Poema de futuro
Sem propósito, glória é ruído e fortuna é entulho; com propósito, tornam-se alavancas para um futuro coletivo melhor.
© 04 mai.1998 | Luís Filipe Ribães Monteiro
Ainda que não tenhamos controle nenhum sobre o futuro!?
Teremos sempre uma escolha;
Escolha você quem fará as tuas!
Escolha fazer e ser o melhor para você hoje.
Memórias, lembranças, histórias, passado... Como viver o presente, como planejar o futuro, se tudo parece ter ficado lá atrás? Como seguir? Recomeçar?
Mas como recomeçar, se a dor do que foi vivido ainda atormenta o que será escrito?
Talvez o tempo seja apenas um consolo, uma promessa de que a dor diminuirá.
Ilusão.
O tempo não cura.
Ele apenas continua.
Indiferente ao seu destino.
Ele gira, e gira, até que nós sejamos o que ficou para trás.
O que se deseja plantar hoje para colher no futuro
Nunca é tarde para buscar o que faz sentido para cada um. Às vezes, surge a sensação de que tudo precisa acontecer de imediato: viver agora, ser aprovado agora, conquistar aquele lugar na faculdade ou escolher o curso “certo”. Mas cada pessoa tem o seu próprio ritmo, o seu tempo e o seu caminho.
A vida não é uma linha reta nem uma competição. É um processo de descobertas, de tentativas e de aprendizados. Estar nessa fase cheia de incertezas e desafios não significa que tudo precise estar resolvido neste momento. Mesmo que algo não saia como o esperado, sempre existem novas possibilidades de recomeço.
Assim como uma semente precisa ser cuidada, regada e nutrida para florescer, também é preciso paciência e cuidado para crescer. O importante é preparar o terreno interno: cultivar a autoconfiança, o amor-próprio e o respeito pela própria história.
Cada pessoa tem potencial e oportunidades únicas, mesmo que às vezes pareçam pequenas. Confiar em si, na própria trajetória e na capacidade de transformar experiências em aprendizado é um passo essencial para o florescimento pessoal.
Acreditar em si é o primeiro gesto para colher um futuro que tenha a ver com quem se é de verdade.
Caminhando em direção ao futuro
Ah, o passado, às vezes tão presente em nossas vidas! Às vezes por coisas boas, às vezes por algumas tristezas, ele sempre está lá. Mas o que temos que entender é que nem sempre é possível reviver o passado. As coisas mudam, as pessoas mudam. Por isso, temos que nos libertar do passado e seguir sempre em frente para viver o que nos espera no futuro.
Acredito em um futuro próximo conectado com a tecnologia e as suas interfaces para o mundo.
@GustavoSatoshi
Marieci
1
Ali tão pertinho, onde não podemos ver, há um segundo de distancia, está ele, o futuro.
O futuro que você tanto esperou e sonhou, o futuro onde só voce sabe como se imaginava, acredite você está vivendo o futuro sonhado por você um dia, agora.
Neste exato momento.
Aproveite!
Seja Feliz!
Quanto mais nos dedicamos ao passado,
mais o futuro se perde no horizonte.
Quanto mais nos dedicamos ao futuro,
mais o passado nos aquece por dentro.
É um abraço entre eras:
o ontem que ensina,
o amanhã que convida.
No meio, bate um coração que sabe voar.
Frente ao vazio do presente e o descrédito quanto ao
futuro, a dor pela visão de um passado irreversível pode
ser o lenitivo que preenche o sentido de se estar vivo.
Se ontem foi bom, não sei afirmar — passou.
Amanhã é futuro, não há o que somar.
Tudo muda de repente:
amor, paixão, encontro e desunião.
O que posso dizer é que sigo em frente,
sem pressa de chegar.
Preparo meu coração,
fortaleço meu corpo,
acolho novas ideias,
e vou em busca de um novo amor,
para, enfim, ser feliz.
Está na hora de definir o nosso futuro — se é que ainda temos um.
Vejo-o amordaçado, acorrentado, impossibilitado;
caído, lastimável, lamentando, clamando, implorando...
Mas ninguém o ouve, ninguém responde.
O passado jaz esquecido, morto;
o presente, triste, carrega o peso da indiferença.
Quem aborrece está caído,
quem agrada perdeu o respeito —
é fantoche da própria imoralidade.
E aquele que ainda sente,
que conserva razão e paixão,
afunda no lago dos arrependimentos,
em lágrimas sofridas, silenciosas,
clamando por um grito de misericórdia.
Você não entrou na minha vida. Você sempre esteve lá, como uma memória do futuro que meu coração insistia em esperar...
