Nao Magoe um Alguem

Cerca de 886671 frases e pensamentos: Nao Magoe um Alguem

⁠O QUE É UMA PESSOA?

É um Organismo Humano.

Um Organismo Humano é composto por:

1. Vida, mantém o Corpo do Organismo vivo.
2. Sujeito, realiza ações voluntárias.

3. Consciência, forma de ser do Sujeito.
4. Mente, conhecimentos e pensamentos do Sujeito.
5. Corpo, meio de manifestação perceptível do Espírito e do Sujeito.

Consciência, Mente e Corpo são Conteúdos do Sujeito e devem ser desenvolvidos pela Educação porque constituem respectivamente o domínio Afetivo, Cognitivo e Motor do Sujeito cujos Objetivos Educacionais devem ser equitativamente trabalhados pelos Professores para que o desenvolvimento do Sujeito seja Integral.

⁠CONCEPÇÃO FILOSÓFICA DO HOMEM E QUALIDADE DA SAÚDE MENTAL

‎A Qualidade da Saúde Mental de um Homem depende sobretudo da Concepção Filosófica que o Homem tem sobre si mesmo!

‎Os Homens que se veem como sendo o Corpo tendem a viver à ritmo das modificações do Corpo e do Ambiente Social sofrendo com estresse, ansiedade, depressão e consumo de várias drogas!


‎


‎Os Homens que se veem como sendo o Sujeito Gestor do seu Corpo tendem a viver desapegados das modificações do seu Corpo e do Ambiente Social adoptando estratégias de gestão do Corpo que previnem estresse, ansiedade, depressão e consumo de várias drogas!

‎Para isso, a Educação Mental é a base, e a Literacia em Saúde Mental deve incluir o conteúdo das diferentes concepções filosóficas do Homem e sua relação com a saúde mental!

⁠UMA PESSOA É UM ANIMAL AÉREO E A SUA ÓPTIMA RELAÇÃO COM O AR ATMOSFÉRICO MELHORA A SUA SAÚDE MENTAL!

‎Uma Pessoa é um Animal Aéreo, porque vive imersa na imensidão do Ar atmosférico que é a fonte de Oxigénio para a sua Respiração!

‎Por isso, uma Pessoa deve ter óptima relação com o Ar atmosférico!

‎A óptima relação de uma Pessoa com o Ar atmosférico consiste em:


‎1. Ver-se e Sentir-se imersa na imensidão do Ar atmosférico;


‎2. Realizar uma Respiração Diafragmática, Lenta e Profunda.

‎Estas Atitudes melhoram a Saúde Mental de uma Pessoa proporcionando Tranquilidade, Vitalidade e Criatividade na Pessoa!

NOVO ACORDAR é para NOVO VIVER!
‎
‎Cada novo acordar de um sono profundo é um novo nascer como uma nova oportunidade de viver!
‎
‎Mas,
‎
‎Repetimos o sobreviver anterior, apegados às situações socioculturais que nos mantêm ansiosos!
‎

⁠A forma de respiração é um dos indicadores do nível de ansiedade!

O PAPEL DO PROFESSOR NA PREVENÇÃO DA ANSIEDADE NOS CONCIDADÃOS
‎
‎O que um professor pode fazer em relação ao mal do século XXI ou em relação a Ansiedade?
‎
‎Além do seu trabalho normal de leccionação numa Escola, um professor também pode voluntariamente promover a prevenção da Ansiedade nos concidadãos através de conversa com um concidadão ou um grupo de concidadãos sobre a Ansiedade para a compreensão de conceito, consequências, mecanismo e formas de lidar com a Ansiedade!
‎

CONSEGUE PARAR DE PENSAR?
‎
‎1. Consegue parar um pouco de Pensar?
‎Parar de Pensar é entrar no estado de Atenção.
‎
‎2. Conhece os benefícios fundamentais da Atenção?
‎A Atenção:
‎Reduz a Ansiedade;
‎Reduz a Hipertensão Arterial;
‎Melhora o Sono;
‎Melhora o Humor;
‎Melhora a Criatividade.
‎
‎3. Então, como parar um pouco de Pensar ou o que podemos fazer para entrar no estado de Atenção?
‎Existem várias formas de entrar no estado de Atenção.
‎Por exemplo, podemos:
‎a) Sintonizar-se com o Som dos Pássaros.
‎b) Sintonizar-se com o Som das folhas das Plantas causado pelo Vento.
‎c) Visualizar Objeto Abaixo dos Pés.
‎
‎VAMOS PRATICAR DIARIAMENTE A ATENÇÃO!
‎

‎O QUE É ANSIEDADE?
‎
Ansiedade é a agitação que um Sujeito Homo sapiens sente no seu organismo durante o seu apego a um pensamento.

