Perdi um Sorriso
Você já foi a um jantar inteligente? Jantares inteligentes são frequentados por psicanalistas, artistas plásticos, músicos, atores, jornalistas, publicitários (com a condição de falar mal da publicidade), médicos (esses porque, como é sempre chique ser médico, não se dispensa médicos nunca), produtores, "videomakers", antropólogos, sociólogos, historiadores, filósofos.
Administrador de empresa não pega bem (a menos que tenha um negócio sustentável). Engenheiros, coitados, só vão se forem casados com psicanalistas que traduzem pra eles esse mundo de gente inteligente. Advogados podem ir porque é sempre necessário um cínico inteligente em qualquer lugar. Pedagogas, só se casadas com esses advogados e por isso talvez consigam bancar amizades chiques assim.
Ricos são sempre bem-vindos apesar de gente inteligente fingir que não gosta de dinheiro. Pobre só se for na cozinha, mas são super bem tratados. Claro, tem que ter um amigo gay feliz.
Essa gente é descoladíssima. Seus filhos estudam em escolas de esquerda, claro, do tipo que discute o modelo cubano de economia a R$ 2 mil por mês.
Quando viajam ficam em lugares que reúne natureza "pura", tradição (apenas como "tempero do ambiente") e pouca gente (apesar de jurarem ser a favor da democracia para todos, só gostam de passar férias onde o "povo" não vai).
Detalhe: é essencial achar todo mundo "ridículo" porque isso faz você se sentir mais inteligente, claro.
Quanto à religião, católica nem pensar. Evangélicos, um horror. Espírita? Coisa de classe média baixa. Budista, cai muito bem. Judaica? Uma mãe judia deixa qualquer um chique de matar de inveja. Judaísmo não é religião, é grife.
Mas o que me encanta mesmo são as "atitudes" que se deve ter para se frequentar jantares inteligentes assim. Claro, não se aceita qualquer um num jantar no qual papo cabeça é o antepasto.
Quer saber a lista de preconceitos que pessoas inteligentes têm? Qualquer um desses "gestos" abaixo você pode ter, que pega bem com comida vietnamita ou peruana.
1) A Igreja Católica é um horror e o papa Bento 16 é atrasadíssimo. Claro que não vale ter lido de fato nada do que ele escreveu;
2) Matar Osama bin Laden sem julgamento foi um ato de violência porque terroristas são pessoas boazinhas que querem negociar a paz em meio a criancinhas;
3) Ter ciúmes é coisa de gente mal resolvida;
4) Se algum dia um gay lhe cantar e você se sentir mal com isso, você precisa rever seus conceitos porque gente inteligente nunca tem mal-estar com coisas assim;
5) Se seu filho for mal na escola, minta. Se alguém descobrir, ponha a culpa na professora, que é mal preparada pra lidar com crianças como seus filhos, que se preocupam com as baleias já aos 11 anos e discutem a África no Twitter;
6) Caso leve seus filhos à Disney, não conte a ninguém, pelo amor de Deus!;
7) Acima de tudo, abomine os Estados Unidos, ache Obama ótimo e vá à Nova York porque Nova York "não são os Estados Unidos";
8) Não seja muito simpático com ninguém porque gente simpática é gente carente e gente assim procura "eye contact" em festas. Um conselho: olhe sempre para um ponto no horizonte. Assim, se alguém falar com você, ela é que é carente;
9) Ache uma situação para dizer que você conhece uma cidadezinha no sul da Itália e lá ficou hospedado na casa de uma amiga brasileira casada com um italiano que defende o direito dos imigrantes africanos e odeia Silvio Berlusconi;
10) O ideal seria se você tivesse passaporte italiano também;
11) Se alguém falar pra você que não dá para pagar direitos sociais e médicos para imigrantes ilegais na Europa, considere essa pessoa um "reacionário de direita", mesmo que você não aceite sustentar alguém que não seja você mesmo e sua família (no caso da família nem sempre, claro);
12) No conflito israelo-palestino, não tenha dúvida, seja contra Israel, mesmo que morra de medo de ir lá e não tenha lido uma linha sequer sobre a história do conflito;
13) Se você se sentir mal com a legalização do aborto, minta;
14) Deixe transparecer que só os outros transam pouco;
15) Seja ateu, mas blasé.
