O Tempo Passa e a Gente nem Percebe

Cerca de 157965 frases e pensamentos: O Tempo Passa e a Gente nem Percebe

⁠Recordações daquele tempo.

Era uma vez...

Era uma rua no centro da cidade, no Ponto Cem Réis, perto da Bodega do seu Aluísio e seu Antônio, perto da Feira Central, da escola Solon de Lucena, do colégio Anitta Cabral, dos empregos…pq pra chegar em qq lugar era só uma caminhada. Nos domingos a Maciel Pinheiro era a rua Augusta de Campina Grande, conhecida como a princesinha da Paraíba, onde íamos desfilar com as amigas ...

A rua Redentor, era sem saída, no final da rua tinha Árvores de Eucalipto gigantescas fechando a rua, era um conjunto de casinhas conjugadas e coloridas, com porta e janela, geralmente com uma árvore na frente da casa, um cachorro chamado "Relte" na estrada deitado na calçada, e minhas memórias, minhas lembranças espalhadas, despejadas nas calçadas e ruas do Alto Branco, ruas de paralepipedos...

Nas casas as cercas de arame farpado que dividiam os quintais no início da rua, tinham muitas serventias, na rua crianças correndo, brincavam sem se importar com a hora, ou medo do bicho papão, crianças de pés nos chão.

O ato de estender roupas tem todo um ritual, assim como Michelângelo/Mozart, é uma obra de arte aberta, as roupas de brim, vestidos de chita, as anáguas da minha mãe e umas peças surradas de algodão, gabardine ou casimira, lençóis toalhas a voarem leves e suaves com o vento, criando imagens e símbolos, afinal éramos nove, na conta fechada 'onze', em uma casa de três quartos, duas salas e uma cozinha com panelas penduradas no suporte de alumínio, reluziam, brilhavam sem marcas ou manchas.
Todas as peças lavadas com sabão deueuela sebo e soda. Não existia sabão glicerinado nas minhas memórias afetivas. As lavadeiras de roupas, que passavam pra lavar roupas no rio, com trouxas de roupas na cabeça, nos remetia as antigas escravas, imortalizadas pelo Cândido Portinari. Ali se via a alma daqueles mulheres de pés no chão. As roupas estendidas em dias de sol, depois de quaradas nas bacias de alumínio, cintilantes, como os olhos marrons da minha mãe, seu rosto era emoldurado por cabelos ondulados, presos na nuca, traços fortes, bem marcados e inesquecíveis.

A minha irmã usava anáguas e combinação, como a minha mãe, as duas tinham muitas sintonia, qse espiritual.

As camisas e calças de linho de meu pai eram lavadas à parte. Calças de linho branco...imagine o desespero passar linho branco em um ferro de brasa.

Naquele varal, o que se via era uma obra de arte a céu aberto, o vento brincava com as peças, cuidadosamente presas em pegadores de madeiras. Como tinha poesia naqueles varais e nas cercas de arame farpado, envolvendo as casas, com plantas de cerca vida, dos avelós.

Minhas costas e pernas marcadas pelos arranhões para fugir para outros quintais, atrás de passarinhos, lagartixas, ou correr no canal que passava ao lado, a diversão era certa, caçar girino e atravessar o canal correndo, pagava os castigos maternos pela desobediência até pq não éramos "moleques de ruas", éramos sim, uma molecada feliz.

Debaixo dessas arapucas é que morava minha alegria, sorrisos despreocupadados, bola de gude, peões e brincadeira de se esconder, ou guerra coletiva entre corridas, rostos e cabelos sorridentes, com ataques de jurubeba, livros, revistas em quadrinhos, música, tudo estava em ebulição...
Quantos voos interrompidos para os sonhos do menino-alado, meu irmão mais velho fazia engenharia, o segundo na escala familiar, queria ir para as Agulhas Negras, mas não passou na seleção, fez medicina. Minha irmã passou em Química, mas se transferiu pra Odontologia. E assim, foi-se criando a cultura da profissionalização técnica de qualidade. Já não era segredo, dizer tanto de todos, dito: não conto nada além, como tem que ser. Aquele homem virtuoso, alto, magro, conversa franca, chapéu na cabeça , terno de linho branco- me permita sorrir pras suas lembranças amáveis.

A cidade é intrigante, fica numa serra: é quente, é fria. Polo intelectual importador e exportador, internacionalmente conhecido e respeitado.
Em tempo de chuva, as bicas das casas se prestavam às virtudes das águas, tecendo grinaldas transparentes e abundantes, era uma folia mágica.

