Na Boca em vez de um Beijo um Chiclete de Menta
Assim como na decoração de um ambiente, aplica-se na vida. Tudo que está apenas ornamentando pode ser substituido ou descartado em algum momento, especialmente quando não mais combina com o contexto.
Tenho meus defeitos
que são só meus.
Moldados ao longo da vida.
Chamo cada um pelo nome,
sobrenome.
Não prejudicam a ninguém.
Eu os eduquei.
Agora,
não jogue os seus na
minha conta.
Não os quero. Não os conheço.
É muito peso.
Meus ombros já doem.
Cada um com suas dores,
amores e pudores.
Não insista, por que a demora?
Seja educado, com licença.
Pegue seus problemas
e vá embora.
27/08/2015
Sou meu próprio reflexo,
não me espelho em ninguém.
Cada um sabe
do que alimenta
sua essência.
Ninguém sabe da minha.
Dos filtros que tenho usado
para protegê-la
intacta, digna.
Pois ela é nossa seiva.
Da sua qualidade depende
a sombra que acolherá
a quem amamos
e o sabor dos frutos
que será alimento
da alma.
27/08/2015
Passei boa parte da minha vida lutando por um amor, correndo atrás de um alguém que pouco se importava comigo, querendo ser notada por quem nem sequer se notava, me esquivando do meu coração na intenção de cuidar só do dele, passei tanto tempo carregando este sentimento que perdi parte da minha história, que deixei para trás capítulos interessantes por me ocupar tanto em viver o que não era pra ser, ou talvez poderia ter acontecido se eu não tivesse sido tão tola em me entregar tanto e não dar espaço para que a minha falta fosse sentida e os meus sentimentos reconhecidos. O nosso maior erro as vezes é querer ser amada(o), mas não saber se amar, o nosso passo em falso é querer sempre agradar e não pararmos um minuto sequer pra entendermos que o que não transborda na gente não tem como doar e é por isto que sofremos, não porque o outro não nos corresponde, não vamos ser hipócritas assim, não vamos sobrecarregar alguém das nossas próprias negligências, mas porque nos isolamos demais para vivermos na dependência do que sentimos, ficamos cegos e impotentes diante da nossa vida. O coração sempre exige da gente algo mais, a emoção sempre arregaça a nossa alma pelo ego da conquista, mas a razão sempre nos cobra paciência e amor próprio, ela sempre nos saculeja, nos acorda, nos faz entender que para o amor florescer dentro da gente precisamos crescer, amadurecer, e se querer bem em todas as áreas e circunstâncias. Nunca se ache inferior porque alguém que você ama não te vê da forma como deseja o seu coração, nem viva de comparações ou questionamentos, não carregue em suas costas o peso de um sentimento não correspondido, não alimente em você o que não esta sendo recípocro, não force a barra, não force o tempo, não force o que só reforça o seu sofrimento. A verdade é que você precisa acima de tudo se valorizar, se achar o máximo não com intuito de orgulho, mas como um diamante sendo lapidado pela vida para se tornar uma jóia de valor em um coração preparado por Deus. As coisas quando tem que dar certo pra gente não há quem interfira, não há quem impeça. Não pare pelo que não deu, se continue, quanto mais nos amamos mais o amor nos procura...
Oferecer ajuda a quem ja resolveu um problema, não e ajuda, é ofensa.
Só se ajuda quem esta em dificuldade, fora disso, é oportunismo puro.
Exercitamos o abdômen e exercitamos a memória. Por que não exercitar a empatia? De um modo ou de outro, julgamos as outras pessoas por suas ações, mas queremos ser julgadas por nossas intenções. ma maneira de quebrar esse nosso narcisismo egocêntrico é tentar olhar para as outras pessoas com a mesma generosidade com a qual olhamos para nós mesmas.
Resista com todo afinco à ânsia de julgar. O bico do sapato dele está gasto? Não, não é porque ele é relaxado ou desleixado ou pobre ou mulambento, etc etc. Abrace a enormidade do fato de que você simplesmente não sabe, e provavelmente jamais saberá, porque o bico do sapato dele está gasto.
Todas as pessoas desejam ser ouvidas. Entretanto, tão poucas escutam.
Por que é tão difícil suspendermos nossos julgamentos, nossas opiniões, nossas interrupções, para conceder a outra pessoa o inestimável dom da nossa atenção completa e concentrada?
Nossa atenção plena é um dos maiores presentes que temos pra oferecer.
Não pense em você, no que vai retrucar, no que teria feito no lugar dela, no que acha que ela deveria ter feito, naquela coisa parecida que aconteceu com um amigo seu. Nada disso importa.
Você não existe. Não existe seu ego, suas opiniões, seus julgamentos de valor. Você está só.... ouvindo! Todo o seu ser está concentrado nessa única dificílima atividade transcendental. Ouvir.
Em nossa sociedade narcisista, onde somos criados para achar que o mundo gira à nossa volta, tendemos a dar um valor excessivo a nossas próprias opiniões. (Afinal, são opiniões dessa pessoa tão incrível: eu!)
