Padre Fabio de Melo Cultivo

Cerca de 119404 frases e pensamentos: Padre Fabio de Melo Cultivo

⁠Sobre a antítese de Deus

A grosso e superficial modo, numa primeira vista ausente de exame mais aprofundado, parece que há um problema Teológico e Sociológico no cerne da Humanidade. Pois ao mesmo tempo que O Livro sacro, A Bíblia, revela-nos a intensidade do amor de Deus, também se pode perceber no dia a dia geral, como que um sentimento de indiferença ao que ocorre constantemente no Mundo inteiro.
Se por um lado temos a Bíblia que mostra um sentido teleológico da existência de cada ser ou de cada ente ( Ontologia) por outro lado de forma aparentemente empírica, temos um sentimento niilista. Uma existência sem nenhum sentido aparente, sem um início ideal, meio ou algum fim monumental, extraordinário ou com firme propósito. Sem nenhuma finalidade última que faça com que todos esses amontoados desconexões que se podem denominar de "ações Humanas ou Antropológicas" tenham de fato algum objetivo coletivo ou universal.
Colocando, assim, um conflito Teológico e Antropológico-Sociológico no mundo.
Porque, em linhas objetivas e diretas: se por um lado da moeda da História Geral temos o sublime, Ágape, altruísta e misterioso Amor Divino, por outro lado, o que acomete a Humanidade no cotidiano, isto é, os males que a afligem de forma implacável, dão a entender que Deus ou, ( panteisticamente falando) a Natureza, tem a facilidade de descartar sua criação, como se esta não fosse absolutamente nada, no plano cósmico-existencial.
Ou entendemos assim ou podemos chamar isso tudo de: O GRANDE ARCANO DO SENTIMENTO ANTITÉTICO DE DEUS.


Às 09h23 in 01.02.2024

Inserida por FabioSilvaDN

⁠O ser só pode ter necessidade de algo que existe. E entenda-se como ser, as partes que compõem o todo da existência Humana - espírito ( pneuma) , Alma ( psiquê) e Corpo (soma). Assim como a parte material do ser, também sua parte espiritual ( ou imaterial, se se preferir denominar) tem suas necessidades que precisam ser supridas. Vale lembrar que, como sabemos, se a parte biológica do ser não for bem alimentada e cuidada ( isto é, o Corpo), incorre em sérios e agudos problemas. Não ocorre diferente com a parte imaterial do ser; isto é, com o espírito ou a Alma Humana que, também, carecem de cuidados delicadamente especiais.
Se, como dito de forma supracitada, o ser só pode ter necessidade do que existe e o espírito e a Alma são partes elementares do ser, logo, existe o que pode suprir as necessidades espirituais do homem ( ser humano).
Um espírito e uma Alma bem cuidados, é essencial para o alinhamento cabal do ser.

Às 11h59 in 01.02.2024

Inserida por FabioSilvaDN

⁠⁠⁠Se eu soubesse que passaria rápido, teria dado mais valor, mais atenção
Se eu soubesse que passaria rápido, teria observado , cada detalhe, cada traço
Se eu soubesse que riria, tanto tempo após, que o lembrar me ataria nós na garganta
Se eu soubesse que a saudade, fosse na verdade , o que te faz falta no íntimo, junto a vontade de sentir novamente
Talvez não teria feito diferente, mas mais, mais intensamente, mais abrangente, pra de alguma forma viver mais, o que me faz bem
Se eu soubesse simplesmente, que o simples é o mais importante, como diria antes, o poeta, teria feito mais...
Talvez não só mais, mas multiplicado, relacionado, com maior inclusão, com maior emoção
Se soubesse essa singular verdade, talvez não precisasse saber muita coisa, talvez esse breve fato, de saber que passa rápido, me levasse agora a não só a saudade, mas sim , a sensação de ter vivido, concluído, finalizado...
Saber da brevidade , saber do fim, do último fôlego, traz de agora em diante, a obrigação de viver tudo...

Inserida por fabio_teodosio

⁠Do sentimento "Capitalista" no espírito da epistemologia...

