Padre Fabio de Melo Coragem
Eu sou como Jean Valgean
Eu sou um homem comum
com meus problemas comuns,
com hora marcada para tudo,
com cartão de crédito estourado,
com aluguel para pagar,
e prestação do carro pra vencer...
com carnê, IPVA, IPTU pra pagar.
Eu sou um homem comum,
com minhas crises de existência,
com minha constante sonolência,
com meus medos e meus segredos
prestes a se desvendarem.
Eu sou um homem arredio
com a minha falta de mim,
um homem sem crença, que crê,
descrente pela situação
contínua da nossa vida,
assalariado, mal pago, asmático
com falta de ar até pra respirar...
um homem que não sabe mais
o que fazer nem desfazer;
um homem que não gosta de sapos
mas que engole vários,
que não sabe dizer mas diz
cobras e lagartos dos politicos
e pseudolideres desta nação.
Um homem que talvez não seja mais
capaz de digerir o alimento
que lhe empurram garganta abaixo,
mas que necessita se alimentar
para poder sobreviver...
eu me sinto como Jean Valgean,
um miserável atribulado
por uma situção indesejável,
um ladrão sem escrupulos,
um Robin Hood do pão...
Pago as minhas dividas com fé,
suor e contradição, creio,
acredito na ressurreição
do homem bom que me habita,
que me faz sentir-se vivo
e esperançoso em meio ao caos.
Tenho medo, como todo homem,
de sair as ruas e ser atropelado,
de não poder voltar pra casa...
tenho medo dos meninos nos faróis,
dos mendigos pelas praças,
dos bebados e dos equilibristas,
adormecidos pelas calçadas;
tenho medo que algum deles possa ser
um de meus irmãos e irmãs..
eu, como Jean Valgean, não hesito,
não hesitaria em pegar um pão,
mas prefiro pensar que não,
que não há necessidade de roubar,
quando se pode trabalhar,
amar ao próximo e se doar
com tamanha e total satisfação,
que não é preciso tirar de ninguém
o direito à educação, o respeito,
a justiça, o dever de cidadão.
O Sôro
Você ja tomou sôro alguma vez? E...quando por algum motivo, você precisou ser medicado com sôro, você percebeu o gosto do sôro? Você ja chorou alguma vez? Você ja experimentou o sabor de uma lágrima? Agora imagine, pense sobre o tamanho e a força de uma lágrima...o poder dessa gotinha que as vezes deixamos escorrer de nossos olhos...é incrível o poder contido nela. Você não percebeu? Nunca chorou ou sentiu o gosto de uma lágrima? Mas ja foi medicado com sôro fisiológico algumas vezes...pense agora no valor de uma lagrima, ou de um sentimento que nasce da genuina fonte de nosso ser, que é emotivo e que faz nascer e rolar dos nossos olhos como expressão de algo que estamos sentindo ou passando. As vezes (ja conteceu comigo) é incontrolável, impossivel conter a lágrima quando ela quer escorrer pela nossa face. Essa lágrima é o retrato molhado de algo que estamos sentindo, do mesmo modo como é a doce resposta do amor e da felicidade. Então, da p´roxima vez que você chorar, deixe que uma lágrima escorra até os seus lábios e toque-a com a lingua...você sentirá o verdadeiro sabor do sôro que te curou todas as vezes que você precisou. Essa lágrima vem nos dizer aqui fora tudo o que estamos sentindo por dentro, bem la no fundo do nosso ser. Ela é o brilho de uma vida que o Pai abençoou e, ela é a maior prova ou reconhecimento agradecido pela alegria que sentimos em estar vivos.
Pô-eca!
(Poema originalmente composto em um lenço de papel usado)
Abra-se este si-lenço
E leia-se este pô-eca!!!
Todo mundo,
Por mais polido que seja,
Arrota, cospe e beija.
Todo mundo,
Por mais educado que seja,
Caga, tosse e peida...
Todo mundo,
Por mais fresco que seja,
Chora, morre e graceja,
Não nesta ordem,
Mas veja,
Todo mundo,
Por mais nojento que seja,
Tem princípios,
Sim, bons ou maus,
Mas tem princípios;
Então, todo mundo,
Por mais diferente que seja,
No fundo-no fundo, é igual.
O Pterodáctilo (origami)
Estou assim de braços, digo, asas abertas,
Sobrevoando a cidade, a tua vida deserta...
Estou assim, meio pássaro pré-histórico,
Confinado a uma era que não é a minha...
Não sou daqui. Nasci aqui mas sou do céu,
Assim como as nuvens que são brancas,
Sou do ar, do infinito...do alto, de Deus!
