Momentos de Reflexão
Reflexão
Quando se faz as coisas como se fosse para Deus.
Não tem como dar errado,
porque Ele está ao teu lado,
conduzindo-te da melhor forma.
Os momentos de maior lucidez do ser encontram-se na profunda reflexão do próprio eu. Todas as experiências vividas habitam o consciente e o inconsciente.
Quando o pensar é substituído pelo agir e a ação é tomada antes da reflexão, a selvageria é exaltada e a civilidade é erradicada!
Reflexão de Lucius
Certa feita, indaguei ao Criador do porquê dera Ele capacidade de liberdade aos homens, para fazerem certas coisas "pecaminosas", quando simplesmente poderia não ter dado aos seres mortais, certas capacitações, ao invés de ter dado e PROIBIDO a prática de certas ações. Então Ele me respondeu, com o seguinte exemplo: "- como da mesma forma eu poderia ter criado o homem, sem a capacidade de enxergar, pelo simples fato de eu saber que, dando a ele, a visão, por exemplo, os homens sempre desviariam seu olhar para coisas que não se deve e cobiçariam. Penso que foi melhor ter dado toda capacidade à Humanidade, e fazê-la aprender a limitar seus comportamentos, que não ter dado, a ela, as devidas capacidades. Você gostaria de ter nascido cego ou gostaria de continuar enxergando, muito bem, sob a condição, apenas, de limitar as direções para onde lança o teu golpe de olhar?"
Então compreendi que, deveras, é muito melhor ter a capacidade de fazer certas coisas e não fazê-las, que não ter tido a capacidade de fazê-las, para não poder fazê-las.
Às 16:47 In 18.06.2026
Por: Fábio Silva
Ativismo sem reflexão se torna mero discurso ideológico ...Discurso sem prática é utopia ...Utopia não salva vidas!!
Reflexão do texto
1 Educação? Educações: aprender com o índio.
Principais questões para reflexão.
A Educação é um processo de formação do indivíduo para suas vivencias em determinada cultura, os índios perceberam que a divergência da educação pode variar de acordo com a sua aplicação, dependendo da necessidade pratica para cada cultura, educação sem ação pratica é conhecimento acumulado, mas nada colabora com o meio que está situado se não possuir ação pratica.
A educação brasileira, assim como de qualquer outra nação possui fragmentos de uma construção cultural, assim divergem em sua educação, pois o processo de educação também é aprendido em “comunidade”, isso consequentemente influencia no processo de educação para a dominação de uma sociedade, sendo fator importantíssimo a educação principalmente de uma linguagem, o domínio cultural exerce um poder de influenciar o processo educativo, assim tendo controle do capital cultural de formação humana, determinando fiz práticos uteis e limitados a interesse do “dominante”.
Temos então a figura da escola como agente colaborativo no processo da formação e construção da educação, sendo grande maioria das vezes as escolas o principal canal de formação educacional, a escolarização é um método muitas vezes manipulados por agentes “dominadores” afim de impor a uma determinada sociedade seus ideais, camuflando através da transformação da educação em um processo gradativo, hora construtivo hora destrutivo, como uma lâmina de dois gumes.
Infelizmente vemos a educação no Brasil sofrendo com diversas trocas de poder na briga pelo “domínio” a busca do troféu, triste que percebo a formação escolar sendo muitas vezes utilizadas apenas para manipulação e controle de um grupo circunscritos de interesses particulares, perdendo muitas vezes a essência de sua finalidade que é construir no aluno a habilidade de selecionar a informação de maneira responsável e a habilidade de buscar informação que não lhe foi solicitada.
Então temos a escola como participante, uma ferramenta educativa, como saber então nosso papel de cidadão se opondo a influencias de poderes que muitas vezes são mais destrutivos que construtivos? Claro que a resposta é o pensamento crítico, os alunos precisam aprender que haverá horas que terão que pagar o preço de buscar a verdade a solução e as respostas por conta própria.
Tive a infeliz experiência em minha vida de ter por alguns anos passados por escolas públicas que além de extremamente precárias são verdadeiros “BIG BROTHERS MALIGNOS”, onde apenas uma parte do grupo docente estava interessada de levar a educação de forma concisa, muitas vezes tendo deparado com professores seguindo normas de uma AUTARQUIA chamada MEC, que infelizmente dita completamente as regras do material de estudo para formação de base, que visa atender apenas a necessidade individual do próprio estado, sendo então alvo de manipulação e interesse, então temos um veículo de comunicação escolar extremamente obsoleto, um sistema prussiano de disputa, favoritismo, afim de atender uma demanda mínima para atender processos industriais, desenvolvendo a educação dentro de uma estrutura limitada.
