Ministério
Preparação adequada
Em uma janela estava um certo jovem chamado Eutychus, que estava afundando em um sono profundo. - Atos 20: 9
Escritura de hoje : Atos 20: 7-12
Eutychus provavelmente não foi a primeira pessoa a adormecer ouvindo um pregador em uma reunião da igreja (At 20: 9), e ele certamente não será o último. Parte da culpa pode estar na natureza monótona do culto e no embotamento do sermão. Mas outros fatores também podem estar no trabalho.
Por exemplo, quando menino, notei que os homens que trabalhavam ao ar livre no inverno achavam o calor de uma igreja mais propício para dormir. Alguns anos depois, depois de trabalhar 17 horas no sábado em um mercado de carne, lutei para ficar acordado no culto da manhã de domingo. As atividades sociais do sábado à noite também podem contribuir para as manhãs de domingo cansativas.
Uma das chaves para ter um encontro vital com Deus no domingo de manhã é a preparação adequada no dia anterior. Sim, os líderes devem refletir e orar muito a todas as partes do culto. Mas aqueles de nós que sentamos nos bancos também devem ter em mente a manhã de domingo ao planejar nossas atividades de sábado. Então estaremos alertas e prontos para cantar, orar e absorver tudo o que está sendo dito, incluindo as verdades dadas no sermão.
Podemos ter uma nova visão da grandeza e amor de Deus, além de um desejo renovado de fazer Sua vontade, se fizermos a preparação adequada para a adoração.
Refletir e orar
PENSANDO DE FORMA EXPRESSA
De que maneiras você pode se preparar melhor para adorar a Deus?
Considere o seguinte: oração, estudo da Bíblia, confissão de pecados, sono adequado.
A adoração no domingo de manhã deve começar na noite de sábado. Herbert Vander Lugt
Reduzir ao tamanho
Eu digo . . . para todo mundo que está entre vocês, para não pensar em si mesmo mais do que deveria pensar. - Romanos 12: 3
Escritura de hoje : Tiago 4: 1-12
Um homem que acabara de ser eleito para o Parlamento britânico trouxe sua família para Londres. Ele se sentiu importante ao contar a eles sobre seu novo emprego e fez um tour pela cidade. Quando entraram na Abadia de Westminster, sua filha de 8 anos ficou impressionada com o tamanho daquela estrutura magnífica. O pai orgulhoso dela perguntou: "Em que, minha querida, você está pensando?" Ela respondeu: "Papai, eu só estava pensando em quão grande você é em nossa casa, mas quão pequeno você parece aqui!"
Sem saber, a garotinha disse algo que seu pai precisava ouvir. O orgulho pode se infiltrar em nossas vidas com tanta facilidade e, de tempos em tempos, é bom ser "reduzido ao tamanho". Precisamos ser lembrados de não pensarmos em nós mesmos mais do que deveríamos pensar (Romanos 12: 3). É fácil ficar orgulhoso quando ficamos em nossos próprios pequenos círculos da vida. Mas quando somos levados a situações maiores, com demandas, pressões e concorrência crescentes, chegamos à conclusão chocante de que “peixes grandes em pequenos lagos” encolhem rapidamente em um oceano grande.
Tiago disse: “Deus resiste aos orgulhosos, mas dá graça aos humildes” (4: 6). Então, vamos pedir ao Senhor que nos ajude a nos ver como realmente somos. Com a ajuda dele, aprenderemos a nos livrar do orgulho tolo.
Refletir e orar
Ajuda-nos, ó Senhor, para que nosso coração não se orgulhe,
pois todos os nossos talentos são dados por você;
Nada que temos, podemos reivindicar como nossos -
que misericórdia e graça em nossa vida você mostrou! -D. De Haan
Quem conhece a Deus será humilde; quem se conhece não pode se orgulhar. Richard DeHaan
Sábio Conselho
Jesus aumentou em sabedoria e estatura, e a favor de Deus e dos homens. - Lucas 2:52
Escritura de hoje : Lucas 2: 46-52
Eu nunca esquecerei Jake. Suas pernas pareciam finas e finas demais para segurá-lo contra a corrente do rio. Suas aves pernaltas remendadas e descoloridas pareciam mais velhas do que ele. Seu colete de pesca estava esfarrapado e preso com alfinetes de segurança; seu chapéu antigo estava gasto e manchado de suor; sua vara de mosca antiquada estava marcada e gravada.
