Palavra de Sabedoria
Você nunca será suficiente para alguém vazio, simplesmente porque é impossível tentar preencher um recipiente que está repleto de furos.
Quando leis; regras e normas sobrepujam-se ao bom senso, significa que há ausência de humanismo e/ou Inteligência.
Sempre devemos lutar contra o opositor e nunca contra as pessoas, afinal as pessoas se tornam aquilo que é vós ensinado e apresentado em toda a sua vida. Então a única culpa que eu as atribuo e a de se manterem alienadas.
Sempre achei curioso óleos e olhos rimarem mas não combinarem. Da mesma forma, o saber parece transitar numa linha tênue entre o sabor e o sabão, entre o amor e a paixão, entre a sabedoria e a ignorância.
Não existe possibilidade de diálogo com pessoas que faltam ao respeito por si mesmas. O diálogo pressupõe escuta, respeito, maturidade e extrema inteligência cognitiva e emocional. São raras estas pessoas. Escutar o que o outro sente e diz é um direito e um dever que nos assiste, que devemos executar em cada gesto e comportamento nosso. É falta de respeito não nos escutarmos com verdade e profundidade. Se somos incapazes de realizar este estado de espírito e forma de viver em paz connosco, como poderemos respeitar os outros, desse mesmo modo?
Por questão de consciência, todos querem acreditar que são pessoas que prezam pelos valores, mas entre alguém que aprendeu a amar, perdoar e respeitar o próximo, e alguém que posssui fama e fortuna, quem você realmente considerará que obteve sucesso?
"Você não se diminui quando se cala e escuta antes de falar, o nome disso é prudência; não se apequena quando muda de opinião diante de fundadas razões de outrem, o nome disso é sensatez; e definitivamente não se amesquinha por críticas daqueles que divergem de você, o nome disso é diversidade de pensamento. Aprender a exercer prudência e sensatez com respeito às críticas, são características daqueles que se elevam ao mais sublime patamar da condição humana, que preservam sua dignidade para além de si, mas sobretudo, no outro."
A ARTE VISTA { soneto}
Será que minha arte e' igual a tua? será?!.
A vejo em casa, no trabalho, na rua...; nua.
Me vejo... a vejo... ensejo de ser, arte crua.
Queria só por hoje saber, Minh 'arte... será
Igual a tua? Vistes por fora melhor que dentro.
Então!. A visão que vês e' a arte forjada ao léu.
Os saberes, que atuam por olhos, sob o céu.
Além... delineando as cores, sóbrio pelo centro.
Despojais de jugos, e dizei-me, dizei-me vós:
Que arte e' esta? Persegue-me a todo lugar,
Na pintura, poesia, rachadura, até mesmo ar.
Deveras devo preocupar-me, estou sem saber.
Moldar-me-ei com outra visão senão a minha.
Será que tinha arte igual a tua? Tinha?!.
poeta_sabedoro
Deixe o mundo correr, continue andando, o destino não é para quem se adianta, é também para quem ainda nem saiu do lugar.
Ser proativo é ter a capacidade de decidir como e quando vai agir, sendo o cocriador da própria realidade.
Ao longo dessa vida eu aprendi que não podemos ser responsável pela felicidade na vida dos outros, elas são responsáveis pela própria felicidade
O que separa o sábio do filósofo é a capacidade de usar a dialética sem deixar o ego controlar uma disputa retórica intelectual.