Folha de São Paulo – 06.06.2011
O dinheiro não é apenas um dos objetos da paixão de enriquecer, mas é o próprio objeto dela. Essa paixão é essencialmente auri sacra fames (a maldita ganância do ouro), faz com que as pessoas vivam em torno de uma medíocre vida, ocasionada por necessidades impostas, gerendo uma rotina alienada.
Um dia, aparece a pessoa certa.
Talvez ela não seja o príncipe ou princesa que você sonhou.
Talvez, nem carruagem tenha.
E nem de cavalos brancos, goste.
Talvez nem seja tão fino, elegante..
E muito provavelmente nem morará em um castelo..
Talvez não saiba dançar nem valsa,
Talvez nem medalhas carregue no peito.
Mas será aquele,
Que simplesmente fará você tremer na base.
Que te dará falta de ar.
Que fará teu coração querer rasgar o peito.
Que te fará suar gelado,
gaguejar.
Aquele, cujo beijo será sublime.
Aquele, que vai ter fazer procurá-lo desesperadamente na rua, ao sentir o seu perfume.
Aquele que invadirá sua mente em momentos apropriados, ou não.
Que te fará perder horas de sono, e ganhar nas que sobrarem, sonhos maravilhosos.
Que te fará chorar de raiva, e chorar mais ainda de felicidade.
Que vai fazer escapar do rosto duro, um sorriso bobo.
Que te fará roer as unhas..
Que te fará voltar à adolescência..
Que sim, te fará falar com a voz idiota que só os apaixonados conseguem fazer.
Que te mimará como criança, e você que sempre quis ser tratado como adulto, adorará.
Que te fará ser pego de surpresa, ao notar que a sua própria mão, desenhou centenas de coraçõezinhos, no canto do papel, sem que você se desse conta..
Aquele que mudará o teu humor, com um simples sorriso.
Que viciará o teu olhar ao celular, esperando uma ligação..
Te fará reler cinquenta vezes a mesma mensagem..
Rever outras cinquenta, as mesmas fotos.
E ainda abraçar forte o telefone após o "desliga-você-não-você primeiro"
Que te fará apertar f5 frenéticamente ao esperar um scrap.
Que te fará sonhar em casar, coisa que você se prometeu deixar para bem mais tarde.
Que te fará pensar em filhos, dois, três, e quem sabe, até um cachorro.
Que te fará acreditar no impossível..
Que 1% de chance vale mais que 99..
Que te fará esperar ansiosamente cada encontro,
E criará em ti, a saudade em cada despedida.
Pode parecer melodramático demais, ou um tanto quanto sonhador.
Mas acredite, não é.
Um dia, aparece a pessoa certa.
Tomara que você não a deixe passar, sem ao menos conhecê-la.
E que conhecendo-a, não espante-a para longe de ti.
Porque ainda que o mundo seja contra,
Ainda que não seja quem você sempre sonhou,
Ainda que tentes com todas as forças esconder.
No fundo da alma, sempre saberás..
De uma maneira simples, humilde e estrondosamente gritante..
Que nada consegue explicar, e só o coração é capaz de provar..
É ela.
Quantas vezes eu não senti vontade de sair do corpo e encarnar um objeto sem vida. Um lápis, talvez, ou qualquer coisa inanimada, silenciosa, parada, sem vida. Pois era assim que eu me sentia. Mas passou. Eu chorei, as lágrimas acabaram, tudo acabou. Meus olhos secaram e eu descobri a inutilidade de chorar por coisas que não valiam a pena. A dor é igual um barco que você observa da praia, parece que está parado, você se distrai com outra coisa, e quando vai ver o barco está longe. Se você estava sentindo uma dor quando começou a ler isso, agora ela é menor do que antes. É difícil de acreditar quando se está mal, tudo vira dúvida, mas eu entendo. Você pode não saber, mas supera. Sua cama parece o melhor lugar, então deite, durma, esqueça. Ou não esqueça, mas deite e coloque sua música predileta no fone, escute e ignore um pouco essa sua vontade de sair por aí, gritando aos sete ventos metade das coisas que sente. Não é errado não saber tudo, só não se esqueça de saber o essencial, que é esquecer. Tudo passa, e não são só os momentos perfeitos. Por mais que a dor te lembre e te incomode, ela nunca diz a verdade completa… Ela nunca diz que vai passar.
E lá fui eu de mala e cuia ser feliz, sem nem sequer ser convidada!
Um medo, um frio na espinha, um bambear nas pernas...
Mas fui: eu e minha coragem!
E quando chegamos lá, a felicidade já estava na porta esperando, fazendo festa, querendo um abraço!
Tem coisas que a gente só ganha se for buscar!
"Ali, o futuro não contava. E o passado só continha uma certeza: o amor era um erro nocivo, e sua cúmplice, a esperança, uma ilusão traiçoeira."
Quando estiver com um problema e não souber o que fazer, pense em Deus, entregue nas mãos Dele. Tudo se resolverá.
Meu docinho você é um amigo maravilhoso
que todo mundo pediu a Deus
eu te adoro tanto que você nem imagina
você pode falar que é mentira, que eu não gosto de você
você pode falar que eu só falo isso para te agradar!
mas isso não é só pra te agradar, e sim porque é simplesmente verdade!
eu pensei que a nossa amizade não iria chegar onde chegou
pensei que a gente iria ficar só no "oi e tchau"
mas nesse "oi e xau", eu descobri o quanto você é legal
não sei porque, mas você pode ter certeza que
Eu te adoro e muito!
Tem pessoas que não dão valor ao que eu falo
mas já você, é uma das pessoas que eu acho que dá valor
O dia que te conheci, não sei
O dia que viramos amigos, não faço ideia
O dia que vou te esquecer, não quero nem imaginar
Mil beijos no seu coração!
Espero que você nunca se esqueça de mim, porque eu nunca vou me esquecer de você!
Mas sabes principalmente, com uma certa misericórdia doce por ti, por todos, que tudo passará um dia, quem sabe tão de repente quanto veio, ou lentamente, não importa. Só não saberás nunca que neste exato momento tens a beleza insuportável da coisa inteiramente viva.
Pessoas frias são apenas pessoas que um dia foram tão doces como o mel e hoje, para não se ferirem mais, são amargas como fel!
Ferir quem você ama pelo próprio bem dele, é como dar a luz a um filho... A dor é imensa, porém a felicidade de gerar uma nova vida é maior!
Eu odeio pessoas que entram num bar e não bebem. Eu odeio testemunhas... Um bar é um templo: entrou, tem que beber!
Custa tão pouco fazer alguém feliz... basta um simples gesto, uma suave carícia ou apenas a transparência do olhar...
Se o teu beijo doesse e torturasse,
transmitisse um veneno e uma doença,
inoculasse o germe da descrença
e destruísse a fé que não renasce!
Se o teu beijo ferisse e condenasse,
fosse um pecado, um crime e uma sentença;
se eu te beijasse e, numa angústia imensa,
fosse ficando negro de uma face!
Se o teu beijo deixasse ferida
e meus lábios sangrassem toda a vida
e eu tombasse murchando sobre o pó...
Tu serias o horror de toda a gente!
Mas eu te ampararia docemente
e pediria, em troca, um beijo, um só!
Como Viver um Grande Amor
Seria possível elaborar uma receita de como viver um grande amor?
Um dia, o Poetinha Vinícius conseguiu fazê-la a seu modo - divino modo!...
Mas está em cada um de nós o cerne de como verdadeiramente viver um grande amor.
Para os românticos, viver um grande amor significa estabelecer uma cumplicidade mútua e irrestrita, baseada na confiança, na paixão, na troca, na esperança, na capacidade de doar-se incondicionalmente.
Significa, além de olhar um nos olhos do outro, olhar juntos na mesma direção.
Não estabelecer limites. Em matéria de amor, o limite é não ter limites.
É saber aceitar a diferença e aceitar-se, na diferença: vivenciar a diversidade na unidade.
Tanto quanto ser fiel, é importante ser leal. Lealdade e fidelidade caminham juntas e se fundem, quando se deseja realmente viver um grande amor.
Viver um grande amor significa, especialmente, mergulhar num eterno romance... é o objetivo máximo, o maior projeto de vida dos corações românticos. O verdadeiro amor tem sabor de romance... deseja o romance... busca o romance... se realiza no romance.
E se pelo romantismo vale o amor... pelo amor vale a vida!
Como duas partículas
no universo quântico,
um dia, nos encontramos
pelos acasos do amor.
Embora nos separemos
e nunca mais nos vejamos,
estaremos sempre em contato
em qualquer lugar do infinito.
Essa não-localidade
(o amor também é quântico)
une todas as partículas
e corações no universo.
O espaço dos que se amam
ocupa todo o infinito.
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases sobre sorriso para expressar toda a sua alegria
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
