Orgulho de Pai

Cerca de 120113 frases e pensamentos: Orgulho de Pai

SAUDADES... MUITAS SAUDADES...
Certa vez meu pai falou: “Meu filho, não diga nem faça nada que um dia possam usar contra você. Respeite o próximo, as leis, as regras de convívio social. Cuide da sua vida e de seus familiares e amigos próximos. Tua saúde é o bem mais precioso: Assim poderá sobreviver e ajudar aos mais necessitados. E lembre-se sempre: 1) Quem bate em pequeno é covarde, quem apanha de grande é bobo. 2) “Lute para ter o que é seu de direito, jamais cobice ou tome nada dos outros.” Não assim, literalmente, eu acrescentei outros conselhos dele. Procurei pautar minha vida seguindo os conselhos do meu pai. Depois do décimo tombo sério e ralada geral, deixei de brincar / competir com o Carrinho de rolimãs. Depois de quebrar os óculos de um coleguinha, nunca mais usei o estilingue e a sacolinha com mamonas. Depois de ser atropelado por um caminhão aos 10 anos, nunca mais atravessei as ruas desafiando o trânsito. Fascinado por armas de fogo, após os primeiros tiros decidi manter distância dos gatilhos. E assim fui levando. Sempre preferindo prevenir, para depois não ter que remediar. Mas acidentes acontecem, independente dos seus cuidados. Nem todos os acidentes são provocados por humanos. Os fenômenos naturais provocam cataclismas, tragédias universais. Quem pode evitar os efeitos devastadores das erupções vulcânicas, dos terremotos e tsunamis? Quem poderia prever a mortandade diante da Gripe Espanhola? Agora me recordo dos versos da canção “Quem inventou o amor”, de Dorival Caymmi (Quem inventou o amor / Não fui eu / Não fui eu, não fui eu / Não fui eu, nem ninguém / O amor acontece na vida...). Pois então, quem criou esse terrível Coronavírus / Covidi-19 não fui eu, não sei quem foi, mas essa pandemia está me impedindo de seguir a rotina: Pagar taxas e impostos, comprar alimentos, pagar as contas mensais, abastecer o carro, curtir o samba raiz com amigas e amigos toda semana, paparicar os netos, procurar não dar trabalho para os filhos. Confinado voluntariamente desde o dia 14 deste mês, antecipei as medidas indispensáveis à preservação de todas as pessoas com as quais convivo, muitas das quais nem mesmo sei o nome. Recomendei ao síndico do meu prédio a imediata adoção de medidas, como disponibilização de álcool gel nos acessos (portaria, elevadores), a restrição para entrada de terceiros no prédio, as orientações básicas aos funcionários, a interrupção de quaisquer atividades nas áreas comuns. Repassei minhas preocupações aos familiares e amigos. Continuo seguindo à risca as recomendações das autoridades da área da saúde. Mas a saudade de tudo o que deixei de fazer é o que mais me martiriza, ao lado do pesar pelos adoecidos e pessoas menos afortunadas. Sinto muita saudade dos bailes, dos espetáculos teatrais e musicais que deixei de frequentar, dos cinemas que nunca mais entrei, das peladas domingueiras, das caminhadas diárias nos parques da cidade e até mesmo das missas.
Pois é. Não adianta “chorar o leite derramado”. Agora só nos resta orar e ter esperanças de dias melhores. Nesse meio tempo, é bom ir anotando na agenda tudo aquilo que nós gostaríamos de fazer. Até lá.
(Juares de Marcos Jardim - Santo André / São Paulo - SP)
(© J. M. Jardim - Direitos reservados - Lei Federal 9610/98)

⁠Gosto de tudo que beijo..
A testa do pai, suada;
As mãos da mãe, quando a vejo;
A ferida do filho, que crê que sara.
Também beijo a boca de Sara..
A boca de Sara, despertam desejos e eu gosto.
Gosto de tudo que beijo.

Pai
É uma mistura ⁠
De herói presente
Com porto seguro
Que a alma filial sente.


Pai

Olho para o céu
pontinhos de estrelas brilham
vejo teu sorriso
sinto teu carinho
trazido pela brisa suave
no silêncio me perco
a saudade atravessa em mim
lembranças do passado
Impregnada no meu corpo
faz minha mente voar
e dentro do meu coração
te encontro
és a mais linda melodia
que harmoniza nossas vidas
e acolhe nossos sonhos
de um amor inesquecível.
@zeni.poeta

⁠Não existe mentirinha, existe mentira!
E o pai da mentira e o encardido, isso significa que se vc mente, engana, passa seu semelhante pra trás, vc tá servindo ao pai da mentira: O diabo.
Vc tá servindo o encardido!
Vc não tá com Deus.
Vc tá muito longe de Deus.

Deus é a VERDADE, o caminho, a luz e a vida...
Quem está com Deus jamais andará nas trevas!

⁠Deus é um Pai amoroso que nos acolhe com braços abertos, independentemente dos nossos erros e falhas. Ele conhece cada uma de nossas fraquezas e lutas, e ainda assim, nos oferece sua misericórdia incondicional. Não há distância, circunstância ou pecado que possa separar você do amor compassivo de Deus...

Edna de Andrade

⁠Boa noite...

Pai, eu descanso em Ti.
Mesmo quando os dias são incertos,
mesmo quando o coração pesa,
eu sei: o Teu amor segura cada detalhe.

O controle de tudo está em Tuas mãos...
Por isso, eu respiro fundo, entrego, e confio.
Porque quem confia em Deus,
mesmo no silêncio, sente a paz chegar.

Que a nossa noite seja leve,
guiada pela certeza de que Ele cuida de tudo.

— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna

HOMENAGEM AO PAI QUE JA SE FOI.
Meu Pai,
Não posso lhe dar um abraço carinhoso, como gostaria, em homenagem ao Dia dos Pais, mas rogo ao Pai Celestial, em cuja morada se encontra, que permita ouvir o que tenho para lhe dizer.
Desejaria que estivesse aqui conosco, mas Deus quis que ficasse junto a Ele, cuja vontade devemos acatar.
Tenho certeza de que você teria orgulho em ver meu progresso familiar, nos estudos, no trabalho, e a minha própria evolução espiritual. Teria orgulho também em saber que sempre procuro agir com honestidade, perseverança, bondade, respeito, procurando dar amor e felicidade aos que me são próximos.
Tudo isto devo a você e a minha mãe que souberam me transmitir essas e outras virtudes.
Minha gratidão a vocês é enorme.
FELIZ DIA DOS PAIS!

Se o diabo é o pai da mentira, a fofoca é filha adotiva...

"Pai
hoje a saudade bateu
e entre tantas lembranças
lembrei dos teus conselhos
dicas que na época não consegui avaliar como preciosidades que agora vejo que foram
não é o caso de te pedir desculpas
pois sei que teria que ser assim
meu aprendizado foi em parte pelos erros que cometi, ignorando teus conselhos
mas sabe meu pai, eles estão aqui, dentro do meu coração
e hoje , Ah!! hoje eles valem ouro
ainda que tua falta seja lembrada
ainda que somente teu retrato e minhas lembranças sejam as companhias
tua experiencia me acompanha e protege
sabe pai, hoje eu derramei uma lágrima
mas ela não foi tão amarga
talvez porque você ai do céu, tenha me poupado
e adocicado com boas lembranças a saudade e o amargo que meus olhos teimaram em derramar
tenho certeza pai, que nenhum, abraço ficou para trás e todo o carinho e respeito que sempre tive e terei por você, me acompanham
hoje te chamo de você, pois lembro bem da tua vontade de sermos amigos e que entre nós não havia senhorio, mas uma amizade que me traz a esperança de um dia poder te reencontrar e mais uma vez te dizer:
pai eu amo você...""

Com meu querido pai aprendi o verdadeiro valor do abraço. Que amar é um dom, que podemos viver em paz, que a vida vale viver cada segundo. Meu pai, em cada afago, me deva uma lição para a vida.

Pai amado, a Tua sabedoria seja no caminho, vida e o melhor presente que posso ter na vida.

O Artesão do Universo


Meu pai é o artesão do universo, o mestre que teceu as maravilhas que habitam nossa terra. Cada flor, desde a mais humilde violeta até a grandiosa rosa, é uma obra de arte criada por suas mãos. Entre elas, as margaridas se destacam, com suas pétalas brancas perfeitas como raios de sol congelados em forma de flor. O brilho das estrelas que ilumina o céu noturno é o reflexo do amor infinito que ele tem por sua criação, um espetáculo que nos lembra de sua presença mesmo nas horas mais escuras.


As profundezas dos oceanos são um mistério majestoso, com criaturas de cores e formas inimagináveis, dançando nas correntes marinhas como se fossem guiadas por uma sinfonia invisível. É lá que as baleias entoam seus cânticos melódicos, ecos que ressoam nas profundezas como hinos angelicais, tocando nossos corações e nos conectando ao coração do oceano.