Eu observei enquanto ele subia rio acima até um pedaço de água quieta e começou a lançar. Então eu notei! Ele estava pescando a mesma água que eu havia pescado no início do dia e pescando trutas onde não havia capturado nenhuma. Aqui estava um homem que poderia me ensinar uma coisa ou duas. Tudo o que eu precisava fazer era perguntar.
Adquirimos discernimento quando ouvimos aqueles que foram antes e que sabem mais do que nós - discernimento que sentimos falta quando nosso orgulho está no caminho. Somos capazes de aprender com os outros quando nos humilhamos e reconhecemos o quão pouco sabemos. A vontade de aprender é uma marca daqueles que são verdadeiramente sábios.
Considere nosso Senhor quando menino, “sentado no meio dos professores, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas” (Lucas 2:46). Provérbios 1: 5 diz que “um homem sábio ouvirá e aumentará o aprendizado, e um homem de entendimento alcançará conselhos sábios”. Vamos fazer perguntas àqueles que passaram a vida buscando a sabedoria de Deus.
Refletir e orar
Há tanta sabedoria a ser aprendida,
Muitas maneiras de eu crescer,
Senhor, eu ouvia como uma criança
E aprendia o que Você gostaria que eu soubesse. -K. De Haan
Se você acha que sabe tudo, tem muito a aprender. David H. Roper
Legado
Deus é nosso refúgio e força, uma ajuda muito presente nos problemas. - Salmos 46: 1
Escritura de hoje : Salmo 46
Erma Bombeck escreveu uma coluna sobre os conflitos que às vezes ocorrem quando os irmãos dividem os itens da família depois que um dos pais morre. Sejam as tigelas, as mantas da vovó ou os enfeites de Natal, as pessoas costumam estar convencidas de que só elas devem ter um determinado item. Bombeck disse que nunca quis que um aparelho de TV ou uma sacola se lembrasse de seus pais, porque o verdadeiro legado para ela era a maneira como viviam, não o que deixavam para trás.
Esses comentários me fizeram perguntar: “Que tipo de legado eu gostaria de deixar para meus filhos?” Concluí que gostaria que meus filhos achassem que o pai deles os ajudou a aprender para onde ir durante as tempestades da vida.
Três vezes no Salmo 46, o escritor se refere ao Senhor como "nosso refúgio" - um local de proteção durante tempos de perigo ou angústia (vv.1,7,11). E em Provérbios 14:26, lemos sobre o homem piedoso por Deus como alguém cujos filhos "terão um lugar de refúgio".
Se eu aprender a encontrar abrigo e força no Senhor hoje, meus filhos terão um exemplo a seguir e saberão para onde se virar. Eu ficaria satisfeito se algum dia todos eles disserem sobre o refúgio que encontraram no Senhor: "Papai queria que eu tivesse isso."
Refletir e orar
Ó Deus, nossa ajuda nos séculos passados,
nossa esperança nos próximos anos,
nosso abrigo contra a tempestade,
e nosso lar eterno! —Watts
Viver para o Senhor deixa um legado duradouro. David C. McCasland
Quem é o dono da sua casa?
Tudo o que está no céu e na terra é Seu. -
1 Crônicas 29:11
Escritura de hoje : 1 Crônicas 29: 10-15
Minha esposa e eu compramos nossa primeira casa quando nos mudamos para Grand Rapids, Michigan. Durante meus anos no pastorado, sempre havia sido oferecido um presbitério. Lembro-me da sensação quando assinei uma hipoteca de 30 anos. Parecia que eu estava me comprometendo com uma vida inteira de dívidas.
Outro pensamento tomou conta de mim recentemente - nunca vou ser dono de minha casa, mesmo quando a hipoteca é paga. Veja bem, Deus é o verdadeiro detentor do título. Tudo pertence a ele.
Essas reflexões levantam uma questão vital em nossa cultura altamente materialista. Nós, como cristãos, devemos reconhecer que Deus é o legítimo dono de nossos bens, ou eles serão uma causa de frustração. Nossa atitude será refletida no que lhes acontece. Um entalhe na para-choque do nosso carro novo, por exemplo, pode nos deixar fora de forma. Um derramamento de café nos móveis pode manchar nossa atitude. Um roubo pode facilmente nos roubar a paz.
Precisamos renunciar aos direitos de propriedade e levar a sério nossas responsabilidades de mordomia. Isso não significa adotar uma atitude casual e inútil em relação às coisas materiais. Em nossos corações, devemos fazer uma transferência de nossos bens para Deus e, em seguida, lembrar-nos de quem realmente os possui (1 Crônicas 29:11). Isso nos ajudará a usar as coisas com sabedoria, segurá-las com leveza e aproveitá-las plenamente.
