Pensamentos de Socrates na Educacao
Quando compreendermos com clareza que nossa saúde física e mental estão intrinsecamente ligadas à nossa saúde e bem estar espiritual, muitas barreiras cairão por terra e poderemos então, finalmente, tomar as rédeas da nossa existência e promover para conosco e os demais a tão buscada evolução em todos os aspectos.
De verdes folhas me vesti
De ocre, marrom e terra me pintei
O cabelo longo e escuro
Com penas de aves trancei
Tirei o peso dos ombros
Arranquei os sapatos também
Suspirei a brisa do Norte
Senti na pele aquecida
O toque dos ancestrais
Mergulhei na mata contente
Na companhia dos seres
Encantados e elementais...
No vento da tarde me perdi
Na sombra da figueira me sentei
Ouvindo o canto do sabiá
As folhas caindo como em um balé
Bastou fechar os olhos e lá fui eu
Para as paisagens distantes da minha mente
Para mim são tão reais quanto a grama
Onde minha cabeça descansa a admirar o céu
Que os primeiros raios de sol iluminem teus passos e teus caminhos. Que o Universo repleto de possibilidades sorria e te estenda a mão, convidando para mais um dia de desafiadores acontecimentos. E sobretudo, que tua alegria por mais essa chance, se sobreponha a toda e qualquer dificuldade que possa surgir em teu horizonte.
... numa fração de segundo ela estava novamente à porta do Castelo Dourado. Então com o coração repleto de alegria, viu surgir ao longe as Fadas do Orvalho e da Bruma...elas traziam consigo a Magia e os Mistérios Antigos. A Fada do Arco-íris sorriu, e num rodopio colorido juntou-se à elas, certamente haveria muito o que comemorar...
Será que pensa em mim como penso em ti, me diz, qual é,a hora do dia que tu me procuras em teus pensamentos. Me diga o quanto sente falta que me demore no teu abraço. Quando penso em ti, sinto a energia que juntos construímos através de cuidado. Uma conexão capaz de ultrapassar o tempo e,de encurtar distâncias.
Podemos passar a vida terrena inteira buscando sabedoria e respostas aos enigmas do Universo, sermos nobres e justos, ponderados e diplomáticos. Mas acredite, se não nos conhecermos a fundo, tranpormos nossos limites internos e investirmos em aprofundamento espiritual, nada fará sentido quando chegar a hora de retornar ao nosso verdadeiro lar .
Existem flores de todas as cores
Frutas de tantos sabores
Chá para muitas das dores
Oração para qualquer dissabor
Também há palavra para toda ocasião
E várias formas de estender a mão
Procure onde mais se encaixa
Só não dá para ficar
Insosso, dolorido, calado e desbotado
Escondido dentro da própria caixa...
Primeiro vieram as flores
Sem elas, nenhuma chance
Depois cogumelos e a verde grama
Então de um sonho tão lindo
Nasceram as criaturas mais doces
Esses amores tão puros
Voam alto, cantam e sussurram
Colorindo e perfumando o mundo
Quem acredita em fadas,
Sabe bem do que estou falando...
Noite
Sol que brinca de esconder, esperando o amanhecer, e me pergunto porquê? Acordar, viver, entender, escrever. Vida de obstáculos mágicos, dramáticos, ilusão de ensino, recomeça-se um destino. Amor de cor, pensamentos de sabor. Atmosfera, na espera da noite bela. Estrela distante, num instante triste, num instante... a noite.
E essa chuva?
Chuva de sons, de silêncios
De verdes lavados e sapatos sujos
De pausa pro café
De reflexão mais demorada
Chuva de água na vidraça e palavras não ditas
Ou pensadas e depois lavadas
Chuva de alentos e pormenores
Que por maiores que sejam
Deixam essa água lavar...
A noite, o momento em que é só você e você, um fragmento do tempo onde você reflete, sobre o tempo passado. As lágrimas surgem, mas no entanto você não sabe realmente de onde elas vem, o que seria isso ? O que isso significa ?
Paro um instante..
Inerte...
Lágrimas escorrem...
Tudo começa novamente
É triste ver as pessoas deixando o tempo passar sem lutar por sua liberdade, pois nunca tiveram escolha, nunca tiveram vida, nunca foram livres.
Talvez nunca saberão o que é ser donos de suas próprias vidas.
É triste ver as pessoas se destruindo fazendo tudo como planejado pelo seu dono, o SISTEMA.
Sempre que eu penso: chega! Não adianta nada mesmo, ninguém vai ouvir, ou ler, ou ver. Sempre, todas as vezes, uma voz interior me fala : continua...vai adiante. Se apenas uma pessoa for tocada por tuas palavras e iluminar sua trajetória de esperança, já terá valido mil vezes a pena... então eu continuo...
A natureza contém tudo que os habitantes da Terra precisam para viver. Necessitamos respeitá- la como Ela merece, harmonizando-nos e usufruindo com parcimônia deste presente. O contato estreito e íntimo com nossa verdade interior nos levará finalmente a nossa origem : pura e simplesmente uma parte importante e preciosa da Criação.
Há tanto a ser grato. Pelo simples inalar do oxigênio que nutre nossas células, por nossa mente que é apta a tantas maravilhas. Agradecer por ser quem somos: humanos, falhos e aprendizes... Somente admitindo que nada sabemos é que abrimos espaço para toda sabedoria disponível penetrar em nosso espírito!
As vezes é apenas e eu, ninguém, nada, apenas eu ali, sozinha na imensidão da vida, do mar, da galáxia, me sinto tão sozinha, tão triste, isso me mata aos poucos, cada vez que penso em algo me sinto fraca, nunca tive realmente alguém para me consolar, queria ter o prazer de falar que aprendi a me consolar, mas não não aprendi....
E aí estão elas...
As Benfazejas Fadas do Sul
Repletas de vento, de sol e de cor
Munidas de risos fartos, graciosos vôos
Plenas de bençãos refrescantes
Trazendo com elas, o brilho de todas as terras
A alegria escondida no cotidiano
Toda magia ansiosamente aguardada
Por todos que têm uma criança no coração...
Quando as luzes se apagam e a cortina desce. É nesse instante que cada um de nós, despidos do verniz social e das máscaras impostas, podemos realmente nos enxergar inteiros e encarar falhas e medos, alegrias e conquistas verdadeiras. Uma pausa, por favor. Um respirar profundo e uma reverência à mais um dia. Teu espírito agradece.
Compreender o significado do idealismo ao longo da história da humanidade e entender as correntes que se contrapõem as essas ideias, é uma tarefa feita por uma parcela "tímida" da sociedade. Muitos ainda aceitam e acreditam na informação medíocre, imposta pelos seus "ídolos". JMOURAJ
