Poema Aprendizado por William Shakespeare
E se o amor não for sobre duas pessoas que se encontram para se amar, mas duas que se amam e ensinam a se encontrar?
Todos cometemos erros em vários momentos da vida; a sabedoria consiste em aprender com eles para não os repetir; é admissível cometer outros, jamais os mesmos.
O tempo passou, e muita coisa mudou, e eu tive que desaprender muitas coisas que aprendi nesta vida até hoje. Sobretudo, aprendi a arte dificílima de desaprender e reaprender.
Eu ainda sigo aprendendo, desaprendendo e reaprendendo, porque a vida sempre nos surpreende com alguma coisa.
É preciso durante toda a vida aprender a viver e, o que talvez cause maior admiração, é preciso durante toda a vida aprender a morrer.
Resumindo aplicação de neurociência em processo de aprendizagem, o processo cognitivo evolui ao máximo por meio do lúdico, novos caminhos neurais e subjetivos tomam forma e possibilitam que todos reconfigurem seus modos de aprender, viver e compreender o mundo
"Concentre-se na virtude das suas ações e não no resultado que delas possa vir a obter, pois privilégios alimentam a vaidade, mas viver sua verdade, a alma."
"Entre os encontros e desencontros desta vida, não há maior deslumbramento e assombro que naquele conclave realizado com nosso eu, e os nossos mais íntimos e inconfessáveis desejos, a fonte de toda angústia, e ao mesmo tempo, potencial satisfação de si."
Quando a vida nos mostra desafios e caminhos diferentes a serem conhecidos é necessário entendermos que eles são importantes para nosso crescimento profissional e também pessoal, nos indicando uma nova fonte de aprendizado, por isso temos de aceitá-los.
A soma da persistência com consistência gera a disciplina, e é através da disciplina que alcançamos os objetivos.
"Aprender que são nossas reações às circunstâncias adversas, e não elas próprias, que determinam nosso estado de espírito, é o primeiro passo para o crescimento.
Compreender que parte dos limites dessa força de vontade interior, perpassam pelas cercanias do livre arbítrio do outro, de igual modo indiferente à contingência do nosso querer, exceto de si próprio, economiza a energia das atitudes inúteis, circunda de paz a inércia resiliente e aprimora aquele mesmo aprendizado."
“O tempo pode ser um excelente remédio para fechar as feridas, mas por muitas vezes ficará a cicatriz.
A forma de enxergá-las que definirá o que irá permanecer, dor ou aprendizado.”
Ninguém pode viver um evento duas vezes e sair com os mesmos aprendizados!
Ou não prestou atenção na aula, ou não quis aprender a lição!
Falhar é da natureza humana, reconhecer as próprias falhas é um dom de Deus, e delas extrair aprendizado para evoluir, é o emprego desse dom para a vida.
À medida que trilhamos nosso caminho pela vida, enfrentamos desafios, acumulamos experiências e amadurecemos. Nesse processo de crescimento, aprendemos a discernir o que é verdadeiramente essencial e o que é supérfluo, compreendendo que a simplicidade muitas vezes é a chave para uma existência mais plena e significativa.
Ao se sentar à mesa com os grandes, fique em silêncio e apenas observe e saiba aproveitar as oportunidades de aprender com quem os melhores.
Se você não consegue ficar satisfeito com o que já tem, por que acha que estará quando alcançar o que quer?
