Ministério
Use o que você tem
Tendo presentes então diferentes de acordo com a graça que nos é dada, vamos usá-los. - Romanos 12: 6
Um grupo de animais decidiu melhorar seu bem-estar geral iniciando uma escola. O currículo incluía nadar, correr, escalar e voar. O pato, um excelente nadador, era deficiente em outras áreas, então ele se formou em escalada e vôo, muito em detrimento de sua natação. O coelho, um corredor superior, foi forçado a passar tanto tempo em outras classes que logo perdeu muito de sua famosa velocidade. O esquilo, que tinha sido classificado como “A” como alpinista, caiu para um “C” porque seus instrutores passaram horas tentando ensiná-lo a voar. E a águia não conseguia mais voar para as copas das árvores porque ele tinha que aprender a nadar.
O que aconteceu com esse grupo de animais retrata o que freqüentemente ocorre em nossas igrejas. Romanos 12: 1-8 ensina que todos nós recebemos certos dons. Mas alguns de nós servem em tantas áreas que nossas tarefas não são bem feitas. Como resultado, toda a igreja sofre.
Se Deus fez de você um professor - seja um professor. Estude diligentemente e faça o seu melhor. Se Ele lhe deu o dom da misericórdia, sirva com alegria e não espere que os outros façam o que você faz. Aceite seus dons espirituais. Cultive suas capacidades. Pare de comparar. Gosta de ser você.
Sim, use o que você tem!
Não esteja sempre querendo
Algum outro trabalho para fazer,
Mas alegremente execute a tarefa
Que Cristo lhe deu. —Anon.
Faça o que puder, onde você está, com o que você tem. -Temperamental Richard DeHaan
Abra os olhos deles
Abra os olhos, a fim de transformá-los da escuridão para a luz. - Atos 26:18
Você concorda com o apóstolo Paulo que a natureza dá testemunho da sabedoria e do poder de Deus, o Criador? (Atos 14: 15-17; Rom. 1:20). Ou você acha que tudo evoluiu acidentalmente? Segundo o astrônomo e escritor Carl Sagan, “a natureza não exige um projetista. Talvez haja um escondido, enlouquecedoramente disposto a ser revelado.
Como crentes em Cristo, estamos tristes com a incapacidade das pessoas de ver a impressão digital de Deus em todo o mundo (Sl 19). Muitos também não acreditam que Deus se revelou em Seu Filho Jesus Cristo (Hebreus 1: 1-3). Eles discordam das Escrituras que declaram que a luz do conhecimento da glória de Deus brilha na face do Salvador (2 Coríntios 4: 6) e com a declaração positiva de nosso Senhor: “Aquele que me viu, viu o Pai” (Jo. 14: 9).
Se o Senhor abriu os olhos de nosso entendimento para que creiamos Nele, podemos apenas humildemente agradecer por Sua graça. Como não fizemos nada para merecer a misericórdia de Deus, precisamos continuar orando para que o Todo-Poderoso Criador faça por céticos incrédulos o que Ele fez por nós: “Abram os olhos para desviá-los das trevas para a luz” (Atos 26: 18).
Fale com Deus sobre os perdidos - depois fale com os perdidos sobre Deus.
Vernon Grounds
Fazendo Jesus em um ídolo
Filhinhos, guardem-se dos ídolos. - 1 João 5:21
Por que João terminaria sua carta escrevendo: “Filhinhos, guardai-vos dos ídolos”? (1 João 5:21) Certamente suas palavras não se aplicam a nós, não são? Nós não temos falsos deuses em nossas salas de estar, não é?
O que exatamente João quis dizer com “ídolos”?
É improvável que ele estivesse falando sobre os deuses do metal e da pedra tão predominantes em seu tempo. Esses tipos de ídolos não eram uma tentação tão grande para as pessoas que ele estava escrevendo como tinham sido para seus ancestrais.
Um ídolo, no entanto, pode ser uma falsa idéia sobre Deus ou um substituto para Ele que nos afasta de conhecer Seu verdadeiro caráter. João afirmou que Jesus Cristo é o verdadeiro Deus (v.20). Conhecer Jesus é conhecer o Pai. Estar intimamente relacionado com o Seu Filho é estar para sempre relacionado com o Deus eterno.
