Nosso Amor como o Canto dos Passaros

Cerca de 396412 frases e pensamentos: Nosso Amor como o Canto dos Passaros

Sempre se disse, e não há como desmenti-lo, que a criatividade é uma das mais importantes qualidades do ser humano. Mas seu excesso produz como efeito colateral um impacto paralisante sobre as rotinas obrigatórias, que lhe é contrária, mas que se prestam a garantir a estrutura onde a criatividade floresce. Se abrirmos espaço somente para o novo trazido por esta, a rotina que a sustenta entra em arriscada paralisia que acaba por inviabilizar a ambas. Há que encontrar tempo, portanto, para não tratar a uma como tortura e a outra como compulsão.

Inserida por bodstein

Já percebeu, após acordar de uma noite longa, como o sol do dia seguinte brilha mais do que todos os que você já tinha visto antes?

Inserida por bodstein

Não há como discordar de Umberto Eco quando defende que as redes sociais deram voz a uma legião de imbecís que “antes falavam apenas num bar após uma taça de vinho, sem prejuízo para a coletividade". Mas há também que se considerar Max Ehmann, que séculos antes já nos lembrava de dar vez aos pobres de espírito, posto que eles também têm o que dizer. Na dúvida o bom senso nos pede ponderação entre levar a sério qualquer bobagem replicada muitas vezes ou assumir como premissa que tudo o que chega pelas redes não é digna de crédito.

Inserida por bodstein

Não ter receio de buscar a mudança como o melhor critério de avaliação nos previne da ameaça de transformar vícios em algo trivial e rotineiro. Ter coragem para trocar caminhos todas as vezes que se fizer necessário, e ser um camaleão que empresta à própria alma as cores que o ambiente aponta como as mais confiáveis naquele momento, ainda que incompreensível para o observador externo, é a única forma de manter-se fiel a minha própria essência! O ótimo de agora pode ser o péssimo de amanhã, e você será parte dele se recusar-se a olhá-lo de outro ângulo, de modo a perceber se ele continua ou não harmonizado com o melhor que quer para si.

Inserida por bodstein

Não é o igual, mas a novo que oferece sua diferença como acréscimo. A diferença é rica e a igualdade pobre, porque iguais não possuem a capacidade da mútua contribuição, mantendo-se estáticos como se descobriram, e alijados da evolução que o universo nos cobra como regra única e imutável! Tudo o que não muda, fenece! Assim, mesmo quando você não dá a mínima para a própria evolução, quando combate o diferente de si mesmo não sabe que está atentando contra sua própria sobrevivência. Desapareceremos todos – eu e você – enquanto insistirmos em rejeitar o diferente que fatalmente virá, na vã tentativa de transformar o igual em perene, tornar a mudança imutável, submeter às nossas microscópicas leis a lei maior do Macro Universo.

Inserida por bodstein

Fanatismo é como a peste: de altíssimo poder de contágio, sai matando tudo o que o indivíduo tem de melhor por dentro e por fora, via sentimentos e ações dos mais destrutivos. E mesmo após seus vetores se auto dizimarem, ela segue em seu processo de extermínio, vitimando outros pelo legado maldito das convicções equivocadas dos primeiros.

Inserida por bodstein

O pensamento expresso em prosa não tem compromisso com o lirismo – como num poema – podendo ser direto e preciso quando necessário, sem os aforismos da poesia. Não ficando atrelado aos arreios da forma, do estilo, da rima ou da métrica, segue livre para mexer com emoções e provocar reflexão no leitor pela identificação com algo que ele já sentia, e que apenas precisava ver traduzido em palavras para que se sentisse representado nele.

Inserida por bodstein

Educador não é quem aponta o caminho, mas aquele que ensina como usar a bússola!

Inserida por bodstein

Pessoas que usam as redes como penico esquecem que seus dejetos podem acabar na sala!

Inserida por bodstein

O medo é saudável e necessário enquanto atua como protetor e guardião de nossa integridade física. O problema é quando lhe outorgamos uma procuração para ser nosso carcereiro.

Inserida por bodstein

Os meios utilizados para conseguir o que quer e a forma como as ações são conduzidas até o objetivo é que diferenciam o calhorda de quem cometeu um erro de percurso.

Inserida por bodstein

Dou meu crédito e profundo respeito a pessoas de convicções fortes como resultado de um longo processo de análise das antíteses filtradas por sua inteligência, que as conduz invariavelmente a um equilíbrio responsável em suas conclusões e empresta consistência e confiabilidade às idéias que defendem. Quanto menos doutrinárias ou dogmáticas forem, mais isentas e confiáveis se farão suas análises, pois que não estarão sujeitas aos moldes de suas próprias crenças. A maturidade me encontrou como um livro aberto desejoso de se manter fora das tribos e longe das mentes fracas que se deixam convencer sem refletir por si mesmas, das que constroem “verdades” sobre idéias de outrem que vão incorporando à sua lista de bandeiras sem nunca terem-nas submetido a nenhum tipo de filtro. São movidas pelo mero prazer de repassar “filosofia de papagaio”, em que não há critério nem responsabilidade para com os efeitos que produzem. Teses conscientes não dependem de bandeiras ou correntes para se disseminarem: elas se impõem por si mesmas, mas entre as pessoas que farão a diferença.

Inserida por bodstein

Precisamos olhar a vida como se fôssemos feitos de algodão, mas vivê-la como se o fôramos de aço.

Inserida por bodstein

Críticas são indispensáveis ao crescimento de qualquer pessoa. Mas quando utilizadas como batalhas campais de acesso público, presencial ou virtual, transformam-se em mero exercício de vaidade em competição de conhecimentos. Além de desrespeito a esse público, coloca-o em trincheiras que não escolheu ocupar. O duelo mais nobre, então, faz-se quando os adversários escolhem suas armas e decidem suas divergências em espaço reservado e acordado com seus juízes, para não transformar suas contendas em puro exibicionismo de cenas bizarras ou, no mínimo, incômodas.

Inserida por bodstein

Irrita-me o pensamento de certas mulheres que enxergam suas genitálias como o dom supremo que qualquer inteligência jamais ousaria rejeitar, comportando-se como se possuí-las fosse a maior concessão que um ser magnânimo pudesse fazer a um outro tão inferior quanto um homem.

Inserida por bodstein

Há pessoas que se definem como "autênticas" porque desenvolveram o hábito de revelar às demais todas as impressões que estas lhes passam. São o que se poderia chamar de "autênticos compulsivos".
Na realidade o que não conseguem é "segurar a língua" em nome de uma pseudo-autenticidade que muitas vezes revela uma agressividade incontrolável - involuntária ou não - quase sempre associada à violação grosseira da intimidade alheia ou, no mínimo, insensibilidade para com os sentimentos dos outros.
A não ser que o expressem de forma inequívoca, nem todos se acham preparados ou desejam conhecer todos os detalhes da impressão que passam para os demais. Há que se ter cuidado, portanto, com verdades ligadas no "piloto automático" e não solicitadas. E mesmo quando alguém afirma desejá-las, o mínimo que merece é que tal impressão seja passada de uma forma elegante e, sobretudo, gentil, independente do grau de honestidade empregada. Nada mais equivocado do que confundir grosseria com sinceridade!

Inserida por bodstein

Excetuando-se as competições de natureza lúdica - como nos jogos e no esporte - não me permito competir em qualquer outra área:
Em se tratando de BENS MATERIAIS, faço prevalecer tão somente o direito legal sobre o que legitimamente me pertence;
Em se tratando de ESPAÇO, o meu eu defendo até o limite que a ética o permite, o de outrem eu respeito pelo que a lisura me cobra, e o que depende de medição de forças para definir de quem é, eu não entro na briga;
Em se tratando de PESSOAS, disputas ou rivalidades jamais se justificam porque as vejo como seres autônomos detentores do direito absoluto e inalienável de fazer suas escolhas. Se não conseguem fazê-lo eu o faço, optando invariavelmente por ser a parte cedente.

Inserida por bodstein

Ao longo de minhas experiências como educador me deparei com treinandos que buscavam cursos apenas para obter a confirmação das suas próprias teses, rejeitando tudo o que se lhes insurgisse contrário a elas. Uma atitude mais inteligente seria tomar as antíteses como referências de comparação para se permitirem visualizar as sínteses através de ângulos mais enriquecidos por idéias alheias às que engessaram.

Inserida por bodstein

Como educador, é doloroso continuar assistindo ao longo de décadas nossos jovens cometendo verdadeiros "assassinatos" nas expressões verbais mais básicas do cotidiano, sem que evoluamos para um estágio em que adquiram, ao mínimo, consciência de suas necessidades educacionais mais elementares.

Inserida por bodstein

Eu sei como as estrelas se formam no escuro
E como o silêncio sussurra verdades no ar
Eu conheço o som dos segredos que nunca escutamos
E vejo o tempo dançar sem ninguém para olhar

Eu sei o gosto do medo antes do nascer do dia
E a dor que ecoa, mas que ninguém irá sentir
Eu sei que a esperança é um fio fino, quase quebrado
Mas ainda assim, ela nos faz persistir

E mesmo quando tudo parece se desfazer
Há um poder que nasce do nosso olhar
Do nada, criamos um universo inteiro
Entre o nada e o infinito, podemos amar

Eu sei onde as sombras se escondem, esperando luz
E como os sonhos se perdem nas margens do mar
Eu conheço o frio que invade o coração
Quando as promessas se perdem, quando esquecemos de lutar

Mas eu também sei que há fogo na escuridão
E que a verdade está além do que conseguimos enxergar
Eu posso moldar o tempo com um simples toque
E transformar o medo em um motivo para acreditar

E mesmo quando tudo parece se desfazer
Há um poder que nasce do nosso olhar
Do nada, criamos um universo inteiro
Entre o nada e o infinito, podemos amar

Eu sei que o destino nos testa com mãos invisíveis
Que o mundo nos prende com correntes que não podemos ver
Mas é no caos que encontramos a força para quebrar
E na incerteza que descobrimos como crescer

Eu posso fazer com que o silêncio cante uma canção
E transformar a dor em um hino de redenção
Posso iluminar os céus com um simples suspiro
E fazer o tempo se curvar à nossa direção

Eu sei que há um poder que ninguém pode roubar
Um amor que cresce, mesmo quando tudo morre
E no final, é o que criamos do nada que vai durar
É o que fazemos em silêncio que nos torna imortais

E mesmo quando tudo parece se desfaze
Há um poder que nasce do nosso olhar
Do nada, criamos um universo inteiro
Entre o nada e o infinito, podemos amar

E no espaço entre o sonho e o real
Encontramos um amor que nos faz voar
Pois do nada, surge tudo que importa
Entre o nada e o infinito, vivemos para amar.


"Entre o nada e o infinito, é no caos que descobrimos nossa força, e no silêncio, criamos um amor que transcende o tempo."

Inserida por MichaelBruthor