Refletir e orar
Deus possui o ouro em todas as minas,
o gado nas colinas,
e em sua graça soberana, ele dá
conforme a sua vontade. -D. De Haan
A verdadeira medida de nossa riqueza é o tesouro que temos no céu. Dennis J. DeHaan
Descubra os tesouros
O Senhor dá sabedoria; Da Sua boca vêm conhecimento e entendimento. - Provérbios 2: 6
Escritura de hoje : Provérbios 2: 1-9
O estudo lucrativo da Bíblia envolve mais do que apenas abrir um capítulo e ler o que está lá. Aqui estão seis diretrizes para ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu estudo da Bíblia.
1. Reserve um horário regular. A menos que você agende, você a negligenciará.
2. Antes de começar a ler, peça ajuda e compreensão a Deus.
3. Pense com cuidado no que está lendo. Os tesouros da Bíblia raramente jazem como pedras na superfície. Para minerar o ouro, você tem que cavar.
4. Antes de decidir o que uma passagem significa para você, tente entender o que o autor estava dizendo aos leitores originais.
5. Escreva pelo menos uma verdade ou princípio que você possa colocar em prática.
6. Não desanime. Algumas partes da Bíblia são difíceis de entender, mas há muito que você pode entender. E se você aplicar o que aprendeu, isso revolucionará sua vida.
Agora leia a passagem de hoje de Provérbios 2 novamente, mantendo esses princípios em mente. Então use esse método sempre que estudar a Palavra de Deus. Se você o fizer, começará a descobrir os tesouros da Bíblia.
Refletir e orar
Tua Palavra é como uma mina profunda e profunda,
E jóias ricas e raras
estão escondidas em suas profundas profundezas
Para todo pesquisador ali. - ombro
Gemas da verdade são encontradas na Bíblia - mas você deve cavar por elas. Haddon W. Robinson
Boas intenções
O éfode tornou-se uma armadilha para Gideão e sua casa. - Juízes 8:27
Escritura de hoje : Juízes 8: 22-27
Você já teve um daqueles momentos em que eu estava apenas tentando ajudar? Talvez você tenha se oferecido para levar o bolo para a mesa e o tenha deixado cair. Ou talvez você se ofereceu para cuidar do cão do cão do vizinho e o carinha fugiu.
Nos juízes 8, parece que Gideão tentou fazer uma coisa boa. Mas o resultado foi trágico. Impressionados com suas façanhas militares, os homens de Israel pediram a Gideão que fosse seu rei. Para seu crédito, ele recusou (Juízes 8: 22-23). Mas então ele pediu que eles doassem brincos de ouro, que ele transformou em um "éfode" (v.27). Era uma roupa sagrada usada pelo sumo sacerdote ou algum tipo de imagem. Por que ele fez isso? Não sabemos ao certo, mas Gideon pode estar tentando fornecer liderança espiritual. Qualquer que fosse o motivo, Deus não havia dito para ele fazer isso.
Quando Gideão estabeleceu o éfode em Ofra, desviou a atenção do povo da adoração ao Senhor e os levou à idolatria (v.27). E assim que Gideão morreu, o povo achou fácil voltar a adorar os Baals (v.33).
Gideão pode ter tido boas intenções, mas cometeu o erro de agir sem consultar o Senhor. Sejamos cuidadosos para não deixar que nada desvie nossos olhos de nosso Deus santo e amoroso - ou isso nos desviará e outros.
Refletir e orar
A Palavra de Deus fornece a luz
. Precisamos ver o caminho;
Se obedecermos ao que Deus disse,
não seremos desviados. —Sper
Boas intenções não substituem a obediência. Dave Branon
Novas roupas
Todos somos como uma coisa impura, e todas as nossas justas são como trapos imundos. -
Isaías 64: 6
Escritura de hoje : Isaías 64
Dois homens estavam conversando pouco depois de se tornarem cristãos. Um deles era um homem pobre de origem sem Deus; o outro era de um ambiente religioso abastado. Depois que cada homem contou sua conversão, o homem de origem religiosa perguntou ao outro: "Por que você acha que respondeu na primeira vez que ouviu o evangelho, enquanto tantos anos se passaram antes de mim?"
