Poema Arnaldo Jabor - Deus e Satanas
Palavras são travas. O silêncio são asas. É imenso a saudade de casa. De ser acolhido, se sentir escolhido - promovido pelo que tem oferecido. Angústia é o preço de quem tem mentido. Nem sempre é fácil dominar o raciocínio. Usar bem os ouvidos. Conservar o sorriso. Manter o equilíbrio. Explorei meus domínios. Alimentei meus fascínios. Fiz da vida meu quadro. Sagrado é o dicionário. Sábio ou milionário? Quem é visionário? É só provocação, provoca-ção, provoca-a-ação. Cabelo de Sanção. Fugi de distração. Dei voz pro coração!
Me sinto péssimo, meu dia é um décimo, preciso de um centésimo, depois de um milésimo, sem metas é tédio, já tentei remédio, subir no topo do prédio, beber tudo os remédios, somos todos pequenos, sabemos o que queremos, nem sempre é desse jeito, olhares atentos, me refiz desse jeito, aprendiz de perfeito. A tristeza também tem sua beleza, depois do prato principal, ela é sobremesa. Sangue não é framboesa. Tento, mas me encontro na mesma. Vou usar minha cabeça, pra que a paz se estabeleça. Pra que o dia se rejuvenesça, saudade é corrente no pensamento, é recorrente entre o aço e o cimento. Sempre fui desse jeito, se é difícil, me ajeito. É mais do que apenas talento, é a alma ama depois é esquecida no tempo, virei a ampulheta de ponta cabeça, antes quero corpo envelheça, se rejuvenesça. Mesmo que eu peça perdão, terei minha sentença.
Observei os atos do mal intencionado. Ele utiliza técnicas de persuasão, entra em sua vida e retira o que é bom.
A pessoa mais elogiada, "perfeita", sempre estará no caixão, o dia de um velório sempre será dia de homenagens para um defunto.
Nem isto Jesus teve, foi como mais um malfeitor.
O maior dos desafios dos cristãos a qual me incluo, não está entre possíveis catástrofes anunciadas, perseguições e muito menos governos autoritários, mas o temer a Deus.
O condenado é julgado pelo erro do passado. E paga até que seja perdoado. Mesmo tendo o tempo passado, sempre será cobrado. Alterando a sua imagem perante os que fazem o possível para parecerem perfeitos. Estão ocultando seus erros em prol de uma miragem aos olhos alheios.
Paro o tempo, igual Neo na Matrix, quando os gatilhos disparam. Não preciso desviar, as balas não me atingem, controlo o tempo espaço, faço todas caírem.
Alguns pensam que quero impressionar quando escrevo, mas na verdade, quero me libertar de mim mesmo.
Dizem que pra mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo, então eu mudo, pra que o mundo mude com o meu exemplo.
Filósofos buscam em pensamentos complexos meios de decifrar a vida, mas a resposta está no que antecede a escrita, a verdade mora na simplicidade da poesia.
O ápice da desigualdade entre os homens,é quando eles tentam provar que todos somos iguais ignorando um dos princípios da criação, a individualidade.
De todas as dores de um homem, a dor da perda é a mais terrível. No reino animal, nenhum outro ser chora por um ente falecido.
Quantos corações eu já feri com a minha verdade. Afastei todos de mim e vivi na solidão dessa cidade.
Às vezes, tenho a impressão de estar sendo enganado, primeiro te usam, depois, na lixeira é descartado. É tudo jogo de interesse, depende do momento. Cansei de acreditar em histórias contadas, vou apostar na vida, agora é tudo ou nada. Encaro como uma guerra, se a montanha não vem até mim, eu vou até ela. Em instantes, a bela se transforma em fera, coisas que o tempo supera. Mas sempre fica aquela lembrança. Não dá nada, por mais dura que a vida seja, ela nunca me larga. Destino é consequência do passado, mesmo que eu pense em tudo, tem coisas que escapam.
Dessa vez, era diferente, eu desconfiava, ele mudou de repente, as pistas entregavam. Ele pensava em lutar por sua honra, cansou de ser enganado nesse mundo que é uma zorra. Colocou em sua cabeça que não importava à consequência. Dizia que entregou seu coração, isso estava machucando até que ele tomasse a decisão.
Eram angústias, consequências de um erro. Me faço perguntas, por isso eu leio. Parece tudo muito estranho, como se fosse parte de um plano. Quanto mais os dias passam, sinto que minha hora está chegando.
