O Homem para Blaise Pascal

Cerca de 42 frases e pensamentos: O Homem para Blaise Pascal

E assim é o ser humano: tão vazio que se preenche com qualquer coisa, por mais insignificante que seja.

Blaise Pascal
178 compartilhamentos

À medida que vamos tendo mais espírito, achamos que há mais homens originais. As pessoas vulgares não fazem distinções entre os homens.

Blaise Pascal
21 compartilhamentos

O homem nasceu para o prazer: ele sente-o e não precisa de mais provas. Ele segue assim a razão, entregando-se ao prazer.

Blaise Pascal
16 compartilhamentos

Para mim é um fato que, se todos os homens soubessem o que os outros dizem deles, não haveria quatro amigos no mundo. Isto resulta das contendas, que referências indiscretas ocasionalmente originam.

Blaise Pascal

O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo: um vapor, uma gota de água, bastam para matá-lo. Mas, mesmo que o universo o esmagasse, o homem seria mais nobre do porque quem o mata, porque sabe que morre e a vantagem que o universo tem sobre ele; o universo desconhece tudo isso.

Blaise Pascal
32 compartilhamentos

O homem é apenas um caniço, o mais fraco da natureza; mas é um caniço pensante. Não é preciso que o universo inteiro se arme para esmagá-lo: um vapor, uma gota de água, são suficientes para matá-lo. Mas, mesmo que o universo o esmagasse, o homem seria ainda mais nobre do que o que o mata, porque ele sabe que morre, e conhece a vantagem que o universo tem sobre ele; e disso o universo nada sabe. Toda a nossa dignidade consiste, pois, no pensamento. É a partir dele que nos devemos elevar e não do espaço e da duração, que não saberíamos ocupar.

Blaise Pascal

O homem não é o único animal que pensa. Entretanto é o único que pensa que não é animal.

Blaise Pascal
37 compartilhamentos

O homem não é anjo, nem besta, mas quem quer ser anjo, acaba sendo besta.

Blaise Pascal
42 compartilhamentos

Todas as ocupações dos homens tendem à posse de alguma coisa; e eles não têm nem título para a possuir justamente nem força para a possuir com segurança.

Blaise Pascal

Quanto mais conheço os homens, mais amo os cães.

Blaise Pascal
19 compartilhamentos

O pensamento faz a grandeza do homem

Blaise Pascal

A infelicidade de um homem começa com a incapacidade de estar a sós, consigo mesmo, num quarto.

Blaise Pascal
51 compartilhamentos

Que os homens aprendam pelo menos qual a fé que rejeitam antes de rejeitá-la.

Blaise Pascal
18 compartilhamentos

A maior fraqueza do homem é poder tão pouco por aqueles que ama.

Blaise Pascal

Há homens que passam a vida sem aborrecimento, jogando todos os dias alguma coisa, e que se julgariam infelizes, se lhes dessem todas as manhãs o dinheiro que pudesse ganhar a cada dia, com a condição de não jogar.

Dir-se-á talvez que é o divertimento do jogo que procuram e não o ganho.

Mas se o fizerem jogar de graça, não de apaixonam, e aborrecer-lhe-ão.

Não é então o divertimento que procuram: um divertimento frio e sem paixão aborrecê-los-á.

É preciso que se apaixonem, e que se excitem a si mesmos, imaginando que seriam felizes, se ganhassem o que não queriam que se lhes desse com a condição de não jogar; que formem um objeto de paixão que lhes excite o desejo, a cólera, o medo, a esperança.

Assim, os divertimentos que fazem a felicidade dos homens não são somente baixos: são ainda falsos e enganosos…

Blaise Pascal

A imaginação, esta soberba potência, estabeleceu no Homem uma segunda natureza.

Blaise Pascal

A tarefa principal do homem é conhecer a si mesmo, mas para cumprir esse empreendimento a razão não nos pode ajudar muito, pois ela é fraca, desnecessária e imprecisa e cai constantemente na fantasia, no sentimentalismo e no hábito. Para conhecer-nos o melhor caminho é o do coração.

Blaise Pascal

⁠Agitação, descanso
Quando me ponho às vezes a considerar as diversas agitações dos homens, e os perigos e trabalhos a que eles se expõem, na corte, na guerra, donde nascem tantas querelas, paixões, cometimentos ousados e muitas vezes nocivos, etc., descubro que toda a miséria dos homens vem duma só coisa, que é não saberem permanecer em repouso, num quarto. Um homem que tenha o bastante para viver, se fosse capaz de ficar em sua casa com prazer não sairia para ir viajar por mar ou pôr cerco a uma praça-forte. Ninguém compraria tão caro um posto no exército se não achasse insuportável deixar-se estar quieto na cidade; e quem procura a convivência e a diversão dos jogos é porque é incapaz de ficar, em casa, com prazer.
Mas quando pensei melhor, e que, depois de ter encontrado a causa de todos os nossos males, quis descobrir a razão desta, achei que há uma bem efetiva, que consiste na natural infelicidade da nossa condição frágil e mortal, e tão miserável que nada nos pode consolar quando nela pensamos a fundo.

Blaise Pascal
Inserida por EmOutrasPalavras

O homem está disposto a negar o que não entende.

1623/1662

Blaise Pascal
Inserida por DavidFrancisco

As ilusões sustentam o homem como as asas sustentam o pássaro.

1623/1662

Blaise Pascal
Inserida por DavidFrancisco