Pensadores Iluministas

Cerca de 812 frases e pensamentos: Pensadores Iluministas

A beleza agrada aos olhos, mas é a doçura das ações que encanta a alma.

Voltaire
Nanine, I, I, 65 (1749)

Aqueles que não conseguem vencer na vida, vingam-se falando mal dela.

Com certeza, é melhor comer os inimigos que abandonar aos corvos e às gralhas o fruto da vitória.

Voltaire

Nota: [Cândido ou o Otimismo]

Para o sapo o ideal de beleza é a sapa.

Voltaire

Nota: Pensamento adaptado de uma resposta dada por Voltaire sobre o que é o ideal de beleza, nomeadamente para um sapo.

...Mais

O preconceito da raça é injusto e causa grande sofrimento às pessoas.

Eu acredito no Deus que criou os homens, e não no Deus que os homens criaram.

Os animais têm muitas vantagens sobre os homens: não precisam de teólogos para instruí-los, seus funerais saem de graça e ninguém briga por seus testamentos.

A primeira lei da natureza é a tolerância – já que temos uma porção de erros e fraquezas.

A dúvida é desagradável, mas a certeza é ridícula.

Entendo e quase invejo a gentil e inocente alegria dos comuns, mas amo a angústia de ser incomum.

Que ingenuidade, que pobreza de espírito, dizer que os animais são máquinas privadas de conhecimento e sentimento, que procedem sempre da mesma maneira, que nada aprendem, nada aperfeiçoam! Será porque falo que julgas que tenho sentimento, memória, idéias? Pois bem, calo-me. Vês-me entrar em casa aflito, procurar um papel com inquietude, abrir a escrivaninha, onde me lembra tê-lo guardado, encontrá-lo, lê-lo com alegria. Percebes que experimentei os sentimentos de aflição e prazer, que tenho memória e conhecimento. Vê com os mesmos olhos esse cão que perdeu o amo e procura-o por toda parte com ganidos dolorosos, entra em casa agitado, inquieto, desce e sobe e vai de aposento em aposento e enfim encontra no gabinete o ente amado, a quem manifesta sua alegria pela ternura dos ladridos, com saltos e carícias. Bárbaros agarram esse cão, que tão prodigiosamente vence o homem em amizade, pregam-no em cima de uma mesa e dissecam-no vivo para mostrarem-te suas veias mesentéricas. Descobres nele todos os mesmos órgãos de sentimentos de que te gabas. Responde-me maquinista, teria a natureza entrosado nesse animal todos os órgãos do sentimento sem objectivo algum? Terá nervos para ser insensível? Não inquines à natureza tão impertinente contradição.

Um momento de felicidade vale mais do que mil anos de celebridade.

Meu ofício é dizer o que penso.

Os sábios falam porque têm alguma coisa para explicar; os tolos, porque gostam de ouvir a própria voz!

Os preconceitos são a razão dos imbecis.

Um Homem grosseiro é facilmente reconhecido:
Não raciocina, portanto não duvida de nada,
Não nega, portanto não crê. Cultiva hábitos há muito nele arraigados e nada aceita, medroso, além daquilo que sejam as conveniências do que vai até a porta da frente da sua casa.
Não testemunha o seu tempo: Vive no tempo do que um dia conquistou; não deixa que ninguém o conheça, posto precisar defender-se com frequência e, dessa forma, fica livre para ofender os outros.
Um Homem rude é aquele que aprende com o que lê, mas prefere não aplicar o que a teoria lhe ensinou, medroso, nada aceita do mundo presente, porque julga que já traçara seu destino e o inesperado não lhe interessa memsmo que seja a sua própria felicidade.
Mas um homem infeliz é aquele que desconhecendo os caminhos da existência e as possibilidades que neles se escondem, julga que nada precisa mudar e que tudo está certo como está.
Feliz é o homem, certamente, que apesar de todas as adversidades, cruza sem medo a via do destino, toma na mão as rédias de sua própria vida, conduz o carro dos seus dias para onde seu coração e a sua inteligência lhe indicar.

Para quê discutir com os homens que não se rendem às verdades mais evidentes? Não são homens, são pedras.

Nós nascemos sozinhos. Nós vivemos sozinhos. Nós morremos sozinhos. E qualquer coisa neste intervalo que possa nos dar a ilusão de que não estamos sós, nós nos agarramos a ela.

Quanto mais você pensar em seus infortúnios, mais poder terão eles para magoá-lo.

O mal tem asas, e o bem anda a passo de tartaruga.