Devido a essa terrível experiencia, venho dedicando-me a uma série de estudos, autodidata, sobre a educação e a formação de profissionais, ao longo de quase oito anos acompanhando o partir de um observador de um líder, há uma grande necessidade das pessoas de um “aconselhador” pois em toda sua vida tiveram pessoas lhe dando o que deveria fazer, estudar e pensar, e em um determinado momento encontram-se sem rumo para sua vida, sem respostas, não conseguem construir um senso crítico e desenvolver suas próprias vidas a partir de um pensamento genuíno, então o curso de licenciatura em filosofia é parte de uma missão em ajudar dentro do processo educacional e escolarização para formação de futuros membros de uma sociedade crítica, capaz de avaliar e tomar decisões a partir de observação, primeiramente do próprio comportamento, e em seguida do ambiente de sociedade que vive, como participante de um cultura ser capaz de avaliar, decidir, buscar e selecionar informações corretas, opondo-se a falsas falácias e entrando em ação na busca de um aprendizado verdadeiro.
Então tenho como missão de educador por hora informal, a missão de retirar este cidadão de um ambiente de conforto e aceitação, levando-o a caminhar em suas próprias ideias a partir de um olhar crítico, investigativo e conclusivo. Sendo assim a construção de um homem em sua essência moral, ontológico e individual, e um homem, social, ético, responsável, que busca a aprimoração de suas ações e o aperfeiçoamento de sua sociedade.
O Poder das Palavras
Reflexão
Às vezes, Deus permite que passemos por situações difíceis para aprendermos grandes lições. Hoje compreendo que uma palavra dita sem sabedoria pode ferir profundamente alguém que amamos.
Agora estou aqui, do lado de fora de casa, refletindo sobre tudo o que aconteceu. Da minha boca saíram palavras que machucaram uma pessoa muito especial para mim. Isso me levou a entender que precisamos vigiar constantemente aquilo que falamos.
A Palavra de Deus nos ensina que devemos guardar a nossa boca, pois as palavras têm poder para edificar ou destruir. Quando pronunciamos boas palavras, Deus é glorificado; porém, quando falamos movidos pela ira, damos oportunidade para a tristeza e a perturbação.
Somente Deus, por meio do Espírito Santo, pode curar as feridas que uma palavra amarga causa no coração de alguém. O Senhor Jesus é a Palavra da Vida, que consola, restaura e transforma.
O inimigo é o acusador e procura se aproveitar dos nossos erros. Ele observa as nossas atitudes e tenta usar as nossas falhas para causar divisão. Por isso, precisamos vigiar e permitir que Deus governe o nosso coração e os nossos lábios.
A Bíblia nos ensina que quem guarda a sua boca preserva a sua vida. Deus nos deu dois ouvidos para ouvirmos mais e apenas uma boca para falarmos menos.
Quando estiver nervoso, não responda imediatamente. Ore, espere e reflita. Uma palavra dita no momento errado pode causar uma ferida que levará tempo para cicatrizar.
Que as minhas palavras sejam sempre instrumentos de paz, amor e edificação, para glorificar o nome do Senhor Jesus.
"Quem guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias." (Provérbios 21:23)
Autor:
Salvador Miguel dos Santos
Sgto. Rosa,
O texto que compartilho com o senhora traz uma breve reflexão sobre a nossa constante busca pela felicidade. Penso que não exista uma fórmula exata para alcançá-la. Vivemos em um processo contínuo de procura: buscamos paz espiritual, equilíbrio mental, sentido para a existência e serenidade para enfrentar os desafios da vida.Essa busca nos mantém atentos, vivendo o delicado equilíbrio entre as escolhas que fazemos e as consequências que delas surgem. O livre-arbítrio, embora seja uma das maiores expressões da nossa liberdade, também representa uma grande responsabilidade, pois cada decisão molda o caminho que percorremos.Talvez a felicidade não seja um estado permanente de euforia, mas uma harmonia entre a consciência, o corpo e o mundo ao nosso redor. Contemplar o belo nos aproxima dessa harmonia, enquanto a liberdade de escolher nos permite trilhar caminhos que favoreçam uma vida mais plena. Ainda assim, por sermos humanos, experimentamos a felicidade em instantes, e é justamente essa alternância que torna esses momentos tão valiosos.Desde o instante em que rompemos o cordão umbilical, iniciamos a mais longa de todas as jornadas: a busca por nossa própria essência. Cortar as amarras da dependência é o primeiro ato de coragem; os demais surgem sempre que escolhemos seguir adiante, mesmo sem enxergar todo o caminho.