O pobre homem respondeu: “Isso é fácil. Suponha que alguém apareceu e se ofereceu para dar a cada um de nós um terno novinho em folha. Eu aceitaria a oferta. Minhas roupas estão velhas e gastas. Mas seu armário é sem dúvida repleto dos melhores ternos. É assim que é com a salvação. Você provavelmente estava satisfeito com toda a sua bondade, por isso demorou muito tempo para perceber a necessidade da vestimenta de justiça de Deus oferecida a você por meio de Cristo. Mas eu estava profundamente consciente da minha condição pecaminosa e estava ansioso por receber perdão e limpeza. ”
Todas as pessoas precisam desesperadamente ser salvas. Isaías disse que “todas as nossas retidão são como trapos imundos” (64: 6). Aqueles que reconhecem sua pobreza espiritual e aceitam o presente inestimável da salvação que advém da fé em Cristo recebem “novas roupas” de justiça.
O que você está vestindo?
Refletir e orar
Ninguém pode dizer que ele não precisa do
perdão pelos seus pecados;
Todos devemos ir a Cristo pela fé
Para ter uma nova vida interior. —Branon
Ninguém é bom o suficiente para se salvar; ninguém é tão ruim que Deus não possa salvá-lo. Richard DeHaan
O Crítico
O caminho do tolo é reto aos seus próprios olhos, mas quem segue o conselho é sábio. -
Provérbios 12:15
Escritura de hoje : Provérbios 15: 1-12
Quando eu era adolescente, uma família se juntou à nossa congregação. A esposa estava quieta, mas o marido era alto, crítico e autoritário. Eu estava parado perto de uma manhã de domingo, quando ele atacou o pastor e o atacou verbalmente por algo que ele havia dito no sermão. A voz do homem era alta, seu tom desrespeitoso.
O pastor não fez o que eu esperava. Ele falou em voz baixa, agradeceu ao crítico por suas idéias e prometeu refletir sobre o assunto novamente.
Mais tarde, perguntei ao meu pastor por que ele não argumentou de volta. Ele me deu alguns conselhos valiosos que ainda tento seguir. Ele disse: “Todas as críticas podem ser úteis. Deus pode estar nele, e se Ele estiver, eu preciso ouvir o que Ele está dizendo. O crítico pode estar certo.
Quando alguém o critica, eis alguns princípios bíblicos a seguir: Primeiro, não responda com raiva (Provérbios 15: 1). Isso apenas acelera a tensão entre vocês. Segundo, perceba que você recebeu uma oportunidade de ouro para modelar o comportamento cristão - amor, altruísmo, humildade e preocupação pelos outros (Filipenses 2: 1-4). Terceiro, o crítico pode estar certo; você pode precisar mudar. Uma pessoa sábia recebe bem os conselhos (Provérbios 9: 8-9).
Trate um crítico como amigo e vocês dois vencem.
Refletir e orar
Se a crítica aparecer,
considere sua intenção;
Pode ser que alguma verdade de Deus
Para você esteja sendo enviada. -D. DeHaan
A crítica é um bom professor, se estivermos dispostos a aprender com ela. David C. Egner
Quem é Jabez?
Jabez foi mais honrado que seus irmãos. -
1 Crônicas 4: 9
Escritura de hoje : 1 Crônicas 4: 9-10
As celebrações do Ano Novo Chinês são divertidas para as crianças. Quando parentes e amigos se reúnem, é costume que os adultos entreguem às crianças pequenos envelopes vermelhos contendo somas de dinheiro. As crianças costumam abrir seus pacotes apenas para receber o dinheiro, e seus pais precisam lembrá-los de que o doador é mais importante que o presente.
Da mesma forma, quando estudamos a oração de Jabez em 1 Crônicas 4: 9-10, é importante lembrar que o Doador, o Senhor, é mais importante que o presente. Se nos concentrarmos apenas no pedido de Jabez, pode ser fácil cometer o erro de transformá-lo em uma fórmula para obter o que queremos de Deus.
Não sabemos muito sobre Jabez, exceto que sua mãe deu a ele um nome que soa como a palavra hebraica para "angústia" ou "dor". Também nos dizem que quando ele cresceu, "Jabez era mais honroso que o seu". irmãos. "
O que tornou Jabez "mais honrado"? Com base em sua oração, podemos assumir que ele levou a sério seu relacionamento com Deus. Não havia mágica nas palavras de sua oração. Antes, ele sabia que Deus é o doador de todas as coisas. Jabez foi honrado, creio, porque ele honrou o Senhor.
Nossa oração hoje deve ser imitar o caráter de Jabez, que viveu para agradar a Deus.
Refletir e orar
Não podemos presumir saber o que é melhor
Quando começamos a orar;
Portanto, devemos perguntar: "O que honra a Deus?"
