Oratória
A oratória não é apenas sobre falar bem, mas sobre conectar, inspirar e transformar ideias em impacto.
Moabe Teles
Sua oratória só será plena quando você ouvir mais as pessoas e acreditar no conceito que menos é mais sempre. Esta questão se aplica em outros setores do viver em sociedade.
Existem psicopatas intelectuais que usam o meio cultural da oratória para manipular um contexto. Esses causam abandono intelectual e deturpação da sua ação, como promoção de ocultação do seu dever social. Assim, ele/ela - O camufla - em palavras para aliviar a própria lascívia perversa de que ética e moral existe no seu EU.
Vinde, contemplai, a espada da oratória!!! Posto que está sendo reaçacalada e manejada, como a maneja com maestria, o exímio espadachim-orador!
Pois suas cortantes lâminas são o fio dos lábios e as letras da habilidosa escrita!
⚔️🪶⚔️
A oratória é a forma mais valiosa de levar aos outros a compreensão de uma ideia ou experiência, encurtando o caminho evolutivo de quem ouve.
Se estuda oratória para melhorar nossas expressões faladas, para que nossa comunicação tenha uma qualidade básica e possa ser captada e entendida em todos os ambientes, para que a linguagem seja clara, objetiva, organizada e que chegue atodas as pessoas, canalizando assim as energias para um propósito bom para todos.
Eu tenho alguns anos de estrada, e nesse tempo que estou aqui, já fiz curso de oratória, me formei em publicidade e uma pós em gestão de pessoas, por que gosto de lidar com pessoas, gosto de gente! Gente no sentindo literal da palavra... gente de verdade.
Tanto é que tenho amigos para todos os gostos tipos e tamanhos.
Mas aprendi, nessa minha vida que existem palavras que mudam o dia, tipo: por favor, obrigada, com licença, desculpa, bom dia... E como diz o Ronald MacDonald são palavras mágicas. rsrsrss
Lidar com pessoas é complicado, e atualmente as empresas estão investindo muito em treinamentos que estimule o relacionamento interpessoal, pois isso altera todo o andamento de um negócio ou de uma empresa... ninguém quer trabalhar com pessoas que não respeitam o próximo, que não sabe se relacionar, que estão sempre indispostos ou desestimulados...
O que o mundo empresarial busca atualmente pessoas que além do profissionalismo tenha empatia.... ou seja ...Alguém que saiba se colocar no lugar do outro. E não é só nas empresas, o mundo carece disso, vivemos numa correria tão grande que não temos mais tempo para "delicadezas" para saber do outro, prestar atenção aos detalhes, aos olhares ... e as vezes perdemos grandes oportunidades ou grandes amigos por não saber lhe dar com diferenças ou por falta de tato ... Então, antes de querer atenção, dê... Antes de buscar seus direito cumpra seus deveres, antes de querer respeito, respeite... E ai como diz a Ana Carolina: "minha esperança é imortal, Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final"
A unção divina na pregação é transmitida não pela eloquência, oratória, entusiasmo ou entonação da voz do pregador, mas unicamente pela autoridade e graça de Deus que o acompanham durante a ministração e são liberadas através dele.
Não é a oratória, nem as roupas que usa, nem a postura que tornam uma pessoa sábia. São a sua dedicação e humildade na apreensão do conhecimento
Ilusão é acreditar que se ensina alguém apenas pela oratória, quando na verdade se ensina muito mais com as atitudes.
Em sua comunicação faça o melhor fechamento com uma oratória com comportamento corporal, uma didática de informações e gestão de linguagem incorporal, discernindo os interesses e as necessidades do seu público-alvo.
