Pessoas Lindas
Em Julho/2003, uma erupção destruiu um local que me deixou lindas recordações...
Passei lindos dias na região do Kivu, e lembro-me desses momentos lá vividos...
Ósculos e amplexos,
Marcial
CERTAS LEMBRANÇAS DA ÁFRICA
Marcial Salaverry
Este não é um capítulo de Um Brasileiro na África que, fugindo de alguma mamãe hipopótamo furiosa, apareceu aqui. Foi algo acontecido um bom tempo depois de eu ter voltado do Congo, mas atingiu diretamente minhas recordações.
Simplesmente, mais ainda do que as mazelas provocadas pelos governantes do Congo que se esmeram em cometer barbaridades, mais ainda do que as atrocidades que o próprio povo comete, em suas ridículas guerras raciais, vi algo que me entristeceu muito. Vi a Natureza cometer algo que pode ser chamado de crime, e um crime cometido pela Natureza é realmente entristecedor. Talvez tenha sido apenas uma reação, ou um aviso para os homens de que também ela sabe punir e se defender.
Lembrando que no livro UM BRASILEIRO NA ÁFRICA existe um capitulo que fala sobre a estadia no Kivu, quando narrei a travessia do Lac Kivu, e tentei descrever as belezas da cidade de Goma, que era um pequeno pedaço de paraíso, encravada no meio da selva africana. Pois bem, a Natureza resolveu acabar com essa beleza, e para tanto, um vulcão, que estava sossegado há centenas de anos, resolveu acordar, e resolveu acabar com essa bela cidade, com essa bela região.
Pelo que vi na televisão, pouco ou nada restou dela para confirmar o que descrevi no livro, pois Goma praticamente não existe mais. O Lac Kivu onde havia depósitos de gás metano, o que proporcionava um movimento semelhante às ondas do mar, certamente não deve mais ser o mesmo. Aquela Natureza exuberante, a mata verdejante, as belas mansões que existiam às margens do lago, desapareceram no caminho da lava fumegante. Pelo que me foi dado ver, a linda Avenue du Lac com as residências de veraneio e seus maravilhosos jardins, cuidados com tanto esmero, também foi engolida pela lava.
E as maiores vítimas, os habitantes de Goma, justamente os Intore, povo de maior cultura do Congo, e os de melhor índole, sofreram prejuízos incalculáveis. Os números oficiais falam em 45 mortos, mas com certeza, como sempre, procuram tapar o sol com a peneira, pois do jeito que ficou a cidade, da maneira como a lava varreu tudo, é impossível que tenha sido apenas essa a quantidade de desaparecidos. Bom seria se reais fossem esses números. Não creio.
Bem, são coisas da Natureza. O homem comete crimes muito maiores contra ela, e de vez em quando ela resolve dar um troco, e mostra sua força, mostra que também sabe destruir. Não é tão cruel quanto o homem, que destrói deliberadamente, mas também sabe fazê-lo. Lamento apenas que uma das minhas mais caras recordações, agora seja apenas uma recordação mesmo, e o mais chato, é que nessa viagem a Goma, ao invés de fotos, tirei “slides”, e estes, sofreram a ação do tempo, e se estragaram, e
assim não tenho portanto nada que possa ser uma "recordação física".... Tenho apenas que fechar os olhos, e lembrar de quando, às margens do Lac Kivu, “matei” a saudade de Santos, ouvindo o marulhar de suas águas, movidas pelo gás metano que agora fez tudo isso. Posso também recordar a visão da janela do quarto no Hotel Edelweiss, vendo a paisagem magnífica que se descortinava e que agora não existe mais. Guenta, coração...
Bem, desculpem-me esta “explosão melancólica”, mas foi mais forte do que eu... Ao escrever este texto em julho/2003 o fiz com a mesma melancolia que agora permeia meu coração, e agora constatei que fechando os olhos, ainda vejo tudo como na época em que lá estive, nos idos de 1971...Creio que agora, (2024), Goma já deve estar reconstruída e modernizada, e espero que assim esteja, pois a região era belíssima...
E nessa esperança, desejo simplesmente que essa lembrança do que foram alguns LINDOS DIAS lá vividos possam agora trazer UM LINDO DIA rememorativo, que divido com minhas queridas amizades...
estou adorando conhecer as espécies de flores negras. São lindas e maravilhosas -
essa é a orquídea negra.
Na vida nem tudo são flores,
As vezes orquídeas
As vezes dores
Mas na maioria são rosas
Lindas e cheirosas
Mas tudo passa tão rápido
E as pétalas caem sem parar
Ficando apenas lembranças
Do que um dia foi belo e singular
Por isso devemos apreciar cada momento
E guardar no coração o que é importante
Como as flores, que mesmo efêmeras,
Deixam um rastro de perfume marcante
Somos damas, somos guerreiras, somos lindas, belas e valiosas ... somos trabalhadores, poderosas..somos meninas, mulheres e feras... somos leoas, somos gatinhas e somos pimentas e ardidas... mas não tem nada errado ser tímida, ser meiga é vaidosa... o importante é sermos tão nós mesmas...do jeitinho que a gente se gosta..mulherão da porra ou menininha... recatada ou fabulosa... de tênis ou salto alto.. de vestido ou de calça. .somos valiosas pelos que somos por dentro.. pelo que levamos na alma..e não pela roupa que vestimos..
Não adianta escrever lindas palavras de grandes autores, ler vários livros, estar atualizada ..... e não saber simplesmente ouvir ao próximo.