Eu sou o homem-pássaro Ícaro,
Revoando os sentimentos vivos,
Caçando o meu alimento...você.
Sou eu o bicho-homem descontente,
Com a mesma voracidade de sempre.
Estou aqui, assim meio pterodáctilo,
Asfaltico como lava seca, confinado
Aos sonhos de você que não me quer.
Sou eu, entregue a um sentimento traidor
E não sei se morro, se vivo ou sobrevivo.
Estou assim, estático na vida,
Impregnado em uma rocha, fossilizado,
Sem você, que diz tudo o que preciso ouvir,
Que sofre como eu...que sonha...
Estou assim como este origami teu.
Distância? Não quando se ama de verdade!
O destino é algo insano,
Que não respeita as possibilidades
Desafia até a distância
Unindo pessoas de diferentes cidades
Tive experiências práticas
Que a distância é uma barreira intransponível!
Me enganei, achei e investi
Num amor que se tornou possível!
Abri mão de algumas metas
Troquei por outras mais consistentes
Baseado nesse amor
Que invisto conscientemente!
Um amor por alguém especial
Que merece ser feliz
Pretendo me doar a esse alguém
Como jamais fiz!
Com uma coragem inexplicável
Estou disposto à enfrentar tudo
Pois percebo que ele está fazendo o mesmo
Para me incluir no seu mundo
Agora acredito que a distância é algo pequeno
Diante a Atitude, Decisão e Vontade!
Pois o segredo está na determinação por parte de ambos os esforços
Na luta por um amor de verdade!
Sé que han pasado los años y nuestras caras y cuerpos no son los mismos. Pero nuestros espíritus habitan en nuestros cuerpos cansados, por fin. Es usted y yo ... y qué hacer? Realmente no necesita foto, las imágenes de culto o de recordar. Ya tengo en mi mente tu rostro, tu cuerpo y es maravilloso.
"A Mundo é semelhante a um jogo, se você ganha você perde e se você perde além de ficar bravo por ter perdido você cria um ódio que se mistura com o vício que resulta-se numa ganância onde você só vai parar quando conseguir o objetivo' mesmo que seja da maneira mais suja!"
Que a união seja de braços, mãos ou pés. Onde juntos se torne um grande circulo, onde todos são iguais, onde o começo possa ser em qualquer uma das partes, onde não haja diferenças, apenas laços que somam o Todo.
Se a possibilidade de um além, não fosse de um querer tão intenso e irracional, a ressignificação ocorreria de fato. O caos se encontra na mínima, leia-se mínima, possibilidade do impossível. Possibilidade daquilo que se luta, banhar as mesmas águas que cercam esse teu mundo que hesita viver o meu desejo insano. Insano porque largaria tudo, agora, se pedisse. Também porque embora queira intensamente e imensamente, renuncia só pra ver na luz dos olhos a felicidade que não posso dar e que não optei, apenas aceitei... mas que se é sua, é minha.
Pouco sabe que hesita em viver de amor. Só de amor.
A vida passa tão de preça que quando paramos pra analizamos cada passo que demos,já estamos com 50 anos...
As vezes quando paro para analisar minha vida,vejo que cada momento que vivi foi um aprendizado enorme pra esse mundo de leão que vivo.
Seja superior sempre. Isso acaba incomodando as pessoas que se sentem inferiores, e eles sempre irão te demonstra isso de uma forma ou de outra.
O amor nada mais é que, se entregar, de doar, viver passado e futuro tudo envolto ao presente, onde o maior presente é seu amor, por vc, por ela, pelos amigos. Sonhos com certeza realizam-se, mas nunca acabam, pois assim que concluímos uns, nascem outros.
Posso dizer que conheci o amor verdadeiro, simples e duradouro, hoje,, hoje estou sozinho, mas carrego comigo a certeza de um dia ter te conhecido, para saber que realmente existe um grande amor, uma cara metade, um anjo que caiu, para vê-lo basta queremos enxerga-lo, somos a mudanças que queremos ver nos outros, o que mais vale são nossos sentimentos...
A minha fé, e muito maior que minha vontade de ficar de pé.meus inimigos que se cuide,pois vc não imagina a força que a minha fé me da.
- Relacionados
- Confiança: frases para nutrir a sua coragem todos os dias
- Superação: frases para refletir sobre este ato de coragem
- Frases do Padre Fabio de Melo
- Frases de fé para encontrar coragem e paz em qualquer situação
- Coragem
- Frases militares (lealdade, disciplina e coragem)
- Poemas sobre Coragem