Trocar o certo pelo duvidoso nunca é fácil. Toda decisão transformadora nos convida a deixar para trás antigas certezas e a abraçar o desconhecido. É justamente nesse encontro com o novo que a vida revela horizontes antes invisíveis.Quem ousa romper com o óbvio descobre que o destino não pertence aos conformados, mas àqueles que têm coragem de recomeçar. Cada ruptura carrega a semente de um novo florescer, e cada passo dado com consciência nos aproxima da pessoa que somos chamados a ser.E eu lhe deixo uma pergunta, Sgto. Rosa: o que o senhora precisa para ser verdadeiramente feliz? Talvez a resposta não esteja em um destino final, mas na maneira como escolhe viver cada etapa da caminhada.
Que sua jornada espiritual seja iluminada pela paz, fortalecida pela fé e conduzida pela sabedoria. Que, a cada amanhecer, seu coração encontre serenidade para seguir em frente e esperança para acreditar que os mais belos horizontes sempre aguardam aqueles que não deixam de caminhar.
Que Deus o abençoe, hoje e sempre.
21/07/2026.
Ass: Gilson.
Reflexão | @CulturaEscola
Julgar o comportamento das outras pessoas costuma ser fácil. Difícil é olhar para dentro de nós com a mesma sinceridade.
Uma reflexão inspirada no pensamento de Confúcio nos lembra que a verdadeira sabedoria não está em encontrar defeitos nos outros, mas em reconhecer nossas próprias limitações e buscar melhorar a cada dia.
Na família, na escola, no trabalho e nos projetos sociais, crescemos quando substituímos a crítica pelo exemplo, a condenação pelo diálogo e o orgulho pela humildade.
Antes de perguntar "O que aquela pessoa fez de errado?", talvez devêssemos perguntar: "O que eu posso fazer melhor hoje?"
Uma sociedade mais justa começa quando cada um assume a responsabilidade pelas próprias atitudes. A mudança que desejamos no mundo começa dentro de nós.
Pense bem. Ore sempre. Faça o bem.
@CulturaEscola – Educar é Cuida
O Natal deveria ser um momento de reflexão, gratidão e adoração, mas no Brasil, o Natal é apenas mais uma boa data para os homens se embriagarem.
Reflexão
Hoje estou aprendendo a lidar com a ansiedade.
Nós não nascemos com essa condição chamada ansiedade. A Palavra de Deus nos ensina que ela não nos pertence. Devemos lançar sobre Aquele que veio para levar o nosso fardo, que é tão pesado que jamais conseguiríamos carregá-lo sozinhos.
O Senhor Deus, em Sua infinita misericórdia — que é não nos dar aquilo que merecíamos, que seria a morte por causa do pecado — e com Seu amor incondicional, nos ensina a caminhar neste mundo, vencendo um dia de cada vez.
A Palavra de Deus diz em 1 Pedro 5:7:
"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós."
Quando meditamos na Palavra de Deus, o nosso fardo se torna leve, porque ela traz consolo para a nossa vida. Quando o Senhor fala ao nosso coração e entendemos a Sua Palavra, nossa alma encontra descanso n'Ele.
Não chegamos a este mundo carregando bagagens; porém, com o passar do tempo, vamos adquirindo pesos, preocupações e ansiedades.
Aquilo que ontem nos deixava ansiosos, hoje já ficou para trás. Amanhã surgirão novos desafios, e esse ciclo parece nunca terminar. Por isso, é tão importante permanecermos firmes na Palavra do Senhor.
O próprio Senhor Jesus disse que, sem Ele, nada podemos fazer. Quando entregamos nossas preocupações em Suas mãos e confiamos em Seu cuidado, encontramos paz para continuar a caminhada.
A ansiedade tenta roubar a nossa paz, mas a fé nos faz descansar na certeza de que Deus está no controle de todas as coisas. Quem aprende a confiar no Senhor descobre que nenhum fardo é pesado demais quando é colocado nas mãos d'Aquele que cuida de nós.
Que possamos aprender, a cada dia, a confiar mais em Deus do que em nossas preocupações, pois Aquele que cuida de nós jamais nos abandona.
Reflexão de Salvador Miguel dos Santos
Reflexão, reflexão, reflexão, reflexão reflexão, reflexão, reflexão,reflexão e reflexão. gosto de boiadas, nunca falta carne pra comer.
