O Valor do ser Humano Rubem Alves
A grandeza do homem consiste em ser o que é: frágil, mortal, mas capaz de moldar o seu própio mundo e relacionar-se com seu criador.
Diferente do amor, o ódio se renova sozinho. Se o amor precisa ser cuidado para não morrer, o ódio só necessita de lembranças para não se apagar.
Eu não sou o primeiro nem vou ser o último em nada do que eu faço, fiz ou farei. Saber disso me consola e ao mesmo tempo, me aborrece. Sei que há vários que pensam como eu, agem como eu, vivem como eu. Se posso me gabar de algo? Sim, de uma coisa: mesmo que os sentimentos não sejam exclusivamente meus, as palavras são minhas.
Para mim, a igreja católica é a melhor representação de como uma instituição deve ser: sólida, sobrevive pelos séculos. Mantém sua hierarquia, suas normas, ritos e crenças intactos, expandiu-se pelo mundo e está presente desde então. Não sei se Pedro foi o primeiro papa, mas de fato, as portas do inferno não prevaleceram contra ela.
Eu preferiria virar múmia do que ser cremado, ter meus restos preservados através dos séculos a virar cinzas de uma só vez.
Todos nós devemos procurar ser o melhor naquilo que fazemos de uma forma que não caiba contestação: como Shakespeare na literatura, Pelé no futebol, Michael Jackson na música, Alfred Hitchcock no cinema, Oscar Niemeyer na arquitetura, Leonardo Da Vinci com seus múltiplos talentos...
Um problema não deixa de ser um problema simplesmente porquê você se recusa a adimiti-lo. Mas pode se tornar em um problema ainda maior se persistir a teimosia...
Pobre ser és tu, homem! Tens a consciência dos anjos e vives preso num corpo animal, tua natureza te prende à terra, ainda que tua alma deseje os céus...
Ser "normal" significa ser medíocre. Ser medíocre significa ser apenas mais um entre muitos, sem qualquer diferencial e distinção. Quem por natureza está à frente de seus semelhantes sempre parecerá um estranho para eles, os patos jamais reconhecerão a beleza do cisne...
Vi um cartaz onde uma pessoa dizia ser capaz de curar o alcoolismo com o própio álcool: "Pare de beber bebendo". Como? Não sei. O que achei curioso foi que o autor ilustrou com uma foto do poeta francês Charles Baudelaire, autor de "As flores do mal", famoso por sua vida boêmia. Seja quem for, pode até ser um charlatão, mas têm cultura...
Quem gosta de ser livre... não dá para viver sendo um personagem, quando você ficar a vontade... ele escapa sem você perceber, personagem só dá para brincar nas horas vagas.
Ser feliz nem sempre é estar mostrando os dentes. Às vezes é estar pertinho... de quem nos faz sentir completo... por um encontro de almas.
Tudo que você tem o controle segue de acordo com que você espera, se perde isso, você passa a ser controlado.
As pessoas altamente intuitivas decidem ser verdadeiras para si mesmas e seguir seu instinto, e isso faz uma diferença clara em tudo o que vem depois.