É possível para mim adorar um ídolo que chamo de "Jesus" que me leva para longe dEle. Talvez meu Jesus se assemelhe a um ursinho de pelúcia que me acalma, ou a um pai indulgente, ou a um Papai Noel que não leva a sério meu pecado. Tais equívocos não são o Jesus da Bíblia, mas um ídolo. Essa é a razão pela qual João nos advertiu para nos afastarmos dos ídolos.
Seja cuidadoso. A devoção a um falso Jesus é idolatria. Mas conhecer Jesus, o verdadeiro Deus, nos traz a vida eterna.
Com tanta frequência, Senhor, ao procurá-Lo,
meu pecado distorce e obscurece meu ponto de vista;
Ajude-me em oração para ver seu rosto
E aprenda sua justiça e graça. - Gustafson
Somos feitos à imagem de Deus - Ele não é para ser feito no nosso.
Haddon W. Robinson
Agora ou depois
Não seja enganado, Deus não é escarnecido; porque o que o homem semear, isso também ceifará. - Gálatas 6: 7
O princípio de que colhemos o que semeamos é ensinado e ilustrado em toda a Bíblia. Os efeitos de nossas escolhas podem estar no aqui e agora, ou podem ser experimentados no futuro, quando nos colocamos diante de Deus.
Do ponto de vista da eternidade, é muito melhor colher as consequências do pecado agora nesta vida. Isso porque ainda há tempo para arrependimento e restauração.
Em Juízes 1, aprendemos que o rei cananeu Adoni-Bezek estava entre os mais afortunados a esse respeito. De acordo com a crueldade de seus dias, ele havia cortado os polegares e os dedões dos 70 reis capturados. Mas então as mesas foram viradas. Os israelitas capturaram Adoni-Bezek e cortaram seus dedos grandes e polegares. O perverso patife, entretanto, tinha senso suficiente para admitir que Deus estava fazendo com que ele colhesse o que havia semeado (v.7). Não nos é dito se ele realmente se arrependeu, mas podemos considerá-lo afortunado por ter tido a oportunidade de fazê-lo.
Se você se vir colhendo as conseqüências de seus pecados, pare o ciclo autodestrutivo. Aproveite ao máximo o resto da sua vida correndo de volta para os braços abertos do Senhor. Ele deseja perdoá-lo e conduzi-lo a um modo de vida que colhe Sua bênção e recompensa.
Pensando sobre o
que a sociedade está colhendo hoje?
O que eu pessoalmente estou colhendo?
O que preciso parar de semear? Começar a semear?
As escolhas atuais determinam recompensas futuras. Herbert Vander Lugt
Protegendo os machucados
Filhinhos, não amemos na palavra ou na língua, mas na ação e na verdade. - 1 João 3:18
Além dos habituais tempos de escovação duas vezes ao dia, não passávamos muito tempo em nossa casa preocupados com os dentes do meu filho Steven. Pelo menos não até que ele derrubou um dos dentes da frente permanente em um pequeno arranhão com sua árvore de escalada favorita.
Depois de ter o dente reinserido, imobilizado, radiografado, perfurado e examinado por uma série de dentistas, estamos agora muito conscientes da proteção da boca de Steven. Toda a família se reuniu em torno de Steven para ter certeza de que salvamos esse dente. Sabemos que, se ele o danificar novamente, ele poderá perdê-lo. Por enquanto, ele teve que parar de jogar futebol, perseguir garotas no recreio e morder maçãs.
Nossa experiência com o dente de Steven me lembra de como devemos proteger as pessoas de nossas igrejas que foram prejudicadas pela vida. João nos disse para amar uns aos outros (1 Jo 3: 14,17-18). De fato, esta é uma maneira importante de demonstrarmos que pertencemos ao Senhor (v.19). Se sentirmos a presença de pessoas que precisam do nosso amor e cuidado, não podemos simplesmente ignorá-las e arriscar perdê-las. Se não os protegermos com amor cristão, na próxima vez que eles se machucarem, eles podem pedir ajuda em outro lugar.
Como uma criança ferida, as pessoas feridas precisam de proteção. Vamos garantir que eles recebam da igreja.
Colocando na Prática
Existe alguém na minha igreja que está sofrendo?
O que eu poderia fazer? Uma palavra amável, uma visita ou
um cartão encorajador de minha parte seriam úteis?
O que diz respeito a um filho de Deus diz respeito a toda a família de Deus.
Dave Branon
Pulando de alegria
Quem se humilha como esta criança é o maior no reino dos céus. - Mateus 18: 4
Uma coisa boa sobre ter uma filha pequena é os lembretes frequentes que ela me dá sobre a confiança alegre. Debbie ainda pula nos meus braços das escadas, da varanda ou da mesa de piquenique com um grito e um grande sorriso. Nós nunca temos uma longa discussão antes sobre se eu vou pegá-la ou não. Ela só olha para mim e pula.
Como adultos, tendemos a nos tornar mais cautelosos com a idade. Isso pode ser bom em dirigir um carro ou gastar dinheiro, mas é sufocante em nosso relacionamento com Deus.
Quando os discípulos de Jesus queriam saber quem era o maior no reino dos céus, o Senhor apontou para uma criança quando falava de conversão e humildade: “Aquele que se humilha como esta criancinha é o maior no reino dos céus” (Mt 18: 4).
Como anseio tornar-me mais infantil a cada ano com meu Pai celestial, em vez de mais hesitante, mais calculista, mais insistente que Ele garanta os resultados antes que eu dê um passo de fé. Em vez de me tornar mais cauteloso à medida que envelheço, quero me tornar mais ousado em minha caminhada com Deus. Em vez de ficar obcecado em aterrissar com segurança e com boa aparência, quero pular com humilde e alegre abandono para os braços do Pai celestial.
Eu tomo a mão do meu pai na fé,
embora onde ele conduz eu não possa ver;
Minha mão é dada a
Ele - confio nEle quando meu filho confia em mim. -Sapateiro
A fé infantil centra-se em nosso Pai celestial, não em nossos medos. David C. McCasland
Bom o bastante?
Era necessário que o Cristo sofresse e ressuscitasse dos mortos. - Lucas 24:46
Eu tinha 17 anos quando examinei o evangelho pela primeira vez. Não que eu senti que precisava, lembre-se de você. Eu era um frequentador de igreja, um benfeitor e, acima de tudo, era sincero. Mas eu conheci alguns adolescentes cristãos que tinham algo que eu não tinha e fiquei curioso.
Duas coisas me incomodaram. Primeiro foi a ênfase deles no pecado e no arrependimento. Eu sempre me comparara favoravelmente àqueles que eu considerava mega-pecadores - assassinos, gângsteres e coisas assim -, fazendo-me sentir mais grata do que pecadora.
Uma segunda coisa que me incomodou sobre esses cristãos foi a insistência deles em Jesus ter que morrer e ressuscitar. Bem, ele não precisava ir a tais extremos para mim, pensei.
Então uma noite Deus me levou a comparar-me com ele. Eu percebi minha pecaminosidade e me arrepiei ansiosamente! Por fim, apreciei a necessidade da morte e ressurreição de Cristo. Se a penalidade do pecado não caísse sobre nós, onde mais ela poderia cair? O Calvário era o único lugar. Em Seu amor incomensurável, Jesus fez o que era necessário (Lucas 24:46). Morrendo, Ele permitiu que a penalidade do pecado caísse sobre ele. Levantando-se, Ele se tornou nosso Salvador vivo para superar o poder do pecado em nós.
Você não precisa acreditar na minha palavra, é claro. Mas você tomou o dele?
Eu sei que sou pecador e que Cristo é minha necessidade;
Sua morte é meu resgate, sem mérito eu imploro;
Sua obra é suficiente, creio nEle;
Eu tenho a vida eterna quando eu recebo. —Anon.
Se você diz "não sou pior do que o resto", você ainda falha no teste de Deus. Joanie Yoder
Disperso para servir
Aqueles que foram dispersos foram por toda parte pregando a Palavra. - Atos 8: 4
Saul odiava os cristãos. Ele fez tudo o que pôde para ferir a causa de Cristo quando lançou sua intensa perseguição aos primeiros seguidores de Jesus. Mas quando fugiram de Jerusalém para escapar da perseguição, proclamaram o evangelho por toda parte (Atos 8: 4). Isso fez com que a igreja crescesse mais rapidamente - exatamente o oposto do que Saul pretendia.
Joseph Stalin não planejou ajudar a igreja na Rússia durante seu expurgo de dissidentes políticos e religiosos. Mas ele ajudou quando enviou alguns pastores e líderes cristãos para os campos de trabalho da Sibéria. De Magadan, onde desceram dos navios, os prisioneiros foram enviados em grupos de trabalho para florestas e minas e áreas remotas para limpar a terra, extrair minério vital e cortar estradas em áreas remotas. Foi um trabalho cansativo que muitos não sobreviveram.
