O Homem que Nao se Contenta com pouco
Tudo que avistamos a longa distância será sempre insignificante e minúsculo aos nossos olhos. Inclusive, Deus!
Esqueça o fútil conselho dos que te mandam seguir as ordens do coração. Justamente por ser curta a vida, cabe-nos fazer não o que queremos, mas o que devemos!
A mais difícil, intensa e gloriosa guerra a ser vencida é aquela que travamos contra o nosso fútil instinto vingador!
EVOLUÇÃO: UM FATOR EM DISCUSSÃO
Ao longo de sua história, a humanidade procura explicar o surgimento da vida na terra. Daí, surgem teorias encarregadas de convencer as pessoas a seguirem os dogmas estabelecidos pela mesma.
A idéia de criação divina, defendida pela Igreja Cristã, era a única teoria vigente nos tempos remotos. Cabe destacar, que não eram aceitas outras ideologias para explicar o surgimento da vida na terra naquela época.
Desfazendo em parte a teoria criacionista Jean-Baptiste Lamarck, propôs a primeira teoria baseada em argumentos concretos para explicar o surgimento da vida na terra. Além disso é importante frisas sobre a possibilidade de que todas as mudanças ocorrentes no ambiente, seja elas, orgânicas ou inorgânicas, era para Lamarck, resultado de leis naturais e não de entidades divinas.
Outro pensador que merece destaque é o naturalista inglês Charles Darwin, que se apoiando em algumas idéias Lamarckianas propôs criticas mais intensas aos pensamentos religiosos, explicando à sobrevivência das espécies e o surgimento de novas características como resultado da disputa pelos recursos limitados no planeta, eliminando assim os indivíduos menos favoráveis a essa luta pela sobrevivência.
É de grande importância, ressaltar que a contribuição do pensamento evolucionista iniciada com Lamarck, e desenvolvida por Charles Darwin, foi de suma importância para o desencadeamento de idéias encarregadas em desvendar os mistérios da evolução da humanidade, que por séculos era explicações por preceitos cristianistas.
__________________________________________
Autor: Lucas Magalhães Prates
3º Ensino Médio “B” - Vespertino
Nefasta eloqüência
As vozes que ouço
iludem o meu inesperado,
e desespero com o desprezo que recebo.
São vozes de louca ciência,
de religião inexata.
Vozes de sentenças.
Sou um servo cego e mudo
mas as ouço como luz e verbo
e choro, com tormenta,
sua lógica esmagadora.
Não fujo.
São minhas as vozes
e me humilham
como os homens de pedra,
como a morte que me nega.
Obra registrada na Biblioteca Nacional sob o protocolo
410953-767-113
Rapaz: Olhe
Dorothy: O que há para olhar?
Rapaz: Essas pequenas partículas de pó no raio de sol de abril que passa por essa janela.
Dorothy: O que tem?
Rapaz: Pense um pouco. Você poderia ter sido uma dessas partículas ao invés de ser quem é. Podia ter sido qualquer uma dessas infinitas partículas de matéria muda, inconsciente. Incapaz de fazer, pensar, sentir nada absolutamente! Mas no lugar disso, minha querida amiga, em virtude do mais raro e mais improvável dos azares, resulta que você é o que é. A senhorita Dorothy Simple, de Boston! Bonita, humana, viva. Vapaz de pensar, sentir e trabalhar! Aqui vem a parte fundamentar de minha pergunta. O que vai fazer senhorita Simple?
"_ O que ensinam pra você na escola Hans-Thomas?
_ Perguntou meu pai.
_ A ficar sentado na carteira sem perguntar nada.
_ Respondi.
_ Está aí uma coisa tão difícil que a gente precisa de anos para aprender."
"Rever posições é algo que exige mente aberta, ou um "espírito livre", poi impõe ir além das confortáveis fronteiras do que já é conhecido, para avançar por ignorados terrenos; algumas vezes com a ajuda de terceiros que eventualmente possam ter buscado a sabedoria numa dimensão maior e corajosamente extrapolado o convencional. Há momentos, no entanto, que será necessário enfrentar trilhas solitárias e construir o próprio caminho."
"Seja o melhor naquilo que você fizer. Essa é a regra de ouro para a construção de uma marca forte."
A natureza me põe perto
refaz o meu afeto
o encaixe no momento certo
que vem me entrelaçar.
A natureza me põe perto
e a distância se inferioriza
no tocante da suave brisa
que vem me acarinhar.
A natureza me põe perto
da liberdade no amor
exalando a maestria da flor
que vem me perfumar.
A natureza me põe perto
do sublime Ser Divino
ao contemplar o campesino
que vem me vivificar.
Encareço o instante que me veste de momentos marcantes.
E perfuma o coração com o cheiro indelével do amor,
adornando singularidades.
O surpreendente da vida é isto, que o inesperado um dia nos encontra.
No dia que fomos amor
tudo ao redor foi detalhe.
No dia que fomos sol
até a chuva trouxe o arco-íris.
No dia que fomos morada
o melhor de nós foi habitado.
Mas hoje que somos espera
tudo comunica S A U D A D E.
Amor meu...
Amo-te nas múltiplas formas do meu amor.
Sobretudo, amo-te quietinha e por dentro,
como quem verseja, silenciosamente,
os encontros da viração do dia.
Amor meu...
Que afugenta a ligeireza das horas.
Olhar-te assim de modo único,
neste ato de sublime culto
transborda em mim, eternidades.
Amor meu...
Sim, é bem verdade que amo-te.
E amando-te assim, de forma atenta e palpável
abrigo-te em mim, nessa vastidão de bem querer,
excelso inenarrável amor.
Vai! Abraça a vida!
Envolve-te por completo, seja inteiro.
Faz poesia do pranto, seja riso o teu canto!
O olhar que se vê seja atento, pra que não passe de ti a felicidade do encontro.
E este, quando posto face a face exale o perfume do amor.
Faz a vida valer, mostra pra ela o que é crer!
Aviva a tua lucidez de viver.
Traz cores, formas, faz de ti um novo florescer.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp