O Tempo Passa e a Gente nem Percebe
É no pouco tempo que podemos definir nosso futuro, em escolhas que nos deixam mais felizes.
Mas cabe somente a ti saber e encontrar as respostas certas e erradas.
Hoje acordei sozinho, o primeiro dia de um “solteiro”. Eu acordei e fiquei um tempo deitado, sem vontade alguma de me levantar da cama, foi uma noite ruim, com sonhos ruins...
Geralmente quando eu estava tendo um sonho ruim, um pesadelo, você estava aqui pra me acordar e me acalmar. Claro, eu já dormi muitas noites sem você, mas essa foi diferente. Eu acordei e estava me sentindo só, percebendo quanta falta a sua presença me faz e fez naquele momento. Eu comecei a pensar que eu só queria ter escutado sua voz hoje dizendo: “Amor, acorda, você tava tendo um pesadelo...”. Só te sentir ali... Será que é pedir muito?
É, esse primeiro dia não foi fácil. Queria que fosse o primeiro e último, pra eu poder te abraçar, te beijar, te sentir e me sentir seguro ao seu lado. Eu acordei com medo, assustado, mas segui meu dia normalmente.
Estou tentando pensar em coisas positivas e que esse pesadelo que é ficar sem você vai acabar logo, que preciso me acalmar. Mas os maus pensamentos teimam em querer voltar, machuca demais.
Eu gosto de pensar que isso vai passar, que logo vou te ter aqui de novo. Vamos fazer coisas diferentes, viver felizes, sabe? Como sempre planejamos? Eu quero seguir a escalada da vida ao seu lado, poder me sentir seguro mais uma vez.
Droga, é só o primeiro dia e já estou sentindo tanto sua falta. Juro que eu estou tentando não chorar e me manter bem, mas as lágrimas insistem em querer cair. Hoje caiu só uma vez, mas percebi que não é de “chororô” que estou precisando agora... Mas tá muito difícil.
Desculpa, eu tô tentando me manter forte e, até que tô me surpreendendo. Mas, e você, como você está? Será que acordou com aquela preguiça de sempre? Com aquela carinha que eu poderia simplesmente ficar observando o tempo que for? Provavelmente sim, né? Seu jeitinho anda sempre comigo, seu sorriso, seus olhos... Acho que em mim a esperança nunca vai morrer mesmo. Eu sinto aqui dentro que não vai demorar muito, que estaremos juntos de novo.
Engraçado, mas hoje eu senti seu cheiro no ar pelo menos umas três vezes, fiquei tão feliz. Daí me veio tantos e tantos pensamentos dos nossos momentos, tão bons e únicos. Eu não vou deixar eles se perderem, mas confesso, estou com muito medo desses dias. De você se acostumar a ficar sem minha presença, ou seja lá o que for que eu já tenha dito que anda me “assombrando”.
Olha, pequena, eu vou me esforçar muito pra melhorar, por mim, mas principalmente pelo futuro ao teu lado, meu maior sonho hoje em dia. Pode ter certeza que meus pensamentos estão sempre em você, tudo que vejo, faço, escuto, tem pensamentos ligados a você. Eu nunca vou desistir de você, de nós dois. Nunca!
Eu sei que tudo vai dar certo, que tudo vai passar. Eu sei, eu sei...
Eu te amo, muito, minha linda. Eu te amo, demais!
Um dia estamos la embaixo, mas ao passar do tempo percebemos o quanto de degrau que subimos e ai vemos que já estamos bem em cima daquilo que queríamos chegar.
Eu era Deus sobre a pele do teu pescoço,
mas logo veio a tempestade do tempo,
jogando sobre nossos ombros fardos de momentos
nos quais não existia um "nos", então sem perceber,
parei de perseguir teu cheio pelas ruas,
não habitavas mais em mim; como um salão vazio,
eu não voltei a amar, aborreço-me fácil,
vou embora muitas vezes e nem um adeus dei,
foram tantas meninas de 20 e tantos anos assim?
Cavalos se deitam quando muito cansados,
fugas sem fim em pastos verdes longínquos daqui,
o vento na crina os mantem apaixonados,
meu amor, a quanto tempo o nosso vento parou de soprar?
Eu só desejo ir embora, então deixe-me ir,
rufar os tambores do meu peito,
e contar pra mim que não te odeio mais,
saber verdades não ditas, e assim sorrir e acenar,
nisso me manter meu, por um meio egoísta.
pois ja sabemos, há amor em todo lugar,
menos aqui, menos entre nos!
SEU PRESENTE
NÃO QUERO LHE DAR
NENHUM PRESENTE MATERIAL,
POIS SEI QUE O TEMPO O DEGENERA,
PODE SER QUEBRADO, ESQUECIDO,
É MORTAL.
POR ISSO LHE PRESENTEIO
COM MEUS VERSOS RIMEIROS,
QUE CUJAS PALAVRAS QUE OS COMPÕEM
VERTEM DO FUNDO DO MEU PEITO (APAIXONADO).