Mas aqueles crentes não ficaram em silêncio. Eles se uniram, e como eles foram enviados de um lugar para outro, eles testemunharam e ensinaram, deixando para trás grupos de crentes. Em muitas comunidades da Sibéria Oriental, ainda existem igrejas fortes e grupos de cristãos testemunham a fé e a coragem daqueles servos dedicados.
Se Deus o enviou para um novo emprego, vizinhança ou meio ambiente, pergunte a si mesmo: “A quem posso testemunhar aqui?”
Você será ousado em seu testemunho
Ao dar aos pecadores perdidos a Palavra de Deus?
Jesus honrará seu serviço,
e as pessoas certamente serão estimuladas. HGB
Uma pequena luz pode dissipar a grande escuridão. David C. Egner
Além da informação
O Senhor dá sabedoria; da sua boca vem sabedoria e entendimento. - Provérbios 2: 6
O anúncio de página inteira de uma empresa de investimento no Wall Street Journal começou com estas palavras: “A informação está em todo lugar. O insight é muito raro. Pois o insight vai além da informação para discernir as verdades subjacentes ”.
Hoje, somos muito informados e pouco informados. A televisão oferece dezenas de canais. Enciclopédias e atlas mundiais estão em discos compactos (CDs). Bases de dados online nos dão a temperatura em Hong Kong e a contagem de beisebol em Birmingham. Estamos cansados de tentar entender o significado de tudo o que sabemos.
Anos atrás, um amigo me incentivou a ler um capítulo de Provérbios a cada dia. Um capítulo a cada dia me leva através deste maravilhoso livro da sabedoria de Deus todo mês. “Você pode obter conhecimento na faculdade”, disse meu amigo, “mas a sabedoria vem de Deus”.
Aqui está o que Deus Todo-Poderoso promete quando buscamos a Sua sabedoria: “Se você clamar por discernimento e erguer sua voz para entendimento,. . . então você irá . . . encontrar o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá sabedoria; da sua boca vem conhecimento e entendimento ”(Provérbios 2: 3-6).
Um capítulo de Provérbios todos os dias. Experimente este mês e veja como a Palavra de Deus lhe dará a sabedoria para transformar a informação em insight.
PENSANDO POR MEIO
Por que alguém não quer ser sábio? (Pro. 1: 7).
O que acontece com aqueles que vivem tolamente? (vv.31-32).
Quais são alguns benefícios da sabedoria? (v.33; 2: 6-11).
Você pode obter conhecimento na faculdade, mas a sabedoria vem de Deus. David C. McCasland
Um lugar melhor
Eu voltarei e receberei você para Mim mesmo; onde eu estou, você também pode estar. - João 14: 3
Quando a morte invade nossas vidas, precisamos de um santuário - um lugar de segurança que nos dê um vislumbre de esperança contra um pano de fundo opressivo de tristeza. Isso nunca foi mais claro para pastorear John Claypool do que nos dias seguintes à morte de sua jovem filha.
No domingo após o funeral, Claypool disse a sua congregação que amava a promessa de Isaías 40:31 de força renovada para aqueles que confiam no Senhor. Mas naquela manhã seu espírito não estava voando como uma águia, nem estava correndo. Na verdade, ele disse, ele mal estava andando.
Claypool encontrou força e coragem, porém, para sobreviver à sua perda em outra passagem - João 14. Ao ler sobre a promessa de Jesus aos crentes de que eles estariam com Ele no céu, Claypool começou a encontrar consolo. Ele estava confiante de que Jesus havia preparado um lugar melhor para sua filha - e que ela estava com o Senhor. “A única coisa que me faz continuar”, disse ele aos ouvintes, “é a promessa de que minha filha está nos braços de Jesus”.
Nosso Salvador está preparando um lugar melhor para todos os que confiaram Nele. Não é apenas uma esperança futura; é também uma realidade presente - uma realidade que nos dá o conforto de que necessitamos para enfrentar a morte de alguém próximo.
A morte das pessoas a quem amamos
Traz tristeza e dor profunda;
Mas se nossos entes queridos conhecerem o Senhor,
nossa perda se tornará seu ganho. —Sesper
Nosso maior conforto na tristeza é saber que Jesus vive. Dave Branon
A fome de um buraco negro
Paz eu deixo com você, minha paz eu dou a você; não como o mundo dá, eu dou para você. - João 14:27
Um buraco negro é uma massa rodopiante no espaço sideral que, como uma fera voraz, engole qualquer pedaço de matéria que se aproxime dela.
O coração humano é assim. O professor Diógenes Allen, do Seminário de Princeton, afirma: “Há um vazio em nosso núcleo que é como um buraco negro. . . . Há um vazio em nós que ameaça nos sugar também, embora o que está realmente fazendo seja dissipar uma ilusão. Não está nos destruindo, mas nos revelando que já somos uma coisa morta tentando dar-se vida tomando tudo ao seu alcance. Mas o núcleo de nós continua sendo um vazio.
O que pode satisfazer o buraco negro do coração humano? Riqueza, prazer, viagens, fama, aprendizado, arte? Estes não podem mais preencher esse vazio interno do que um punhado de pedras pode encher o Grand Canyon.
Em uma tentativa de encontrar paz para sua alma, o rei Salomão experimentou todos os recursos imagináveis. Ele escreveu: “Eu não retive meu coração de nenhum prazer” (Ec 2:10). Mas qual foi o resultado de sua busca? Ele concluiu: “Tudo é vaidade e apego pelo vento” (v.17). A realização final de Salomão foi que a satisfação pode ser encontrada apenas em conhecer e viver para Deus (12:13).
Onde você está procurando paz e satisfação?
Por que continuamos tentando
A tarifa do pecado deste mundo
Quando Deus colocou diante de nós
A alegria de Cristo por dentro? JDB
Nossos corações estão inquietos até encontrarem seu descanso em Deus. Vernon Grounds
Problema na prefeitura
Quem comer este pão ou beber deste cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. - 1 Coríntios 11:27
Destruidores que estavam se preparando para derrubar uma padaria queimada em Troy, Illinois, acidentalmente causaram uma grande impressão na Prefeitura, que ficava bem ao lado. Um guindaste de 65 toneladas recuou para o prédio do governo, criando um buraco na parede da frente. De acordo com um supervisor, o operador de guindaste "estava apenas sendo descuidado".
Este acidente me lembra o que aconteceu com a igreja no primeiro século de Corinto. Por estarem absortos e descuidados com o pão e o vinho da Mesa do Senhor, alguns membros da igreja apoiaram-se em grandes problemas. Seu fracasso em honrar a santidade da Comunhão desonrou a lembrança do sacrifício de Cristo. Muitos crentes pagaram por seu erro com uma perda de saúde ou mesmo vida (1 Coríntios 11:30).
Paulo exortou os coríntios a se julgarem para que não fossem julgados (vv. 28, 31). E ele assinalou que até mesmo o julgamento do Senhor era para o benefício deles (v.32).
A Mesa do Senhor continuará sendo uma oportunidade e um perigo até que Ele venha (v.26). Pela atitude de nossos corações, honraremos a Sua morte ou causaremos dano ao Seu nome.
Antes de celebrar a Ceia do Senhor, examine-se em espírito de oração. Então, com um coração de gratidão, concentre-se em Seu sacrifício por você.
Faço uma pausa e, com uma nova honestidade, confesso
os pecados que tento esconder, mas que Cristo pode ver;
E então, em santo silêncio, eu provo a refeição
E agradavelmente me lembro de Sua morte por mim. - Gustafson
Somente aqueles que levam o pecado a sério podem lembrar-se da cruz de Cristo com gratidão. Mart DeHaan
Cristalismo
A fé sem obras é morta. - Tiago 2:26
Longas filas de carros enchiam o imenso estacionamento de uma igreja onde eu participava de uma conferência. Quando estacionei, notei a palavra Amor em um poste de luz em uma seção. Em outra área, vi a palavra Fidelidade. No dia seguinte, entrei em um lote diferente na mesma igreja e vi Patience em outra placa. Como números em um estacionamento de shopping, essas palavras ajudam as pessoas a encontrar seus carros.
Sem dúvida, esses sinais serviram a outro propósito. Depois de cada sessão, algumas pessoas estavam com pressa de chegar em casa - até mesmo cortando outras pessoas para sair do estacionamento. A paciência se dissipou e os ânimos se abriram. Quão apropriados são esses sinais! Eu pensei. É incrível a rapidez com que o amor que temos por nossos irmãos e irmãs em Cristo pode desaparecer em um estacionamento!
