O Valor do ser Humano Rubem Alves
NENHUM animal pode ser culpado de nada, em nenhuma situação! Pois eles são irracionais, não se pode culpar um animal, que não pensa em seus atos, eles agem apenas por instinto. Mas o ser humano, deveria ter pena de si mesmo, mesmo tendo idéia do que faz, consegue fazer coisas absurdas, e ainda assim, acha que tem o direito de culpar os outros animais por motivo nenhum. O animal mata por uma única coisa, para se alimentar. E o ser humano? Mata outros animais, e mata também, seres da sua própria espécie, algumas vezes até de sua própria família! Se nós fossemos irracionais, o mundo talvez estaria muito melhor, pois muitos seres humanos, não teriam possibilidade de fazer as coisas de acordo com seus interesses, e nem de acordo com a sua maldade. Dotado de razão, o ser humano pode e deve ser punido por seus atos, e assim, devemos aplicar essa frase: "Aqui se faz e aqui se repara".
Eu prefiro a felicidade duradoura. Desesperar-se para ser feliz por meios fáceis, jamais nos trará a verdadeira felicidade.
Alguma de minhas metas na vida é tornar-me importante. Mas não no sentido de ser famoso, e sim no sentido de quando alguém precisar, eu estar lá para ajudar.
A vantagem de ser mais velho, no início da internet e do avanço da tecnologia, é de que é plausível ser leigo.
Felicidade não é ser mais feliz do que o outro. Felicidade é um estado de Espírito, e não um sentimento vaidoso.
Jamais desperdice um conselho de alguém, um conselho é uma ajuda, e ajudas não devem ser desperdiçadas por motivo algum.
Ideias boas não precisam ser impostas à força, apenas expostas pacificamente, se forem boas o suficiente, as pessoas irão impor à si mesmas.
Às vezes, uma pessoa se mostrará muito amiga sua, mas mais por falta de oportunidade de ser uma pessoa ruim do que por ter um caráter bom.
O objetivo de vida do meu 'eu' presente será sempre ser superior ao meu 'eu' passado e sempre inferior ao meu 'eu' futuro. Dispor do mínimo de idealização de um 'eu' futuro soberano já nos torna superior. Mantendo nossos princípios apenas aprimorando-os. No futuro alcançaremos o que no passado era inalcançável. Ascenderemos à utopia da evolução. Praticando a caridade de uma totalidade de formas. Mas jamais presumindo que grandes transformações nos sucedem de um dia para o outro, ainda que seja possível...
Por trás de todo drama há uma necessidade exorbitante de este ser correspondido para tornar-se efetivado.