ESQUEÇA AS JÓIAS
E OUTRAS COISAS FÚTEIS,
PRESENTEAREI VOCÊ
COM INESQUECÍVEIS ATITUDES.
"QUE NÃO SEJA IMORTAL,
POSTO QUE É CHAMA,
MAS QUE SEJA INFINITO
ENQUANTO DURE."
PRINCESA DO AVESSO
Querido Príncipe Encantado,
Faz tempo que me disseram que você viria. Minha teimosia e mania de contrariar, me fizeram desacreditar.
A ideia de esperá-lo nunca me coube bem.
E nessa “não-espera”, fui esbarrando com sapos, e fazendo deles, príncipes.
Nunca um cavalo branco, tampouco espadas e escudos. Sem campos floridos e pássaros. Entre uma troca de olhar no bar da esquina e um esbarrão numa avenida qualquer, fui traçando com perfeição minha bagunça emocional!
Aquela linha tênue entre o querer e o fazer, que não funciona tão bem fora da “caixa”.
Pois bem, Seu Príncipe, a diversão perdeu a graça, a espera fez-se presente, e hoje escrevo para avisá-lo que venha logo.
Não se esqueça de que acordo de mau-humor, só funciono depois do meio-dia, não durmo a noite, trabalho muito, e amo esse trabalho com a mesma intensidade que reclamo dele. Sim, sou um conjunto de paradoxos e ambiguidades.
Leio Fernando Pessoa, discuto Platão, parafraseio Nietzsche e me “sacudo” ao som de Quadradinho de 8.
Gosto de pessoas, de discussões de mesa de bar, da mesma forma que preciso ficar sozinha, na única companhia do meu computador.
Mas você vai entender, já que é o Príncipe Encantado...
Também não esquece que não gosto de flores, que as troco por cactos... Que uma cerveja no boteco da esquina pode ser melhor recebido que um jantar naquele restaurante caro.
E que eu vou achar que você morreu de uma bala perdida cada vez que não responder alguma mensagem, e que provavelmente vou esquecer-me de datas importantes e comemorativas. Você terá de me lembrar antes, e você o fará, afinal, você é “aquele cara”.
Sou mimada, faço bico e bato pé. Levo uma discussão até o fim e admiro aqueles que me convencem...
Se gritar, vou chorar e possivelmente irei embora. Na falta do que dizer, um abraço é suficiente. Nada melhor que um sorriso pra me dobrar...
Mas, você já sabe de tudo isso, afinal, você não é só mais um...
Então, venha!
Um beijo,
aquela!
MOMENTO
NUMA INTERSECÇÃO
DO ESPAÇO-TEMPO
ALGO ACONTECEU,
EU ME LEMBRO.
NUM LUGAR QUALQUER
A GENTE SE CONHECEU,
NUM MOMENTO.
UMA CRUZADA DE OLHAR,
UMA CONVERSA TROCADA
NUM EVENTO.
ESTES FATOS OCORRIDOS
ME FAZEM PENSAR SOBRE A VIDA
ATÉ O MOMENTO.
O QUE SERIA DE MIM
SE EU NÃO TIVESSE
CONHECIDO A TI?
O QUE TERIA CONQUISTADO?
QUEM TERIA CONHECIDO?
ESTARIA VIVO AQUI?
NÃO USO COMO JUSTIFICATIVA
O FATO DE ALGUÉM EU TER PERDIDO
PARA EU TER ME DESENVOLVIDO,
MAS O QUE REFLITO É:
QUEM EU SERIA HOJE
SE EL@ ESTIVESSE AQUI COMIGO?
CREIO QUE ESTOU TRILHANDO
O CAMINHO CERTO,
MESMO SABENDO QUE O FUTURO
SEJA ALGO INCERTO.
MINHAS CONQUISTAS,
PERDAS E TRISTEZAS
ME EDIFICAM DECERTO,
DEVO ISSO À TOD@S QUE PARTILHAM COMIGO
MOMENTOS BONS
OU ATÉ MESMO RUINS DE PERTO.
Não lamente o tempo....
o passado!!
Se perdeu ou ganhou..
Não viva de passado..
as recordações,
não comem
"suspiros"..
as recordações,
não fumam cigarros,
Nem acenam dizendo adeus..
Ah..
as recordações,
não se olham..
não se tocam..
nem se beijam..!
..
O espaço e tempo nada mais é do que o conjunto de tudo aquilo que fomos, somos e provavelmente seremos. Nada, absolutamente nada volta, e a cada tic tac do relógio que ressoa, uma certeza deve brotar no coração daqueles que buscam por evolução: - Meu tempo não foi em vão!
Quando deixa seu talento entrar em ação, alcançando o êxito que na busca frenética se conclui, você se torna uma inspiração ambulante, tanto para você, quanto para os que lhe acompanham.
E com isso, não há males que possa te convencer do contrário. A despeito da inveja, a despeito do amor que ficou enterrado, a despeito da incapacidade alheia. Você se torna um ser humano evoluído e nada mais além disso; pois, já é o bastante para quem é um andarilho errante.
As vezes em meio a toda essa loucura que é a vida,
eu paro e tento enxergar aonde o tempo está me levando.
É desesperador a sensação de ser um barco perdido,
sendo levado pelo vento. Não importa o quanto você tente remar, ou qual direção você decida seguir, o vento sempre te arrasta de volta pro mesmo lugar.
A sensação de ser uma criança chata e a vida nossa mãe. De estar de castigo e quando tentamos levantar a mãe vem e nos segura sentados nos chão, dizendo "eu mandei você ficar aí!"
Talvez exista algum sentido pra isso tudo e mais tarde a gente possa realmente entender. Talvez seja tudo isso uma mentira, e na espera de um dia entender tudo isso, chegue o nosso fim.
Eu
Sempre te quis de dia..
todos os dias
o tempo todo.
Também te quis a noite,
todas as noites
de insônia.
da isônia que me causaste.
Noites e noites,
em que eras meu..
mesmo sem estar presente!!
..
O Encurtamento das Durações
Quanto tempo leva para superar a dor da perda? Quanto tempo para digerir uma rejeição? Absorver que um sonho terminou? Esquecer uma frustração? Uma mágoa de infância? Um trauma? Uma demissão? Os psicanalistas provavelmente responderão que é preciso respeitar o ritmo de cada um. Há quem seja rápido na retomada da vida, e há os mais lentos, que necessitam de um acompanhamento mais intensivo. Não há como decretar: dois dias, dois meses, dois anos.
Só que a maioria da população não procura psicanalistas. Não têm dinheiro pra isso, e muito menos disponibilidade. As pessoas não podem parar no meio do dia para se consultar, pois trabalham insanamente, e tampouco possuem tempo para, segundo elas, desperdiçar. Sabe-se que análises são demoradas, que buscam e rebuscam nossa intimidade, que não é num estalar de dedos que se atenuam as dores internas. E qualquer coisa que demore, hoje em dia: não, obrigada.
Que inquietação.
O passado e o futuro são dois períodos que já não interessam: cultua-se o presente como nunca antes. O que vale é este momento, agora, o instante vivido. Tudo digitalizado, virtual, instantâneo. Quem ainda espera dias por uma resposta? Meses por uma solução?
Na vida burocrática, governamental, a demora ainda é praxe e se vale da morosidade para arrecadar mais e mais dinheiro, mas no plano pessoal, encurtaram-se as durações. Vive-se tudo de forma mais compacta, o começo e o fim mais próximos do que jamais foram. E acabamos impregnados dessa urgência, dessa vontade de resolver todas as tranqueiras com a maior agilidade possível.
Porém, há tranqueiras e tranqueiras.
Você consegue resolver pendências profissionais de imediato, consegue tomar decisões práticas sem se alongar: parabéns. Salve a produtividade. Mas não foram essas as questões levantadas no início desse texto. Falávamos de tristezas, de cicatrizar feridas, de aceitar o destino que nos coube, de assimilar mudanças.
Sentimentos não são regidos por megabytes por segundo, não se vinculam a relógios, não obedecem a leis objetivas – é o curso da natureza que manda. E a natureza é surda e cega para o desatino. Exige a introspecção devida, sem a qual nada se resolve, só se mascara.
Diante da dor emocional, só há uma ordem a respeitar: paciência. De nada adianta inventar alegrias fajutas e se oferecer para a cobiça do mundo sem antes estar com a alma serenada e forte. É preciso saber esperar, do contrário a gente se atrapalha e só reforça a miséria existencial que preenche as madrugadas.
Basta de tanta gente evitando pensar, evitando chorar, evitando olhar para dentro de si mesmo, sorrindo de um jeito tão triste que só faz demorar ainda mais o reencontro com o sorriso verdadeiro – aquele aguardando a hora certa de voltar.
Ouve agora a nossa canção que hoje toca, foi de um tempo que já se desfez, mas que em mim ainda se mostra com uma certa sensatez.
Descrença
Meu tempo acabou
Velejo minha vida amargurado
Como a vela da jangada contra o sopro do mar
Este mundo me ensinou a indiferença
Da falta de amor entre as pessoas
Foi tudo contra minha crença
Tendo a bandeira do amor a empunhar
Cansei do ódio e da inveja
Que corrói a alma eterna
Invade e adoece a matéria
Tendo a tristeza a lhes acompanhar
Conheci a verdade
Encoberto pelo céu da ignorância
Dando riquezas aos sem esperanças
Que um dia suas próprias consciências hão de julgar
- Relacionados
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
- Tempo Amor Impossível
- O tempo cura tudo: 43 frases que mostram que ele sara as feridas
- Um dia a gente aprende
