Parabéns de fim de Curso
Que a noite chegue com o silêncio que o sono pede, com a leveza que os sonhos querem e a poesia que o luar sugere.
AMIZADE
Amizade não se compra, se conquista,
Amizades são verdadeiras quando são ditas,
Ditas o que o coração pensa e sente,
Não para machucar,
mas entender o que se passa na mente.
Apoiar, se divertir, gargalhar,
São os benefícios que uma amizade pode dar,
São divertidas e bagunça o nosso esqueleto,
Principalmente quando vem nos agarrar
e nos dar aquele beijo.
Aquele beijo sincero de amigo verdadeiro,
Só quem tem um sabe como é poderoso,
Ter um amigo para estar ao seu lado
até nos maiores sufocos,
Seja você mesmo que aparecerá,
Alguém especial que conseguirás cativar.
Mas lembre-se, que amigo é e não é pra sempre,
Pois só os verdadeiros permanecem,
Acharão em seu coração um cantinho que os fortalecem.
Tolo não é quem se afasta um pouco dos amigos quando começa a namorar, tolo mesmo é aquele que acha que quando está namorando, seus amigos nunca vão cobiçar seu(ua) parceiro(a), nem torcer para que acabe!
"Amor sem paixão é caminhar lentamente em campo florido eternamente, amor com paixão é poder subir e descer montanhas de prazeres, saudades e ciúmes que no final, tem um caminho florido para descansar"
Quero começar esse texto te dizendo que nunca pensei que você fosse embora. Eu sempre achei que você estaria presente naqueles momentos mais importantes da minha vida, que estaria no meu casamento, nas minhas viagens de final de ano e que seria a madrinha dos meus filhos. Acreditei que a nossa amizade seria uma daquelas que duram até o fim da vida, sabe? Daquelas que rendem boas histórias e muitas risadas.
Não sei exatamente o que aconteceu. Só sei que a gente foi se afastando sem que eu ao menos percebesse. Chegou o dia em que eu não conseguia mais te chamar de “minha melhor amiga” porque simplesmente você não era mais isso. Você se tornou uma desconhecida, mas não uma desconhecida qualquer. Se tornou a desconhecida que eu sabia de todas as manias, do sabor de sorvete favorito e do primeiro amor. E nesse tempo todo em que estamos sem nos falar eu quis te contar tantas coisas! Cheguei até mesmo a escrever algumas mensagens, mas desisti de mandar. Quis te contar como está a faculdade, te dizer que vi aquele filme com o nosso ator preferido e te confessar que sinto muito a sua falta. Quis também saber se você ainda pensa em fazer aquele mochilão ou se as coisas estão indo bem para você. Mas eu não fiz nada disso.
Você foi embora. E com você foram os rastros de uma boa amizade e as fotos nas redes sociais. Me lembro direitinho do dia em que entrei no seu perfil e não vi nenhuma foto nossa. Aquilo foi como um soco no estômago. Me lembrei da época em que nossos sorrisos e aventuras compunham a sua página. Você seguiu em frente e não me levou junto. Postou fotos com novas amigas e até começou um namoro. E eu só torci para que ele te fizesse muito feliz e que não fosse mais um daqueles idiotas que te fizeram chorar. Me lembrei das vezes em que meu colo foi o seu maior refúgio e de todas as ocasiões em que você apareceu chorando na porta da minha casa, e eu te recebi com o maior amor do mundo porque cuidar de você era minha missão como sua melhor amiga.
Agora para quem você liga nos momentos de sufoco? Quem te dá conselhos e te entende? Pra quem você corre quando as coisas não vão tão bem assim? Dizem que não somos substituíveis e que cada pessoa que passa pelas nossas vidas é única. Não sei se isso é verdade ou não, só sei que te substituir não está sendo uma tarefa fácil. Já tive outras amigas depois de você, mas nunca mais consegui chamar ninguém de “melhor amiga” porque, por mais incoerente que isso seja, é como se esse título te pertencesse de alguma forma. E, para falar a verdade, acho que ele sempre vai ser seu.
Sinto a saudade apertar e se tornar parte do meu dia. E me pergunto se é isso o que você pretendia mesmo ser: uma saudade. E a verdade é que eu não faço mais parte da sua vida. Eu não vou mais participar dos seus aniversários e nem ser a primeira a te dar parabéns quando o relógio apontar meia noite. Eu sei o quanto você gosta dessa data e como tudo te parece mais bonito nesse dia. Já eu detesto aniversários, você sabe. Nós éramos bem diferentes e sobre isso não restam dúvidas, mas a nossa amizade conseguia viver em meio a essas diferenças. Eu não sou mais a primeira pessoa que você liga quando algo de bom acontece e nem a pessoa para quem você corre quando algo te machuca. Mas eu serei sempre a pessoa que torce pelo seu sorriso, mesmo de longe. Eu não sou mais o seu refúgio, mas você ainda é a minha saudade
Eu ainda tenho muitos "sonhos", mas preciso "acordar" para realiza-los !
Dormir muito traz os " pesadelos" do impossível !