A palavra conhecimento não vem somente dos donos da razão, vem da simplicidade das palavras, saber ouvir o que querem lhe dizer e mais que ouvir, entende-las.
As curvas do teu corpo são perfeitas, lindas, mas do que adianta se ao percorre-las não me fazem chegar a lugar algum.
Existem curvas não tão perfeitas e muito menos lindas, que ao percorre-las me fazem esquecer que tenho que chegar à algum lugar.
Escrever é uma das formas mais lindas de aliviar a dor. Desabafamos sem receios. E é confortante vê que pelo menos a tristeza serviu para ser poesia.
22 botões na roseira do vizinho, entre lindas e exuberantes. O relatório de flora dela a salvava de seu passado caótico e um futuro ansioso.
Enquanto contava, a beleza da vida se multiplicava em sua história e, com o tempo, havia mais desabrochares do que decepções.
Era sua maneira mágica de enfeitar a vida.
Aquele sorriso aquele olhar
E claro que eu iria me apaixonar
As estrelas são tão lindas igual
o seu olhar
A lua parou pra te observar
O sol ficou com medo de se-apaixonar
Tô com uma vontade grande de te beijar
Só quero...
Flores perfumadas!
Poesias lindas Recitadas...
E um amor eternamente recíproco e incrível, mas nada.
Eu poderia te descrever com muitas palavras lindas, mas isso não seria o suficiente para você me amar, você é a pessoa perfeita na minha vida, até o final da mesma. Entretanto, eu não sou a pessoa certa para a SUA vida, não sou a pessoa que você mais deseja, quem você pensa antes de dormir, você não chama pelo meu nome, mas eu chamo pelo seu, eu penso em você todo momento, eu te anseio com todo o meu coração. Apesar de tudo o que já passamos, eu ainda amo você, eu amo muito você, mas meu amor não é grande o suficiente para fazer você ficar do meu lado, então vou apenas deixar você ir e caminhar ao lado da pessoa que você quer ao seu lado, a pessoa que te faz feliz, infelizmente para mim, essa pessoa não sou eu.
Tarde que te amei, filosofia;
Vivenciei coisas lindas;
Que só eu e você;
Sabemos.
Ó vida dura;
Que pouco amei;
Ó vida bela;
Que pouco vivenciei.
Eu sempre te amarei;
Sempre te odiarei;
Mas saiba que;
Eu nunca lhe esquecerei.
- João Paulo Andrade Gonçalo
mãe oque posso dizer delas são lindas guerreiras e deixa tudo para dar o melhor para os filhos , nunca vi um amor assim de rainha para princesa de mãe ao filho pois isso é para vc mãe o coração dizendo ´´feliz dia das mães.
...Como posso esquecer tudo o que vivemos. Esquecer pequenas e lindas palavras que com carinho me dizia. A maneira que você me cumprimentava com um bom dia. Seu jeitinho todo especial dizendo que me amava. Não meu amor, não sei se conseguirei esquecer... Dizer adeus a tudo isso, será difícil. O que vivemos foi lindo, foi mágico.Sei que tenho uma tristeza em meus olhos, mas o que me deixa em paz comigo mesma, é que aprendi com você o verdadeiro sentido do amor. Sentimento esse que com certeza é o melhor e maior que poderia ter me acontecido. Sei que eu deveria te esquecer, esquecer tudo, tudo...mas algo em mim, diz que se começou, é porque de alguma forma terei uma recompensa...Com isso te digo que desde então, eu ainda amo você!!
Meia dúzia de lindas palavras podem até me tirar um largo sorriso...
Mas vai ser preciso atitudes pra me convencer.
Eu, São Jorge e os dragões.
Quem vê por aí umas fotos sensacionais, de lindas garotas de biquíni, pode pensar que Deus foi pai e dotou-as além de um lindo sorriso, de seios fartos, bundas lisas e rostinhos sem manchas ou marcas.
Santo fotoshop das minhas preces diuturnas!
A gente recebe umas fotos do Facebook com o pedido das garotas para fazer um teste. Meio escuras, com pouco foco, a maioria com efeitos bem fortes que parecem pinturas.
O biquinho e a língua de fora são marcas registradas porque algum idiota falou que aquilo fica legal.
Por trás, uns fundos que nem disfarçam a privada sem tábua refletida no espelho de alguma balada, uma parede de blocos não revestida, tudo com muita marca de fungo e umidade.
No dia marcado não há como saber se vai entrar pela porta do estúdio uma garota linda ou um metro e meio quadrado de um ser a quem algum parente mentiu que ela poderia ser modelo.
Elas chegam sempre tímidas, a maioria sabe fazer uma maquiagem que quebra o galho, muitas tem noção e vêm com o cabelo limpo e ajeitado, mas a maioria não fez as unhas e tem que esconder a ponta dos dedos para não mostrar o esmalte todo lascado.
Todas esperam um excelente resultado. Tem que ficar linda… gostosa… perfeita… a garota de todos os sonhos, aquela que para a mamãe parece um anjo, para o pai sua obra-prima, para os pretendentes um sonho onírico, para o namorado um eventual par de chifres e para mim o pesadelo de ter que transformar o dragão em princesa, o que é muito mais difícil que transformar sapo em príncipe.
Meu primeiro trabalho é deixá-las à vontade e depois partir para o milagre.
Hoje não foi assim. Obrigado meu São Jorge, obrigado São Fotoshop.
Logo mais acenderei uma vela…
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp