O Valor do ser Humano Rubem Alves
Você de fato só estará vencido quando repousar na sepultura; antes dela, poderá até render-se, mas, sempre haverá a possibilidade de resistir, lutar e vencer.
Chorar sempre é bom, por amor, alegria, satisfação e por emoção, mas, chorar por uma causa perdida é a mais triste das lágrimas pois não irá purgar nada.
Se não conseguir de uma forma tente de outra e, se não der certo procure fazer de novo; você tem uma vida toda para continuar tentando.
Só quem conhece de fato pode falar a verdade; afora isto, não passa de especulações de um juízo mal formado.
O que vive de sonhos e fantasias quando desperta para a realidade sofre tanto quanto qualquer doente.
Quem não pensa e fala muito não transmite nada e, quando precisa avaliar algo nem sabe por onde começar. Sejam poucas as tuas palavras, mas profundos os pensamentos.
Um sábio no meio do seu povo é como um manancial no deserto; todos irão beber da sua fonte de sabedoria.
O homem sábio é tão importante para o seu povo que sem ele, muitos se perderiam na multidão de conselheiros que proferem palavras sem conhecimento.
A sabedoria não pode existir num ambiente onde ninguém a procura e, vivem de guerras, violência, ambição e desrespeito ao conhecimento; ela é o fruto de um ambiente de coerência, tranqüilidade e justiça onde qualquer um pode pensar com liberdade.
O maldizente é uma maldição no meio do seu povo porque ataca tudo o que é positivo e tem olhos só para a desgraça.