O pecado não existia, nunca esteve naqueles olhos infantil, a espiar o mundo, tomando banho de bica, a "Redentor Trinta" era um mundo, que aos poucos foi diminuindo… qdo a gente cresce o mundo se apequena. As lembranças vivem guardadas, em minhas memórias afetivas, elas têm cheiro, cor e vive nos temperos da minha mãe, xaropes/lambedores de muçambê, colhidas no mato verde, curava de gripe a alergias pesadas, manipulados pela mãos daquela mulher serena e forte. Os cheiros, a essência, os costumes da minha casa, ainda posso ver e ouvir, os murmúrios, dos almoços aos domingos após a Igreja Congregacional da Treze de Maio, a ida a casa da Tia Maria, do Tio João, tinha até avó, por um tempo, em casa a mesa posta, feijão verde, arroz, salada verde, legumes, lasanha, frango assado, carne, bifes, mocotó, fígado bifado acebolado, temperados com ervas frescas, frutas da época, doces, bolos, pavê, com família reunida e amigos, era só chegar, em um tempo onde se comia um, comiam dez.

Um universo enorme de recordações, a minha rua tem memória, a minha casa tem imagens, os móveis tem lugar, as recordações vivem para além do esquecimento da morte...

Nina Pilar

Inserida por NinaPilar


Quem dera o tempo não existisse, fosse apenas uma ilusão
E que a vida fosse somente um simples passar das horas.
O medo da noite eterna me persegue na aurora,
Os vaga-lumes brilham como estrelas na minha noite.

No quarto o monstro da madrugada flutua perfumado,
Sinto o aroma da fronha nos meus sonhos verdejantes,
Nunca disseste que a vida era dura com quem vive,
Nunca sorriste para mim com a ternura de um olhar infantil.

Inserida por Morrot

A morte nunca deve ser uma escolha e sim uma consequência do tempo.

Inserida por caua_vasconcellos

Tempo finito é o que torna o hoje belo.

Inserida por caua_vasconcellos

⁠Tempo ao Tempo.
Papai Noel.


Este ano Papai Noel foi tirar férias no Catar.

Inserida por FRabello

⁠amizade dura um bom tempo mais se você não cuida vai acabando chega um momento que não dá pra continuar mais a amizade"

Inserida por henrri_silva

⁠A VIDA NOS DEU O TEMPO

Um sopro no Tempo, assim chegamos neste mundo, com a natureza de tentar mudá-lo.

E a Vida segue nos mostrando coisas que nunca tínhamos visto ou coisas que não queríamos enxergar, mesmo a todo momento se mostrando. É como muitos dizem, "vamos dar tempo ao tempo", ou "tudo a seu tempo", porém a única coisa que podemos conseguir com isso, se tivermos sabedoria, é reconhecer que a razão deve prevalecer, isso é o melhor pra todos.
Depois de tantos "banhos de água fria ", depois de tantos Nãos disfarçados de Sins, mesmo demorando tanto tempo por medo da verdade e depois de muito refletir sobre momentos vividos, de reconhecer que se esta vivendo num mundo que nem sempre é real, onde muitas coisas foge do controle de nossas mãos, chega uma hora que não tem mais para onde correr e arrumar falsas desculpas para encobrir as verdades, esta mais cedo ou mais tarde sempre aparece.
Tempo ao Tempo, realmente só ele para mostrar e conseguir abrir os olhos para ver aquilo que era na verdade um mundo de imaginação. Só esse Tempo e sua sabedoria para mostrar quantas diferenças existem entre pessoas, com desejos totalmente opostos. Um achando que o amanhã não se sabe, que não se pode estar mais vivo, que o dia de hoje nunca mais será recuperado, que este dia de hoje e de ontem nunca mais voltarão ou repetirão, uma vez que são únicos no Tempo, do outro lado pessoas achando que sim, este dia será vivido em algum Tempo no futuro, que será compensado. Será mesmo o Tempo tão generoso assim somente com esta pessoa, pois nunca foi com outro ser humano?
Seria mesmo tão bom e maravilhoso se pudéssemos voltar ao passado e moldar nossas vidas da forma mais perfeita que existe, mas o Tempo é implacável, não existe no passado e nem no futuro, apenas se reconhece no presente, este é simples, já o passado e futuro são complexos com combinações, pessoas, lugares, horários, etc..., impossíveis de acontecer uma segunda vez para um único ser humano. Não, este dia e nem os anteriores poderão serem compensados, nunca.
Tempo, Tempo maravilhoso que sempre nos mostra aquilo que muitas vezes não queremos enxergar. Tempo, Tempo cruel que não nos ouve e nunca nos perdoa por nossas falhas.
Obrigado Vida por ter me apresentado o Tempo!
Vai em paz Tempo, porque sei que a única coisa que me permites é segui-lo, sem fazer cobranças, apenas tentando alcançá-lo, até onde minhas penas puderem.

Inserida por ANTONIO9G9ALMEIDA

A carreira de ator é isso. É desafio tempo todo, né?
(Paulo Gustavo)

Inserida por pensador

⁠Paciência significa esperar o tempo de Deus e confiar no seu amor. O Senhor proverá sua presença orientadora ao esperarmos pacientemente Ele executar a sua vontade. Com Deus, existe esperança até mesmo nas situações mais desesperadoras. Não importa quão desoladora esteja a paisagem da vida, Deus pode transformar tudo em um jardim de cores e fragrâncias.