É quando, por exemplo, se assossia, indevidamente, Conhecimento, Inteligência e Sabedoria em um indivíduo, com obtenção de estipéndio. Como se fosse regra absoluta para quem nutre o espírito Científico, não com o "pathos" do puro prazer da obtenção do saber, mas, exclusivamente, com o Capital! Esse espírito Científico, está muito além de um sentimento Capitalista, inserido nele. E não são poucos os indivíduos que adquirem diplomas, não pelo prazer do Conhecimento em si, mas, sim, movidos pelo sentimento da obtenção de um certo Capital. O brilhante Arthur Schopenhauer já havia, com ajustado e preciso acerto que seu gênio Filosófico lhe permitia ter, feito essa advertência. E também o ínclito Aristóteles, criticando alguns sofistas da época, chamando-os de "mercadores de sabedoria aparente".
Isto é: aqueles que vendiam um falso saber, à guisa de Óbulos-Estipéndio-Capital-Dinheiro. O exemplo máximo dessa não associação, talvez esteja em Sábio Sócrates, o mais sábio da Grécia antiga segundo o afamado oráculo Délfico e em Diógenes, um dos fundadores da escola Cínica, junto com seu mestre Antístenes ( este último por sua vez, discípulo de Sócrates). Homens que preferiram morrer "pobres" no Capital, mas extraordinariamente ricos em Conhecimento e Sabedoria, porque, o que os movia, era seu inspirador espírito Científico.



Às 10h35 in 04.02.2024

Inserida por FabioSilvaDN

⁠Retificação Histórica?


Uma vez em sala de aula, mais precisamente numa aula de História Eclesiástica, o Professor havia feito uma pergunta cuja resposta era sobre o dito e conhecido Império <Romano>. Porém, de forma proposital, eu havia dito: IMPÉRIO ITALIANO!!! Alguns ficaram espantados ( pois como alguém que foi escolhido para ser o orador da formatura, poderia "errar" assim?) Outros até ousaram me "corrigir" rsrs.
O que não se refletiu, é que curiosamente, todos os grandes Impérios do passado eram conhecidos pelo nome do PAÍS. E não da cidade, ou província ou estado ou região. Por exemplo: Império Sumério, da Suméria ( e não Império de Ur, sua antiga capital). Império Egípcio, do Egito ( e não Império do Cairo, Alexandria ou Heliópolis, por exemplo). Império Assírio, da Assíria ( e não Império Ninivita, de Nínive, sua antiga capital). Império Babilônico, da antiga Babilônia ( e não Império de cidades que foram as principais - já que a capital do Reino babilônico, era BABILÔNIA mesmo). Império Persa, da Pérsia ( e não Império Persépolis, sua antiga capital). Império grego, da Grécia ( e não Império Ateniense...)... Ora, mas com a Itália é diferente! O Império é conhecido pela capital romana, cuja Cidade, tinha mais fama que o próprio País! Se eu errei na resposta à ocasião, os senhores é quem irão julgar.



Às 18h43 in 04.02.2024

Inserida por FabioSilvaDN

⁠Arrazoou Lucius em seu coração dizendo :

- Tenho receio de murmurar contra minhas condições, reclamando negativamente delas, e Deus entender isso como afronta e me colocar noutras inferiores, a fim de me ensinar que na verdade eu era privilegiado. Mas ao mesmo tempo também tenho medo de não murmurar e o Universo entender que isso é uma espécie de conformismo e, assim, eu mesmo sabote um futuro glorioso que somente o otimismo elevado, é capaz de alcançar.




Às 05h36 in 05.02.2024

Inserida por FabioSilvaDN

Essa dor representa o amor que eu sinto por você...⁠

Inserida por fabio_wunderwald

⁠Eu estou tão sozinho, sem família e amor, sem carinho, abandonado como um cachorrinho...

Inserida por fabio_wunderwald

⁠Lucius disse a um Psicólogo:

Minha mente tem sido como um navio quase à deriva, enfrentando intensas tempestades com ondas super gigantes! Redemoinhos, tufões, chuvas torrenciais, têm sido o que meu "barco" está a enfrentar. Porém, não nego, navego com arpão nas mãos, com vontade de matar tubarões. É uma mescla de medo, emoção, prazer, desgostoso e repugnância pelos "mares". Mas sigo em frente, nesse imenso turbilhão. Quando irei parar? Não sei! Só sei que prossigo. Ora com medo e ora com garra, na vontade de destruição total. Prossigo sempre avante. Talvez o medo do desconhecido me mantém vivo. Mas temo mesmo, perder o medo. Porque aí sei que perdendo o medo, é que irei morrer. Mas também poderei morrer, mesmo sentindo o medo que me mantém vivo diante da Morte.
Então tenho mesmo, é que está pronto a MORRER.