‎Ansiedade é uma agitação interna no organismo humano resultante do acto de Pensar realizado pelo Sujeito do organismo.

É muito fácil ser um cientista ou um religioso do que ser um filósofo ou um espiritual!

O DRAGÃO NO MEU ORGANISMO
‎
‎No meu organismo existe um Dragão que exala fogo!
‎
‎Ele é semelhante a um medo de intensidade extrema!
‎
‎Frequentemente, sobretudo depois de uma boa tranquilidade, ele se move no meu organismo causando ardor e tremor!
‎
‎Ele se move sem causa aparente!
‎
‎Se move com orgulho de ser tremendamente poderoso!
‎
‎O seu movimento orgulhoso e poder tremendo me dá uma grande vontade de eliminá-lo ou fugir dele através de uma droga ou de um entretenimento!
‎
‎Mas, ele é tão poderoso que continua a existir normalmente apesar do meu ódio por ele!
‎
‎Então, o que é certo fazer no momento em que ele se move?
‎
‎Nada!
‎
‎Apenas reconhecer que esse organismo também pertence a ele e acolher a ele abraçando-o de forma amigável!
‎

Hoje, na madrugada de um sábado, às 1h da manhã, me peguei pensando novamente. Com um pouco de sono, dor de cabeça e uma vontade imensa de ingerir álcool para ver se o turbilhão de pensamentos pode se tornar apenas um sonho.
Não me vejo como uma pessoa triste ou depressiva. Sou apenas um rapaz feliz, amoroso e extremamente chato durante o dia. Porém, acredito eu que a madrugada — não sei, talvez o silêncio — me traz algo interno, algo que tento enterrar com meu ego, minhas ações, meu ser, ou não sei.
Eu penso: caramba, que interessante. Aos olhos das pessoas, pareço ser um cara tão normal, até gente fina para alguns, mas, por dentro, lá no fundo do subconsciente, sou uma pessoa má e perversa.
Acho que talvez, de alguma maneira, isso possa transparecer às vezes, mas eu realmente não sei.
Tenho tanto medo de realmente transparecer os meus piores pensamentos que não consigo fazer isso nem escrevendo para mim mesmo. É incrível.
Mas, enfim, voltando ao teor do tema tratado, uma madrugada consegue ser extremamente complexa para mim. Que loucura.
Eu também me peguei pensando em algo interessante. Acho que eu não realmente, ou necessariamente eu... Para ser sincero comigo mesmo, acredito que tudo o que sou — isso incluindo vestimentas, atitudes, relacionamentos com as pessoas, estilo, vivências e os caralhos —, acho que tudo isso que construí até o ápice dos meus 21 anos é uma forma de me manter mais sociável, sei lá, mais amável, mais namorável, mais confiável, mais alguma coisa com “ável”. Eu não sei se realmente tenho que me tratar, ou procurar ser alguma coisa que ainda não sei se sou.
Mas acho que aquilo que sou hoje em dia realmente não sou eu. Talvez eu seja uma pessoa mais ruim, mais fria, mais cara fechada. Ou então uma pessoa fria demais para quem amo e quente demais para quem não amo.
Não sei.
Realmente, é uma madrugada complexa.

A paixão vem como um furacão arrasador,


e por vezes se dissipa como um relâmpago que nem chegou, mas foi visto.

Real Amor Incondicional

Hoje preciso falar um pouco sobre ela, a mulher que amo e sempre esteve comigo
Sempre foi assim quando os tempos eram difíceis eu sabia que podia contar contigo

De vez em quando eu aprontava e você ficava brava, mesmo com algumas broncas eu não ficava bravo porque me amava
Quando chegava a noite as coisas ficavam estranhas as luzes das velas iluminavam o barraco de madeira

E na cozinha fazia milagre com pouca comida e mesmo com tão pouco como nunca pensou em fazer alguma besteira?
Nunca tive nada mas sempre tinha tudo que alguém precisava, quando não sabia o que fazer você me ajudava e no final me abraçava

Os anos iam se passando e cada vez a vida complicava, a beira da miséria a família estava
Porque tanto sofrimento assim eu me perguntava e a resposta quase não achava

Mesmo passando natais com pouca comida, todos da casa ficavam feliz vendo as luzes piscantes da avenida
Na mesa panettones doados faziam nossa ceia, numa vida simples não tinha presente na meia

Passamos por tudo isso e hoje podemos ser felizes, foram tempos difíceis mas sem cicatrizes
Então não se esqueça que eu amo você é estou contigo, pode contar comigo, Mãe além de ser seu filho sou seu amigo

Do Lado De Lá

Ganhei mais um dia e que o melhor seja feito por mim, eu só quero paz das 12 as 12 do começo ao fim
De noite enfrentando alguns pensamentos negativos mais sou um guerreiro não posso deixar que sejam maior que minha fé, e se não tiver um pouco de esperança é como tentar correr com um tiro no pé
Mas o dia amanhece diferente pra todo mundo enquanto uns ta comemorando uma boa notícia outros estão triste olhando pro horizonte, a felicidade tem um percurso difícil e quando achar beba muito dessa fonte
Guarde um pouco dessa água em um frasco e saiba que não deve perder a chance, se quer acertar o alvo coragem é o lance
Hoje o dia está perfeito porque sei que não estou sozinho sabe tem vários por mim mas também estou lá quando precisam é desse jeito, a luta começa depois da oração e que o melhor seja feito

A idéia é direta, não deixe nenhum otario cruzar sua reta, não deixe de crer na sua meta, quando sua força vem de cima oque vem de baixo não te afeta, respire fundo tome fôlego assim o coração aquieta, se o caminho parecer confuso lembre se Deus é a seta
Eu tenho que ser mais forte a cada dia porque as cartas do jogo mudam sempre, algumas vem marcadas mas estou prestes a fazer o truco bem na sua frente
Esses dias foi tenso eu to falando mano, usam a trapaça pra ganhar e passar pano, mais eu sou leal e não me engano mas nesse mundo esta cada dia mais difícil fazer o papel de bom samaritano
As crianças de hoje em dia não tem mais medo, algumas largam os brinquedos e vão crescer cedo
Histórias clássicas se modernizaram agora não precisa por o dente embaixo do travesseiro porque a fada dos dentes arranca seus dente no murro, o monstro do armário divide espaço com a amante do pai no silêncio sem sussurro

Eu estou convencido tem algo de errado com essa geração porque hoje em dia tem nome pra tudo mas emoção pra nada, perderam o senso de direção pra subir na escada
Oque aconteceu com os bons tempos onde não importava nada apenas nosso objetivo? Hoje se conformam em ser subjetivo
Precisamos resgatar lá do fundo a esperança ela é refém da desilusão, pra muitos ainda falta aquela motivação
Todos podem por uma medalha no pescoço ou segurar um troféu, tenha força olhe pro céu, olhe em volta tem certeza que esse é seu papel? A você mesmo tem que ser mais fiel
A folha pode estar velha ea caneta falhando mas as palavras são eternas na mente, palavras que muda a vida de muita gente
Tenha orgulho de quem você é não busque a perfeição isso não existe, se não tem estética dane se, se não se veste na moda dane se, mas se nascer com uma mente vazia se mate, porque não há nada pior que se conforma com pouco como um cachorro com fome que late

Do lado de lá eu sempre quis estar e quem sabe ainda estarei, durante todos esses anos nem se quer errei
Mas dizem que em terra de cego quem tem um olho é rei, me disseram pra fazer oque sei fazer de melhor foi nessas palavras que pensei
Muitas frases foram soltas e algumas adotadas, me deixa feliz quando sei que minhas palavras foram aproveitadas
Eu penso se sou merecedor será que Deus me escolheu? Mas eu não estou em igrejas e pouco sei sobre a Bíblia mesmo assim espero que seja abençoado o caminho meu
O dia não se torna perfeito pelo céu azul e nem pela brisa do fim de tarde, repare é alguém especial do seu lado que faz valer a pena se acabar fica tipo um coração que arde
Memória fotográfica e fotografias na memória de momentos importantes que me faz dormi com orgulho no peito, não se arrependa você erra mais aprende o que fez ta feito
Chego ao fim do papel mas não o fim da minha inspiração, pensando com a alma e escrevendo com o coração
O dia foi bem aproveitado ea paz reinou na minha vida, eu tenho que ser intenso e não temer a partida