E busque Sua vontade e caminho. —Sper
O propósito da oração não é conseguir o que queremos, mas tornar-se o que Deus quer. Albert Lee
Verdadeira Grandeza
Quem deseja tornar-se grande entre vós será seu servo. - Marcos 10:43
Escritura de hoje : Marcos 10: 35-45
Algumas pessoas se sentem como uma pedrinha perdida na imensidão do Grand Canyon. Mas não importa quão insignificantes nos julguemos, podemos ser grandemente usados por Deus.
Em um sermão no início de 1968, Martin Luther King Jr. citou as palavras de Jesus de Marcos 10 sobre servidão. Então ele disse: “Todos podem ser ótimos, porque todos podem servir. Você não precisa ter um diploma universitário para servir. Você não precisa fazer seu assunto e seu verbo concorda em servir. Você não precisa saber sobre Platão e Aristóteles para servir. . . . Você só precisa de um coração cheio de graça, uma alma gerada pelo amor. ”
Quando os discípulos de Jesus brigaram sobre quem iria receber os lugares de honra no céu, Ele lhes disse: “Quem deseja tornar-se grande entre vós será seu servo. E quem quer que seja o primeiro a ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida um resgate por muitos ”(Marcos 10: 43-45).
Eu me pergunto sobre nós. Essa é a nossa compreensão da grandeza? Estamos servindo de bom grado, realizando tarefas que podem ser despercebidas? O propósito de nosso serviço é agradar ao Senhor, em vez de receber aplausos das pessoas? Se estivermos dispostos a ser um servo, podemos alcançar a verdadeira grandeza.
Refletir e orar
Nenhum serviço em si é pequeno,
Nenhum grande, embora a terra preencha;
Mas isso é pequeno, que busca o seu próprio,
e grande, que faz a vontade de Deus. - Anon.
Pequenas coisas feitas em nome de Cristo são grandes. Vernon Grounds
Árvores resistentes
Tribulação produz perseverança; e perseverança, caráter; e caráter, esperança. -
Romanos 5: 3-4
Escritura de hoje : Romanos 5: 1-5
Os pinheiros de Bristlecone são as árvores vivas mais antigas do mundo. Estima-se que vários tenham entre 3.000 e 4.000 anos. Em 1957, o cientista Edmund Schulman encontrou um que ele chamou de "Matusalém". Este pinheiro antigo e retorcido tem quase 5.000 anos de idade! Era uma árvore velha quando os egípcios estavam construindo as pirâmides.
Os bristlecones crescem no topo das montanhas do oeste dos Estados Unidos a altitudes de 10.000 a 11.000 pés. Eles foram capazes de sobreviver a algumas das condições de vida mais adversas da Terra: temperaturas árticas, ventos violentos, ar rarefeito e pouca chuva.
Seu ambiente brutal é realmente uma das razões pelas quais eles sobreviveram por milênios. Dificuldade produziu força extraordinária e poder de permanência.
Paulo ensinou que “a tribulação produz. . . caráter ”(Romanos 5: 3-4). A adversidade faz parte do processo que Deus usa para produzir bons resultados em nossas vidas. O problema, se isso nos leva ao Senhor, pode realmente ser a melhor coisa para nós. Isso nos deixa totalmente dependentes Dele.
Portanto, devemos orar não apenas pelo alívio de nossa aflição, mas pela graça de transformá-la em maior abertura a Deus e à Sua vontade por nós. Então podemos ser fortes em calamidade e em paz no lugar onde Deus nos plantou.
Refletir e orar
PENSANDO EM
QUALQUER provação em sua vida está fazendo você se perguntar por que Deus está permitindo isso? Leia Por que um bom Deus permitiria o sofrimento?
Deus usa nossas dificuldades para desenvolver nosso caráter. David H. Roper
No Lie
Não minta um para o outro, pois você adiou o velho homem com suas ações. -
Colossenses 3: 9
Escritura de hoje : Colossenses 3: 9-17
Um técnico de futebol da faculdade renuncia após admitir que falsificou suas credenciais acadêmicas e atléticas. Um oficial de carreira militar confessa usar decorações de combate que não ganhou. Um candidato a emprego reconhece que sua experiência declarada em “supervisão de alimentos e bebidas” estava realmente fazendo café todas as manhãs no escritório.
Dentro de cada um de nós há uma tendência de embelezar a verdade para impressionar os outros. Seja no currículo do trabalho ou em uma conversa casual, o exagero ocorre naturalmente - mas pagamos um preço. Pequenas mentiras geralmente aumentam à medida que tentamos evitar a descoberta. Então nos perguntamos como nos metemos nessa situação.
