Para Educadores de Infância
Sou nordestino
sou raiz da nossa gente
da infância de menino
que corria no sol quente
do cuscuz da rapadura
eu sou parte da cultura
do sertão que fala oxente
✍️Ninguém deveria passar privação ou abusos na infância nem na velhice para suprir a inércia de gente sem noção.
O som da Congada da Lapa
ainda soa na memória,
O doce da infância ainda
guardo na História,
Os heróis ainda vivem
em mim também,
O velho teatro não
saiu do coração,
Algo me diz que
vamos juntos até lá,
Só não sei quando,
Eu só sei que nós vamos.
A rejeição que você enfrentou na infância ou na vida adulta não define quem você é como pessoa. Você é valiosa e merecedora de amor e aceitação.
A cultura da Barganha
Como é difícil desassociar padrões introjetados desde nossa infância.
Faça isso, para ganhar aquilo, ou se comporte de tal maneira, para não receber castigo.
Parece, que as recompensas geram nossas motivações, e que para quase que tudo que se faz, espera-se o retorno.
Ocorre na infância, adolescência e vida adulta, nos relacionamentos, vida profissional e sentimental.
Até que, descobrimos um amor não romântico, onde a reciprocidade, e espera por recompensas não prevalecem.
É o amor de pai ou mãe pelo filho, onde nada que ele faça, pode fazer a mãe amá-lo mais do que já ama, e não existe algo, que a faça deixar de amá-lo.
Cuida-se, sem esperar algo em troca, faz-se o bem, mesmo sem recompensas, tudo é feito porque se ama, um amor verdadeiro, não baseado na expectativa de troca, algo inédito para nós de forma ativa.
Ao mergulharmos no ambiente religioso, vem a tona o que aprendemos desde a infância, por isso, poucos compreendem o amor de Deus, e menos ainda são os que assim o amam.
Dessa forma, fica difícil compreender que a vida eterna não é recompensa, é uma consequência de quem crer.
Talhados na meritocracia, temos dificuldade em vivenciar o amor de Deus.
Qual é o resultado de ser amado, mas não se sentir amado? extrema Religiosidade.
Onde queremos impor, o que nos parece ser verdade.
Uma distorção de valores, que cria requisições divinas, provenientes de aspectos humanos, exigindo do próximo, aquilo que Deus não exigiu dos mesmos.
Um rigor excessivo, e ausência de misericórdia, permeiam a natureza desses religiosos.
A teologia do medo, e a cultura da Barganha, mantém pessoas sinceras aprisionadas, e longe de experimentar a plenitude do amor de Deus.
Um amor que constrange, não pede nada em troca, e nos aceita do jeito que somos.
Esse amor, transforma vidas e quem é por ele impactado, o transborda na vida do próximo.
Com Deus, não há barganhas, ele nos dá primeiro, sem esperar algo em troca.
E deseja que sejamos iguais a Ele.
Nem todos tiveram filhos, mas todos tiveram infância e ela é a base da saude física, mental e emocional do ser humano.
Desde a minha infância, que eu tenho o gosto peculiar de admirar os relâmpagos das noites de chuva, grandes flashes de luz na imensidão celeste, brilhando entre as nuvens, preso a uma satisfação momentânea, a qual fica ainda mais intensa quando os fortes trovões também se apresentam com a sua poderosa sonoridade e o que outrora era apenas um regalo divino aos meus olhos, hoje desperta por incrível que pareça algumas reflexões, emoções de tranquilidade, um pouco de estabilidade para minha mente agitada, às vezes, dispersa, nem sempre compreendida, trazendo ricas inspirações, as essencialidades que dão vida a certas palavras, poesia claramente expressiva, que possui sua alma poética, consistência significativa, que cativa e se liberta.
Sim, tudo o que vc viveu na infância, na adolescência, refletirão na vida adulta.
A rejeição, as escolhas feitas com emoção, mas sem nenhuma sabedoria, palavras semeadas no seu coração,e que sem conhecimento, você deixou crescer, e não arrancou, como se arranca uma erva daninha.
Aí, de repente a vida, o futuro chegou e não chegou como você imaginou.
É a hora da colheita.
De uma infância em uma família desestruturada.
De dores guardadas e não curadas.
De palavras jogadas sem cuidado.
E agora?
Nada a fazer?
Talvez, ainda haja esperança.
A terra ainda está aí.
Sementes na sementeira.
Água pra irrigar.
E o tempo, para fazer uma nova colheita, quem sabe chegar....
saudades da minha infância
e da minha inocência.
várias brincadeiras boas
e momentos bons,
sem preocupação nenhuma.
saudades de dormir
assistindo desenhos,
e quando acordava
já estava na cama,
pensava que era mágica.
saudades de mim antes,
uma menina alegre
que ria de tudo
e fazia todos rirem.
saudades do meu coração,
bom e inteiro,
quando ninguém tinha
o machucado ou ferido.
Na infância que me deixa só,
Nos caminhos de terra a navegar.
Vejo o meu ser ingénuo,
Ao atingir o pico da plenitude.
Hoje volto lá e olho,
A poeira das ruínas onde um dia fui feliz.
Na casa onde fui mais eu,
Do que alguma vez serei.
Sem alma e sem euforia,
Recordo-me dos tempos em vão.
No azul tão cinzento e chuvoso,
Olho e sinto de novo.
Eu nasci em Campinas, a cidade do progresso, mas morei quase a infância toda em Mirassol, a cidade do sol. Todo mundo concorda que Mirassol tem um Sol a mais, certo?
Pessoas desequilibradas choram quando não dominam uma situação problema. Atuam como na Infância de forma imatura e mimada. Isso remete a birra, própria e constituinte do retardo emocional.
Nascer outra vez
Queria nascer e reviver a infância
Intensidade tão simples das brincadeiras
Ter um percurso de vida mais leve
Apesar das adversidades
Ter levado como uma oportunidade de trabalhar
A fortaleza que haveria de construir.
Quer saber se foi amada(o) na infância por seus pais? Veja quantas fotos tem da sua infância.Quem ama coleciona memórias.
Com carinho, evoco a minha querida querência, onde a infância em plenitude fazia influência. Na cidade crescente, onde a carência sempre aponta a ausência, a gente cresce sonhando ser alguém, mas descobre que a riqueza sempre residiu na simplicidade da vida. Aquela criança não cresceu, foram seus sonhos que envelheceram. Reviva sua infância, renove seus sonhos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Pensamentos para Crianças