Uma pequena reflexão sobre POLÍTICA
Apôs ler e ver vários artigos sobre essas eleições e principalmente sobre como esta sendo todo esse processo desta eleição. A cada dia dá mais repulsa, e por que não dizer, nojo mesmo.
Vivemos mais uma eleição cheia de coisas ruins e por que não dizer sem qualquer duvida que isso na verdade não é fazer politica.
Hoje vejo que na maioria das vezes os pretensos candidatos (muitos sem qualquer condição de representar os eleitores) são muito ruins, sem qualquer qualidade ou por que não dizer, sem conhecimento do que realmente é o trabalho que esta pleiteando.
Vejo uma disputa de poder, uma verdadeira corrida por ser o melhor, o mais querido, o mais honesto, mas no fundo, para muitos não passa de uma ótima oportunidade de se dar bem.
Vejo muito despreparo, muita arrogância, muita falta de verdade naquilo que dizem e principalmente, prometem coisas que nem sequer tem condições de realizar em seu mandato.
Por que na verdade, para essas pessoas, o que importa é ser eleito, é o status do cargo.
Os que estão dentro não querem sair, os que estão de fora, querem entrar de qualquer maneira.
Alguns desses candidatos querem passar uma imagem de um politico preocupado com os problemas que afligem as pessoas. Mas, em alguns casos, fingem que o cargo a que aspiram é para beneficio da comunidade, da coletividade, mas deixam transparecer que é para seu benefício próprio.
Nesta época de eleição vale-se de tudo para conseguir seu intento, são tantas falcatruas, mesquinharias, mentira, promessas, falta de caráter e de respeito às pessoas. Há diversas maneiras absurdas de se conseguir ser eleito. E não poupam ninguém.
Quanta mentira e hipocrisia, quanta falta de caráter e honestidade, e depois de terem conseguido seu intento, simplesmente esquecem tudo que foi feito para chegar lá.
Acabam as promessas, acabam as ajudas, acaba a preocupação com o próximo. (isso só será importante na próxima eleição).
Quando vamos tomar vergonha na cara e acabar com essa maneira de fazer politica, com essa sujeira, com tanta demagogia, e falsos valores?
Quem não sabe escolher o bom candidato, quem não se importa com quem vai estar nesses cargos, quem só procura levar vantagem com esses candidatos, quem se deixa corromper com essa maneira de fazer politica. Quem vende seu voto por qualquer coisa, não merece cobrar nada. Não deve ter o direito de querer alguma coisa, quando aceitou uma situação dessas, se igualou a quem o corrompeu.
Por isso, penso eu que é por esses motivos que todos nós já estamos cheios dessa situação, com essa falta de honestidade, falta de respeito, falta de caráter, falta da verdade. Situação esta, que faz a gente ficar cada vez mais descrente e insatisfeito com tudo o que vemos a respeito de politica.
Para mim, isso não é politica, Isto é, politicagem.
Politica é necessária em todas as situações de nossa vida. É uma coisa boa, desde que seja feita com respeito ao próximo e com verdadeiros objetivos.
Vamos pedir ao maior politico que existiu neste mundo “JESUS CRISTO”, por que, JESUS usou de politica para atingir as pessoas, mas foi a politica da verdade, das palavras claras e objetivas, das palavras de amor e interesse do bem comum de todos, nada quis para Ele, que abra a cabeça de todos os eleitores, para que tenham a capacidade e vontade de colocar um basta nesta situação.
Mas também lembrando que mesmo pedindo a Deus, temos de fazer nossa parte para que esta situação seja consertada.
E também lembrando a esses candidatos, que mais cedo ou mais tarde a prestação de conta será com alguém que não vai conseguir corromper, e nem subornar.
Ainda no silêncio, me coloquei em oração, fiz uma reflexão, reconheci a dádiva de Deus, o seu poder, a sua misericordia e também a sua justiça. Agradeço as graças que tenho recebido, que são muitas. Obrigado por poder abrir os olhos e ver o mundo como ele é (uma imensidão infinita).
As perdas nos levam a um processo de interiorização, reflexão,valorização...E, com esses revezes,reveres; nós, os homens chegamos a uma compreensão melhor de como devemos lidar com as criações divinas, em especial os homens.
- Relacionados
- Frases de reflexão sobre momentos da vida
- Frases de silêncio que provam que ele é a melhor resposta
- Frases sobre Responsabilidade
- Frases de agradecimento para momentos especiais
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
