Poema de Despedida de Professor
Abrace o desconhecido e não tenha medo. Ás vezes pode até machucar, mas de uma coisa você pode ter certeza, que apesar tudo ele é um excelente professor.
A vida é difícil para quem só sabe reclamar. Porém, ela é uma excelente professora para aqueles dispostos a enxergar as oportunidades por trás de cada fracasso.
Assistir uma aula é bom, mas entende-la é melhor. Retribuir ao outro o que aprendeste excede o melhor, e essa é uma das funções do professor, porém nunca uma missão, já que esta sempre foi uma das atribuições
dos não professores.
A vida é uma escola; onde vez estamos professores, vez estamos alunos; ora aplicamos lições, ora nós que as fazemos. Não se esqueça da sua posição neste curso, pois na vida não se cábula aula.
A educação podemos dizer que é um "contraditório educador". Espaço do saber é livre, como é livre a instituição dizer ao contrário, mas jamais romper o limite da fala de um educador a sua atuação, ou a palavra correta seria ao seu sonho. Quem se viu como educador e não pensar que seria um sonho toda essa caminhada, se limita as fronteiras físicas do futuro, de se construir uma mudança criada primeiramente dentro de si, a colaborar com o outro em primeiro lugar com amor, e depois no sonho.
Só tem algo que supera a sensação de bem estar de ter o conhecimento, passar ele. Poder ensinar e desenvolver pessoas é algo maravilhoso.
Só uma situação supera a sensação de bem estar que traz o aprendizado adquirido, poder passar para outras pessoas.
Não é o cidadão comum quem sequestra direitos desse cidadão comum, mas sim aqueles que hoje dizem defender esses mesmos direitos, o que é bastante suspeito ou falso. É apenas estratégia para não terem suas posições privilegiadas ameaçadas!
Primeiramente é direito do estudante de filmar ou gravar as aulas para rever conteúdo, além disso, um professor que conduz suas aulas com conhecimento técnico e ética profissional, não se incomoda com isso, pelo contrário, sente prazer pelo interesse dos estudantes diante de tal ação.
A vida é uma boa professora sim, mas nem todos os alunos estão no mesmo nível de aprendizado. Cada um tem o seu tempo e é normal que uns aprendam mais rápido que outros. O fato de você ter aprendido mais rápido não te dá o direito julgar ou cobrar de quem ainda não aprendeu.
Educar é acima de tudo participar, interagir e principalmente construir a ideia de parceria entre professor e aluno, onde ambos aprendem.
Distinto do que o senso comum entende, educar é outorgar competências e alforriar mentes outrora cativas pela ignorância. O professor possui papel de destaque no sistema educacional por ser um profissional formador de opinião e senso critico, não somente em seus alunos como também na comunidade onde atua.Thiago Silva Oliveira (1986 a)
"Eu acredito que a Prisão mais Amarga e Dura que alguém possa ter não é a de Segurança Máxima mas sim uma mente fechada para o Conhecimento, pois o conhecimento é poder",
Os fortes devem ter cuidado para não serem esmagados pelas ambições daqueles que trabalham com eles em conjunto. Qualquer professor que instrua mais de um aprendiz é um tolo. Com o tempo, os aprendizes unirão forças e derrubarão o mestre. É inevitável, axiomático. É por isso que os professores devem ter apenas um aluno.
Ensinar de certa forma é um pouco de dar de si sem olhar a quem. Todo aluno carrega um pouco do seu professor como todo professor carrega um pouco do seu aluno. Engana-se quem acha que esse processo é independente.
Um bom mestre ensina, mas somente um grande mestre consegue transformar através dos seus ensinamentos.