Martinho Lutero falou de ler as Escrituras e orar até que seu coração estivesse cheio de amor por seu semelhante. Mas com que rapidez esse amor desapareceu quando uma pessoa com odor corporal ofensivo sentou-se ao lado dele!
O teste da nossa fé pode não vir através de severa opressão ou cargas pesadas. É mais provável que ocorra em uma fila de check-out, na via expressa ou em um estacionamento. É aí que saberemos se realmente nos tornamos sérios sobre nossa fé em Cristo.
Ajude-nos, ó Senhor, a viver nossas vidas.
Então as pessoas claramente vêem
Reflexões do Seu amoroso coração,
Sua bondade, pureza. —Sesper
O sinal claro de sua fé não é o que você diz, mas o que você faz. David C. Egner
Joelhos vacilantes
Levante-se e coma, porque a jornada é grande demais para você. - 1 Reis 19: 7
Nossos filhos cresceram acostumados a agradecer a Deus por sua comida e pedindo-lhe para abençoá-lo. Certa vez, depois que meu marido orou, Tina perguntou: “Papai, por que você pediu a Deus que abençoasse essa comida para os joelhos bambus?”
Ele dissera “necessidades corporais”, não “joelhos vacilantes”. O mal-entendido de Tina não apenas nos lembrava da necessidade de comida, mas também nos encorajou a pedir força a Deus quando enfrentamos as tensões da vida.
Na leitura de hoje, encontramos Elias em uma condição "vacilante". Após sua experiência no topo da montanha (1 Reis 18), ele acabou no deserto - cansado, desanimado e faminto. Um anjo lhe trouxe comida, e mais tarde o próprio Deus cuidou do desânimo de Elias, falando-lhe com uma voz mansa e delicada.
Como Elias, todo mundo tem momentos "instáveis". Se não tivermos tempo para cuidar de nossas necessidades físicas, precisamos descansar e comer. E se estamos nos sentindo fracos espiritualmente, precisamos reservar tempo para ficar quieto e ouvir a voz mansa e delicada de Deus em Sua Palavra. Isto é alimento essencial para as nossas almas.
É bom fazer uma pausa na hora das refeições para pedir a Deus que use a comida para atender às nossas necessidades corporais. É ainda mais crucial ler a Sua Palavra e pedir a Ele que nos nutra espiritualmente. Afinal, só Ele é aquele que pode fortalecer os “joelhos vacilantes”.
Senhor, quando estamos cansados e nos sentindo fracos,
Para nossos corações fracos Sua Palavra falará;
Dê-nos o nosso pão de cada dia, oramos,
para nos fortalecer ao longo do caminho. - Hess
Quando a vida te deixar para baixo, tire um tempo para olhar para cima. Joanie Yoder
Ele está perto
Se eu subir ao céu, você está lá; se eu fizer minha cama no inferno, eis que você está aí. - Salmo 139: 8
Você já pensou em fugir de Deus? Ou sua situação já foi tão ruim que você sentiu como se tivesse sido mais rápido do que ele e não sabia onde encontrá-lo?
David, o autor do Salmo 139, fez uma pergunta provocativa: “Onde posso fugir da tua presença?” (V.7). Ele respondeu sua própria pergunta com duas respostas paralelas. Ele primeiro respondeu: "Se eu subir ao céu, você está lá" (v.8). Não é preciso um teólogo para descobrir isso. Afinal, onde mais Deus estaria?
Mas a segunda resposta de Davi foi impressionante: “Se eu fizer minha cama no inferno, eis que tu estás aí” (v.8). A palavra traduzida para o inferno neste verso é da palavra hebraica Sheol. Este era o lugar onde as almas dos mortos iam antes que Cristo ressuscitasse da sepultura.
Como David ponderou a impressionante presença de Deus, ele percebeu que não há limites que Deus não possa passar. Um professor da Bíblia ressalta que o salmista ficou tão surpreso com seu próprio pensamento que teve que parar no meio da frase: “Se eu fizer minha cama no inferno, eis que tu. . .
Não há lugar para onde possamos ir que esteja escondido do olhar de Deus. Nada que experimentamos está além da Sua presença amorosa. Que conforto saber que Ele está próximo!