O problema é que todo mundo tem um problema, todo mundo está em guerra com alguma coisa agora, tipo situações que faz você demorar pra dormir e até coisas que você quer guardar só pra você pra não parecer fraco perante as outras pessoas, isso tudo é só um processo, mas você tem duas opções; cair pra morrer ou levantar pra viver, tem algo melhor na frente, basta acreditar, nem que seja só por um instante

Faróis, luzes à piscar
Em um cenário triste onde vemos
Cenas que parecem irreais...
Tédio, medo, miséria,
O bem contra o mal
Aqui parece que as alegrias são:
Mulheres, futebol e carnaval
Nesse país tropical
Vemos cenas de amor
Politicagem...
Tudo parece tão banal
Quero motivos pra viver
Já que dizem que a esperança
É a última, há morrer
Entro na contramão
Já que a todo custo
Procuram manipular
O cidadão ...
Não, não é ficção!
Mesmo não sendo o astro central
Tudo parece que gira ...
Rotativamente ao meu redor
Mas não pense que estarei
Fechado num pequeno mundo
Onde muitos pensam que me fechei...
Todas as noites irei dormir
Mesmo em noites de verão
Se dá pele, o suor molhar
O lençol...
Quando, eu acordar nascerá
Um outro dia...
Ahhhhh...
Um novo dia !...⁠

⁠Dentro de nós bate um coração
Caminha entre sonho e razão
Vive neste mundo sempre a buscar
Algo que se perdeu
Ele quer ter, perto de si
Alguém que sempre amou


Sonha com esse dia que virá
Espera olhando tudo acontecer
Chora com as lembranças
Que a ele vem
Feliz será, o amor encontrará
Pra si mesmo prometeu


Esquece por momento sua dor
Fala em poesia sobre o amor
Em uma nova estação
Olha o voo de um beija-flor
Saúda a primavera que chegou,
Tudo está tão feliz, tudo belo está
Com as rosas no desabrochar...


Segue olhando tudo acontecer
Se derrama pra dentro si
Se transborda como quiser
Pois estará, nos seus dias à buscar,
Alguém que sempre amou...

O CARTÃO POSTAL




Eu fiquei pensando em nós. E, em cima da mesa, vi um cartão postal
De algum lugar onde você está, desde o dia em que você se foi.


Meio confuso estava nosso amor, entre outras histórias que a vida traz...
E eu me vi dizendo adeus. Na despedida, trouxe um cartão postal,
E eu me vi dizendo adeus; só então reconheci os erros meus...


Eu esperei o tempo apagar as lembranças que me perseguiram,
E no meu quarto já não mais estão memórias, sua e minha.
Meio confuso ficou o nosso amor, entre outras histórias que a vida traz...
E eu me vi dizendo adeus...