A Bíblia diz: "Não minta um para o outro, pois você despojou o velho com suas obras e vestiu o novo homem que é renovado em conhecimento, de acordo com a imagem daquele que o criou" (Colossenses 3: 9-10). Em outras palavras, se depositamos nossa fé em Jesus como nosso Salvador, mentir é inconsistente com o que Deus espera que sejamos. O antídoto para o veneno da autopromoção é uma semelhança crescente com Cristo - um espírito de misericórdia, bondade, humildade, paciência, perdão e amor (vv.12-14).
Se realmente nos importamos com as pessoas, não precisaremos tentar impressioná-las a qualquer custo.
Refletir e orar
Senhor, ajuda-me a Te agradar, dizendo a verdade,
Sendo honesto em palavras e em ações;
E me ajude a conquistar meus desejos egoístas,
Amar os outros e cuidar de suas necessidades. - Fitzhugh
Honestidade significa nunca ter que olhar por cima do ombro. David C. McCasland
Os Caminhos de Deus
O Senhor é justo em todos os seus caminhos, gracioso em todas as suas obras. -
Salmos 145: 17
Escritura de hoje : 2 Samuel 24: 1-17
Você já ficou intrigado com as declarações da Bíblia que parecem se contradizer? Por exemplo, 1 Crônicas 21: 1 afirma que quem “levou Davi a numerar Israel” foi Satanás, mas 2 Samuel 24: 1 diz que era o Senhor. Como nós explicamos isto? Sabemos que Deus nunca tenta alguém a pecar (Tiago 1:13).
A resposta está na maneira como os escritores do Antigo Testamento expressavam os caminhos de Deus. Às vezes atribuem a Deus o que Ele simplesmente permitiu, sabendo que Ele nos permite fazer escolhas erradas e depois usa os trágicos resultados para realizar Seus bons propósitos.
Em 2 Samuel 24: 1, lemos que Deus “moveu Davi” para fazer um censo de Israel. Este é claramente um caso em que Deus permitiu que Satanás influenciasse Davi, pois era uma tentativa de avaliar a força militar de Israel. Isso refletia o mesmo pecado de orgulho e autoconfiança que prevalecia na nação. Como resultado, Deus julgou o povo e seu rei.
Então, qual foi o bom propósito que Deus realizou ao permitir que Satanás influenciasse Davi? Embora muitos israelitas tenham morrido, a própria nação foi poupada e purificada. O Senhor puniu os culpados, mas também mostrou Sua misericórdia.
Os caminhos de Deus podem estar além do nosso entendimento, mas sempre podemos confiar nele para fazer o que é certo.
Refletir e orar
PARA ESTUDO ADICIONAL
As Escrituras são confiáveis? Para obter respostas, leia Estudos em contraste .
Deus pode ocultar o propósito de Seus caminhos, mas Seus caminhos não são sem propósito. Herbert Vander Lugt
Incentivo à meia-noite
Suas mãos serão fortalecidas para descer contra o arraial. - Juízes 7:11
Escritura de hoje : Juízes 7: 1-23
Os midianitas e seus aliados invadiram Israel. Era o tempo dos juízes, e Gideão podia reunir apenas 32.000 homens contra um exército "tão numeroso quanto gafanhotos" (Juízes 7:12). Então Deus reduziu o exército para 300 (vv.2-7). Gideão estava com medo, então Deus o enviou para o campo inimigo à noite. Agachado, o capitão israelita ouviu um soldado contar a outro sobre um sonho (vv.13-14). Um pedaço de pão de cevada caiu no acampamento midianita, destruindo uma de suas tendas. Seu amigo viu isso como um sinal claro de que Gideon venceria a batalha.
Gideon foi muito encorajado. Depois de adorar a Deus, ele voltou ao acampamento, organizou seus 300 homens com suas trombetas e lâmpadas e derrotou as forças midianitas superiores (vv.15-22).
Como seguidores de Cristo, não estamos lutando contra exércitos, mas estamos em guerra. Os inimigos espirituais nos atacam (Efésios 6: 10-12). Eles minam nossa confiança e minam nossa força. Também estamos lutando contra nós mesmos - nossas fraquezas, medos, dúvidas (Romanos 7: 15-25). Depois de um tempo, podemos ficar desanimados.
Mas nosso Deus é o grande incentivador. Quando nossa determinação enfraquece ou a visão diminui, por Seu poder Ele nos dará a força de que precisamos (Efésios 3:16) - mesmo quando o inimigo parece mais numeroso do que um enxame de gafanhotos.