Não há hora do dia ou da noite,
Nenhum lugar na terra ou no mar,
Aquele Deus, cujo olho nunca é obscuro,
Não tem consciência de mim. —DJD
A questão não é "Onde está Deus?" mas "onde ele não está?" Haddon W. Robinson
Contrastes
Eles são os inimigos da cruz de Cristo: cujo fim é a destruição, cujo Deus é o seu ventre e cuja glória está na sua vergonha. - Filipenses 3: 18-19
Um cantor de rap popular que morreu em 1995 aos 31 anos se orgulhava da linguagem profana e do imaginário violento de suas produções. Se você ouviu a música dele, teve a sensação de que ele estava sacudindo o punho para Deus.
É uma história trágica. A filosofia de vida sem deus do cantor o privou de esperança e o levou a um estilo de vida que causou sua morte ainda jovem. Mas muito pior do que uma morte prematura é o fato de que o julgamento de Deus aguarda a todos que O rejeitam (Filipenses 3:19).
O apóstolo Paulo, embora fosse um homem muito religioso, também estava no caminho da autodestruição até que o Senhor graciosamente o mandou cair de joelhos (Atos 9). Depois que ele colocou sua confiança em Jesus e aceitou o dom da salvação, Paulo teve uma visão muito diferente do propósito da vida. Agora ele via Jesus como sua única esperança, e seu objetivo maior era tornar-se semelhante a Cristo (Filipenses 3: 7-14). Ele poderia enfrentar a morte destemidamente porque ansiava pela conclusão de tudo - perfeita conformidade com Cristo no céu (vv.20-21).
Que contraste! O caminho do homem produz uma conduta maligna e prejudicial que termina em destruição. O caminho de Deus promete paz interior, vitória sobre os pecados escravizantes e eternidade no céu. A escolha certa é óbvia! Você fez isso?
As pequenas escolhas que devemos fazer
Vamos mapear o curso da vida que tomamos;
Nós escolhemos o caminho da luz
Ou vagamos na noite mais escura. —DJD
Os caminhos do homem levam a um fim sem esperança - os caminhos de Deus levam a uma esperança sem fim. Herbert Vander Lugt
Sem problemas
A sabedoria que vem de cima é primeiro pura, depois pacífica. - Tiago 3:17
Um colégio cristão levara seu coral à Inglaterra para ministrar às igrejas de lá. Um dia depois de os jovens terem cantado, um membro de uma das igrejas iniciou uma conversa com o diretor da escola, que estava viajando como acompanhante.
O inglês era um novo crente e estava entusiasmado com sua fé. Ele perguntou: “Esses são os melhores cantores da sua escola? Este é todo o seu coro?
O diretor explicou que esse era um grupo seleto de jovens, escolhidos não apenas pelo canto, mas também pelo testemunho cristão e pela caminhada com o Senhor.
"Nós não queremos que nenhum encrenqueiro esteja no coral", explicou o diretor.
O novo crente ficou surpreso. “Encrenqueiros? Por que um cristão seria um desordeiro?
Por que de fato! Esse homem pode ainda não ter tido muito treinamento bíblico, mas ele sabia com certeza uma verdade: O termo encrenqueiro cristão é um oximoro. Essas duas palavras não devem andar juntas.
Nós, que pertencemos a Jesus Cristo e afirmamos ser Seus seguidores, devemos ser conhecidos como pacificadores (Mt 5: 9), nunca encrenqueiros.
Ó Príncipe da Paz, guarda-nos, oramos,
de contendas e inimizades;
Ajude-nos a falar com palavras amorosas
que reprimem a hostilidade. JDB
Nunca convide problemas - sempre aceita! Dave Branon
Trancado!
Aqueles que estavam prontos foram com ele para o casamento; e a porta estava fechada. - Mateus 25:10
Ainda me lembro da noite em que me tranquei da minha casa. Minha esposa e meu filho tinham acabado de sair para a noite e eu saí para fechar a garagem. Quando voltei para casa, descobri que a porta havia se fechado. Tudo estava bem seguro. Eu não tinha escolha a não ser ficar no ar frio até a minha família voltar.
Enquanto eu ficava sentado lá por várias horas, pensei em quão terrível seria para todos os que estão “trancados” do céu por toda a eternidade. Tendo esperado por muito tempo e nunca tendo recebido a Cristo, eles de repente enfrentarão a terrível realidade de que a porta da salvação está fechada para eles para sempre!
