Platao - Apologia de Socrates
Nietzsche em "Máximas e interlúdios" destaca que as consequências do que fizemos nos alcançam, indiferentes a que tenhamos “melhorado” nesse meio-tempo. É a evidente lei da semeadura.
As maiores divergências são frutos da ignorância dos julgamentos (palavras ou episódios) sem conhecimento dos fatos reais.
O sábio ouve mais do que fala. Observa e reflete. O ignorante inflama, corrói e destrói suas próprias oportunidades.
A história da educação registra, de modo particular no sistema capitalista, a luta permanente dos trabalhadores pelo acesso aos benefícios gerados pelo trabalho, tanto no que concerne aos bens materiais quanto ao conhecimento.
O currículo escolar é uma peça importante para a participação de jovens e adultos nesse universo valorizado da ciência, da tecnologia e da cultura.
(CIAVATTA; RUMMERT, 2010, p. 475-476)
O trabalho é a mediação fundamental do processo que se desdobra na contradição entre capital e trabalho, na divisão técnica e
social do trabalho, na formação das classes sociais e em suas lutas pela superação das desigualdades.
(CIAVATTA; RUMMERT, 2010, p. 475-476)
O desafio do século XXII continuará sendo a tecnologia. Sua evolução acelerada recria necessidades, expectativas e horizontes. Encantamento e insegurança serão suas dicotomias cuja contrariedade também é complementaridade. A qualificação técnica e as relações de produção constituem o dualismo que não poderá fugir do equilíbrio dinâmico destas energias teoricamente opostas.
O empobrecimento social através da soma das subjetividades autocêntricas é reflexo da supremacia do individualismo, consequência da lógica do capital.
Cuidado com o que você despreza: esse é o mesmo objeto (ou sujeito) por quem você detém o desejo fracassado de manipulação/controle e inveja.
Pessoa experiente não é o mesmo que pessoa madura. Ela pode ter tido muita vivência em determinada área e não aplicar adequadamente seus conhecimentos a fim
de tratar e sanar, principalmente, diferenças e adversidades.
Observe que pessoas felizes e realizadas são livres de ressentimentos e não retroalimentam contendas.
A raiz das contendas está na língua maldita. É o poder do discurso que envolve, convence e é usado para o mal.
Os maiores temores ou desconfianças são exatamente do que o homem é capaz de gerar. Se receia decepção ou traição ou desconfia tanto de mentiras é porque é capaz de mentir, trair e decepcionar.
Sempre achei inteligente falar o que penso. Hoje acho sábio ouvir e poupar minhas opiniões somente para terrenos férteis.
Por mais que decisões sejam necessárias, é fundamental não se precipitar para não agir pela emoção. Nem tudo o que parece ser realmente é. Observar em silêncio é melhor passo à razão.
Indivíduos mais atentos e receiosos de serem traídos e decepcionados são os que facilmente poderão trair e decepcionar.
Desconhecem a lealdade.
O sucesso do líder depende da equipe. Não só da sua formação técnica como também da relação mútua de confiança.
O Português como língua estrangeira não se trata somente de um desafio linguístico, mas sim em como as questões que envolvem as relações sociais, os distintos padrões estéticos e a comunicação - como reflexo das diferentes culturas - contribuem para facilitar este processo de aquisição do português como segunda língua.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp