Pequena Menina dos Olhos Castanhos
“Eu sou negra”
No berço da terra cativa eu nasci
Bem pequena saí da minha amada terra
Junto apenas do meu companheiro de todos os dias o “Banzo”
Mas eu sou negra
Não porque tenho os cabelos encaracolados, ou a pele negra
Mas porque sou forte e encaro a vida com coragem
Todos os dias digo pra mim mesma, um dia meus filhos terão um futuro diferente
Poderão cursar uma faculdade e lá poderão se orgulhar da luta minha e dos meus irmãos
Todos aqueles que como eu ainda lutam por uma pátria sem preconceito
Hoje não sou mais açoitada pelo chicote dos feitores, o que me açoita hoje é o olhar de desprezo daqueles que se dizem melhores do que eu.
Mas eu não vou desistir porque eu sou negra.
Pequena parte da vida. Ou seria a grande? Pra muitos passa desapercebida, e é como muitos de nós somos. Mas, se você notar a grande parte, vê que ela tem um papel fundamental no seu mundo e no nosso. Deus nos vê como essa florzinha; pro mundo podemos ser impercebíveis, mas, pra Ele somos a principal parte do que foi criado.
Quando era pequena
Era rodeada por pessoas
Que sempre me faziam rir
Eu era amada...
Mas com o tempo
Fui crescendo e aprendendo
Que nem sempre todos sao como pensamos
Alguns sao verdadeiros outros nao...
Por mais que tentamos acreditar
É dificil que algumas só querem nos enganar
Outras só maguar
Mas sempre tem algumas que querem amar...
Agora posso ver que o mundo
É apenas uma máscara
Pois as pessoas insistem em se esconde
rE nunca se revelar...
Não mude não pequena. Seu jeito, seu cabelo, seu sorriso e tudo o que há em você é o seu charme. Não mude pra ficar igual a ninguém não, afinal, qual é a graça de ser igual? O bom mesmo é ser diferente dos outros, ter o cabelo diferente, o jeito diferente não importa o que dizem, as pessoas vão lembrar de você justamente por ser diferente.
Continho
São Bento, próximo à Cracolância. Samáforo fechado. Carro parado. Uma mão pequena bate no vidro do carro. Abro o vidro.
"Dona, vou lavar o vidro!"
Não precisa, não!
"Precisa sim, dona; tá sujo!"
Não precisa!
"Precisa!"
Seu engraçadinho duma figa! Cadê teus pais pra te levar pra escola?
"Não tenho pais, não, dona."
E onde você mora?
"Na rua."
Assim como uma pequena parte da essência da alegria,
você Keeh Fontana, meu irmão e brother,
esbanja um sorriso em momentos indecisos
e assim, me guio diante de sua amizade
mesmo com defeitos e verdades
estaremos juntos até o final
em um término de tarde
com uma energia global !
A regra sempre será essa, pequena. Confiança leva a decepções, e nem adianta ter a maldita esperança de que dessa vez irá ser diferente.
- Como anda teu coração pequena?
- Batendo.
- Não foi isso que eu quis dizer.
- Respostas curtas evitam longas explicações.
Aprendi a ler livros ainda pequena; aprendi a ama-los, respeita-los e em troca disso, eles falaram comigo anos atrás em uma biblioteca da escola "seremos seus melhores amigos se você nos prometer que será uma escritora, sem se preocupar com fama ou reconhecimento. Você terá o dom que vem desse amor que nos deposita. Isso sim, é mais importante que qualquer best seller Promete?" E eu respondi "sim, eu prometo" sou uma escritora e os livros jamais entrarão em extinção
Uma pequena reflexão
Minha vida não tem sido muito fácil, mas quanto mais vivo e passo por problemas, mais tenho certeza na presença de Deus em minha vida. Sei que ele esta comigo nas horas mais complicadas e difíceis, sinto sua presença e seu auxilio, sua ajuda em todos os sentidos. Não sei como explicar, mas vem uma certeza do que tenho que fazer e de que tudo vai dar certo, é uma confiança em mim mesmo e principalmente neste Deus que existe e é maravilhoso.
Por isso às vezes paro para pensar como a gente é ingrato com Deus. Não compreendemos muitas vezes as situações que estamos passando e o que mais fazemos é descontar Nele toda a raiva e a impotência diante do que estamos vivendo naquele momento. Falamos mal, maldizemos, ofendemos, fazemos acusações sem sequer sabermos o porquê de estar acontecendo aquilo conosco. Estou dizendo isto por que já fiz muito. Tenho consciência que ofendi muito a Deus com minhas palavras e atitudes, já fui muito ingrato, prepotente, arrogante, e mais algumas coisas que é bom nem falar. Quis ser o dono da verdade e dar ordens a Deus (coitadinho de mim), querendo que fosse feito a minha vontade e não a de Deus, como se eu soubesse o que é melhor para mim. Quanta ingenuidade de minha parte, mas até nessa situação Deus esta PRESENTE E É MISERICORDIOSO COM A GENTE, nos acompanha e nos protege, ainda mais nestas horas de dificuldades.
Agradeço a Deus por me dar a chance de ver o quanto sou pequeno e cheio de defeitos. O quanto sou dependente de sua graça e boa vontade. O quanto preciso dele para viver, mesmo que em algumas horas eu me ache o tal (quanta arrogância). Obrigado meu Deus por minha vida e meus problemas, só assim estou descobrindo o quanto o Senhor significa em minha vida. Que seja feita sua vontade e não a minha, que eu aprenda e entenda que é o Senhor que esta no comando de minha vida. Que eu compreenda, que se creio e estou disposto a segui-lo, também compreenda que Ele só quer meu bem e minha felicidade.
Como esse Deus que é amor vai querer outra coisa para quem é dele e crê em sua existência? Acredito e creio em Nosso Senhor Jesus Cristo, para isso fomos criados. Que vivamos esse amor para com Deus, por que Ele nos prova a cada dia que amanhece o milagre de nossa existência, o milagre da vida, que só Ele é capaz de nos dar.
Que eu entenda que para segui-lo terei que mudar minha vida, meus conceitos e minhas atitudes perante meu próximo e principalmente em relação ao que Ele significa.
Não é fácil abandonar um modo de vida que estamos acostumados a viver achando que esta tudo certo e correto.
Quando se começa a ouvir Jesus, a verdade é uma só. Começamos a abrir os olhos e ver que esse modo de vida muitas vezes não esta certo e nem leva a lugar algum. Aquilo que parecia correto e certo é muitas vezes motivo de sofrimento para a própria pessoa e os que vivem a sua volta.
Passamos a compreender o quanto aquele modo de vida esta errado perante Deus, o quanto estamos afastados Dele, quantas besteiras fazemos achando que estamos corretos.
Mas só conseguimos ver isso com clareza quando deixamos Ele nos falar, até nisso Deus é maravilhoso, ele nos respeita (coisa que muitas vezes nós não fazemos por Ele) e acata aquilo que queremos fazer, não nos força a nada, temos o direito de escolher o que queremos.
Como não acreditar e crer em sua existência?
Como nega-lo e achar que ele não existe?
Como duvidar deste Deus que é amor para com a humanidade?
Hoje em dia estamos nos afastando dos ensinamentos de Deus cada vez mais, estamos achando que tudo é normal e permitido. A inversão de muitos valores morais, conduta, tudo é liberado para ser feito e vivido.
Será que tudo podemos fazer mesmo? Será que realmente é do agrado de Deus este modo de vida desregrado e sem limites?
Para onde caminha nosso mundo e nossa fé neste Deus que criou tudo isso e nos deu de presente?
São perguntas que são muito difíceis de ser respondido, cada um de nós tem sua maneira de pensar sobre elas. Mas também é verdade, que se olhar para Deus e acatarmos seus ensinamentos, veremos que nada disso estaria acontecendo em nosso mundo.
Que Deus na sua imensa misericórdia e amor por nós nos proteja do que vem por ai. Que Ele nos ajude a fortalecer a fé e a confiança que é tão necessária para não nos perder neste mundo tão fora de suas leis e ensinamentos.
Bem isto não é culpa sua
Mas se eu estou sem você e me sentirei tão pequena
E se você tem que ir
Sempre saiba que você brilha mais que qualquer outra pessoa!
Quando era pequena pensava em ser um astronauta, mas confesso que quando vi o primeiro austronauta pisando na lua, desistir, na verdade, não sei porque queria ser uma astronauta, talvez, pelo que minha professora tinha dito nos meus oito anos de idade, pense o mais alto possível, descobrir que era só apenas um eufemismo.
Quando eu era pequena, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, olhava e perguntava o que ela estava fazendo. Respondia que estava bordando.
Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta. Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia: "Mãe, o que a senhora está fazendo?" Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia
me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos.
Eu não entendia nada. Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava: "Filha, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho eu chamo você e o coloco sentado em meu colo. Deixarei que veja o trabalho da minha posição.
"Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo: "Por que ela usava alguns fios de cores escuras e outros claros?" "Por que me pareciam tão desordenados e embaraçados?" "Por que estavam cheios de pontas e nós?" "Por que não tinham ainda uma forma definida?" "Por que demorava tanto para fazer aquilo?"
Um dia, quando eu estava brincando no quintal, ela me chamou: "Filha, venha aqui e sente em meu colo." Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia crer! Lá de baixo parecia tão confuso! E de cima vi uma paisagem maravilhosa! Então minha mãe me disse: "Filha, de baixo, parecia confuso e desordenado porque você não via que na parte de cima havia um belo desenho. Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo."
Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito: "Pai, o que estás fazendo?" Ele parece responder: "Estou bordando a sua vida, filho." E eu continuo perguntando: "Mas está tudo tão confuso...
Pai, tudo em desordem. Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros. Por que não são mais brilhantes?" O Pai parece me dizer: "Minha filha, ocupe-se com seu trabalho, descontraia-se, confie em mim... eu farei o meu trabalho.
Um dia, colocarei você em meu colo e então vai ver o plano da sua vida da minha posição." Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas. As coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo. É que estamos vendo o avesso da vida. Do outro lado, Deus está bordando...
Eu te amo
Uma palavra pequena com grande significado
Capaz de trazer felicidade, e de fazer alguém feliz
por tempo indeterminado.
O Amor
Palavra pequena que transforma nossa vida e muda à forma de pensar, agir até mesmo os sentidos e valores que tínhamos.
O amor nem sempre é correspondido, às vezes é escondido e fica subentendido. Deixando tudo mais difícil sem conexão; a reciprocidade que deveria haver se perde em meio ao medo, egoísmo ou apenas por não se ter a certeza do amor.
E como saber se realmente se ama?
Amor é doer em você, para não doer em quem se ama; é esperar e compreender. O amor é a escolha que temos que fazer em favor de si mesmo.
Atenção: a diferença entre autoestima e orgulho é pequena, mas as ações decorrentes destas posições têm efeitos absolutamente opostos.