Refletir e orar
Ao encontrarmos inimigos ferozes no caminho da vida,
seja Satanás, seja eu ou pecados,
vamos olhar para o Senhor em busca de encorajamento;
Se o fizermos, a batalha venceremos! - Fitzhugh
Confiar é triunfar, pois a batalha é do Senhor. David C. Egner
Roll-em Up
Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. -
Tiago 2:18
Escritura de hoje : Tiago 2: 14-26
Quando Dave Thomas morreu no início de 2002, ele deixou para trás mais do que apenas milhares de restaurantes de Wendy. Ele também deixou um legado de ser um homem prático e trabalhador que era respeitado por seus valores práticos.
Entre os bons conselhos que sobreviveram ao empresário sorridente, está sua visão do que os cristãos deveriam fazer com suas vidas. Thomas, que quando jovem foi influenciado por Cristo por sua avó, disse que os crentes deveriam ser cristãos "arregaçam as mangas da camisa".
Em seu livro Bem Feito , Thomas disse: “Os cristãos arregaçam as mangas da camisa veem o cristianismo como fé e ação. Eles ainda dispõem de tempo para conversar com Deus através da oração, estudam as Escrituras com devoção, são super-ativos em sua igreja e levam seu ministério a outras pessoas para espalhar a Boa Palavra. ”Ele continuou dizendo que são“ pessoas anônimas que podem estar fazendo ainda mais bem do que todos os cristãos conhecidos no mundo. ”
Essa declaração tem mais carne do que um hambúrguer triplo de Wendy. Thomas sabia sobre o trabalho árduo no negócio de restaurantes e sabia que isso também é vital no mundo espiritual.
Em Tiago 2:17, lemos que, a menos que nossa fé seja acompanhada de obras, nossa fé estará morta. Vamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Há muito o que fazer.
Refletir e orar
Trabalhemos alegremente em servir a Cristo,
pois somente a fé está morta;
Vamos trabalhar por amor por Aquele
que sofreu em nosso lugar. -D. DeHaan
Uma fé viva é uma fé que trabalha. Dave Branon
Quem pegou sua língua?
A língua dos sábios promove a saúde. -
Provérbios 12:18
Escritura de hoje : Provérbios 12: 17-25
Estima-se que uma pessoa falante possa falar 30.000 palavras por dia! Mas a questão importante é: como nossas palavras, sejam muitas ou poucas, afetam outras?
Um filósofo grego pediu ao seu servo para cozinhar o melhor prato possível. O servo, que era muito sábio, preparou um prato de língua, dizendo: “É o melhor de todos os pratos, pois nos lembra que podemos usar a língua para abençoar e expressar felicidade, dissipar a tristeza, remover o desespero e espalhar alegria. "
Mais tarde, o criado foi convidado a cozinhar o pior prato possível. Mais uma vez, ele preparou um prato de língua, dizendo: "É o pior prato, pois nos lembra que podemos usar a língua para amaldiçoar e partir corações, destruir reputações, criar conflitos e colocar famílias e nações em guerra".
Não precisamos comer língua para entender o argumento desse servo. Mas podemos ter que “comer nossas próprias palavras” com bastante frequência antes de aprendermos a evitar dizer coisas que gostaríamos de retratar. Salomão escreveu: “A língua dos sábios promove a saúde” (Provérbios 12:18). Afirma e encoraja os outros. A palavra-chave nesse versículo não é língua, mas sabedoria. A língua não está no controle, mas a pessoa por trás dela está.
Se você quer que sua língua edifique as pessoas e não as derrube, peça a Deus para torná-lo sábio.
Refletir e orar
Um velho pássaro sábio estava sentado em um carvalho -
Quanto mais ele via, menos ele falava,
menos ele falava, mais ouvia;
Senhor, faça-me como aquele velho e sábio pássaro. - Anon.
Sabedoria é saber quando falar o que pensa e quando pensar o seu discurso. Joanie Yoder
Isca do Diabo
Não ame o mundo ou as coisas no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. - 1 João 2:15
Escritura de hoje : 1 João 2: 15-17
Certa vez, li sobre um método interessante usado por pessoas no norte da África para capturar macacos. Um caçador esvazia uma cabaça e faz um buraco na lateral, grande o suficiente para que um macaco insira a mão aberta. A cabaça é então cheia de nozes e amarrada a uma árvore.
O macaco curioso é atraído pelo cheiro das nozes e alcança dentro e as agarra. O buraco na cabaça é muito pequeno, no entanto, para o animal retirar o punho, desde que esteja bem fechado ao redor das nozes. Como ele se recusa a liberar seu prêmio, o macaco desavisado é presa fácil de seu captor. Não querendo relaxar, ele realmente se prende!