Pior, achamos não só que temos um direito divino de ter opinião sobre tudo, como também de expressar essa sabedoria a todo momento, e, mais ainda, que é um favor que fazemos às pobres mortais dizer a elas o que pensamos sobre suas vidas.
Mas essa constante e infindável salva de opiniões que atiramos umas contra as outras é uma violência, é uma intrusão, é puro egocentrismo.
As pessoas amigas e familiares querem saber quando vai finalmente largar o teatro, parar de se vestir assim, fazer faculdade, defender a tese, prestar concurso, prestar um concurso que ganhe mais, arrumar um emprego, largar esse emprego, arrumar namorado/a, casar com namorada/o, comprar um imóvel, comprar um imóvel maior, comprar um carro, comprar um carro melhor, virar hétero, abraçar a monogamia, encontrar Jesus, tomar jeito, etc.
A lista é tão infinita quanto são infinitos os comportamentos das pessoas.
Todos esses comentários são violentos. Todos eles são pequenos espinhaços diários que cravamos justamente nas pessoas mais próximas a nós.
Por que fazemos isso? Por que nos damos ao direito de ter opinião sobre questões tão pessoais das vidas de outras pessoas?
A velhinha que encontramos na fila do banco raramente invade nossas vidas.
A violência constante e contínua dos comentários invasivos é exclusivamente perpetrada pelas pessoas mais próximas a nós. Justo aquelas que deveriam nos amar e nos respeitar, e não nos oprimir com sua avalanche de opiniões não-solicitadas.
Reconhecer o direito das outras pessoas de viverem livres da opressão de nossas opiniões também é uma maneira de exercitar a empatia.
Não é verdade que devemos tratar as pessoas com gostaríamos de ser tratadas.
Porque a outra pessoa é uma outra pessoa. Porque ela teve outra vida, outras experiências. Porque ela tem outros traumas, outras necessidades.
Basicamente, porque ela não sou eu. Porque eu não sou, nem nunca vou ser, nem devo ser, a medida das coisas.
Utilizar a mim mesmo, minhas vontades e necessidades, o jeito que quero ser tratado, como se eu fosse o parâmetro para todas as outras pessoas é a essência do narcisismo e do egocentrismo. É o exato oposto de empatia.
a vida de cada pessoa inclui um horizonte de acontecimentos que se estende perpetuamente além de nossa visão:
"Quem foi que falou que eu sou perfeita?
Tenho uma coleção de defeitos (talvez até mais que uma). Mas tenho aprendido a dominá-los, tenho aprendido a me por nas mãos de Deus para que Ele me corrija no que for necessário.
Sabe, tenho momentos que se falo o que estou pensando na hora, posso magoar e ser magoada, então fico na minha, calada e "avoada" ( como dizem algumas pessoas que conheço) . Isso foi uma defesa que adquiri, quando pedi a Deus que me calasse toda vez que for falar por mim e me fizesse falar quando Ele quiser que eu fale (no momento certo).
Ninguém aqui nessa terra é perfeito.
Perfeito é Deus que não desiste de nos ensinar e nos amar, apesar de não sermos merecedores."
#FlaviaLeticia.
"Cães de ruas, são anjos doentes e famintos, alimente-os, adote-os" Quando passar por um cão abandonado na rua, lembre-se, é um anjo clamando por socorro.
AMOR E MEDO
É na grande explosão do amor
Que não conhecemos o efeito
Que causa no coração, um defeito
Incomum e nos invoca uma dor
De tanto tormento, de tanto pavor
Faz cair sobre a magnitude o feito
Da espada que se engasta no peito,
É o Amor que exprime o seu valor.
A tensão cresce, alucina mas prefere
Saber que nem a dor, nem o medo
Possa vencer o Amor que se refere,
Realça o medo de perder-te que cedo
Trouxe a dor nessa explosão célere,
Meu Amor por ti não é mais segredo.
Conhecer pessoas é algo sempre incrível, fazer novas amizades é surpreendente, e amar é um dom pra poucos.
Passo noites acordada imaginando nós dois, em um silêncio provocante sentindo uma sensação, uma sensação de desejo que quando te vejo enlouqueço de paixão.
Como dói sentir falta de alguém e esse alguém nem lembrar de sua existência...
A amizade é um amor sem tabus, e a pior sensação é a de se obrigar a admitir que a pessoa que você considera irmã, pouco se importa contigo!
Já dizia minha mãe: "A decepção vem de onde menos esperamos!"
Deus nos ensina, devemos deixar livres quem amamos, se voltar ótimo, se não tudo bem!
Prefiro ser magoada que magoar alguém, isso siim é horrível, que não seja eu o motivo das lágrimas de meu semelhante, mas se eu chorar, vai passar logo...
"A tempestade pode durar uma noite inteira, mas logo pela manhã o sol volta a aparecer!"
Se você não tem paciência para cuidar de um cão e não os ama!! Não adote nem compre. Abandonar um cão nas ruas, é matá-lo lentamente!
A mim, não importa nem um tantinho como me vêem, o que pensam sobre... A única coisa que me interessa, é olhar pra mim mesma, me reconhecer, gostar do que vejo e não me envergonhar nunca do que me tornei!
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- Frases de valorização profissional para reconhecer um bom trabalho
