Planta
Bate o vento, a planta se mexe, o bambu assovia, os pássaros seguem seu caminho em diração ao Sol, a pedra está parada. O Sol brilha, a planta se alegra, os animais se bronzeiam e brincam sob o clarão do Sol, alguns tomam banho de lama, outros nadam no lago, a pedra, ainda está parada. Então vem o mar bravo, com dias de tempestade, o céu de escurece, os animais se escondem e fogem, as plantas, indefesas, são torturadas e morrem, morrem pela fúria de um mar, que cansou de estar sempre lá, imparcial, e libera sua ira. A tempestade acaba, mas o mar ainda não está feliz, quando vê a pedra, que estava até então imóvel, caindo e se juntando a elem fazendo com que ele se acalme, e fiquem sempre juntos, o mar e a pedra, e pedra e o mar, e a natureza inteira volta a ser calma, linda, perfeita. Se eu fosse como o mar, você seria minha pedra ?
Pisa descalça na grama, leve candura de criança. Colhe narcisos e lírios, planta sorrisos em quem ama.
Você não, logo você, não!
Sentimento não se planta ele nasce sozinho e nos deixa fracos a um toque, um sorriso ou um olhar, e nada podemos fazer apenas sentirmos. Não por querer, mas, por não conseguir não sentir.
Não existe explicação ou formula secreta para isso. Tentamos lutar contra e sempre perdemos, então, escondemos mentimos para quem mais queremos dizer a verdade.
Prendemos-nos a um segredo que nos coloca lado a lado com o medo de não sermos compreendidos, de não sermos recompensados. Por que sabemos que esse sentimento não nasceu com o tempo ele chegou do nada, já veio grande e te trouxe dentro dele um sentimento que de tão grande me sufoca, me traz medo, elimina todas as barreiras que levei anos para construir, para me manter só, eu já tinha me acostumado com a solidão, com a dor de não conseguir sentir, mas, eu sabia que um dia isso iria acontecer só que eu jurava que não seria você. Mas você vem destruindo barreira por barreira e se fixando em meus pensamentos, e está cada vez mais perto do meu coração.
E isso me deixa confuso, entre um momento e outro me pego pensando em você, se fecho os olhos é você quem vejo e nos meus sonhos você esta presente.
Você esta me enfraquecendo, mas ainda encontro força para te manter fora do meu coração. Essa força vem de saber que somos diferentes, que tem algo que você não diz um segredo que é só seu. E você é nova de mais para eu deixar um sentimento como esse crescer.
E como não podemos escolher quem amamos. Vou lutar até houver forças. E se eu não conseguir... e se for realmente para sentir, não importa o que eu faça você vai crescer dentro de mim e a única coisa que poderei fazer é esconder isso do mundo todo...
Sempre
restará em mim
sementes de esperança.
Quero poder plantá-las,
por onde eu passar,
quem sabe assim,
brote pelo caminho
corações dispostos,
a juntos,
florescem em um bem maior.
Cada um a sua maneira!
Um jardim não se faz
com uma só flor.
20/10/2015
Nao adianta regar uma planta que não dá frutos
Não adianta alimentar um amor que não floresce.
Amor só floresce quando os dois estão conectados.
Porque sou dar e não receber.
Como gostaria de ser uma planta, mesmo que tivesse de velar um excremento!
✨ Poema — Raízes e Saberes ✨
O agricultor planta o pão,
com suor, com fé, com chão.
Da terra brota o sustento,
trabalho puro, alimento.
O professor planta a ideia,
faz da mente fértil a seia.
Do saber nasce a esperança,
colhe-se luz, confiança.
Um cultiva o corpo e o dia,
outro, o sonho e a poesia.
Ambos regam, com valor,
a justiça e o amor.
Pois sem campo e sem lição,
não há vida nem nação.
O agricultor e o professor —
raízes do mesmo valor. 🌾📚
Quem planta sementes de dúvida em solo fértil colhe apenas incertezas, mas aquele que cultiva a paciência encontra frutos doces na estação devida.
Amores perdidos
O amor é a semente que planta o sim, mas é o ódio que colhe o fim. E se o remorso é um peso mudo que se cala, a solidão é o vento que não para de apontar a casa vazia. Porque as pessoas não voltam por amor, voltam pela falta dele.
Casa-se por um talvez, por um tal de amor. Separa-se por uma certeza: a do rancor. Arrepende-se talvez, por um remorso surdo. Mas volta-se sempre, sempre, pelo medo do vazio absoluto.
O matrimônio é erguido na frágil arquitetura do afeto, mas desmorona no terremoto do ressentimento. E se o arrependimento é o eco que fica, a depressão é o silêncio insuportável que convida o eco de volta.
Senhor, faz do meu coração um jardim consagrado. Planta em mim Tuas Promessas, rega-me com Teu Amor Eterno, e colhe, em cada gesto meu, os frutos da fé que Te honra. Que minha alma seja terra fértil para Tua Vontade, e que cada batida do meu coração seja louvor silencioso ao Teu Santo Nome. Habita em mim, Senhor, e transforma-me em altar vivo da Tua Presença.
Amém.
Deus não planta sonhos impossíveis no coração. Se Ele colocou algo em sua alma, é porque já preparou os caminhos para que se torne realidade. Sonhar grande é um ato de fé, e realizar é fruto da obediência.
— Bispo João Xavier
Quem planta o bem no silêncio, carrega a verdade no peito e ergue forças que nem a maldade consegue tocar.
— Purificação
A amizade é como uma árvore que Deus planta em nossa vida e cujo ciclo se expande: ela dá frutos (novos amigos) que geram mudas (novas amizades), transformando a sua vida em uma floresta de afetos.
Cuide dela: regue com amor e carinho, mas use com cuidado (inseticidas) para não permitir que pragas (inveja) destruam a essência de Deus em sua amizade.
Escute mais, fale com sabedoria, e pratique o carinho nas pequenas coisas.
Quem planta bondade, colhe vitórias que o mundo não pode roubar.
Jesus caminha com você em cada detalhe da jornada.
(Jorge Tolim)
