Padre Fabio de Melo Cultivo

Cerca de 120699 frases e pensamentos: Padre Fabio de Melo Cultivo

Sobre a ambição de reunião de detalhes, no interior do espírito Científico-Filosófico


O Filósofo Nietzsche, mais precisamente em seus Escritos Sobre História, mostra-nos a avidez por detalhes dos fatos universais, no espírito Científico-Filosófico e Histórico, do Escritor Austríaco Franz Grillparzer. Chegando mesmo a citar que, nesse espírito, há como que um fogo que o consome a querer devorar os detalhes, de modo sempre insaciável. Essa avidez e percepção filosófica, não é algo exclusivo do campo da Filosofia propriamente dita. Mas que é direcionado aos mais diversos campos do saber. Como nas Artes, Pinturas Realistas, Naturalismo , Esculturas, Poesias, Romances...
Em relação a estes últimos, por exemplo, podemos citar o incrível detalhista e minudente romancista - Gustave Flaubert! Seu romance, em especial, Madame Bovary, ganha, entre os intelectuais, o título de "o Romance realista por excelência". ( Marvin Perry). Este Historiador, chega a mencionar que um crítico das obras de Flaubert, comentando sobre o realismo dessa citada obra, Madame Bovary, diz: "reflete uma obsessão com a descrição. Os detalhes são relatados um a um, dando-se a todos a mesma importância, cada rua, cada casa, cada livro, cada folha da de grama, tudo é descrito em pormenor".
Essa avidez no espírito contemplativo, é como que uma vaidade científica que o gênio tem, por fazê-lo sentir-se o portador do atributo Divino da Onisciência. E é exatamente assim que que o gênio buscador do conhecimento, se satisfaz.

Às 12h18 in 13.11.2025

Condecoração Espiritual




Um dos principais motivos de um escolhido ser duramente submetido a testes hiper-rigorosos, é para o propósito dele funcionar como Deus. Pois quando é dito que para Ele nada é impossível, o Campo do impossível é atingido pelo escolhido, para que haja um alinhamento celeste e, este, seja um, com Deus, e, Deus, no escolhido, haja como se fosse Ele mesmo. O escolhido nesse campo, é como um espelho que reflete a imagem do Todo-Poder operante de Deus, no mundo visível, tangível, sensível ou físico-material. Nesse nível atingido, O Escolhido torna-se "IMORTAL". Transforma-se como que numa espécie de Deus-Rei-Imperador Cósmico-Universal.
Insubstituível. Indestrutível. Magnífico. Excelente e Excelso.
Seu trono passa a ser o céu. Seu palácio, o Cosmos. Seu tapete, as nuvens. E toda a Terra, seu pequeno quarto particular!




Às 07:07 in 20.09.2025

Se O Cristo não se permitisse ser conduzido pelo Espírito, ao deserto, "PARA SER TENTADO PELO DIABO", como nasceria, naquele momento, as mais belas páginas e registro, acerca da TENTAÇÃO? É da natureza adversa ou contrária, que nasce a mais bela harmonia da perfeita Poesia!!!


Como quando, com acerto, se expressou Heráclito de Éfeso nestes termos: "da união das diferenças, nasce a mais bela harmonia... Bem como quando de notas musicais diferentes, as mais belas melodias". E outra vez, quando disse: "O dessemelhante é unido; e da diferença resulta a mais bela harmonia."




Às 08:53 um 27.09.2025⁠

Treinar é respeitar o processo e entender que os resultados que buscamos acontecem nos pequenos detalhes de tudo que fazemos no dia a dia.

Faça o possível hoje para fazer o impossível amanhã.

O Tempo


O tempo é algo impensado quando ainda não se tem maturidade. Ele marca todas as nossas lembranças, sejam elas boas ou ruins. Para alguns, pode parecer curto; para outros, torna-se uma eternidade. Quem sabe aproveitá-lo desfruta de muitas coisas, mas quem o desperdiça com futilidades queixar-se-á, ao longo da vida, do tempo perdido.


O tempo ensina, mostra-nos melhores caminhos, pois o aprendizado, por vezes, é doloroso. Há quem o subestime, mas ele chega para todos e desnuda a verdade muitas vezes escondida na fachada, que desmorona e revela o seu interior.


Enfim, o tempo é bom para quem o usa com sabedoria, equilibrando obrigações e prazeres, dando-lhe o protagonismo necessário a cada momento, tornando-o infinito enquanto durar — embora seja certo que é finito — e que marcará não só você, mas também aqueles que estiverem submetidos ao seu ritmo, pois é a coisa mais preciosa que podemos oferecer ao outro.

Não se domina,
o que por desejo,
faz-se refém.

O que tirou sua paz ontem,
não pode tirar sua paz hoje,
pois o ontem é passado
e o hoje só depende de você.

Perpetuar o sofrimento sofrido,
no próximo,
é uma das maiores expressões do militarismo.
Há quem o negue,
mas o exerça em sua plenitude."

Que o orgulho que carregas,
não seja maior que a sua sensatez,
pois se o for,
estarás a clamar por um perdão.

Ser espectador,
na nossa vida,
é o mesmo que permitir,
que façam as escolhas por nós.

Quando o amor ressurgi,
em corações quase adormecidos,
é um sinal que mesmo do chão mais árido,
poderá brotar uma flor.

A verdade que carregamos,
é a luz que ilumina os nossos caminhos.
Não sendo os nossos caminhos comuns,
várias serão as verdades e consequentemente,
os caminhos a serem seguidos.

O peso, do cansaço do corpo, não deve interferir na leveza do seu espírito.
A sua personalidade é construída ao
longo da sua vida, não podendo ela,
sofrer interferências do corpo, de
modo a deixá-lo nortear as suas ações.

Ao ignorar o outro, oportuniza-o,
o exercício da paciência,
bem como, o seu fortalecimento,
deixando-o independente de ti.

As vezes caminho e tenho a sensação que não estou indo a lugar algum. O que é mais importante, o lugar onde quero chegar ou o poder caminhar, sem saber se chegarei?

Quando a presença do antes amado, não é mais perceptível ou desejada, é um sinal que a vida pede um tempo, para ser direcionada.

Seguir a correnteza e igualar-se aos imorais, seria mais fácil. Prefiro nadar contra ela e poder olhar nos de qualquer um.

Difícil é agradar, quem não se agrada, com o que é agradável.

⁠Não adianta escrevermos belas frases, quando as mesmas não fazem parte da nossa vida diária, pois a nossa vida fala tão alto que as pessoas não ouvem o que falamos.