O pôr do sol é uma pintura viva, com tons de laranja, rosa e dourado que transformam o céu em um mosaico brilhante. Cada tarde se despede com um espetáculo de cores, iluminando o horizonte e nos lembrando da beleza efêmera de cada dia. No céu, as aves planam graciosamente, desenhando padrões invisíveis com seus voos. As borboletas, com suas asas vibrantes e delicadas, flutuam de flor em flor, como pequenas faíscas de cor que trazem alegria aos nossos olhos.


Meu pai, em sua infinita sabedoria, também criou a diversidade dos animais terrestres, cada espécie com sua própria beleza e propósito. Desde os leões majestosos que rugem nas savanas até os pequenos insetos que trabalham incessantemente, cada criatura é uma peça vital no grande quebra-cabeça da vida.


Os rostos e cores da humanidade são outro testemunho de sua genialidade. Cada pessoa é uma expressão única de sua criatividade, com histórias, culturas e sonhos que enriquecem nosso mundo. A cor do arco-íris, com seu espectro radiante, é a promessa eterna de que ele está sempre conosco, uma aliança de luz que atravessa os céus e toca nossos corações.


Em tudo que vejo, em cada detalhe da criação, sinto a presença de meu pai. Ele foi perfeito em tudo que criou aqui na terra, e sua obra é um constante lembrete do amor e da beleza que nos cerca. As maravilhas do universo, desde o menor grão de areia até a vastidão das galáxias, são testemunhas silenciosas da grandeza de sua criação. E eu, humilde observador, sou eternamente grato por cada maravilha que ele fez.

O PAI E A SAUDADE


Meu pai, foi-se cedo.
Fugiu.
Meu Deus, credo
Que meu pai partiu
Cansado,
Martirizado,
De tanto me ouvir,
Insistir,
Perguntar:
Porque me construíste, pai!?...
A mim, um vivo-morto
Cada vez mais vivo na morte
Que se fosse de outra sorte
Eu sentiria conforto
Se te tivesse comigo
Como aquele amigo
Que além disso é pai
E a gente pensa
Mesmo na descrença
Que ele, nunca, mas nunca se vai.


(Carlos De Castro, in Há um Livro Muito Triste Por Escrever, em 23-10-2025)

⁠Pai, faz em mim a tua vontade.

⁠Obrigada pai, pela chuva que cai
Um pássaro a planar lindamente pelo ar.
Lá fora, existe um mundo real; e aqui dentro, um surreal.
De repente, uma conexão, projeção, por sob meus olhos e coração.
Como naquele dia em meio aos prantos, o céu estava lá para me confortar, aquelas todas estrelas a me iluminar. E sua presença a chegar.

(Poema para Deus)

Minha prece da madrugada.
Meu bom dia a todos. Um domingo abençoado por Jesus.
Meu Deus pai todo poderoso criador de todas as coisas! Eu venho aqui neste dia que amanhece e na minha humildade venho vos agradecer por ter eu um lar enquanto muitos milhares de outros filhos seus. Muito melhor e mais humano que eu! Amanhece nas marquises e esquinas deste mundo, Venho também vos agradecer pai amado pelos alimentos abundantes que rondam a minha mesa e o meu dia a dia enquanto milhões e milhões de filhos seus choram a fome e a dor de nada terem em seus pratos e ainda tem aqueles que nem um prato o tem e eu aqui pai querido reclamando de um tudo. Pai de infinitas bondades te agradeço por cada um de meus filhos que sadios e fortes levantaram daqui a pouco em busca de seus destinos e te peço meu pai por aqueles filhos de outros seres humanos que se encontram nos hospitais sofrendo doenças e acidentes te imploro meu pai abençoar a cada um deles com o seu carinho e com o seu amor, pai ia eu te pedir tantas coisas mas após te agradecer peço apenas um pouco mais de humildade para mim e pra os outros seres que ainda estão em melhor situação que eu e que nesta manhã nem mesmo se lembrarás de ti meu pai e que a todos sejam um dia abençoado por ti pai amado. Amém meu pai...
(Zildo de Oliveira Barros)15/02/13

Um pai com 2 filhos, ambos fazem cartas no natal pedindo o seu presente preferido... Chega o grande dia, eles ganham cada um o seu presente especial, sendo que um ao ver o presente do outro, percebe que o do outro é muito melhor e tenta tomar a todo custo.
O pai ao ver aquela cena, se ira e põe o filho invejoso de castigo, o corrige, pois deve se contentar com o que pediu.
Assim é Deus...

Na Trindade não há vaidade. Há unidade. Vemos que aquilo que o Pai pede o Filho não retruca e o Espírito não murmura

Ser pai é ter um coração fora do peito, batendo junto.