Na parábola das dez virgens, Jesus contou cinco que haviam preparado para a vinda do noivo. Quando ele chegou, eles “foram com ele para o casamento” (Mt 25:10). Mais tarde, no entanto, quando as cinco virgens insensatas tentaram entrar, a porta estava fechada! Em resposta aos seus pedidos, eles o ouviram responder: “Eu não te conheço” (v.12).
Se Cristo voltasse agora, milhões teriam um destino semelhante. E se você? Jesus disse: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo ”(João 10: 9). Você aceitou o perdão por meio da fé no Salvador? Não arrisque ser "bloqueado"!
O dia da vida está passando,
Logo a noite sua alma se esconderá;
E então "tarde demais" será o seu choro
Se você está do lado de fora! —Rowe
Nunca é cedo demais para receber a Cristo, mas a qualquer momento pode ser tarde demais! Richard DeHaan
Um homem morto não pode salvar
Cristo morreu por nossos pecados de acordo com as Escrituras e. . . ressuscitou no terceiro dia. - 1 Coríntios 15: 3-4
Um menino estava do lado de fora de uma loja de arte olhando atentamente para uma pintura de Jesus na cruz. Um homem se aproximou e perguntou: "Você sabe quem é?"
O menino respondeu: “Sim, senhor, esse é Jesus, o Salvador que morreu na cruz para me salvar. Aquelas pessoas ao seu redor são os soldados que o mataram. E aquela mulher que chora era a mãe dele.
O homem deu um tapinha na cabeça do menino e foi embora. Ele não tinha ido longe quando sentiu um puxão na manga. O mesmo sujeitinho com quem ele havia falado momentos antes disse: “Por favor, senhor, esqueci de lhe dizer outra coisa. Jesus não está mais nessa cruz. Ele está vivo porque ressuscitou. Ele está no céu hoje.
Aquele jovem conhecia o Salvador vivo que morreu e ressuscitou e vive hoje. Ele sabia a verdade do evangelho.
O clímax do evangelho é a ressurreição. Cada sermão pregado pelos apóstolos incluía a notícia de que Jesus não estava morto. Hoje, não importa quão eloqüente possa ser um sermão, não é o evangelho se ele deixa Jesus na cruz ou no túmulo. Um homem morto não pode salvar ninguém.
Você conhece pessoalmente e proclama corajosamente o Salvador vivo?
Eu cantarei do meu Redentor
e do Seu amor celestial por mim;
Ele da morte para a vida me trouxe,
Filho de Deus, com Ele para ser. -Felicidade
A boa notícia não é que Jesus viveu e morreu, mas que Ele morreu e vive. MR DeHaan
Pressões e Prioridades
Busque primeiro o reino de Deus e Sua justiça. - Mateus 6:33
Enquanto visitava o escritório de um amigo, notei que os cestos padrão In-Out haviam sido substituídos por um conjunto de cinco bandejas etiquetadas como Crítico, Urgente, Importante, Queimador, Longo prazo. Essas bandejas me lembraram que, a menos que eu tenha a perspectiva de Deus a cada dia, as pressões sempre determinarão minhas prioridades.
João 11: 1-7 nos lembra como o senso de urgência de Deus é radicalmente diferente do nosso. Observe a cadeia de eventos: Lázaro estava doente. Suas duas irmãs, Maria e Marta, enviaram a notícia de sua doença a Jesus. Então vemos duas declarações aparentemente incompatíveis: “Jesus amava Marta e sua irmã e Lázaro. Então, ouvindo que estava doente, ficou mais dois dias no lugar em que estava ”(vv.5-6).
Um homem agonizante - um demônio atrasado. As prioridades de Jesus foram determinadas não por pressão, mas por perfeita comunhão com Seu Pai celestial.
"Mas eu não sou Jesus", somos rápidos em dizer. "Dirijo as rodovias e não tenho horas suficientes no dia." Mas Cristo nos chama para consultá-lo em toda urgência e emergência, para ouvir Sua sábia direção e dar tempo para as coisas verdadeiramente importantes da vida.
Quais prioridades precisam de nossa atenção hoje?
Pensando sobre
que tipos de pressões tendem a confundir minhas prioridades? Estou dando tempo adequado ao meu relacionamento com Cristo, com minha família, com meus amigos?
Concentrar-se em Cristo coloca tudo em perspectiva.
David C. McCasland
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp