Palavra de Sabedoria
A ignorância não pode ser uma benção se ela é um estado de coma profundo e as vezes um pesadelo na vida alheia.
A "POSSE" DOS LIVROS
De nada vale a inteligência adquirida pelos livros?
Quando eu desmereço a leitura aos "deslivrados",
Quando os impeço ou os escondo da História escrita,
Quando lhes impeço do protagonismo da escura cor.
Não aprender a compartilhar as fontes da construção
É não abstrair da evolução o intelecto, a real lição.
É ilusão pensar-se como sábio, intelectual ou mestre,
Comprimido pela avareza e a condição da ignorância.
Sabedoria é abstratismo, depósito, mas não é refúgio!
É verbo, mergulho, navegação, não culto a si mesmo.
Por vezes, inversa, desobedecendo as normas de ser,
Voa livre das folhas, para além, nem sempre escritas.
Ah se os meus livros saíssem todos voando por aí!
Ah se viesse um tempestuoso vento forte, a tempo.
Um vento desses que com descaso causam o caos!
Que açoita o ego, ou as folhas do limoeiro ácido.
Ah se visse um vento intruso, rabugento e mal criado,
Capaz de "livrar" os "meus livros" do pueril cativeiro!
Prisões, "minhas posses", insanidades, "meu apego",
Levando-os aos lugarejos "desmerecidos e opacos".
Ah se esse vento me deixasse, sem "ter meus livros"!
Jogando-os todos sobre as minhas carrancas tristes!
Dando-me lições abstratas, inversas, desconhecidas,
Mostrando-me as faces atrofiadas pelo meu egoísmo.
Ah se esse vento viesse sem avisar-me de seu tempo!
"Livrando-me" ante as crenças, os apegos e os muros.
Entulhos que aprisionaram-me ao abismo da ilusão,
Impedindo-me a refrigeração dos mundos externos.
Ah se esse tempo chegar e causar o caos nos livros!
Isso seria literalmente um atentado, um "livramento"!
Seria como uma recomposição, uma composição!
Talvez eu saberia lutar, mas não faria o contra-tempo.
Talvez eu sentiria prazer, por uma estranha liberdade...
A "minha liberdade"; por não ver "meus livros presos".
Talvez a liberdade dos livros me causaria inveja, dor!
Libertando-se, libertam outros seres, outros livros.
Alguns contos ou poesias não existiriam à revelia,
Sem que o vento causasse um caos nos incipientes.
Os livros vêm com o caos, a sabedoria vem depois!
Os livros sopram o vento, o tempo cristaliza os livros.
(Pedro Alexandre).
Uma ancora pode ser pequena comparada ao tamanho de uma embarcação, mas é ela que a impede de continuar viagem. Assim são os problemas durante a vida.
Organizamos nossas narrativas, inventamos nossas religiões, definimos nossas teorias científicas e chagamos até mesmo a afirmar que conhecemos as leis que regem o universo. Tudo isto se dá à luz do que sabemos e apesar do que desconhecemos.
O verdadeiro amor se revela em nossos atos, ao nos relacionarmos com afeto, superando nossos preconceitos. Amamos de forma incondicional e imparcial, sem esperar nada em troca, de forma espontânea e gratuita.
A chave para solucionar os conflitos emocionais reside no aprendizado de amar cada indivíduo, reconhecendo e valorizando a diversidade em suas dimensões emocionais, intelectuais, espirituais e sociais. Ao cultivarmos um olhar positivo e compassivo para o próximo, manifestando amor e bondade em nossas ações, construímos pontes de equilíbrio e harmonia em todos os relacionamentos.
Para termos relacionamentos perfeitos, saudáveis e duradouros devemos primeiramente amar a Deus, depois a nós mesmos e ao nosso próximo com nos amamos. Sabendo, que o amor é o vínculo com a perfeição em cada relacionamento.
Autoimagem, autoconhecimento e auto-responsabilidade são pilares fundamentais na construção da excelência em todas as áreas da vida. Ao trilharmos esse caminho, nos libertamos das ilusões criadas pelo ego e nos aproximamos da verdade que transforma nosso destino.
Muitos entendidos da lei e poderosos se mostram ignorantes quanto a verdade popular e universal de que a “mentira tem perna curta”.
Infelizes...Num mundo hipócrita e egoísta, onde impera a competição selvagem e pouco se observa atitudes autruístas e manifestações de empatia, sigo olhando para as profundezas de minha alma perplexa. Entender-me sempre foi minha prioridade. As reais sensações de felicidade só encontro lá bem no fundo do meu ser
Ser sábio é saber lidar com o caos, atitudes geram decisões, decisões movem gerações... o caos é o resultado da razão desses fatores chamado Consequência..
O sucesso nunca me subiu a cabeça, no lugar do sucesso subiu muito conhecimento e um pouco de sabedoria.
Cada um é o equivalente daquilo que pensa sobre si mesmo. E assim como imagina em sua alma, dessa mesma maneira ela será. Isso definirá a forma como ele vive e também o seu destino.
- Relacionados
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Mensagens de otimismo emocionantes que inspiram sabedoria
- Frases de Sabedoria
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- 53 poemas sobre a vida que trazem sabedoria
- Frases de malandro cheias de sabedoria e esperteza
- Sabedoria Oriental
