou ser julgado, ser o centro das atenções?! Olha, ninguém liga pra isso, nós não estamos em um palco com um grande público para assistir nossas escolhas, burradas ou questionamentos mais profundos. Sempre se pergunte: isso realmente importa?
Vagar em um dilema, abstrato de ideias infundadas sem relevância alguma, acreditar que o amanhã sempre será um dia melhor que o anterior, anda de cabeça erguida diante da dor e do ódio.
As vezes a apatia surge, do imenso nada... Dizendo que tudo que você estava sentindo até então, não importa. Os gritos agonizantes da alma e da mente se cessaram por um período entretanto em contra partida isso veio a ser uma faca de dois gumes... Uma confusão é tudo que resta, uma mente vazia, uma indiferença no interior da sinapse humana, do absoluto nada... As palavras não surgem, a mente tenta mas logo se cansa e encerra qualquer pensamento ou até mesmo sentimentos, quando isso acontece o jeito de tratar os semelhantes se torna oblíquo e muitas das vezes você quer evitar esses encontros, se retrair ou deixar de lado, a estranheza caracterizada pela confusão mental que se tem em momentos assim é completamente indecifrável aos olhos de quem está passando por isso e para os outros. O triste disso é não saber lidar de uma forma adequada quando acontece, o sentimento de querer algo e não querer ao mesmo tempo corrói a alma em uma agonia lacerante.
O corpóreo encanto da vida tem o seu trágico fim no meio dos escombros escolhidos pelo destino, vagar pelo vale sem lei da terra tornar-se o momentâneo suspiro do adeus incorporado a alma distorcida do ser humano que sequer pôde uma vez, ver o que se chama de paraíso.
20/06
Se for falar,
mergulhe as suas
palavras num pote
de mel para ninguém
obter sucesso em te calar,
E lembre-se de que o seu
objetivo é não parar de falar.
20/05
Você pode falar
o quê quiser,
Desde que você
não se arrisque,
Domine a comunicação
para ninguém
te colocar limite.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp