Pensamentos sobre Política
"A história da humanidade, é compreendida quando nos abstemos do etnocentrismo e do maldito anacronismo. Amanhã, o nosso hoje, será subjugado pelos mesmos preconceitos e idiotices do mundo contemporâneo."
Thiago Oliveira (1986 a)
Quando se concretizar na mente dos homens que violência é a solução para injustiças e justiça se igualar a vingança, a vítima será toda humanidade.
Os resultados da boa Ciência são neutros, mas a escolha dos projetos e o jogo de vaidades e reputações não é. Cientistas, universidades, revistas e comissões científicas são tão falhos como qualquer ser humano - sujeitos a paixões e intrigas.
Um problema grave para humanidade causado por Governos, possue sua base em um tripé óbvio: não admitir seus erros, esconder seus erros, culpar outros pelos seus erros.
Os poderosos que incentivam e financiam a rebelião, são os mesmos poderosos que irão condena-la quando se rebelarem contra eles!!
Após ler A metamorfose de Kafka você tem um sobressalto espetacular:
Se vê minúsculo, repulsivo e insignificante, tal qual se sentiu Gregor Samsa.
Ao observarmos um pouco da História, já reconhecemos o quanto somos minúsculos e insignificantes em nossas descobertas individuais.
Vejam, as pessoas se tornaram tolas, não falam mais de liberdade, apenas de ilusões, ou seja, do que o dinheiro pode comprar. Mas não se esqueçam, que dinheiro algum compra sua liberdade e a liberdade de toda a população.
Parafraseando os libertários:
Se a "Educação pelo Estado é a Educação para o Estado", também"a Ciência pelo Estado é a Ciência para o Estado".
Toda verdade atravessa 3 fases:
1) é ridicularizada;
2) é violentamente contrariada;
3) é aceita como a própria prova (dita, escrita ou praticada).
Quão bom seria se abandonássemos a dialética que diz que um homem é o que o outro homem o faz ser; as pessoas seriam apenas a sua própria realidade, não mais uma mera construção teórica, e quase incompreensível.
O meio o qual estamos inseridos; interfere na chegada, no processo e na base a qual é construído a nossa história.
Mas não determina quem realmente somos quando Deus muda a visão.
O mal é aquilo que quer tirar uma vida a todo custo e luta por este direito. A religião não te faz bom bondade não está em livros escrituras ou obrigações, mas naquele ser que busca ser bom.
Juliano Assis