De Gilberto Braga, celebrante
Ser um pensador constante para tentar entender a maior parte da caminhada. Quando escrevo uma reflexão, a principio confesso que estou escrevendo para mim mesmo. Pois diante do grande seculo da comunicação nunca houve um tempo como hoje de tanto isolamento, inseguranças, tristezas e entorpecimento inútil bem distante do que o ser humano, através dos tempos, revelou, disse e aprendeu. Todos nos falamos, em todas direções, das diversas maneiras possíveis por tanta tecnologia e nos achamos cada vez menos convencidos, distante de alguma sóbria realidade. Ate por que só falamos, propriamente dito mas por diálogos fantasiados de unilaterais, monólogos pré-determinados e tristes pois não recebemos por receptividade as palavras e as ideias diferentes que os outros possam dizer em nossa direção. Por incredulidade pensamos estar corretos o tempo todo Tempos de muitos sons, ruídos, barulhos, novas palavras e uma humanidade surda a um palmo e meio diante de toda possível positiva e acolhedora audição. Enquanto surdos não se ouve nem que distantes novas e lindas cancões. Hoje sei que não existe quem esteja totalmente certo o tempo todo mas da mesma forma não existe que esteja errado em tempo integral. Erros e acertos são sementes prosperas do caminho Conheci vários humildes que com jeito simples me revelaram alguma sabedoria mas não posso crer que um ser analfabeto ou com pouca instrução e cultura possa ter diretrizes de um futuro prospero para uma população inteira em qualquer tempo e lugar de nossa breve existência. Nestes tempos de informações fartas vindas de todos os lados, lugares muita coisa boa vem com elas mas outras erradas, incorretas, nocivas, escravas e cativas sublimam de forma sugestiva com falsa beleza a nossa tão edificante luz, luzes, caridade, amor em ação e liberdade. Creio que ao primeiro momento que aqui cheguei reconheci o grande valor da verdadeira luz inversa a acomodada escuridão. Ao abrir os meus pequeninos olhinhos para vida, ao acalanto energético da família e diante da nova claridade percebi como seria importante minha capacidade inventiva e criativa de recriar tudo em sonhos bem coloridos para dialogar sempre com a monocromática realidade. Novas palavras, novas luzes, novas cores e muitos sonhos, acredito ser a feliz filosofia para reinventarmos novos caminhos para irmos ao encontro da esperada e almejada felicidade, o auto-perdão e a paz interior. Não temos naturalmente nenhum direito de sermos severos, carrascos nem algozes de nossas tantas infelizes tentativas. Rejubilamo nos com o que temos, com o que somos e busquemos mais a nosso tempo e tributo. Pois só cada um sabe o preço certo que pagou em dores, nãos e emoções, para estar em sanidade diante de tudo que hoje, está aqui. Fiat Lux.
MEU PRIMEIRO AMOR
Quando eu ti conheci, Embora, ainda criança
Meu coração de menino tinha sonho e esperança
Hoje ainda me lembro como se fosse agora
Foi um dia muito triste, quando você foi embora.
Foi pra sempre foi, o meu amor, pra sempre foi!
Sem a sua despedida, fiquei nesta ilusão
De um dia te encontrar e conquistar seu coração
Tão distante você foi nunca mais pude ti vê
Só eu sei quanto sofri de saudade de você.
E eu nunca mais te vi e posso hoje dizer:
Que o primeiro amor é difícil de esquecer.
Quando o amor é verdadeiro, passa o tempo que passar
Não há nada neste mundo que consegue apagar.
"O amor nos convidou a caminhar de mãos dadas e, de agora em diante, assim será, com a palavra do Senhor a nos guiar."
Grato
Aprendi a não reclamar da vida mas
caminhar com ela ,naquilo que ela possa
me oferecer ou doar-se , a mim por
mérito ou não ,no mundo ilusório não há
o que dure para sempre ,tudo sumirá
exceto o toque de sua alma à minha isto
estará comigo por toda eternidade ,não há
o que aconteça que me tire o que de mais
lindo me deste ,obrigado !...
O homem que sonho tem voz melosa, tem lábios carnudos, boca quente! O homem que sonho tem cabelo arrumado, olhar carente. O homem que eu sonho é silêncio, pecado. O homem que sonho tem corpo bonito, ardente. O homem que sonho tem rosto menino, não gosta de festa, não bebe na noite...Se esconde !
Quando aprendi que nada é para sempre, comecei a me demorar mais nos abraços. Quando aprendi que nada é para sempre, entendi que as coisas boas e ruins vão passar e escorrer pelos meu dedos sem eu me dar conta. Quando aprendi que nada é para sempre, assim como o girassol vai em direção ao sol, eu também devo ir de encontro a luz. Quando aprendi que nada é para sempre, parei de perder meu tempo com quem não me merece e passei a valorizar as pessoas que aos pouquinhos vão se tornando incríveis para o meu coração.
FOGO-FÁTUO
Cabelos brancos! Dá-me calma no espanto
A esta tortura de sonhador, tolo e sofista:
No tempo o desdém ao tempo, veloz tanto,
E assim perdido pelo mais que não exista;
Tal fogo, que no espírito me é pranto
Me enregela e logo encalma, sou artista
De quimeras, reveses, e que no entanto,
Deste fado, que ao criar tenho luz à vista:
Dando a melancolia remédio de alegria,
A razão saudade, e a loucura esperança
Assim, ardendo no peito a doce fantasia;
Se absurdo, absurdo é não ter teimosia
Pra fugir com a ilusão onde ela alcança
E então, ter a realidade cheia de poesia...
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Setembro de 2018
Cerrado goiano
Olavobilaquiando
- Relacionados
- 19 mensagens de fim de curso para dedicar aos que te apoiaram
- Frases para estudantes de Direito que fortalecem a vocação jurídica ⚖️
- Texto para fim de Curso para Filhos
- Frases de motivação: palavras para encontrar o incentivo que você precisa
- Frases de impacto que inspiram, motivam e transformam
- Frases de Parabéns
- Feliz aniversário, mulher guerreira: frases de parabéns para celebrar seu dia