--- Risomar Silva ---
Quero te amar logo e pra sempre. Nos pretéritos que não lembro, no presente que escapa e no futuro que aplaca.
Quero te amar com pressa e à bessa.
Assim...
Divina e majestosa reinarás na história do que um dia eu fui, na vida que um dia tive e...
Nos minutos eternos que consegui enfim te fazer amada!!!
Quero para o futuro a boemia e a nostalgia das madrugadas.
Um estado de mente desprotegida, não devastada.
A morte por assassinato aos 98, quase sóbrio,
Por causas incontroláveis duma amante amada.
(A. VALIM)
Futuro
Todos ali vivendo e aprendendo
Mas que em algum momento tudo fica intenso
Esse nosso pequeno mundo que vivemos e sofremos
Há dias de luz, há dias cinzentos
Palavras que curam, silêncios que pesam
Em meio ao caos, buscamos sentido
Mesmo feridos, seguimos unidos
Os ventos sopram sem direção
Levando sonhos, trazendo lições
E mesmo que a dor nos alcance
Há beleza em cada instante
Hoje sai cedo pra caminhar
Com brilho no olhar
Pôde respirar e observar
Folhas das árvores balançar
Há pureza no ar
Basta acreditar
A vida valorizar
Sempre acreditar
" Amigo" , não desesperar
Cada dia, uma nova história
Novas chances, novas memórias
Novas quedas, novos recomeços
Em cada passo, infinitos começos
O Futuro é logo ali
Não podemos partir
Fique aqui e vamos evoluir
E lembre-se:
A vida seguir .
Ilusão do tempo.
Ocupa-se com o futuro
e esquece do presente.
Coisas boas passaram.
Olhou para trás — perdeu.
O momento é agora.
A estrela apagou,
mas você viu o brilho?
A religião promete futuro após a morte.
A ciência tenta garantir futuro até a morte.
Adiar o fim
ou correr para o paraíso?
O que vivemos é real?
A realidade é amanhã
ou já foi ontem?
Ah… os planos do amanhã.
Por qual razão você está aqui, agora?
Viver para o futuro
é cegar o presente.
Viver no passado
é enganar-se eternamente.
Há segurança no passado fixo, conhecido.
É confortável.
Mas você está no meio do novo,
do desconhecido.
Desconhecido
inerente à existência.
Onde está sua existência
sem a imputação da mente?
Uma mente que ecoa o passado
e se agarra, esperançosa, ao futuro.
Ilusão do tempo.
Memórias?
Expectativas?
Nunca houve.
Nunca há.
Nunca haverá.
Lembrar.
Prever.
E agora?
Agora
eu só queria dormir.
O açude de Sapé
O derradeiro olhar para o açude de sapé;
Adeus ao sonho que o futuro revelou engano.
A cama dobra de tamanho para o casal que se deita,
Sem abraço, sem toque, sem o fogo do desejo.
A falta do amor, enfim, se faz notada:
No braço que não envolve, no corpo que recua,
No olhar apavorado de quem teme a entrega.
Agora, o único querer é que o tempo corra.
Falta um Carnaval para a sentença,
Enquanto isso, encenam sorriso e frieza.
Tristeza? Não chega a tanto.
A lucidez dos fatos petrificou o peito.
Raiva? Não há por quê; ele apenas a quer bem.
Mesmo após a profecia da cartomante,
O choro dela ainda lacera o silêncio.
Mas o pensamento dele já partiu para o Rio,
Buscando quem tarde festeja, quem canta e deseja,
Ansiando pela volta de quem nunca deveria ter saído de lá.
Ontem foi um hoje que passou sem pedir licença.
Hoje é o único lugar onde o futuro respira.
Amanhã é promessa — nunca morada.
O futuro não vem de longe,
ele chega disfarçado de agora.
Bate à porta como instante,
entra como escolha,
e sai como lembrança.
No hoje de ontem, eu adiei.
No hoje de agora, eu decido.
E no hoje que chamam de amanhã,
colherei o peso do que fiz
ou o vazio do que temi.
Pergunto: que futuro é esse
que só reconheço quando já partiu?
Talvez não seja cego o futuro,
mas distraído o olhar
que insiste em procurá-lo adiante
quando ele sempre esteve aqui.
O futuro não se vê —
se constrói.
Não se espera —
se vive.
Ele nunca mora no depois,
apenas atravessa o presente
e cobra silêncio ou coragem.
Porque o futuro vem sempre hoje.
E quem não vive o hoje
assiste o amanhã
indo embora
sem sequer dizer adeus.
