O Homem e a Sociedade
O Homem é fruto da sociedade onde vive, mas isso não significa que ele precise ser submisso quando averiguar que seus direitos estão sendo transgredidos.
O homem sem pensamento crítico não acompanhará o progresso de uma sociedade e não irá contribuir em nada com a sua evolução. O homem com suas ideologias extremistas regurgitará o ódio e a intolerância perante a uma sociedade evolutiva. Este não passa de um tolo.
"Roubo existe apenas pela exploração do homem pelo homem... quando a sociedade te recusa o direito a existir, tens de o tirar... o policia deteve-me em nome da lei, eu abati-o em nome da liberdade!".
Na sociedade pós-moderna a relação entre homem e mundo não ocorre diretamente, ocorre pela informação e não pela experiência.
“Nem sempre a ciência serve para ajudar o homem a progredir e se desenvolver em sociedade. Pois o uso indevido dela retarda esse processo majestoso.”
"O totalitarismo não é, como o totalismo, a integração do homem na sociedade, numa estreita comunhão de identidade: é a submissão do homem ao Estado."
Por cada homem que enriquece, outro de certeza que empobrece... Prometer uma sociedade em que todos seriam ricos é um insulto à inteligência, uma ofensa à moral pública.
Podemos analisar que o homem não é livre, mesmo tendo em mente que a sociedade passa para o mundo que ela o deixa livre, sabemos que até nossas escolhas são limitadas. Na Fé cristã temos isto fortemente escancarado para o mundo, temos o passe livre aqui na terra, segundo Agostinho, temos o livre arbitro, mais sabemos que certas escolhas nos leva, ao ponto de vistas de muitos ao pecado, e se pecamos somos condenados, então para que serve a palavra livre arbitro, neste caso a escolha esta entre ir para o Céu e ir para o Inferno? Não existe nenhum ser livre, todos somos escravos de um tempo, DETERMINADO por Deus e pela sociedade em seu conjunto de leis. Alguns escritores dizem que não podemos ficar parados, no poema de José Paulo Paes, "existe uma torneira seca (mas pior: a falta de sede)", ele retrata que devemos fazer algo, mais o que fazer? Sabemos que nossas escolhas existe uma causa, podemos sim abrir a torneira, mais podemos ser castigados por este ato.
Liberdade não existe.
Vivemos numa sociedade em que há evidencia da crise do homem. Isto devido a historia do prisionismo da actualidade. O homem esta preocupado com o ter e não com o ser; Contudo o ser é coadjuvado com o ter e não o ter coadjuvando o ser porque o ter é quantitativo e o ser é qualitativo.
Sortudo é aquele homem, que no meio de uma sociedade conturbada e cheia de mulheres preguiçosas, consegue uma mulher linda, estudiosa, batalhadora e visionária
A dignidade de um homem é o resultado da soma de todas as suas acções dentro de uma sociedade moral e cívico. Furucuto 2021
O homem que aceita representar Deus na sociedade e na vida, será feliz!! O homem que acredita ser seu próprio representante..será apenas homem..