Satanás usa um método semelhante para nos prender. Ele nos tenta a buscar mais e mais posses materiais, o que achamos que nos trará segurança. Enquanto nos apegarmos tenazmente a eles, somos escravizados. Quão relevante é o aviso bíblico: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo" (1 João 2:15). O apóstolo João também disse que “o mundo está passando e a luxúria dele; mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre ”(v.17).
Lembre-se do que aconteceu com o macaco. Não se deixe enganar pela isca do diabo!
Refletir e orar
Pegue o mundo, mas me dê Jesus ...
Todas as suas alegrias são apenas um nome;
Mas o seu amor permanece para sempre,
através dos anos eternos o mesmo. —Crosby
Você não pode guardar tesouros no céu se estiver segurando os tesouros da terra. Richard DeHaan
Deserto da diversão
Você deixou seu primeiro amor. Lembre-se, portanto, de onde você caiu. - Apocalipse 2: 4-5
Escritura de hoje : Apocalipse 2: 1-7
Muynak já foi um porto de pesca próspero no mar de Aral. Mas hoje Muynak está à beira de um deserto amargo e salgado. As dunas de areia estão repletas dos cascos enferrujados e ocos de uma frota de pesca que navegou no alto, na superfície da fonte de vida da Ásia Central.
As coisas começaram a mudar por volta de 1960, quando os planejadores do governo soviético começaram a desviar a fonte de água de Aral para irrigar o maior cinturão de algodão do mundo. Ninguém, no entanto, imaginou o desastre ambiental que resultaria. O clima tornou-se mais extremo, a estação de cultivo foi reduzida em 2 meses e 80% das terras agrícolas da região foram arruinadas por tempestades de sal que varrem o fundo do mar seco.
O que aconteceu em Muynak é paralelo à história da igreja de Éfeso. Outrora uma comunidade espiritual próspera, os crentes efésios desviam sua atenção de Cristo para as obras que estavam fazendo em Seu nome (Apocalipse 2: 2-4). Eles haviam perdido de vista o que era mais importante em seu relacionamento com Cristo - seu amor por Ele.
Senhor, ajude-nos a reconhecer e se arrepender de tudo o que desvia nossa atenção de Te amar. Inunde o deserto de nossas almas com a sua água viva.
Refletir e orar
As obras que fazemos em nome de Jesus
E as batalhas vencidas
não serão agradáveis ao Senhor, a
menos que sejam feitas com amor. —Sper
Para renovar seu amor por Cristo, reveja o amor de Cristo por você. Mart DeHaan
Pensamentos do céu
Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, e Ele habitará com eles, e eles serão o Seu povo. - Apocalipse 21: 3
Escritura de hoje : Apocalipse 21: 1-5
Os cartunistas costumam retratar aqueles que foram para o céu como formas fantasmagóricas de túnica branca flutuando nas nuvens ou sentadas nas escadas douradas tocando harpas. Que grito distante da figura que encontramos na Bíblia!
Em 1 Coríntios 15, lemos que nossos corpos de ressurreição, embora não sujeitos à morte, serão reais e tangíveis - não meras aparições. E Apocalipse 21: 1-5 nos diz que Deus trará “um novo céu e uma nova terra”. Ele derrubará “a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial” (Hebreus 12:22), e a estabelecerá. sobre a nova terra como a “Nova Jerusalém”. É descrita como tendo ruas, muros, portões e até um rio e árvores (Apocalipse 22: 1-5).
A vida naquela cidade será maravilhosa, livre de todos os efeitos debilitantes do pecado. Não haverá mais morte, tristeza, luto e dor, pois Deus tornará "todas as coisas novas". Mas o melhor de tudo é que Ele mesmo viverá entre nós, possibilitando um novo nível de intimidade com Ele.
É difícil imaginar tal existência, mas que perspectiva empolgante! Tudo é possível por causa do que Jesus fez quando morreu por nós na cruz. Isso deve nos motivar a adorá-Lo, viver vidas piedosas e dizer aos outros como eles também podem ter certeza de um futuro glorioso.
Refletir e orar
PARA ESTUDO ADICIONAL
Leia nosso lar eterno e para onde vamos a partir daqui?
Quanto mais amamos a Jesus, mais ansiamos pelo céu. Herbert Vander Lugt
Você já teve aquela sensação de “era isso que eu precisava ouvir hoje”?
No canal WhatsApp do Pensador, você encontra exatamente isso: uma ideia por dia que faz sentido!
Quero receber no WhatsApp