⁠ESTADO DE SÍTIO EM UM PAÍS UTÓPICO REALISTA


O que se comenta em bares, cafés, estações de metrô e trem, e nas rádios do nosso País?
Ouço murmúrios em cada canto da cidade, e acredito que este sentimento de insatisfação se estenda por todo o país. Há um sistema defasado e centralizador nas esferas políticas, o que é reflexo direto do modo como agem.
Os valores da nação estão acometidos por uma gravíssima doença, quase incurável. Essa enfermidade, simbolicamente comparável a um câncer ou uma peste, ataca a própria moralidade e ética. Podemos até afirmar que a nossa política se encontra na UTI da benevolência e do caráter.
A "peste-negra" chamada corrupção instalou-se sob a alcunha de Petrolão, Mensalão e outras mazelas que o povo desconhece, muitas ainda mantidas debaixo do tapete. Acredito, porém, que essa chaga vem de muito longe e parece ter se tornado uma cultura intrínseca à política brasileira.
A sede por poder criou um círculo vicioso, onde os interesses de um partido se sobrepõem aos da pátria. Os líderes deveriam, na verdade, agir de forma apartidária quando a necessidade de um povo está em questão.
Não há compaixão pelo que fazem. Por essa e tantas outras razões, o País caminha para o abismo, para a falência de seus órgãos vitais. Tem sido esbofeteado e exposto há anos, ridicularizado e fadado à própria sorte, carregando em seu gene a "Síndrome da Corrupção".
Não há mais o amor pela nação de outrora. A intelectualidade está em declínio, e a cada ano, conhecimentos básicos são retirados dos currículos. Alguém sabe me responder por que tiraram a matéria Educação Cívica? Por essa e outras razões, vemos a queda na qualidade do ensino nas escolas. Não quero nem citar a questão dos professores, que é um assunto sistemático e complexo por si só.
Reforma Política, Agrária, Previdenciária... são palavras que ouço desde o primeiro ano escolar. Já se passaram 40 anos, e acredito que levaremos mais 40 até que comecem, de fato, a pensar seriamente nessas reformas.
Transformaram os nossos jovens em "soldados do tráfico". E estes jovens, por sua vez, matam, roubam e fazem o que bem entendem com o cidadão que paga os seus impostos. Esta geração está marginalizada, perdida, sem sonhos e sem projetos de vida.
As escolas e faculdades de hoje parecem uma indústria, fabricando "peças" (pessoas), sem se importar com o lado humano, e deixando de lado a criatividade, os talentos e os recursos que cada indivíduo carrega dentro de si.
Os sonhos de cada um foram comprometidos e arquivados no "arquivo morto" da vida, devido às ações e à ótica míope dos que estão no poder (este último grupo sendo menos prejudicial do que a doença original).
Enfim, o otimismo persiste. Mas há uma guerra a ser travada. Não uma guerra com armas, tanques ou armamentos bélicos, mas uma que precisa ser vencida pela união do povo, pela união da grande Nação chamada Brasil. Isso significa escolher bem o seu candidato, investigando e pesquisando sobre cada um que irá receber seu voto, e influenciando outros a fazerem o mesmo, para saber se o candidato é realmente merecedor.
Vamos mudar o roteiro deste triste filme e reverter o drama brasileiro para que ele tenha um Final Feliz!

As Extremidades de um Ócio Inabitável


O Ócio, prometido como santuário,
revela-se um deserto sem ecos.
Não é descanso, mas uma suspensão ácida,
onde o tempo não cura, apenas se estende.
Um ócio inabitável não possui janelas.
É o silêncio sem paz, a quietude sem centro.
É o lugar onde a alma, despojada de tarefa,
começa a roer os próprios limites.
Chegamos às suas extremidades,
onde a ausência de propósito se torna tão aguda
que se transforma em algo novo e terrível.
A Primeira Extremidade: A Vertigem da Consciência
De um lado, a fronteira se dissolve na Vertigem.
O excesso de tempo livre, desprovido de âncora,
lança o olhar para dentro, sem distração.
É ali, nessa margem, que a mente se confronta
com o volume inteiro de seus não-ditos e não-feitos.
O ócio cessa de ser vazio e se torna um espelho cego,
refletindo a forma pura da ansiedade.
O descanso vira vigília; a calma, tormento.
O ser não trabalha, mas sua consciência freme.
A Segunda Extremidade: A Apatia Gelada
Na extremidade oposta, a fronteira é de gelo: a Apatia.
O ócio se aprofunda tanto em si mesmo
que a vontade de ser, de agir ou de sentir, atrofia.
É a saturação da inatividade,
o ponto onde a ausência de estímulo
transforma a liberdade em paralisia.
O ócio, de promessa, vira destino.
Não há dor, mas tampouco há vida.
A existência se torna fina, transparente,
esperando apenas que o tempo, sem pressa, a esqueça.
O Ócio Inabitável é, portanto, a prova:
O Paraíso só é sustentável quando há um pequeno projeto.
A verdadeira quietude não reside na ausência de movimento,
mas na tensão vital entre o descanso e a criação.
E quem reside nessas extremidades,
sabe que o pior trabalho não é o esforço físico,
mas o esforço mental de dar sentido
a um tempo que se recusa a ter forma.