Poema Arnaldo Jabor - Deus e Satanas
Há quinze dias, vocês ganhavam gorjeta estacionando carros, e querem que eu acredite que salvaram o mundo de monstros devoradores de alma?
Esperar de forma passiva que nossos projetos, sonhos ou objetivos se realizem apenas esperando o mundo "girar" pode nos causar grande decepção, pois pensamento positivo, apenas, não aproximará ninguém do(s) seu(s) alvo(s). Muito mais que atitude (disposição para agir), é preciso também nos movimentarmos, sairmos da zona de conforto, rumo àquilo que almejamos.
Não há forma melhor para se buscar a solução de um problema ou esclarecer uma situação do que a expor para outra pessoa. Isso lhe fará ordenar os fatos de maneira lógica e a responder perguntas que te levará a novas perspectivas.
Em um processo de investigação de acidentes é um erro formular teorias e conclusões antes de se conhecer os fatos. Corremos o risco de distorcer os fatos ao ponto de se adaptarem às teorias e conclusões preestabelecidas. O que precisamos é criar teorias que levam a identificação das causas através da análise dos fatos.
– O que fazemos quando nosso coração dói?
– Nós o acolhemos com amizade, lágrimas compartilhadas e tempo, até que ele volte a despertar esperançoso e feliz.
Quando as coisas grandes parecerem estar fora de controle... concentre-se no que você ama e está debaixo do seu nariz.
O segredo para tomar decisões mais assertivas é se perguntar se essa decisão está sendo tomada com base em pericia, paciência e prudência.
O acidente é algo previsível, e os sinais de degradação e falhas no gerenciamento de riscos são facilmente detectáveis. Esses sinais se acumulam com o passar do tempo e a questão principal, é por que desperdiçamos as oportunidades de evitá-los.
O acidente precisa ser descrito de forma detalhada, considerando os relatos e evidências de forma a facilitar a identificação dos fatores patogênicos que levaram ao evento.
Nunca tenha medo de fazer perguntas, pois não são as respostas que movem a humanidade, mas sim o constante e simples ato de questionar.
O sucesso profissional ou o sucesso de um negócio não se mede pela capacidade de entregar um serviço, mas sim pela capacidade de solucionar os problemas de cada cliente.
Podemos viver numa bolha mental, fantasiando uma vida perfeita como se fôssemos personagens de novelas; ou podemos nos mexer em direção ao que desejamos, buscando aprender diariamente as lições necessárias para alcançarmos tudo que merecemos.
Dizem que nos tornamos a média de tudo que comemos, que lemos e das pessoas que conhecemos.
Se dormimos pouco, se nos alimentamos mal, se nossos programas televisivos e leituras favoritos nada agregam aos nossos objetivos, do contrário, só nos afastam deles, então dificilmente nos empenharemos em conhecer e conviver com pessoas que tenham hábitos melhores que os nossos, e portanto, nos ajude a sair da zona de conforto.
Ficar parado, esperando pela oportunidade "certa" ou contando com a "sorte" pode ser mais arriscado do que sair da zona de conforto e buscar ser criador(a) das próprias oportunidades. Lembre-se: você é do tamanho dos seus sonhos!
Para um Gerenciamento de Riscos eficaz é preciso pessoas com conhecimento no lugar onde o seu conhecimento será essencial para a tomada de decisão. Seja no nível operacional, tático ou estratégico.
Precisamos aprender que na vida nem sempre o vento sopra como esperamos. Então, precisamos ser o capitão deste barco e aprender a ajustar as velas para aproveitar cada vento que surge no caminho para os nossos objetivos.
Em processo de Investigação de Acidentes de Trabalho, o líder precisa ser o principal interessado em compreender o que aconteceu com seu liderado, isso demonstra que se importa com as pessoas.