Inserida por Odairjsilva

⁠É verdade que há muito tempo atrás
que aquela casa foi construída.
E pelo tempo se encontra demolida,
porque mudanças o tempo faz.
Nenhuma alma alí reside mais,
só os fantasmas da recordação...
Obsevando aquela destruição,
eu ví o velho batente alí jogado...
Pelo tempo já muito desgastado
o batente de pau do casarão.

Inserida por evertonlimaoficial

Era tarde demais pra voltar atrás, e pouco tempo me restava, eu a deixei ir mesmo sabendo que era ela quem eu realmente amava.⁠

Inserida por jhhot4

⁠Não se corrige o passado. O único tempo que se submete ao nosso comando é o presente. O agora é o único campo possível para a nossa atuação.

Padre Fábio de Melo
A hora da essência. São Paulo: Planeta, 2021.
Inserida por RaphaelaB

⁠Nos seus olhos eu descubro que o tempo é só um detalhe...

Eu e você... Um momento, um sentimento, um toque, um sorriso, um olhar...

Sem palavras pra explicar!

Simétricos nas afinidades e magicamente perfeitos nas diferenças...

Benditas afinidades, fantásticas diferenças!!!

Amo cada detalhe de você... Amo cada detalhe de nós os dois... Amo tudo que nos cerca... Simplesmente amo tudo que representa em você...

Inserida por The_lonely

⁠Algumas decisões são difíceis demais! Elas alteram a nossa roda do tempo, radicalizam as arestas da nossa vida e na melhor das hipóteses acabam com o nosso coração.

Inserida por autorgutembergcorrei

⁠Quando me perco
Em puro pensamento
Não sinto o tempo

Inserida por JAIMEJR

⁠Natal...
É tempo de florear o amor...
de colorir a fé, de embelezar a esperança.
E quando a felicidade chegar...
agarre-a com doçura!

Inserida por RitaSimoes

⁠Tem determinada conexão que é tão carnal mesmo não sendo sexual. Ontem dormimos juntos, fazia tempo que ninguém cuidava de mim. Meu instinto abraçou ela durante a noite, foi contagiante para minha alma que estava quase sempre sozinha.

Inserida por MatheusKaue

⁠E você diz: "Já me esqueceu?"

Pois é bebê, muito tempo sem mensagem
abriu espaço pra alguém tomar conta de um lugar que era seu!

Inserida por adri_karsil_1

⁠Sei lá!?... Quero conversar e ao mesmo tempo eu não quero ver ninguém. Quero me encontrar mas parece que eu sou mais de cem. Quis você por perto. Quis o teu amor por inteiro. Quero sentir pelo menos uma vez que eu estou no caminho certo. Eu sei que eu não sou nem o último e nem o primeiro a andar desesperado por esse imenso deserto chamado solidão. Sou um anjo esquecido, perdido, ferido caído pelas esquinas; sendo pisoteado e abatido pela fúria assassina de um vão amor. Ninguém aplaudiu o teu show de horror. Quero silêncio, o meu quarto, luzes apagadas,ficar calado... Ao mesmo eu quero barulho,ver multidão,sair correndo, e não mais ficar trancado... Saio em desespero, volto e novamente parto. Estou calado mas quero gritar! Quero apenas que você me entenda. Nem eu mesmo consigo me ajudar! Quero caminhar contigo mas você somente me leva a pisar em espinhos! O tempo todo eu me sinto sozinho! Estou confuso. Venha me ajudar. Venha me buscar. Venha me juntar. Quero conversar mas não quero ver ninguém. Quero me encontrar mas assim está tudo bem. Nenhum lugar me cabe. Já não sei onde ficar! Ontem eu era apenas um, hoje eu sou mais de cem! E por que você não vem?!...

Inserida por WendelBonatti

⁠Esse tempo todo longe e distante de você me fez pensar o porquê eu me afastei de você, você era uma das pessoas que eu me sentia eu mesmo, mas em um piscar de olhos eu apenas fui embora sem dar nem um motivo exato, apenas fui, pode ser devido às minhas inseguranças ou até medo, mas isso não tem uma desculpa para o assunto, pois o motivo mesmo é porque eu te amava e tinha medo de ser rejeitado e até as inseguranças me atrapalhavam e até você sabe muito bem que eu sou muito confuso com os meus sentimentos. A minha ansiedade se fortalece cada vez mais quando você chega perto de mim, às vezes eu me sinto como se fosse morrer sem ar para respirar e outras coisas, mas esse não é o real motivo de estar escrevendo isso, eu não me entendo, eu sou uma pessoa confusa e misteriosa. Eu sei, que só as minhas palavras não vão mudar as coisas que fiz ou falei, mas só queria te dizer desculpa e me perdoa por ser essa pessoa que você conheceu e se você se magoou por algo que falei, te peço perdão por isso também, pois, eu sou um boboca e estupido na maioria das vezes.

Inserida por DayvidGhabriel