O Valor do ser Humano Rubem Alves
Se a sorte solucionasse nossos problemas e conquistasse nossos sonhos, não existiriam as palavras empenho, persistência.
Estou precisando alfabetizar o meu coração e quando ele aprender a ler, a primeira palavra que vai pronunciar vai ser: DESAPEGO!
A cada dia que passa faço uma força descomunal para esquecê-lo. Mas quando cai a noite, você povoa meus sonhos e isso me deixa louca! Como eu faço para tirá-lo dos meus pensamentos?
Na iminência do desespero á procurei,
e de alguma forma no brilho do seus olhos encontrei,
razão pra viver, pra sorrir, e sem medo de perecer,
... ... Acordei ... ... e percebi que você não estava ali...
Que sua estrela sempre brilhe mesmo longe de mim,
Porque se choras, minha alma se lava em profunda dor,
Se te vejo sorrir, tenha certeza que cem vezes mais eu estou,
á te esperar, á te esperar, sempre estarei,
enquanto nesta Terra eu caminhar.
Os passos de hoje, são subtraídos no amanhã
Ficar parado, estacionado
Hoje não dá não!
Não sei por que razão, se é que existe.
Em frente,
Sempre em frente.
O que é nosso a existência cuida de trazer
Só não queira adiar, não vale se antecipar.
Tudo certo, existe a estação
Tem tempo de chegar e partir, é exato.
Engraçado, usam a boa teoria do: “viva o hoje", mas logo após põem na cabeça "amanhã é outro dia"
Então me desvende um questionamento:
Quem não consegue mudar o dia de hoje, saberá mudar o de amanhã?
Agora é a era da conexão na palma das mãos.
Haja inteligência século XXI.
Acerca das guerras,
como humanos imponentes em inteligência, lançam guerra entre nações?
Só por hoje cansei das doses de inteligência,
tem coração pulsando
e muitos outros sangrando em solidão em toda multidão.
Quero ver, quero ouvir, noticia diferente na TV...
A dádiva da vida o permitiu lutar até o fim, o oxigênio já lhe era escasso, os movimentos já eram poucos, as palavras eram mantidas no silencio e às poucas que eram ditas, comoviam.
A compra de um livro nem sempre induz a uma leitura imediata. Foi isso que ocorreu, no final do ano passado comprei alguns livros, entre eles um que não me chamou muita atenção, mas enfim acabei comprando pela curiosidade de saber mais acerca do assunto, o livro nada mais é que “A sucessão no Vaticano – Os bastidores da morte de João Paulo II e a eleição de Bento XVI, por Wellington Miareli Mesquita”
Você deve estar imaginando, - Lá vem uma ladainha religiosa. Não caro leitor, lá vem... Mas é uma constatação, logo no inicio da leitura do livro, encontro o jogo de poder existente dentro da igreja católica (não somente nela, existente em qualquer religião, ou conjunto de pessoas). Não pense também que estou questionando religiões, sendo descrente, pelo contrário. É exatamente o crer em Deus que amplia minha visão para enxergar além.
O Papa João Paulo II um servo de Deus, que semeou o bem, sofreu durante anos, e ainda em seu leito de morte agonizou até o fim. E mesmo nesse estado se preocupou com a nação. Um homem santo, por que tanta dor? Onde estava sua fé? Onde estava o Deus que ele dizia acreditar?
Não é simples, no entanto fácil de entender, crer, ter fé. Não significa esperar a ausência de dor. Dos momentos de dor nenhum ser está livre. Sem a dor o individuo não valorizaria os instantes bons. Evidenciamos o equilíbrio, como se estivéssemos mantidos sobre uma linha, nem sempre reta, fixa ao chão. De um lado o bem do outro o mal, ao meio a fé erguida por 50% de bem e outros 50% de mal.
Quanta pouca fé existe em tantas teorias, quantas palavras vazias! Essa frase faz parte do contexto do livro dita há alguns anos atrás pelo cardial alemã Joseph Ratzinger, isso torna a frase futurista ou estamos regredindo?
Talvez a ignorância contida na humanidade do século aprisione a sabedoria. Sábios foram homens considerados loucos que usaram suas idéias para revolucionar gerações.
Acredito que independente de crença, respeitar quem espalhou bondade, lutou pela pacificação e viu em jovens a alma das nações, é o mínimo que pode ser feito.
No silêncio da noite
Repouso em lucidez de querer bem
Pouso no improvável, nas verdades que tenho por perto.
Falta astral?
A noite está sem cor?
- Vou mudando o astral,
alimentando o pensamento de como a escuridão é inexistente.
Daí, vou pintando-a em cores,
se faltar no estoque uso uns retoques,
nada que a luz da lua e o brilho do sol não provejam.
Deixar brilhar até amanhecer.
Preciso um pouco mais do que isso, eu sei.
Necessito de coisas escassas.
Careço do bem,
hoje pouco se tem.
Passou, passou...
“- Não sei voltar ao passado,
também não sei viver do passado.
Passado já foi atravessado,
passou e nada mais é que passado.
Não vai ter efeito hoje. Não em mim.”
Dizia a menina todos os dias ao acordar e sentir o peso do ontem.
Passado é pó acumulado nos cantos da vida, coisa que a chuva leva.
Acreditando, esse “deposito de amor” foi sendo criado.
Foi sendo cuidado, habitado;
Não houve força o tempo todo.
Faltou certeza,
Restou escolha.
Hoje é mais um dia que fiz a escolha: amar.
O poder da escolha permite que o pensamento seja voltado a realidade. Outro dia em uma conversa, pensei: Afinal, o que é o amor? - Sentimentos são mutáveis, variam, oscilam facilmente. Em alguns dias meu pensamento acerca do que verdadeiramente seja o amor foi sendo moldado.
Não posso apenas sentir “amor” e acreditar que sozinho ele criará pontes entre os abismos. A perfeição não faz parte do ser humano, como então esperá-la em alguém? – É simples, não se deve esperar, nem desejar o encontro de uma pessoa perfeita.
Ao sentir, espera-se muito do outro, muito se é cobrado. Com a convivência os erros se mostram, assim como as imperfeições. O amor por sua vez como forma de sentimento, enfraquece. Sim, enfraquece e não importa o quão digam que é verdadeiro. A partir do momento que é visto o erro, o amor visto apenas como sentimento, as imperfeições vão construindo um labirinto, que poucos conseguem encontrar a saída.
Quando retrocedo alguns meses, penso no que sinto, e na forma que tenho demonstrado, vejo que permiti ser afetada pela procura por perfeição, no entanto, o amor existe, e tem feito parte da minha vida, dos meus dias, mas sozinho ele não sabe ir adiante, amor é escolha.
Todos são diferentes, em meio a tanta diferença um conjunto de qualidades me fez descobrir algo novo, me fez distinguir uma pessoa como sendo especial. Hoje, sei que estou tendo o poder da escolha, e mesmo com erros, e tantas diferenças, ainda assim escolho te amar.
Amar exatamente pela diferença. Amar o estar ao lado, a maneira de sorrir, o olhar distinto sobre a vida, a força presente nas fraquezas. Amar a leveza de ceder sem pensar em orgulho, apenas ceder para ver tudo bem novamente.
Amar a cada dia que amanhece o jeito novo de dizer ao mundo: eu escolho te amar.