Às 10:57 in 13.05.2025”

Inserida por FabioSilvaDN

⁠Eu não reagi por amor a Gi que é tudo oque eu amei, mas eu voltarei e os derrotarei.
a minha minha revanche será como uma avalanche...

Inserida por fabio_wunderwald

A dedicação profissional imbuída de amor e a profunda conexão com o fazer transformam cada desafio em uma oportunidade leve e inspiradora.

Inserida por fabiocabral

⁠“O Resgate de Princesa do Luar



Seria eu, numa nova e atual versão, o teu "Adônis"? E tu, minha dileta "Perséfone"? Aquela que fora sequestrada pelo deus Hades e levada para o submundo, no Inferno? Óh Hades!!! Aquele deus ferido pela flecha de Cupido!!! Tu que transtornaste a bela Alma daquela linda Mulher, aprisionando-a no mais profundo Orco, porque por ela, morreste tu de amores? Mas eu, o novo Adônis, terei a missão de disputar contigo essa flecha de Eros, e atravessar os portões do grande Abismo, para resgatá-la? Não será tarefa fácil! Nunca foi fácil lutar contra o deus do Poderoso Inferno. A menos que "Zeus" (Deus) seja comigo! O Todo-Poderoso Anuviador e Tonitruante Deus do "Olimpo" ( Paraíso). Cerquem-me Seus potentes raios. Protejam-me Suas densas e irradiantes nuvens. Porque a "Perséfone", irei resgatar.

Às 07:28 in 18.05.2025”

Inserida por FabioSilvaDN

⁠Ao toque da "música" da escrita


É dito que o talentosíssimo Orfeu, Filho de Apolo, ao toque de sua dourada lira, acalmava as feras mais selvagens do campo. E que todos admiravam a música que saia de seu instrumento Divino. A Mãe Natureza vibrava; e também vibravam Homens e Mulheres. Semelhantemente, o Davi de Israel, acalmava a Alma de Rei Saul, quando atormentado por espíritos Malignos!
Óh tu, Princesa do Luar!!! Carinhosa Ísis de Lavínia!!! Como atormentados também são, teu espírito e Alma. Por vezes, transparecendo ao Corpo! Demônios da Meia-Noite atormentam tua existência. E Valentes seres das Trevas, como negras sombras, molestam-te ao Meio-Dia. Mas ante à sonoridade de minhas belas e doces palavras, assim como quando tocavam Orfeu e Davi e saia o melodioso som de seus instrumentos músicos, tua existência sente tranquilidade e serena paz. Os seres se curvam, prostram-se e batem em retirada. Levando com eles o peso da atribulação que te atormenta e deixado a leveza da triunfante Paz.

Às 12:30 in 21.05.2025”

Inserida por FabioSilvaDN

⁠Eu vejo o sofrimento da Natureza.
Eu ouço o sofrimento das nações.

Inserida por fabioluizpensador

⁠Inovar não apenas a criar algo novo. Ét ter coragem de questionaro queja existe, desafiaro comum e transformar ideias em valor real. Quem nova, lidera. Quem se acomoda, segue.

Inserida por fabio_pradal

⁠"O derradeiro lance, seja no xadrez ou na jornada da vida, revela que reis e peões compartilham o mesmo destino: a caixa de madeira. Nela, toda hierarquia se dissolve diante da eternidade."

Inserida por fabiocabral

⁠"Mesmo que ninguém veja ou não seja aplaudido, faça o seu melhor todos os dias, pois o Eterno contempla das maiores alturas."

Inserida por fabiocabral

⁠Um brasileiro que não é patriota é um brasileiro que não conhece a própria história.

Inserida por fabioluizpensador

⁠"Ó Senhor, que ao romper da aurora meus olhos busquem o esplendor da Tua face e que jamais a fugaz vaidade que o mundo oferece me cegue, impedindo-me de contemplar-Te."

Inserida por fabiocabral

⁠"Disciplina vence o talento quando o talento não trabalha com disciplina. Mantenha o foco, adapte-se rápido, escale o que funciona e não pare até alcançar sua meta."

Inserida por fabio_pradal

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp